Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

25 de setembro de 2020

Homenagens - Açorianos 2019

Nossa derradeira publicação dando visibilidade a indicadas e indicados ao Prêmio Açorianos de Dança de 2019 vai para as homenagens da noite: os 50 anos da ASGADAN, os 60 Anos do CFI Os Gaúchos e os 10 anos do curso de graduação em dança da UFRGS.

Veja mais sobre eles aqui abaixo.

Durante esses meses que nos separam da data inicialmente marcada para acontecer de modo presencial, o caminho que encontramos para o Açorianos foi dar visibilidade àqueles e àquelas que, como muita gente, fazem a dança na cidade, colocando fotos e pequenas biografias de cada artista, professor, técnico ou projeto indicado, funcionando como registros da memória da dança feita na cidade. Quem quiser saber mais sobre os indicados de 2019, é só vasculhar aqui no blog. :)

Agora falta pouco para estarmos todes celebrando na Cerimônia de Entrega do Prêmio, dia 27.

É neste domingo.

E o link para a cerimônia já está no ar:



CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA UFRGS – 10 ANOS


Desde sua criação em 1940, a então Escola Superior de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul, posteriormente incorporada pela Universidade Federal Rio Grande do Sul em 1969, oferece a disciplina de Dança. A primeira professora foi Lia Bastian Meyer Schmidt, uma das precursoras da dança no Estado do Rio Grande do Sul, que ministrou a disciplina até o final da década de 1960, quando foi, então, assumida pela professora Morgada Cunha e, posteriormente, pelas professoras Zelira Eichemberg, Margô Taub, Mônica Dantas e Lisete Vargas. Portanto, a Dança sempre esteve no “DNA” da Escola.

Baseado nessa tradição, em 2009, foi criado o Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. O Curso foi criado no âmbito do Projeto de Reestruturação e Expansão das Universidades (REUNI/UFRGS), que visava a expansão de vagas, através da criação de novos cursos de graduação. Gradativamente o corpo docente foi se configurando a partir dos eixos norteadores do projeto pedagógico do curso nos campos de saberes da arte e educação; da produção artística e teórico epistemológico. Atualmente, o Curso de Licenciatura em Dança conta com 13 professores no seu quadro docente que coordenam mais de 15 projetos de extensão e de pesquisa e que atuam também no âmbito da pós-graduação. Face a esse contexto, o Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS vem assumindo um papel importante na consolidação de ensino da dança no Estado, recebendo o conceito 5, nota máxima na avaliação do MEC, na sua validação e revalidação.



ASGADAN - 50 anos


A Associação Gaúcha de Dança representa a Dança em nosso Estado e tem como princípio a união entre as diferentes linguagens da dança proporcionando um crescimento cultural do público gaúcho. É a associação mais antiga do Estado em representação das artes cênicas.

No dia 13 de dezembro de 1969 importantes personalidades da dança - Eva Landes, Tony Petzhold, João Luiz Rolla, SimomNascimento, Marion Dullius, Maria Julia da Rocha e Lenita Ruschel Pereira - fundaram a ASGADAN com a missão de levar e fortalecer a dança em nosso Estado.

A partir desta data histórica inicia a trajetória da Associação que é feita por pessoas que voluntariamente se dedicam a esta missão de trabalhar em nome da classe da Dança. Já se passaram 50 anos de muito trabalho e dedicação a dança no estado. 



CFI Os Gaúchos - 60 anos


O Conjunto de Folclore Internacional “Os Gaúchos” é uma entidade de utilidade pública do município de Porto Alegre, sem fins lucrativos. É um grupo formado por bailarinos e músicos que têm por objetivo divulgar a cultura e a arte de diferentes povos através da música e da dança. Fundado em 1959, já representou o Brasil em diversos festivais internacionais na América do Sul,Europa e Ásia, além de ter se apresentado para importantes personalidades do país e do mundo. Seus números são resultado de constantes e intensas pesquisas sobre os elementos típicos de cada povo, que são representados no palco pelas indumentárias, ritmos e movimentos característicos de cada cultura.

Acreditando na importância da educação como aliada na propagação da cultura, o grupo tem se envolvido em projetos educacionais nos últimos anos. Mesmo durante a pandemia o grupo tem ministrado oficinas sobre a cultura e as danças para escolas particulares, municipais e internacionais via internet, assim como participado de festivais nacionais e internacionais transmitindo toda alegria do povo riograndense.

A direção artística e coreográfica está a cargo da Professora Nilva Pinto que fez parte como bailarina do elenco original do grupo em 1959 e que em 1966 assumiu a frente artística até o presente momento.

O grupo tem se reinventado nas redes sociais em tempos de quarentena e busca cada vez mais alcançar o público de todas as idades para conhecer um pouco mais a cultura de todos os povos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário