Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

14 de dezembro de 2021

CONHEÇA O ESTÚDIO MY HOUSE - ESCOLA DE DANÇA VENCEDORA DO PRÊMIO LYA BASTIAN MEYER


O My House como estúdio de dança existe desde 2017, no entanto como grupo de dança desde 2007. Dirigido por Marco Rodrigues e Gabriela Chultz, vem trabalhando no segmento das Danças Sociais Urbanas desempenhando a missão de ser um organismo identificável e sujeito de sua própria expressão. Grupo premiado na cidade e com experiência no exterior, se destaca pela sua linguagem remixada de arte. É especializado na concepção, criação e realização de projetos que objetivam a socialização das Danças Urbanas e expressões da Cultura do Hip Hop.
Com o estúdio de dança oferecem aulas regulares, workshops, além de ser um espaço dinâmico e criativo com possibilidades para cursos de certificação em dança, shows e espetáculos. E em 2020 o Grupo lançou a sua plataforma digital de dança, com mais de 150 aulas de vários estilos de Danças Urbanas e treinamento Físico. O My House acredita que "juntos somos infinitamente mais". Esse é o nosso lema do My House. Entendemos que só aceitando a transformação é possível passar pelas dificuldades.


A IMPORTÂNCIA DO PRÊMIO PARA O ESTÚDIO


Receber o PRÊMIO LYA BASTIAN MEYER nos deixa muito felizes. Pois será de grande ajuda na nossa reconstrução. A importância de um prêmio como esse é deixar vivo o setor de arte/ educação na nossa cidade. Deixar vivo a cultura, a dança e assim, valorizar os agentes que movimentam o setor. Muito obrigado à PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA e ao Centro de Dança - SMC/PMPA e todos envolvidos nesse edital.

O QUE É O PRÊMIO LYA BASTIAN MEYER


O Prêmio foi criado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura para apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre. Nesta sua primeira edição premiou as escolas que se encontram em dificuldade para sua manutenção, em decorrência da pandemia de COVID 19 e que vêm contribuindo de forma mais expressiva para a dança na capital. 
Foram concedidos 6 (seis) prêmios no valor de R$ 5.000,00 para as escolas selecionadas.
O Prêmio recebe o nome de Lya Bastian Meyer (1911-2005) em homenagem à bailarina, professora e coreógrafa pioneira da dança no RS, que foi aluna do Instituto de Cultura Física na década de 1920 e que, no início da década de 1930, abriu a primeira escola de bailados clássicos do RS. Lya foi diretora da Escola Oficial de Dança do Theatro São Pedro e fundadora da Asgadan (Associação Gaúcha de Dança), em 1968. Como professora foi responsável para formação de nomes como Salma Chemale, Morgada Cunha, Ilse Simon,  Eneida Drehere Lenita Ruschel Pereira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário