Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

8 de agosto de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 08 de Agosto

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (08 de Agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 08 de Agosto


Prêmio Lya Bastian Meyer - Inscrições Abertas

A partir do dia 8 de agosto de 2022 o Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lança o Edital do Prêmio Lya Bastian Meyer direcionado às Escolas de Dança de Porto Alegre.

A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico de nossa cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede com mais de 80 escolas e centros de formação.

Serão concedidos 6 (seis) prêmios no valor de R$ 5.000,00 para as escolas considerando a relevância dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2021 e 2022 e as propostas de contrapartidas apresentadas.

As inscrições poderão ser realizadas até dia 21 de setembro de 2022 pelo formulário on-line https://forms.gle/Fxo79aZxVEwe6gMa8

O Regulamento Completo estará disponível no blog do Centro de Dança https://cdancasmc.blogspot.com/p/regulamento-do-premio-lya-bastian-meyer.html, ou por solicitação através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.


Folias Fellinianas - 15 Anos do Grupo Experimental de Dança

Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (GED) com a remontagem do espetáculo “Folias Fellinianas”, que reestreia no Teatro Renascença dia 09 de agosto, às 20 horas com entrada franca.

A obra, dirigida por Airton Tomazzoni no ano de lançamento do grupo em 2007, ganha um novo olhar: desta vez, com assinatura de Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari. O trio de ex-integrantes de GED atua com 13 bailarinos e bailarinas que também fizeram parte do projeto para transcriar o trabalho.

Mais informações no Instagram @centrodedancasmc 


Happy Hour - 15 Anos do Grupo Experimental de Dança

Dentro da programação de aniversário, também está o happy hour “Massa! Comunica”, momento de encontro e celebração de integrantes, ex-integrantes e público em geral. Venha comemorar conosco os 15 anos de Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, dia 12 de agosto (sexta-feira) no Espaço Massa!, Rua Vitória 29, bairro Santana. O evento começa às 18h. 

Mais informações no Instagram @centrodedancasmc


Gira Latino Americana - La Truco no Brasil

Depois de dois anos pandêmicos, Porto Alegre volta a receber o circuíto de cursos e shows flamencos internacionais. Serão dias três de cursos, além de uma apresentação com La Truco, Cia de Arte La Negra e convidados. Produção de Ana Medeiros e Lais Machado. 

Cursos dias 18, 19 e 20 de agosto:
- Técnica Corporal 
- Abanico - Colombianas
- Tarantos 

Show Ponte Flamenca: dia 21 de agosto, às 20h, no Centro Cultural Santa Casa. 

Ingressos e inscrições para os cursos: https://www.sympla.com.br/produtor/lanegraanamedeiros


Oficina "Um Corpo Expressivo" - Segunda Edição

No dia 13 de agosto, às 16h, no Instituto Ling, vai acontecer a segunda edição da oficina "Um Corpo Expressivo". A proposta é oferecer aos alunos uma experiência de dança, através de uma abordagem sensível e lúdica que percorre princípios técnicos e expressivos do estudo do movimento, como fluência, qualidades de movimento e estados corporais.

Estimulando a imaginação e a singularidade dos participantes, a aula busca promover a consciência e a expressão corporal, convidando para uma escuta de si, do outro e das sensações físicas propostas: uma experiência de prazer e autoconhecimento.

Mais informações no Instagram @camilakvmc


Aulas de Dança Afro Brasileira

Seguem abertas para o mês de agosto as inscrições para aulas regulares em Dança Afro junto a escola de capoeira Raízes do Sul. As aulas são momento para reconhecer e vivenciar as matrizes corporais das danças afro brasileiras. 

Nos encontros trabalhamos exercícios de conscientização corporal, gestual simbólico das danças afro orientadas, partituras coreográficas e conexão ritmo-movimento-polirritmia corporal.

Mais informações no Instagram @jincadancasafro9


Curso de Dança do Ventre Primeiros Passos

Curso de iniciação na dança do ventre, voltado para quem deseja começar do zero ou para quem já praticou e gostaria de revisitar os fundamentos desta arte por uma nova abordagem. Sem pré-requisitos.
O curso é essencialmente prático e tem duração de 5 meses, oferecido em aulas semanais de 1h cada.

As aulas são HÍBRIDAS, ou seja, simultaneamente presencial (apenas 4 vagas) e online. No modo online você pode optar por acompanhar ao vivo ou assistir a gravação das aulas. As aulas presenciais acontecem quarta-feira, das 19:30 às 20:30, na Rua Fernando Machado, 221, bairro Centro Histórico.

Mais informações no Instagram @karinenevesdance


(Re)-Volta da Dança - Inscrições abertas

A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022. A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário