Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

27 de agosto de 2022

Quartas na Dança de setembro apresenta Macarenando no palco do Teatro Renascença

 

No dia 7 de setembro o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, às 20h com entrada franca. Em cena o grupo Macarenando Dance Concept com o espetáculo “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”.

Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano coloca em cena um conjunto de coreografias criadas a partir da pesquisa de gestos literais para 30 letras de músicas da obra de Caetano Veloso. A obra é derivada do jogo coreográfico Dance a Letra, que consiste em criar danças a partir da atribuição de gestos para letra de músicas brasileiras. O procedimento é desenvolvido pela Macarenando desde 2013 no espetáculo “Abobrinhas Recheadas – O Jogo” – em que se explora a relação da dança com o humor e a comédia. Em Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano, o procedimento Dance a Letra ganha novas camadas por meio do aprofundamento do estudo da literalidade gestual enquanto elemento de composição cênico-coreográfica e da articulação à poética musical de Caetano Veloso. Canções como “Alegria, Alegria”, “Fora da Ordem”, “Podres Poderes”, “Tigresa” e “Como dois e dois” integram o repertório.

Macarenando é uma iniciativa cultural que investe na mistura da dança, do humor e da cultura pop para criação de conteúdos e projetos. Inaugurada em dezembro de 2013, a Macarenando construiu forte presença no setor cultural e do entretenimento ao apresentar diferentes nichos e abordagens para a dança como linguagem criativa.

Opera na simplicidade, no bom humor, na proposição da experiência sensível, na aproximação com o público, na popularização da Arte, na formação de plateia, no agenciamento com diferentes setores e mercados, e no desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

O Projeto Quartas na Dança é promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e tem como finalidade incentivar, fomentar e difundir a produção artística local de grupos e companhias de dança da capital oferecendo espaço para realização de espetáculos no Teatro Renascença, sempre às quartas-feiras, com apresentações abertas ao público e às escolas e instituições de ensino da capital. O projeto foi criado em 2009 e realizou várias edições exitosas até 2016, sendo interrompido em 2017. Sua retomada é um marco importante para retomada do circuito de apresentações públicas presenciais e para a comemoração dos 250 anos de Porto Alegre.

Na sua programação de 2022 estão espetáculos de balé, jazz, dança contemporânea, dança tribal e danças urbanas entre outras.

Na edição deste ano estarão em cena os seguintes espetáculos, grupos e cias:

7/9 - Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano, da Macarenando Dance Concept

5/10 - Macho Homem Frágil - Anima e Eduardo Severino Cia de Dança

9/11 - Reutilizáveis corpos descartáveis, da Plural Cia Dança

7/12 - Repertório Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


Serviço:


Quartas na Dança

Espetáculo: “Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano”

Realização: Macarenando Dance Concept

Data: 07 de setembro de 2022

Hora: 20h

Local: Teatro Renascença

Entrada Franca (distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria do Teatro)

Duração: 45 min

Classificação indicativa: Livre

Ficha técnica:

Direção: Diego Mac e Gui Malgarizi
Coreografia: Diego Mac
Produção: Arthur Bonfanti, Giulia Baptista e Sandra Santos
Elenco: Aline Karpinski Dias, Arthur Bonfanti, Chiarah Cohen, Daniela Aquino, Dani Dutra, Dani Boff, Denis Gosch, Giulia Baptista Vieira e Nilton Gaffree Jr.
Iluminação: Gui Malgarizi e Sandra Santos
Trilha sonora: montagem de Diego Mac e Gui Malgarizi a partir da obra de Caetano Veloso
Fotos: Gui Malgarizi
Apoio: Escola Casa de Teatro e @justo741
Realização: Macarenando Dance Concept

Nenhum comentário:

Postar um comentário