Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

15 de julho de 2022

Prefeitura abre Edital para gestão da Cia Municipal, Cia Jovem de Dança e Escolas Preparatórias de Dança em Porto Alegre

 

A Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) - Centro de Dança comemora o lançamento do Edital para gestão das Escolas Preparatórias, a Companhia Jovem de Dança e a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, uma conquista reivindicada há décadas pela classe da dança da capital gaúcha que levará a dança aos alunos da rede municipal.

O edital R$ 1,350 milhão pretende alcançar 450 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Será selecionada uma organização da sociedade civil (OSC), para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto para apresentação de propostas (somente para OSCs).

Conheça o Edital Completo no Dopa do dia 06 de julho de 2022. https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4438_ce_20220706_executivo.pdf

O edital é destinado à OSCs para a administração e gerenciamento de Escolas Preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, com contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.

O projeto amplia a diversidade de linguagens e expressões de dança nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras.

Para o coordenador de dança da SMC Airton Tomazzoni o projeto é um investimento na transformação de crianças e jovens por meio da dança: "A valorização dessa arte beneficia todo o segmento. Um estudante que vivencia a dança poderá ter uma oportunidade profissional, mas independente disso será um apreciador que sabe e valoriza a dança produzida na nossa cidade".

Projetos - As Escolas Preparatórias de Dança (EPD) foram criadas em 2014 e integram o projeto da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura e Economia Criativa. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre atua desde 2014, quando foi criada como projeto-piloto e seus professores, bailarinos e coreógrafos profissionais atuam de forma integrada também nas Escolas Preparatórias de Dança, na Companhia Jovem de Dança.



Nenhum comentário:

Postar um comentário