Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

29 de março de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 29 de Março

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (29 de Março) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 29 de Março


Descolonização do quadril - Plataforma Báskula

A Plataforma Báskula - Descolonização do quadril é um trabalho de Rita Rosa Lende e anuncia: Está aberta a temporada para o caminho de cura e auto conhecimento através da dança e o movimentar do Quadril. As aulas são ideais para quem busca equilibrar as emoções, curar traumas, ter uma vida mais leve ou até mesmo a busca por uma atividade nova e relaxante. A Báskula é ideal para gestantes. Saiba mais no Instagram @plataformabaskula.

Oficina de brincadeiras “Possibilidades do brincar a distância” - Oficinas Culturais

A oficina “Possibilidades do brincar a distância” faz parte da programação e será coordenada por Luan Afonso. Confira as turmas disponíveis: Turma 1: Dia 6/4 – terça-feira – das 15h30 às 18h - Link de Inscrição: bit.ly/brincaradistancia1; Turma 2: Dia 6/4 – terça-feira - das 19h às 21h30 - Link de Inscrição: bit.ly/brincaradistancia2.

Estreia da videodança “Pandêmico” - Cia. de Dança Jovem Jefferson Brandão

Estreiará dia 31/03, terça-feira, às 20h no canal do YouTube da Cia. de Arte Jefferson Brandão seu novo trabalho de videodança realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, "Pandêmico".

Livro “Pesquisa em balé no Brasil: panoramas sobre história, ensino e cena”

Para muito além dos estrangeirismos e dos falsos problemas, o livro Pesquisa em Balé no Brasil: panoramas sobre a história, ensino e cena ganha mundo para nos indagar a respeito da contemporaneidade de um gênero de dança que atravessou os mares para espraiar-se na nossa contemporaneidade tupiniquim. Baixe o livro em PDF no link https://editora.ifg.edu.br/editoraifg/catalog/book/48

Tiempo de Templanza - La Negra

Durante todo o mês de março na página do Instagram @lanergaanamedeiros está rolando o projeto: "Tiempo de templanza". Cada integrante da família LA NEGRA, em seu lar, com a curadoria remota de Ana Medeiros elaborou uma vídeo dança que fala sobre esse estar em casa, esse mergulho interior e conexão com algo simples e essencial dentro da alma de cada um! Direção de arte La negra e Música @jef_de_lima

10° Fórum dos Pontos de Cultura do RS

Nos dias 09, 10 e 11 de Abril de 2021, os pontos de cultura irão se reunir, em ambiente virtual, para realizar o 10° Fórum dos Pontos de Cultura do RS, onde irão refletir sobre os desafios do fazer cultural em tempos de pandemia e as perspectivas da política Cultura viva em nosso estado. Inclusive neste fórum será escolhida a nova Comissão Estadual dos pontos de cultura e os representantes do Comitê Gestor Cultura Viva. A transmissão se dará pela página do Facebook.

Série documental “8 Luas” - Kanauã

“8 Luas” é um documentário dividido em 8 episódios, que contará a história de 8 artistas; de processos de criação à saúde mental, embarcaram na jornada para louvar o simples fato da existência. Os cruzamentos, apontamentos e reflexões nos fazem crescer e compreender a importância de saber quem está por trás da “Máscara” artista. Assista tudo no YouTube https://youtube.com/playlist?list=PLIZnaM1WSPQjgqlBMEyF7PZmsjSDVnygo

Espetáculos de dança da EPD Pasqualini

Em seu canal do YouTube https://www.youtube.com/channel/UCrEjNCTpJvt0-BEDgmWtPtg a Escola Preparatória de Dança Pasqualini disponibilizou o registro dos seus espetáculos "Construção" e "A Selva".

Batalha de Break e Performances de Popping - Vivadança Festival Internacional

Em sua 14ª edição, totalmente online e adaptado às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, o festival acolhe em sua programação por mais um ano as linguagens de dança do Hip Hop, em uma série de batalhas coordenadas por Ananias Break e Thina Reis. O evento marca a presença do Hip Hop na programação do festival, reunindo B.Boys, B.Girls, Poppers, Mcs e Djs de todo o país, e este ano será realizado pela primeira vez em formato online. Faça a inscrição no site http://www.festivalvivadanca.com.br/hiphop21_inscricoes/

4º Festival de Artistas de Rua

Inspirado no movimento de arte de rua, já existente em Porto Alegre há mais de trinta anos, o Festival de Artistas de Rua se forma para valorizar e reforçar a cultura do chapéu, o qual perpetua a arte no mundo, mantém o artista no seu caminho e o público encantado e com entretenimentos todos os finais de semana. Será de 07 a 11 de abril de 2021. Ter uma programação recheada com oficinas, debates e espetáculos, além de promover o encontro entre artistas das mais variadas linguagens do Estado do RS. As inscrições para as oficinas estão abertas até 8 de abril no site https://festivaldeartistas.wixsite.com/aochapeu/inscricoes

Cais Mauá Cultural

O grupo Cais Mauá Cultural teve início em dezembro de 2020, a partir da percepção de estar em curso uma movimentação do Governo do Estado, apontando para um novo projeto para o Cais Mauá, no qual há, inclusive, a possibilidade de venda de lotes para a iniciativa privada. Percebendo esses movimentos sobre o Cais Mauá a comunidade cultural se organizou em reuniões para elaborar uma maneira de reivindicar um espaço cultural público no Cais. Reuniram pessoas de várias áreas e estamos crescendo, buscando o engajamento de demais segmentos da cultura e nos organizando em reuniões virtuais. Além da participação dos setores culturais, estamos contando com a articulação do Legislativo: Municipal, Estadual e Federal. Será realizada nova reunião, no dia 11 de abril às 15h, para informar os participantes sobre o que está acontecendo sobre o Cais Mauá, reuniram-se as demandas do setor para o movimento poder construir o projeto que será enviado para o Estado. 

Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário