Solo Em Água Fervente com Maria Albers coreografia de Luciana Hoppe (1ª edição do Projeto Procuram-se Coreógrafos) O espetáculo Solo Em Água Fervente, vencedor do Prêmio Açorianos de Dança 2011 de Melhor Espetáculo, volta em cartaz, agora pela programação do Porto Verão Alegre. Coreografado por Luciana Hoppe e dançado por Maria Albers (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina 2011), o espetáculo fala do fluxo das emoções no corpo, a partir de princípios do Body-Mind Centering, da Educação Somática e do conceito de vazio positivado de Robert Dunn. ficha técnica: Coreografia: Luciana Hoppe. Bailarina-criadora: Maria Albers. Iluminação: Fabrício Simões (Açorianos de Dança 2011 de Melhor Iluminação). Cenografia: Luciana Hoppe, Juliano Rossi e Maria Albers (Açorianos de Dança 2011 de Melhor Cenografia). Trilha sonora pesquisada: Luciana Hoppe e Cristiano Oliveira. Figurino: Luciana Hoppe. Fotografia: Kin Viana. Arte gráfica: Janaína Dalla Vecchia. Produção: Caracol de Danças e Cenas. serviço: » O QUÊ: Solo Em Água Fervente - com Maria Albers coreografia de Luciana Hoppe (1ª edição do Projeto Procuram-se Coreógrafos) » QUANDO: Dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2012 terça, quarta e quinta, às 21h » ONDE: Sala 400, Usina do Gasômetro Avenida Presidente João Goulart, 521 Centro Histórico de Porto Alegre / RS » INGRESSO: Ingressos antecipados nos postos de venda do Porto Verão Alegre: Praia de Belas Shopping (De seg a sáb das 10h às 22h e Domingo das 13h às 19h) DC Shopping (Casarão Verde - loja 133. De seg a sex das 13h às 19h) » CONTATO: Maria Albers Bailarina, produtora e diretora Caracol de Danças e Cenas – espaço ambulante para a arte cência |
apoio: Itinerante produções, Entrevero produções, CaféStùdio internet design, Teatrofídico, Grupo Mosaico Cultural, Usina das Artes realização: TVE, 107.7 FM Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura de Porto Alegre |
Centro Municipal de Dança
Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.
PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA
PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA
31 de janeiro de 2012
Dança na Programação do Porto Verão Alegre
30 de janeiro de 2012
Inscrições Abertas para o Projeto Quartas na Dança
Abrem inscrições para o Projeto Quartas na Dança 2012
O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre está recebendo projetos para seleção ao projeto Quartas na Dança 2012. O prazo final para entrega é 29 de fevereiro de 2012, e a divulgação dos selecionados será no dia 21 de março.
As inscrições estão abertas para grupos e companhias profissionais do RS de todos os estilos, modalidades e linguagens, da dança afro à contemporânea, do jazz ao balé, da dança flamenca à dança de salão, entre outros. Os espetáculos devem ter duração mínima de 45 minutos. Os projetos devem conter a sinopse do espetáculo, ficha técnica e informações relativas à cenografia e iluminação. É exigido o registro do espetáculo em DVD ou projeto detalhado da montagem.
O Quartas na Dança nasceu com o objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias da capital e garantir o acesso do público a essa produção. O projeto é realizado uma quarta-feira por mês, no Teatro Renascença, sempre com grande sucesso de público.
Outras informações podem ser obtidas através do tel.: 3289-8065/ 3289.8063 ou no endereço eletrônico: tomazzoni@smc.prefpoa.com.br
27 de janeiro de 2012
Dança no Fórum Social Temático 2012
ATIVIDADES DIRECIONADAS PARA B.BOYS, AMIGOS E SIMPATIZANTES DA ARTE DA DANÇA DE RUA
DIA 28 DAS 13 HORAS AS 18 HORAS NO LARGO DE ZUMBI.
TENDA BATALHA DE PALMARES DEBATE
MESA COMPOSTA POR;
WHYTE JAY DIRETOR NACIONAL DA NAÇÃO HIP-HOP,
MICHELINE FREITAS E CEZAR BUSATTO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃOPOLITICA E GOVERNANÇA LOCAL REPRESENTANTE DO NA BOA EM POA EIXOS; SUJEITO POLITÍCO, ARQUITETURA DE PODER E DEMOCRACIA, MEDIADOR B.BOY JUKINHA.
APÓS BATALHA 2VS2 INSCRIÇÕES NO LOCAL 20 REAIS POR DUPLA O GANHADOR LEVA TODO O MONTANTE DAS INSCRIÇÕES.
JURADOS; BOCÃO MANDINGA CREW, DRICO, GÃO B.BOY BATIDA DE RUA
ATIVIDADE DO FORUM SOCIALTEMATICO 2012 (ANTIGO LARGO DA EPATUR)
CENTRO DE PORTO ALEGRE NO PALCO DO LARGO DE ZUMBI VARIOS SHOWS RESTINGA CREW E GANGSTAR.
TEREMOS A PARTICIPANÇÃO DOS MELHORES B.BOYS DO ESTADO E DO PAÍS
DIA 28 DAS 13 HORAS AS 18 HORAS NO LARGO DE ZUMBI.
TENDA BATALHA DE PALMARES DEBATE
MESA COMPOSTA POR;
WHYTE JAY DIRETOR NACIONAL DA NAÇÃO HIP-HOP,
MICHELINE FREITAS E CEZAR BUSATTO SECRETÁRIO DE ARTICULAÇÃOPOLITICA E GOVERNANÇA LOCAL REPRESENTANTE DO NA BOA EM POA EIXOS; SUJEITO POLITÍCO, ARQUITETURA DE PODER E DEMOCRACIA, MEDIADOR B.BOY JUKINHA.
APÓS BATALHA 2VS2 INSCRIÇÕES NO LOCAL 20 REAIS POR DUPLA O GANHADOR LEVA TODO O MONTANTE DAS INSCRIÇÕES.
JURADOS; BOCÃO MANDINGA CREW, DRICO, GÃO B.BOY BATIDA DE RUA
ATIVIDADE DO FORUM SOCIALTEMATICO 2012 (ANTIGO LARGO DA EPATUR)
CENTRO DE PORTO ALEGRE NO PALCO DO LARGO DE ZUMBI VARIOS SHOWS RESTINGA CREW E GANGSTAR.
TEREMOS A PARTICIPANÇÃO DOS MELHORES B.BOYS DO ESTADO E DO PAÍS
25 de janeiro de 2012
Dança na Programação do Fórum Social Temático
Apresentação de Dança Afro - Solo as 12h data dia 25 de janeiro - Parque Eduardo Gomes - (Parcão)
e As 18:30 espetáculo: "Menino Chorou"
Programação do Fórum Social Temático
Impressões da 18ª Mostra de Dança Verão
Por Gabriela Camargo
“O importante é participar”, já dizia o Autor Desconhecido. Na 18ª mostra de Dança verão de Porto Alegre, a participação de todos os grupos e artistas foi essencial para revelar a diversidade do panorama da dança na cidade. Eu, como bailarina em transição de modalidades, e até mesmo sem modalidade definida, pude usufruir da infinidade de códigos em que o gesto e movimento podem ser aplicados. Confesso que flerto avidamente com a hibridização de linguagens, por ser esta, uma forma de explorar sentidos (tanto significados como sensações) e que permitem experimentar possibilidades além da técnica bem-executada e expressividade.
Nesse sentido, destaco o trabalho do Grupo Necitra “O leite e a goiaba: como tudo começou”, que mistura circo, dança e teatro. Nesse trabalho, é possível ver o movimento técnico aplicado dentro de uma proposta narrativa clara, mostrando que é possível usar a técnica em um contexto narrativo cômico e envolvente, preservando o jogo, a precisão e a sutileza do gesto. Na noite seguinte, “As humanas pré-ocupações e a magia de Amarte”, de Felipe Suares construiu uma cena instigante e surpreendente, também utilizando o cômico para moldar ou afetar o gesto técnico.
Já “Um solo sem nome” de Luciana Hoppe e Alexandra Castilhos com o uso da projeção de vídeo, suscita ecos da influência pós-modernista, por estabelecer conexões digitais entre mundos tão diferentes. O mosaico do corpo da bailarina, sobreposto pela letra da música em alemão e a sua tradução, despertaram questionamentos sobre a maneira como o mundo digital e virtual influenciam a noção de criação. Confesso que tenho certo fascínio pela produção amadora de vários tipos de arte (não institucionalizada), por não artistas e divulgados basicamente na Internet para um público específico, como, por exemplo, compilações de vídeos feitos por fãs, manipulação digital de fotografias, fanfictions, e mesmo, vídeos caseiros de subgêneros de dança. A sobreposição do vídeo e da coreografia são, para mim, inspirações para as inúmeras formas de arte que a modernidade (digital) pode proporcionar e como a dança pode e deve participar disso.
Na última noite, Paula Finn e seus “Estudos para a suspensão” exibiu um trabalho magnífico de apropriação técnica também flertando com uma linguagem híbrida, rodeada por uma aura e uma poética autênticas.
Poética autêntica também pode ser encontrada no solo de Samira Abdalah, em “Memórias de um corpo que sente”. Este trabalho despertou em mim um sorriso e uma epifania. Um trabalho de sinceridade emocional e mistura de força e fragilidade que expressou muito bem, para mim, a tridimensionalidade e complexidade da memória, da sensação e do corpo. Este trabalho me fez querer sair da passividade e participar também, de processos de criação. Aliás, foi notável a presença de solos femininos trazendo uma poética interessante. Algumas delas comparáveis com obras de outra natureza, como o minimalismo literário de Raymond Carver em “Dirty Old Man, com Iandra Cattani, de Katherine Mansfield, em “Um tempo, um instante”, de Luciana Paludo e Virginia Woolf, em “(Des)amordaçar, de Juliana Werner e Airton Tomazzoni. O solo de Raisa Torterola “Teus olhos não me ouvem”, também é um exemplo de uma abordagem interessante utilizando a dança contemporânea e a linguagem de sinais.
Também estiveram presentes peças como as coreografias de Isabel Willadino (Pentagrama, Só por hoje) e Glenda Duarte (Sala de Jantar, Marionetes) com composições visualmente bem arquitetadas e, às vezes, hipnotizantes. Além dessas, as coreografias de hip hop foram especialmente vibrantes, com musicalidade excepcional e a vitalidade que essa modalidade geralmente apresenta.
Mas para mim a experiência mais arrebatadora de todas as noites foi assistir ao trio de Frey Faust, Didi Pedone e William Freitas. O tempo transcorrido durante esta apresentação foi um momento em suspenso, em que me permiti apreciar livremente o movimento executado com prazer. A intimidade com a força gravitacional dava ares, às vezes, astronáuticos aos bailarinos, e eu, ao assisti-los, pude usufruir dessa sensação, sentindo-me flutuante.
Saí das quatro noites da mostra carregada de ideias e sensações, sabendo que há espaço na cidade para as mais diversas propostas e linguagens em dança.
Gabriela Camargo
Frey Faust, Didi Pedone e
William Freitas
"Um solo sem nome"
de Luciana Hoppe,
com Alexandra Castilhos
Paula Finn em
Estudos para a Suspensão
23 de janeiro de 2012
Cursos de Dança Fevereiro
CURSOS INTENSIVOS EM FEVEREIRO:
MARA NOSCHANG STUDIO DE DANÇA
2ª SEMANA (de 6/02 a 9/02) 19h: BOLERO (sala 1) - 60,00 ou 110, o casal
com a profª Anna Carolina Bispo
2ª e 3ª SEMANA (de o6/02 a 16/02) 19h: JAZZ MODERNO- 100,00
com a profª Leticia Paranhos
2ª e 3ª SEMANA (de 06/02 a 16/02) 20h: PAGODE (sala 2)- 90,00 ou 150,00 o casal
com o prof. Emanuel Moncorvo
VALORES DOS CURSOS:
Semanal: 60,00 ou 100, casal
2x/semana: 95,00 mensal ou 165, casal mensal
Estilo Feminino e Masculino na Salsa (3 horas/aula): 45,00
Tango e Salão na segunda: 85,00
Rua José do Patrocinio, 413 (esquina República)- Bairro Cidade Baixa- POA/RS
Fones: 32865343 / 98889975 / 96996884
OFICINAS GRATUITAS DE TANGO NA CASA DO ESTUDANTE DA UFRGS
TURMA INTENSIVA STYLLETO
MARA NOSCHANG STUDIO DE DANÇA
2ª SEMANA (de 6/02 a 9/02) 19h: BOLERO (sala 1) - 60,00 ou 110, o casal
com a profª Anna Carolina Bispo
2ª e 3ª SEMANA (de o6/02 a 16/02) 19h: JAZZ MODERNO- 100,00
com a profª Leticia Paranhos
2ª e 3ª SEMANA (de 06/02 a 16/02) 20h: PAGODE (sala 2)- 90,00 ou 150,00 o casal
com o prof. Emanuel Moncorvo
VALORES DOS CURSOS:
Semanal: 60,00 ou 100, casal
2x/semana: 95,00 mensal ou 165, casal mensal
Estilo Feminino e Masculino na Salsa (3 horas/aula): 45,00
Tango e Salão na segunda: 85,00
Fones: 32865343 / 98889975 / 96996884
OFICINAS GRATUITAS DE TANGO NA CASA DO ESTUDANTE DA UFRGS
AV. JOAO PESSOA 41- SEGUNDO ANDAR. SALA X.
CENTRO DE PORTO ALEGRE. (FRENTE AO PREDIO DE DIREITO DA UFRGS)
TODAS AS SEGUNDAS FEIRAS 14.30h E SÁBADOS ÀS 18.00h. JANEIRO, FEVEREIRO E TODO O 2012.TURMA INTENSIVA STYLLETO
Sabe aquelas músicas que você sempre ouvia e queria dançar? Madonna, Beyoncé, Britney Spears, Lady Gaga...
No STYLETTO é isso que dançamos, e te convidamos para conhecer e experimentar as aulas na turma intensiva que começa na segunda-feira, dia 23/01.
A aulas acontecerão nos dias 23, 24, 25 e 26/01, das 19 às 20h30, e o preço é apenas R$ 50,00.
BALAIO DAS ARTES - Espaço de Expressão
Rua Otávio Corrêa, 35 - Cidade Baixa
Fones 3084-1320 8141-2860
Workshop Solo de Percussão com Valquiria Hayal
Dia 10 de Fevereiro, Investimento R$ 100,00.
Amarein BellyDance - Luis Afonso,368, Cidade Baixa
18 de janeiro de 2012
Estão Abertas as Incrições para o Grupo Experimental de Dança
Centro Municipal de Dança abre inscrições
para o Grupo Experimental
Estão abertas até dia 17 de fevereiro as inscrições para os interessados em participar do Grupo Experimental de Dança da Cidade de Porto Alegre. O projeto pioneiro e inédito é uma realização do Centro Municipal de Dança, da Prefeitura de Porto Alegre, que desde 2011 conta com parceria da Casa de Cultura Mario Quintana e Secretaria de Estado da Cultura _ SEDAC-RS. O projeto oferece a oportunidade de formação em dança durante um ano com alguns dos mais importantes profissionais da área no Rio Grande do Sul. Além disso, oferece a oportunidade de vivência de grupo. O programa de curso é gratuito e inclui aulas cinco manhãs por semana (de segunda à sextas-feiras), de diversas abordagens e estilos, como dança contemporânea, dança moderna, educação somática, improvisação, história da dança, entre outras. Mais de uma centena de alunos já participaram do projeto que teve no seu corpo docente profissionais como Eva Schul, Jussara Miranda, Tatiana da Rosa, Cibele Sastre, Luciane Coccaro, Luciana Paludo, Alexandre Rittman, Bia Diamante, Didi Pedone, Alessandro Rivellino, entre outros.
O projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade na sua curta trajetória já pôde perceber resultados no âmbito da criação e da formação além das fronteiras do país. Os bailarinos Marcio Canabarro e Douglas Jung passaram na audição e ganharam bolsa para estudar na Salzburg Experimental Academy of Dance (SEAD), na Áustria. Muitos outros integrantes passaram atuar em outros grupos ou companhias ou como coreógrafos.
CRONOGRAMA:
De 18 de janeiro a 17 de fevereiro: Inscrições;
De 06 a 07 de março: Audições;
De 08 a 09 de março: Entrevistas;
Até 13 de março: Resultado;
Em 19 de março: Início das aulas.
As inscrições estão abertas para alunos e alunas a partir dos 15 anos. Os interessados devem enviar Carta de Interesse, Currículo para o Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura, (Av. Érico Veríssimo, 307) ou através do endereço eletrônico: tomazzoni@smc.prefpoa.com.br. Outras informações pode ser obtidas através do fone 3289.8063.
16 de janeiro de 2012
VI Prêmio Joaquim Felizardo é terça dia 17
Os premiados são escolhidos por um conselho, formado pelos coordenadores de áreas da SMC (música, teatro, artes plásticas, etc.), mais o próprio secretário. O Conselho do Prêmio Joaquim Felizardo reúne-se três vezes durante o ano, sendo que no primeiro encontro é debatida uma lista de três personalidades para cada área, no segundo são votados dois nomes e no último encontro é decidido por consenso cada homenageado.
O FALA BRASIL foi um dos ganhadores do Primeiro Prêmio Joaquim Felizardo, como mídia cultural/2006. O Fato aconteceu em janeiro de 2007
Para maiores informações sobre as edições anteriores do evento, por favor consulte o site da Secretaria de Cultura de Porto Alegre, no link www.portoalegre.rs.gov.br/smc.
1 – MÍDIA JORNAL
Cláudia Laitano é jornalista e escritora. Vencedora do Prêmio Açorianos de Crônicas, mantém coluna diária em Zero Hora, onde é editora-executiva de Cultura, sendo co-criadora do projeto Fato Literário.
2 – MÍDIA RÁDIO
O programa Cafezinho nasceu com a rádio Pop Rock em 1997. De segunda a sexta, às 13h e 17h, oferece 1h de humor e informação cultural, sobretudo em música. Em 2007, editaram a obra mais vendida da Feira do Livro.
3 – MÍDIA TV
Clóvis Duarte foi jornalista e professor. Teve programas em todas as tevês do RS, sempre com espaço para a cena cultural. Foi pioneiro nas entrevistas em mesa redonda e na interatividade com os telespectadores.
4 – DESCENTRALIZAÇÃO
Beatriz Gonçalves Pereira é Conselheira da Cultura com participação em várias comissões sociais do município. É co-organizadora da Procissão de Navegantes e presidente da escola de samba Unidos do Por do Sol.
5 – MANIFESTAÇÕES POPULARES
Nilo Feijó é compositor. Precursor do samba-enredo gaúcho, foi produtor musical, diretor de harmonia e jurado dos desfiles de carnaval. Presidiu o Conselho da Comunidade Negra e preside o clube Satélite-Prontidão.
6 – NATIVISMO
Luiz Carlos Borges é cantor, compositor e acordeonista. Foi secretário de cultura de Santa Maria e São Borja, criou o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo e gravou 32 discos de carreira internacional.
7 – MEMÓRIA CULTURAL
A Arquidiocese de Porto Alegre administra iniciativas sociais e é em grande parte responsável pelo restauro da Cúria Metropolitana e das igrejas da Conceição e de Nossa Senhora das Dores, entre outros prédios.
8 – FOTOGRAFIA
Leonid Streliaev é fotógrafo. Trabalhou para quase todos os grandes jornais e revistas do país. Teve exposições individuais e participação em bienais de arte e fotografia com premiações no Brasil e no exterior.
9 – CINEMA
Ana Azevedo é roteirista e diretora de sete filmes, com destaque para o longa Antes que o Mundo acabe, ganhador de 13 prêmios. Tem participação em 16 longas e curtas e também dirigiu programas para Rede Globo e HBO.
10 – MÚSICA
Criado em 1953, o Conjunto Melódico Norberto Baldauf é o mais antigo dedicado a bailes no país. Gravou 19 discos, com performances com Ary Barroso, João Gilberto, Carlos Lyra, Elis Regina e vários outros mestres.
11 – DANÇA
Eva Schul é bailarina e coreógrafa, com passagem pelo New York City Ballet. Foi professora e fundadora de vários grupos e escolas, presidiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas e criou o festival Conesul Dança.
12 – TEATRO
Ronald Radde criou com o pai em 1968 a Cia Teatro Novo, onde atuou, dirigiu e administrou, criando sede própria, a Sala Carmem Silva. Dirigiu mais de 150 espetáculos, com mais de dois milhões de espectadores.
13 – ARTES PLÁSTICAS
Britto Velho é artista plástico. Expôs individualmente nas principais galerias, mostras e museus de todas capitais brasileiras, tendo representado o país em eventos em Buenos Aires, Havana, Madri, Montevidéu e Paris.
14 – LITERATURA
Flávio Loureiro Chaves foi professor titular da UFRGS, lecionou na França e Portugal. Autor de 16 livros, é responsável direto pelo reconhecimento crítico nacional das obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.
15 – PAIXÃO PELA CULTURA
Jayme Sirotsky é jornalista. Participou da Fundação do Grupo RBS, que presidiu entre 86 e 91, tendo fundado seu Conselho de Cultura. Presidiu a Associação Mundial de Jornais e a Associação Brasileira de Jornais.
16 – PAIXÃO PELA CULTURA
Eva Sopher é provavelmente a primeira empresaria cultural do Brasil. Começou em 1975 a reeguer o Theatro São Pedro, reinaurado em 84. Concebeu o Multipalco e já concluiu grande parte de seus quase 20 mil m².
Cláudia Laitano é jornalista e escritora. Vencedora do Prêmio Açorianos de Crônicas, mantém coluna diária em Zero Hora, onde é editora-executiva de Cultura, sendo co-criadora do projeto Fato Literário.
2 – MÍDIA RÁDIO
O programa Cafezinho nasceu com a rádio Pop Rock em 1997. De segunda a sexta, às 13h e 17h, oferece 1h de humor e informação cultural, sobretudo em música. Em 2007, editaram a obra mais vendida da Feira do Livro.
3 – MÍDIA TV
Clóvis Duarte foi jornalista e professor. Teve programas em todas as tevês do RS, sempre com espaço para a cena cultural. Foi pioneiro nas entrevistas em mesa redonda e na interatividade com os telespectadores.
4 – DESCENTRALIZAÇÃO
Beatriz Gonçalves Pereira é Conselheira da Cultura com participação em várias comissões sociais do município. É co-organizadora da Procissão de Navegantes e presidente da escola de samba Unidos do Por do Sol.
5 – MANIFESTAÇÕES POPULARES
Nilo Feijó é compositor. Precursor do samba-enredo gaúcho, foi produtor musical, diretor de harmonia e jurado dos desfiles de carnaval. Presidiu o Conselho da Comunidade Negra e preside o clube Satélite-Prontidão.
6 – NATIVISMO
Luiz Carlos Borges é cantor, compositor e acordeonista. Foi secretário de cultura de Santa Maria e São Borja, criou o Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo e gravou 32 discos de carreira internacional.
7 – MEMÓRIA CULTURAL
A Arquidiocese de Porto Alegre administra iniciativas sociais e é em grande parte responsável pelo restauro da Cúria Metropolitana e das igrejas da Conceição e de Nossa Senhora das Dores, entre outros prédios.
8 – FOTOGRAFIA
Leonid Streliaev é fotógrafo. Trabalhou para quase todos os grandes jornais e revistas do país. Teve exposições individuais e participação em bienais de arte e fotografia com premiações no Brasil e no exterior.
9 – CINEMA
Ana Azevedo é roteirista e diretora de sete filmes, com destaque para o longa Antes que o Mundo acabe, ganhador de 13 prêmios. Tem participação em 16 longas e curtas e também dirigiu programas para Rede Globo e HBO.
10 – MÚSICA
Criado em 1953, o Conjunto Melódico Norberto Baldauf é o mais antigo dedicado a bailes no país. Gravou 19 discos, com performances com Ary Barroso, João Gilberto, Carlos Lyra, Elis Regina e vários outros mestres.
11 – DANÇA
Eva Schul é bailarina e coreógrafa, com passagem pelo New York City Ballet. Foi professora e fundadora de vários grupos e escolas, presidiu o Instituto Estadual de Artes Cênicas e criou o festival Conesul Dança.
12 – TEATRO
Ronald Radde criou com o pai em 1968 a Cia Teatro Novo, onde atuou, dirigiu e administrou, criando sede própria, a Sala Carmem Silva. Dirigiu mais de 150 espetáculos, com mais de dois milhões de espectadores.
13 – ARTES PLÁSTICAS
Britto Velho é artista plástico. Expôs individualmente nas principais galerias, mostras e museus de todas capitais brasileiras, tendo representado o país em eventos em Buenos Aires, Havana, Madri, Montevidéu e Paris.
14 – LITERATURA
Flávio Loureiro Chaves foi professor titular da UFRGS, lecionou na França e Portugal. Autor de 16 livros, é responsável direto pelo reconhecimento crítico nacional das obras de Erico Verissimo e Simões Lopes Neto.
15 – PAIXÃO PELA CULTURA
Jayme Sirotsky é jornalista. Participou da Fundação do Grupo RBS, que presidiu entre 86 e 91, tendo fundado seu Conselho de Cultura. Presidiu a Associação Mundial de Jornais e a Associação Brasileira de Jornais.
16 – PAIXÃO PELA CULTURA
Eva Sopher é provavelmente a primeira empresaria cultural do Brasil. Começou em 1975 a reeguer o Theatro São Pedro, reinaurado em 84. Concebeu o Multipalco e já concluiu grande parte de seus quase 20 mil m².
12 de janeiro de 2012
Edital para Seleção de Oficineiros da Descentralização 2012
O Município de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura, torna público e comunica aos interessados que serão abertas inscrições do Concurso para Seleção de Oficinas para o Projeto de Descentralização da Cultura para o ano de 2012, Pessoas Físicas, ou Jurídicas (no caso de Inclusão Cultural), nas áreas de Dança, Vídeo, Fotografia, Música, Literatura, Artes Plásticas, Hip Hop (quatro elementos), Teatro, Confecção de Instrumentos de Percussão com Materiais Recicláveis, Capoeira, Comunicação Comunitária (rádio, jornal, fanzine), 3ª idade, Acessibilidade e Inclusão Cultural**.
O prêmio a ser concedido consiste na contratação para a execução do projeto aprovado, através da realização de oficinas nas áreas acima referidas, mediante pagamento de honorários correspondentes ao nº de horas –aula ministradas.
As oficinas serão realizadas e o número de vagas determinados conforme as demandas do Orçamento Participativo/Temática de Cultura.
Edital de Ocupação dos Teatros Municipais 2012
No dia 16 de janeiro abrem as inscrições para projetos de teatro, dança e música interessados em realizar temporadas e apresentações nos teatros municipais no primeiro semestre de 2012.
CRONOGRAMA
Inscrições: De 16 a 30 de janeiro de 2012, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30 na Coordenação de Artes Cênicas, Centro Municipal de Cultura, Av. Erico Veríssimo, 307. Não serão considerados os pedidos feitos fora desse prazo e local.
Divulgação das inscrições habilitadas: 01 de fevereiro de 2012. No Diário Oficial de Porto Alegre e no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc.
Prazo para recursos: De 03 a 09 de fevereiro 2012.
Reuniões de Avaliação:
Teatro para público adulto, Teatro para público infantil, Projeto Novas Caras, Projeto Teatro Aberto e Projeto Noite no Circo. – Dia 13 de fevereiro de 2012 às 09h30.*
Dança – Dia 13 de fevereiro de 2012 – às 14h30.*
Música – Dia 13 de fevereiro de 2012 às – às 17h.*
*As reuniões acima ocorrerão no Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues – Av. Erico Veríssimo, 307. Porto Alegre.
DIVULGAÇÃO DO RESULTADO:
Dia 15 de fevereiro de 2012, às 14h30m, no saguão do Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Av. Érico Veríssimo, 307) e no site www.portoalegre.rs.gov.br/smc e no Diário Oficial de Porto Alegre.
10 de janeiro de 2012
Encontros da Dança discute Prêmio Açorianos
ENCONTROS DA DANÇA
Dando continuidade aos nossos encontros para debater as modificações no “Prêmio Açorianos de Dança”, realizaremos mais uma edição do “Encontros da Dança”, no dia 11 de janeiro, quarta-feira, às 15h, na sala da direção do Atelier Livre(Centro Municipal de Cultura – Av. Erico Veríssimo, 307). É preciso repensar as categorias (incluir jazz, dança de rua, dança de salão, direção, videodança)? Um outro modelo de Prêmio? Seria a hora do Prêmio ganhar autonomia da cerimônia do Teatro? Essas e outras questões têm chegado ao Centro de Dança e será a oportunidade de darmos continuidade a esse debate iniciado na semana passada. Esperamos que todos possam participar! Caso você não possa estar presente, envie, por favor, suas contribuições e sugestões por e-mail.
Centro Municipal de Dança
6 de janeiro de 2012
18ª Mostra de Dança Verão
A segunda noite da 18º edição da Mostra de Dança Verão prossegue com uma série de solos de novos criadores, dança do ventre, dança e rua e jazz, entre outros. O evento realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre ocorre no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), sempre às 21 horas. Os ingressos custam R$ 15,00(inteira) e R$ 7,00(estudantes, maiores de 60 anos e Clube do Assinante ZH).
Entre os solos e duos de diversos novos criadores – alguns alunos dos cursos de graduação em dança – estão: Juliana Werner, Samira Abdalah, Iandra Cattani, Patrick Moraes, Jeferson Brandão, Alexandra de Castilhos, Rogério França, Felipe Suares e Mariana Konrad. Giuli Lacorte, que atuava como bailarino estagiário da israelense Kibbutz Contemporary dance apresentará o solo aprovado recentemente na audição do Cirque du Soleil, .
A dança de rua estará representada pela New Schooll Dreams com o duo Control+, com Gustavo Silva e Italo Ramos, e Together, pela Alpha Company. A dança do ventre contará com os trabalhos de Charis Mahayla - Taheas Dance – e Dança com Espada, de Mari Rosa. A noite ainda abre espaço para a coreografia Pa-ra-le-lo, do Ballet Gisele Chagas. Fechando o segundo dia da Mostra o jazz da Essência Cia de Dança, na fascinante e sensual performance Dreams of Romance.
Outras informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Dança, pelo telefone 3289-8065 ou pelo e-mail tomazzoni@smc.prefpoa.com.br.
Programação de Sexta-Feira, dia 6 de janeiro:
DIA 6, SEXTA-FEIRA
(Des)Amordaçar, de Juliana Werner e Airton Tomazzoni, c/ Juliana Werner
Memórias de um corpo que sente, com Samira Abdalah
Pa-ra-le-lo, de Gisele Chagas, com Emily Chagas e Escobar Junior
Dirty Old Man, com Iandra Cattani
É um engano, de Camila Diehl, c/ Rogério França
As Humanas Pré Ocupações e a Magia de Amarte, com Felipe Suares
Dança com Espada, com Mari Rosa
Liberdade Fragmentada, com Patrick Moraes
Momento, com Giuli Lacorte
Alguém como você, com Cristina Maciel
Borramentos, com Alexandra de Castilhos
Control +, de Gustavo Silva, com Gustavo Silva e ítalo Ramos – New School Dreams
Devaneios, com Jefferson Brandão
Ato de Amor, com Mariana Konrad e Sahaj
Taheas Dance, com Charis Mahayla
Together, de Mike - Alpha Company
Dreams of Romance, de Aldo Gonçalves
5 de janeiro de 2012
Mostra de Dança Verão Abre Hoje
18ª Mostra de Dança Verão Abre Calendário Cultural 2012
Dança de salão, dança contemporânea, samba, balé e jazz, entre outros estilos estarão reunidos de 5 a 8 de janeiro na 18º edição Mostra de Dança Verão. O evento que apresenta a produção de dança da capital em toda sua diversidade será realizado no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), sempre às 21 horas. O público poderá conferir mais de 60 coreografias de alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade, bem como de jovens talentos em quatro dias de intensa programação. Os ingressos custam R$ 15,00.
A primeira noite da Mostra, na quinta-feira, dia 5, terá na sua abertura Mangueira de Nelson, Jamelão e o Povão!, coreografia de Edison Garcia com participação de senhoras da melhor idade. A programação traz também jovens talentos como Paul Kevin Almeida, Tom Nunes, Cristiane Nunes e Luciana Hoppe (que venceu o Prêmio Açorianos de Melhor Espetáculo de Dança em 2011). Importantes intérpretes, criadores e cias ainda integram a programação como Luciana Paludo (Prêmio Açorianos 2008 de Melhor Bailarina), Pámela Agostini, Stela Menezes, Suzana D´Avila, Carolina Dias, Rainieri Camargo, o grupo Laboratório da Dança, grupo Necitra (que trabalha com circo e dança) e o Ballet Maria Cristina Futuro.
A noite encerra-se com o premiado bailarino Alexandre Rittmann, trazendo o pas de deux do balé de repertório Raymonda, da Marius Petipá. Outras informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Dança, pelo telefone 3289-8065 ou pelo e-mail tomazzoni@smc.prefpoa.com.br.
Programação
1. Mangueira de Nelson, Jamelão e o Povão! de Edison Garcia
2 D'asas um ninho, de Tom Nunes e Monica Santos
3 Exprobação, de Stela Menezes
4 Mesmo Assim, com Luciana Paludo
5 Dança Arte, de Maria Cristina Futuro
6 Você, com Paul Kevin Almeida
7 Passion, de Cristiane Nunes
8 Release: espaço 3x4, de Carolina Dias, Ranieri Camargo, Cristovao Christianis e Katiusca Dickow
9 Só por Hoje, de Isabel Willadino
10 Um Solo sem Nome, de Luciana Hoppe e Alexandra Castilhos
11 Não me Deixe, de Pamela Agostini e Maurício Miranda
12 O Leite e a Goiaba:como tudo começou, do grupo Necitra
13 Não é Lindy, mas tem Hop, de Carolina Dias e Ranieri Camargo
14 Doces Palavras, de Suzana D'Ávila
15 Pentagrama, de Isabel Willadino
16 Raymonda, de Alexandre Rittman Marius Petipa
4 de janeiro de 2012
Entrega de Prêmio Açorianos de Dança Especial 2011- Estímulo à Criação
C O N V I T E
No próximo dia 05 de janeiro o Centro de Dança fará a entrega do Prêmio Açorianos de Dança 2011 – Estímulo à Criação às intérpretes e criadoras do espetáculo À Sala, dirigido por Bia Diamante. O Troféu será entregue na abertura da Mostra de Dança Verão 2012, às 21 horas, no Teatro Renascença. O destaque foi conferido por unanimidade ao Grupo pela comissão julgadora como reconhecimento à qualidade do espetáculo e à singularidade da proposta.
3 de janeiro de 2012
ENCONTROS DA DANÇA NESTA QUINTA DISCUTIRÁ PRÊMIO AÇORIANOS DE DANÇA
Dando continuidade aos nossos encontros para debater questões pontuais para área da dança no município e aproveitando a abertura da Mostra de Dança Verão, realizaremos mais uma edição do “Encontros da Dança”, no dia 5 de janeiro, quinta-feira, às 15h no Auditório do Atelier Livre. A pauta dessa vez será o “Prêmio Açorianos de Dança”. É preciso repensar as categorias? Um outro modelo de Prêmio? Seria a hora do Prêmio ganhar autonomia da cerimônia do Teatro? Essas e outras questões têm chegado ao Centro de Dança e será a oportunidade de darmos início a esse debate. Com certeza precisaremos de mais de um encontro para essa pauta, que divulgaremos oportunamente. Mas acreditamos ser importante começar essa discussão. Esperamos por todos que possam participar!
E a todo um ano de 2012 repleto de conquistas!
Centro Municipal de Dança
2 de janeiro de 2012
18ª Mostra de Dança Verão Abre Calendário Cultural 2012
A Dança Abre com Pé Direito a Temporada Cultural do Ano que Inicia. São Mais de 60 Coreografias em Quatro Dias de Evento no Teatro Renascença
Restinga Crew – foto de Ana Paula Viana
Dança de rua, tango, balé, dança do ventre, samba, flamenco, zouk, dança contemporânea e jazz estarão reunidos de 5 a 8 de janeiro na 18º edição Mostra de Dança Verão. O evento que apresenta a produção de dança da capital em toda sua diversidade será realizado no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), sempre às 21 horas. O público poderá conferir mais de 60 coreografias de alguns dos melhores profissionais e grupos da cidade, bem como de jovens talentos em quatro dias de intensa programação. Os ingressos custam R$ 15,00.
Promovido pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, o evento tem em sua programação trabalhos de Luciana Paludo (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina 2008), Alexandre Rittman, Laboratório da Dança, Cia de Dança Edison Garcia, Escola Aline Rosa, Essência Cia de Dança, Studio Paulo Pinheiro, New School Dreams e Restinga Crew, entre outros. No dia 07 de janeiro será apresentada a coreografia especialmente convidada com o coreógrafo americano Frey Fraust e a bailarina Didi Pedone.
Outras informações podem ser obtidas no Centro Municipal de Dança, pelo telefone 3289-8065 ou pelo e-mail tomazzoni@smc.prefpoa.com.br.
Confira a programação completa:
DIA 5, QUINTA-FEIRA
Mangueira de Nelson, Jamelão e o Povão! de Edison Garcia, c/ CDEG
D'asas um ninho, de Tom Nunes e Monica Santos
Exprobação, de Stela Menezes
Mesmo Assim, Luciana Paludo
Dança Arte, de Maria Cristina Futuro
Você, com Paul Kevin Almeida
Passion, de Cristiane Nunes
Release: espaço 3x4, de Carolina Dias e Ranieri Camargo, Cristovao Christianis e Ktiusca Dickow
Só por Hoje, de Isabel Willadino
Um Solo sem Nome, de Luciana Hoppe e Alexandra Castilhos
Não me Deixe, de Pamela Agostini e Maurício Miranda
O Leite e a Goiaba:como tudo começou, do grupo Necitra
Não é Lindy, mas tem Hop, de Carolina Dias e Ranieri Camargo
Doces Palavras, de Suzana D'Ávila
Pentagrama, de Isabel Willadino
Raymonda, com Alexandre Rittmann
DIA 6, SEXTA-FEIRA
(Des)Amordaçar, de Juliana Werner e Airton Tomazzoni, c/ Juliana Werner
Memórias de um corpo que sente, de Samira Abdalah
Pa-ra-le-lo, Gisele Chagas
Dirty Old Man, de Iandra Cattani
É um engano, de Camila Diehl, c/ Rogério França
As Humanas Pré Ocupações e a Magia de Amarte, de Felipe Suares
Dança com Espada, de Mari Rosa
Liberdade Fragmentada, de Patrick Moraes
Momento, de Giuli Lacorte
Alguém como você, de Cristina Maciel
Borramentos, de Alexandra de Castilhos
Control +, de Gustavo Silva, com Gustavo Silva e ítalo Ramos
Devaneios, de Jefferson Brandão
Ato de Amor, de Mariana Konrad e Sahaj, c/ Mariana Konrad
Taheas Dance, de Charis Mahayla
Together, de Mike, Alpha Company
Dreams of Romance, de Aldo Gonçalves, c/Essência Cia. de Dança
O tempo, um instante, de Luciana Paludo, com Luciana Paludo e Ettore Sanfelice(ao piano)
Momentos de carinho e de agressão, com Raquel Purper
Savation, de Leticia Paranhos, com Laboratório da Dança
Muros e Punhos, com Cauan Feversani
Sensações, com Milene Cabreira e Maique Carvalho
Amores Líquidos, de Carlise Duarte, com alunos de Dança da Uergs
13 de maio de 1888, de Raisa Torterola, com Ana Paula Reis e Eduardo Fossá
Fuck You, de Isabela Gavioli e Lelio Santos, com Grupo Laços
Carmen, com Cristina Maciel
Codinome Beija Flor, de Gisele Chagas e Escobar Júnior, com Escobar Junior
Street Styles, de Marcelo Gomes, com Stravagance
The Close Remix Pop, de Luciano Dias, com alunos do Projeto Escola Aberta
Lembranças, de Milene Cabreira, com Eduardo Camargo
Missão Possível? com Frey Faust, Didi Pedone e William Freitas
The Close Remix Pop, de Luciano Dias, com alunos do Projeto Escola Aberta
Lembranças, de Milene Cabreira, com Eduardo Camargo
Missão Possível? com Frey Faust, Didi Pedone e William Freitas
DOMINGO, DIA 8
Estudos para a Suspensão, com Paula Finn
Brasilidade, de Emanuel Moncorvo, com Emanuel Moncorvo e Emily Pogorzeiki
Pharaonic Odissey, de Nadima Murad, com A eScolade Dança do Ventre Nadima Murad
Mover... Se?, de Melissa Assumpção, Com Melissa Assumpção e grupo
Teus Olhos não me Ouvem, com Raisa Torterola
Delícia, de Milena Vasconcellos, com Paulo Pinheiro Cia de Dança
Explosion, de Milena Vasconcellos, com Paulo Pinheiro Cia de Dança
Marionetes, de Glenda Duarte, com Centro de Dança Sal da Terra
Cats, de Andrea Braga e Andressa Ribeiro, com alunos da rede pública e privada
Garotos e Garotas, de Mike, com Escola de Ballet Lenita Ruschel
Não há quem me pare, de Emanuel Moncorvo, com Mateus Dias e Débora
Gótic, com Waleska Marques
Rumba Gitana, com Gina Vitola
Bachata, com Marcelo Benetti e Pricilla Silvestri
Start, de Aldo Gongalves, com Carlos Neto e Julio Cesar Santos
Freestyle e algo mais!, de Marcelo Gomes,com Stravagance
Sala de Jantar, de Glenda Duarte, com Grupo Étoile
Feeling Gaúcho, de B. Boy Julinho, com Restinga Crew
Assinar:
Postagens (Atom)