Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

25 de julho de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 25 de Julho

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (25 de Julho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 25 de Julho


Acorda o Corpo - Encontros de Movimento

Serão quatro encontros para nos voltarmos a circulação sanguínea, ao sistema respiratório e às células de DNA como imagens e fluxos para mover. Vamos ativar o corpo pensando suas partes, formas e peso. Exploraremos a partir de exercícios de grande intensidade física e relaxamento. Os encontros serão no Estúdio Amplo, rua Comendador Coruja 412, segundas-feiras das 10h às 12h, com Geórgia de Macedo.
Mais informações no Instagram @georgia.demacedo


Curso Intensivo de Pagode

Aprenda a dançar pagode do zero para balada em 8 encontros com início em agosto, nas segundas-feiras das 20h às 21:15. As aulas acontecem na escola Frisson, rua Luiz Afonso 330, com Hanna Dutra e Fernando Gonçalves. 
Mais informações no Instagram @frissonescola


Corpo Máquina e Potências do Corpo - Curso Online

Neste curso será discutido como a visão mecanicista de corpo máquina faz parte de nossas práticas e ressaltar a importância da potência de um corpo pensante para as práticas de movimentos, aprendizagens e criações. 
Mais informações no Instagram @estudosdocorpo


(Re)-Volta da Dança - Inscrições abertas

A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022. A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com


Quartas na Dança - Espetáculo Dura Máter

No dia 03 de agosto, no Teatro Renascença, o grupo Al-Málgama apresenta o espetáculo premiado com o Açorianos de Dança, Dura Máter. A primeira sessão acontece às 18h e será uma ação solidária destinada a grupos de apoio à mulheres, pessoas em vulnerabilidade social e escolas públicas, oferecendo entrada franca mediante agendamento. A segunda sessão acontece às 20h e será paga, com valor acessível ao público. 

Para agendamento na sessão especial às 18h: dancasmc@gmail.com
Para adquirir ingresso da sessão às 20h: https://www.sympla.com.br/evento/dura-mater/1636007
Mais informações no Instagram @almalgama



Reabertura de Cadastro - Auxílio Emergencial Giba Giba

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa reabre cadastros para o Auxílio Emergencial Giba Giba no dia 08/07 para aqueles trabalhadores que ainda não receberam. Parcela única de R$ 800 para trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada.

Link para cadastro 👉 https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8

Requisitos:

✅ Ser pessoa física

✅ Ser maior de 18 anos

✅ Residir em Porto Alegre

✅ Não ser aposentado/pensionista

✅ Não estar no regime CLT (com carteira assinada)

✅ Não ser funcionário público 

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços.

As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design. 

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC n° 04/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos trabalhadores da cultura financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.        

Outras informações na Portaria publicada: https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4205_ce_20211214_executivo.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário