Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

19 de março de 2021

Centro de Dança realiza Mostra Web Açorianos de Dança na Semana de Porto Alegre


A Mostra Web Açorianos de Dança é a realização de um circuito virtual de apresentações de espetáculos indicados e premiados em 2020. Promovida pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, integra a programação da Semana de Porto Alegre de 2021 e tem como objetivo dar visibilidade à produção coreográfica que a premiação destacou e que nesse momento de distanciamento não pode entrar em cartaz. Dessa forma a Mostra Web busca também ampliar acesso ao público a qualificados espetáculos de dança da capital gaúcha.

Essas apresentações virtuais serão acompanhadas por comentários de pesquisadores, direção e artistas envolvidos nas produções que irão analisar e destacar os aspectos que essas obras apresentam referentes aos desafios e perspectivas sensíveis frentes aos dilemas da vida contemporânea. Entre esses podemos destacar: o apelo radical ao consumo, o estímulo à visibilidade virtual, o empoderamento feminino, o uso das novas tecnologias, a tirania da moda e dos padrões de beleza, a diversidade cultural, entre outros.

A Mostra terá lançamento dia 22 de março com a exibição de Dura Máter, coreografado por Bruna Gomes da Cia Al-Málgama Dança Tribal. Dura Máter ganhou o prêmio na categoria Espetáculo do Ano, Melhor Produção e Melhor Figurino e aborda as formas de como a mulher é moldada na sociedade atual, com forte impacto visual e forte ênfase de denúncia social. O público poderá acompanhar as exibições sempre às 20h, pelo Facebook do Centro Municipal de Dança https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca 

Além do espetáculo de abertura integram a programação: “Reutilizáveis Corpos Descartáveis” (Melhor Coreografia: Maurício Miranda e Melhor Bailarino: Pedro Coelho); “Translúcido” (Melhor Bailarina: Marilice Bastos); “Arcanum” (indicado a Melhor Bailarino: Robson Gambarra), “Tiger Balm” (Melhor Direção); “Paradoxo da Queda” (Melhor Cenografia); FM (indicado a melhor bailarino, cenografia e produção); “Afluência” (Melhor Trilha Sonora e indicado a melhor bailarina: Geórgia Macedo) e “Três Canções” (indicado para melhor direção e trilha sonora).

O Prêmio Açorianos de Dança é a principal distinção ao trabalho artístico da dança entregue anualmente pela Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço:

Mostra Web Açorianos de Dança

Data: a partir do dia 22 de março

Hora: 20h

Na página do Facebook do Centro de Dança 

https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca

Programação:

22/03 - “Dura Máter” (Melhor Espetáculo, Melhor Produção e Melhor Figurino)

23/03 - “Tiger Balm” (Melhor Direção)

24/03 - “Arcanum” (indicado a Melhor Bailarino: Robson Gambarra)

25/03 - “Três Canções” (indicado para melhor direção e trilha sonora)

26/03 - “Translúcido” (Melhor Bailarina: Marilice Bastos)

27/03 - “Afluência” (Melhor Trilha Sonora e indicado a melhor bailarina: Geórgia Macedo)  

28/03 -  “Paradoxo da Queda” (Melhor Cenografia)

29/03 - FM (indicado a melhor bailarino, cenografia e produção)

30/03 - “Reutilizáveis Corpos Descartáveis” (Melhor Coreografia: Maurício Miranda e Melhor Bailarino: Pedro Coelho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário