Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

1 de agosto de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 01 de Agosto

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (01 de Agosto) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 01 de Agosto



Quartas na Dança - Espetáculo Dura Máter

Nesta quarta-feira, 03 de agosto, no Teatro Renascença, o grupo Al-Málgama apresenta o espetáculo premiado com o Açorianos de Dança, Dura Máter. A primeira sessão acontece às 18h e será uma ação solidária destinada a grupos de apoio à mulheres, pessoas em vulnerabilidade social e escolas públicas, oferecendo entrada franca mediante agendamento. A segunda sessão acontece às 20h e será paga, com valor acessível ao público. 

Para agendamento na sessão especial às 18h: dancasmc@gmail.com
Para adquirir ingresso da sessão às 20h: https://www.sympla.com.br/evento/dura-mater/1636007
Mais informações no Instagram @almalgama


Espetáculo Folias Fellinianas - 15 Anos do Grupo Experimental de Dança

Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (GED) com a remontagem do espetáculo “Folias Fellinianas”, que reestreia no Teatro Renascença dia 09 de agosto, às 20 horas com entrada franca.

A obra, dirigida por Airton Tomazzoni no ano de lançamento do grupo em 2007, ganha um novo olhar: desta vez, com assinatura de Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari. O trio de ex-integrantes de GED atua com 13 bailarinos e bailarinas que também fizeram parte do projeto para transcriar o trabalho.

Mais informações no Instagram @centrodedancasmc 


Happy Hour - 15 Anos do Grupo Experimental de Dança

Dentro da programação de aniversário, também está o happy hour “Massa! Comunica”, momento de encontro e celebração de integrantes, ex-integrantes e público em geral. Venha comemorar conosco os 15 anos de Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, dia 12 de agosto (sexta-feira) no Espaço Massa!, Rua Vitória 29, bairro Santana. O evento começa às 18h. 

Mais informações no Instagram @centrodedancasmc



Videodança Instalação - Novos Velhos Corpos 50+

O Centro Cultural da UFRGS recebe, a partir de 5 de agosto, um conjunto de ações do projeto Novos Velhos Corpos 50+. Combinando linguagens da cena com mídias visuais, a iniciativa abre espaço para o debate sobre longevidade, idade e vulnerabilidade na dança e na vida. 

A ação principal é uma instalação de videodança, cuja abertura, às 19h do dia 5 (sexta-feira), terá performance presencial dos bailarinos e coreógrafos Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte e Suzi Weber. A iniciativa prevê, ainda, oficinas de dança e a realização de grandes projeções nas laterais de prédios do campus central da UFRGS durante a exposição.

Mais informações no Instagram @novosvelhoscorpos



I Congresso Estadual de Dança Afro-Brasileira

No dia 20 de agosto acontece o I Congresso Estadual de Dança Afro-Brasileira, com programação de manhã, das 8:30 às 12h e à tarde, das 14h às 18h. Serão palestras, rodas de conversa, oficinas de dança e cortejo. O evento acontecerá na Assembléias Legislativa, Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico. 

Mais informações no Instagram @perlasantosoficial


Espetáculo Las Viudas

Las Viudas é um espetáculo de dança que utiliza os elementos da pole dance e propõe a sensualidade como principal camada poética no processo de criação. Dia 10 de Setembro de 2022 às 20h, no Teatro Hebraica, Rua General João Telles, 508, Bom Fim. 

Mais informações no Instagram @las.viudas


(Re)-Volta da Dança - Inscrições abertas

A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022. A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário