Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

17 de setembro de 2020

Cerimônia Virtual de Premiação do Açorianos de Dança 2019 acontece em dia 27 de setembro

No próximo dia 27 de setembro (domingo), às 19h, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2019 em uma cerimônia virtual que será transmitida pela página do Facebook do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura.

A cerimônia - que estava programada para o final de março - foi postergada devido a pandemia. Ao longo dos meses o Centro de Dança publicou fotos e pequenas biografias de cada artista, professor, projeto ou técnico indicado, funcionando como registros da memória da dança feita na cidade, dando visibilidade àqueles e àquelas que, como muita gente, fazem a dança na cidade.

Entre os 17 espetáculos inscritos, em 2019, se destacam “Dura Máter”, que recebeu 8 (oito) indicações; “Chromos” e “Reutilizáveis Corpos Descartáveis” que receberam 7(sete) indicações cada; “Afluência”, com 6(seis) e Tiger Balm com 4(quatro). Todos estes concorrendo a Melhor espetáculo do ano.

O grande júri que avaliou os espetáculos inscritos foi composto por: Carini Pereira, Ilza do Canto, Maílson Fantinel, Márcio Pizarro, Patrícia Preiss, Patrícia Ribeiro e Rita Rosa.

O Prêmio Açorianos de Dança contempla ainda as categorias de destaque por modalidades como Balé, Jazz, Danças Urbanas, entre outras, além das categorias de Novas Mídias Em Dança e Projetos de Difusão e Formação. Essas categorias contam com júris especializados que somam um total de 23 profissionais da área.

Neste ano Cláudio Etges receberá o Prêmio de Personalidade do Ano, pela sua trajetória de mais de 40 anos como fotógrafo de dança no Rio Grande do Sul, registrando e dando visibilidade para milhares de produções ao longo das últimas décadas. Teremos homenagens para o Curso de Dança da UFRGS, que em seus 10 anos de atividade ajuda a consolidar a pesquisa, o ensino e a arte da Dança no campo acadêmico; para o Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos, em seus 50 anos de pesquisa e divulgação da arte folclórica dos povos através da música e da dança; e para a ASGADAN (Associação Gaúcha de Dança do Rio Grande do Sul) que em 2019 completou 50 anos de existência e de lutas por espaço político e de reconhecimento do segmento da dança, atuando na articulação, no fomento e na visibilidade do setor no Rio Grande do Sul.

Conheça a lista completa dos indicados:

https://cdancasmc.blogspot.com/2020/03/secretaria-da-cultura-divulga-os.html


Serviço:

Cerimônia Virtual de Premiação - Açorianos de Dança 2019

Data: 27 de setembro de 2020

Hora: 19h

Local: Facebook do Centro de Dança https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca

Classificação: Livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário