Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

CONHEÇA OS PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA




Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada como projeto-piloto em 2014 numa parceria entre as secretarias da Cultura e da Educação. O projeto foi formalizado em 2017, pela Lei 12.202 – de 13 de janeiro de 2017. 

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada como projeto-piloto em 2014 numa parceria entre as Secretarias Municipais da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre. O projeto foi formalizado em 2017, pela Lei 12.202 – de 13 de janeiro de 2017.

A Companhia Municipal atua em parceria com as Escolas Preparatórias de Dança (EPDs), que oferece formação em dança em 5 escolas municipais da periferia da capital e com a Companhia Jovem de Dança, que reúne os 20 melhores alunos das EPDs. É composta por 12 bailarinos profissionais selecionados através de audição em edital público. Somam-se a este trabalho, professores, coreógrafos e equipe de direção artística e executiva que auxiliam no trabalho técnico, estético e artístico do Grupo.
 A Cia Municipal de Dança teve sua estreia em 2014 e já têm em seu currículo 15 obras coreográficas somando mais de 45 mil espectadores em inúmeras apresentações em Porto Alegre, interior do Rio Grande do Sul, 3 estados brasileiros, Israel e Alemanha.

Em 2018, realizou parcerias nacionais e internacionais. No primeiro semestre recebeu o coreógrafo carioca radicado em Bruxelas, Rafael Gomes que realizou a montagem do espetáculo "Caverna". No segundo semestre de 2018 recebeu a coreógrafa israelense, Orly Portal que realizou a montagem de "Brazil Beijo", espetáculo que integrou o projeto Brasil/Israel. O projeto se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança, onde três coreógrafos de Israel produziram montagens no Brasil com três companhias profissionais brasileiras promovido pela  SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart e Consulado Geral de Israel em São Paulo. Esse projeto possibilitou a circulação do espetáculo "Brazil Beijo" por Tel Aviv (Israel), Karlsruhe e Regensburg (Alemanha).





Escola Preparatória de Dança - EPDs

A Escola Preparatória de Dança é um projeto vinculado a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre que mantém a formação de jovens e crianças da periferia que recebem gratuitamente aulas regulares de dança em 5 escolas municipais da periferia da capital, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. A primeira unidade foi implantada na EMEF José Loureiro da Silva e devido a seu êxito, passou a contar com mais 4 unidades em diferentes bairros da cidade como EMEF Pepita Leão (Passo das Pedras), EMEF Liberato Salzano, EMEF Vitor Issler (Vila Mario Quintana), e EMEF Alberto Pasquilini (Restinga), atendendo 300 alunos por ano.



Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre

A Escola Preparatória de Dança é um projeto vinculado a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre que mantém a formação de jovens e crianças da periferia que recebem gratuitamente aulas regulares de dança em 5 escolas municipais da periferia da capital, desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. A primeira unidade foi implantada na EMEF José Loureiro da Silva e devido a seu êxito, passou a contar com mais 4 unidades em diferentes bairros da cidade como EMEF Pepita Leão (Passo das Pedras), EMEF Liberato Salzano, EMEF Vitor Issler (Vila Mario Quintana), e EMEF Alberto Pasquilini (Restinga), atendendo 300 alunos por ano.



Grupo Experimental de Dança - GED

O Grupo Experimental de Dança é um programa anual de formação em dança mantido pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. O programa funciona de março a dezembro, num total de 400 horas aulas de atividades e que se encerra com a criação de apresentações. O projeto nasceu em 2007 da necessidade de disponibilizar uma formação artística, plural, democrática e acessível para aos interessados em dança na capital, mantendo uma rotina de diária de aulas e possibilitando a vivência do trabalho coletivo e a troca de saberes entre bailarinos, professores, intérpretes e criadores.
Entre 2007 e 2018 já passaram 460 alunos pelo Grupo Experimental, alguns deles se destacando na cena nacional e internacional. Vários alunos e alunas atuam hoje em companhias internacionais e nacionais, criaram seus grupos e coletivos artísticos recebendo prêmios como o Açorianos de Dança e Klauss Vianna/Funarte.



Maratona de Dança 

A Maratona de Dança é um projeto do Centro de Dança que se realiza desde 2011 que acontece durante a Semana de Porto Alegre da Prefeitura de Porto Alegre. 
O evento realiza uma mostra de diversos grupos de dança atuantes na cidade em 4 horas de programação ininterruptas, dezenas de grupos participantes e envolvimento de cerca de 300 bailarinos em cada edição.



Escritos da Dança

Os Escritos da Dança são publicações editadas pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura que visam suprir uma lacuna editorial relativa ao segmento da dança. Reúne textos de diversos formatos de autores da cidade.  O primeiro volume da Série foi lançado no dia 29 de abril de 2016. Os textos destacam a produção em dança da Capital, nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos. São abordados entre outros processos criativos, de pesquisa e de composição, histórico de grupos e companhias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas. 




Mostras de Dança

A Mostra de Dança Verão e Inverno reúne coreografias de inúmeras companhias de dança, escolas, grupos e coletivos, em diversas modalidade de dança como: danças urbanas, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, zouk, dança contemporânea, sapateado e jazz difundindo a diversidade da produção da dança na capital. São cerca de 80 grupos, envolvendo cerca de 500 bailarinos por edição, durante o mês de janeiro e julho.



Mostras de Dança Inclusiva

A Mostra de Dança Inclusiva foi criada em 2019 e busca reunir e dar visibilidade trabalhos de inúmeras escolas, grupos e coletivo que atuam com dança para pessoas com deficiência e necessidades especiais. São apresentados diversas modalidade de dança como: balé, dança do ventre, samba, sapateado, jazz entre outras difundindo a diversidade da produção da dança inclusiva na capital. São cerca de 10 grupos, envolvendo cerca de 200 bailarinos por edição.



Prêmio Açorianos de Dança


O Prêmio Açorianos de Dança tem a finalidade de destacar a produção de dança de Porto Alegre em sua diversidade e abrangência, e as ações e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento, qualificação e afirmação desta arte em nossa cidade. Este concurso é organizado pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre e já premiou mais de 100 artistas e profissionais da dança em diversas categorias e modalidades. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário