Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

27 de setembro de 2020

Secretaria da Cultura anuncia os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2019

 


A Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre anuncia os vencedores do Prêmio Açorianos de Dança 2019.

A cerimônia de premiação foi realizada de forma virtual na noite de hoje (27/09), transmitida pelo Facebook do Centro de Dança.

Espetáculo do Ano:

Dura Máter


Direção:

Coletivo Grupelho, por Tiger Balm


Bailarino:

Pedro Coelho, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis


Bailarina:

Marilice Bastos, por Translúcido


Coreografia:

Maurício Miranda, por Reutilizáveis Corpos Descartáveis


Cenografia:

Reynaldo Netto, Daisy Homrich e Lucas Busato, por O Paradoxo da Queda


Iluminação:

Gustavo Silva, por Chromos


Figurino:

Loraine Santos, por Dura Máter


Trilha Sonora:

Felipe Zancanaro e Thiago Ramil, por Afluência


Produção:

Al-Málgama, por Dura Máter


Destaque em Ballet Clássico

A B C Dança Festival Infantil, criado e organizado pela profª. Samanta Bueno Medina - por proporcionar uma experiência com o Ballet Clássico desenvolvida e pensada para as crianças, que respeita o tempo de cada pequena aprendiz, de forma lúdica e por proporcionar um espaço para as escolas apresentarem seus trabalhos recebendo uma avaliação que visa aprimorar e conscientizar os educadores em sua prática.


Destaque em Sapateado

Ilha, pesquisa em TAP – pela proposta de difusão e popularização do TAP em novas mídias, pelo resgate da memória e por levar o sapateado para espaços alternativos.


Destaque em Flamenco

Silvia Canarim – pela sólida trajetória dedicada ao flamenco em Porto Alegre, investigando a história dessa linguagem e explorando as nuances possíveis de seu encontro com a dança contemporânea, registrada no marcante Espetáculo de 25 anos, que reuniu com intensidade emocional e artística parceiros de diferentes épocas.


Destaque em Jazz

Escobar Junior – Pela qualidade técnica e artística como bailarino e coreógrafo que se revela na diversidade de sua produção e reconhecimento em diversos eventos de dança no ano de 2019.


Destaque em Dança do Ventre

Al-málgama – pela excelência técnica e artística na criação do espetáculo “Dura Máter”, que aborda uma temática de extrema relevância ao questionar o papel da mulher na sociedade contemporânea e pela ação social de abrir sessão extra gratuita para mulheres em situação de vulnerabilidade social.


Destaque em Danças Urbanas

Underground Queen – Pela pesquisa em danças urbanas que intercruza as danças de matriz africana, pela promoção de eventos gratuitos fomentando as danças urbanas ao ar livre em Porto Alegre e pela representação artística da cidade em eventos que fomentam a cultura hip hop.


Destaque em Dança Contemporânea

Coletivo Moebius – pela gestão coletiva de uma qualificada e abrangente produção em Dança Contemporânea evidenciada em espetáculos como Ranhuras, Três Canções e Poéticas sobre morte/tempo/vida. 


Destaque em Danças Folclóricas/Étnicas

Pablo Geovane – pela dedicação ao desenvolvimento da Chula em apresentações, divulgando essa modalidade em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul


Destaque em Dança de Salão

Martha Royer – pela dedicação ao desenvolvimento de práticas pedagógicas relacionadas à desconstrução de gênero na Zathus Espaço de Dança, estimulando o desenvolvimento de novas percepções da dança e das relações sociais. Pela visibilidade nacional alcançada, promovendo o intercâmbio dessas práticas.


Destaque em Projeto de Formação e Difusão em Dança

Dança e Saúde Mental – por proporcionar uma vivência no qual a Dança não é mera ferramenta terapêutica ou recreativa, mas uma experiência de criação artística, proporcionando a pessoas que estão em situação de cuidado por sofrimento psíquico uma experiência que as leva a ressignificar seu lugar no mundo e por dar visibilidade a estas criações para diferentes públicos.


Destaque em Novas Mídias

Cross-cap - pela excelência na articulação dos elementos de audiovisual e dança: produção, coreografia, direção de arte, fotografia e trilha sonora original. Pelo diálogo instigante entre o movimento do corpo e do cenário.




Nenhum comentário:

Postar um comentário