Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

27 de julho de 2022

Centro de Dança celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança com remontagem de espetáculo


Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (GED) com a remontagem do espetáculo “Folias Fellinianas”, que reestreia no Teatro Renascença dia 09 de agosto, às 20 horas com entrada Franca.

A obra, dirigida por Airton Tomazzoni no ano de lançamento do grupo em 2007, ganha um novo olhar: desta vez, com assinatura de Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari. O trio de ex-integrantes de GED atua com 13 bailarinos e bailarinas que também fizeram parte do projeto para transcriar o trabalho. Dentro da programação de aniversário, também está o happy hour  no Massa! Comunica, momento de encontro e celebração de integrantes, ex-integrantes e público em geral.

A remontagem do espetáculo traz ao palco a estética felliniana que colore o trabalho com tons de sonho e absurdo e exigiu uma problematização dos conceitos e padrões a serem reinventados.  Por isso, o processo de transcriar a obra revelou o desejo de desmanche, reinvenção e atualização das cenas. Folias Fellinianas - versão 2022 - brinca com as memórias do próprio GED e das pessoas que passaram pelo projeto, dançando entre o acontecido e o imaginado.

O GED é um projeto criado pelo Centro de Dança da SMCEC em 2007 que oferece oportunidade de formação em dança e a prática de criação artística em grupo. A sua base pedagógica contempla diversas abordagens práticas e teóricas de estilos como dança contemporânea, dança moderna, improvisação, performance, história da dança, entre outras. O trabalho é aberto a pessoas com ou sem experiência em dança e oferece espaços para formações livres e contemporâneas em dança, com aulas gratuitas durante um ano, no turno da manhã.


Ficha técnica:

Direção geral: Airton Tomazzoni

Direção: Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari

Elenco: Eduardo d’Avila, Gabriel Martins, Iandra Cattani, Janaína Ferrari, Kalisy Cabeda, Luíza Fischer, Maílson Fantinel Nicole Fischer, Patricia Nardelli, Renata Stein, Syl Rodrigues, Tainá Borges e Thaty Energia

Fotografia: Arion Engers - Hierofants

Design gráfico: agência @massacomunica

Realização: Centro Municipal de Dança


Serviço:

Espetáculo Folias Fellinianas

Dia: 09/08/2022

Horário: 20h

Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Entrada Franca

 

Happy hour

Dia: 12/08/2022

Horário: 18h

Local: Massa! Comunica (Rua Vitória, 29)

Entrada Franca

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário