Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. Além das consagradas montagens que trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, a temporada inclui o novo espetáculo Cia Jovem de Dança “Parco” com coreografia de Driko Oliveira.
A montagem “Brazil Beijo” foi realizada especialmente para Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.
“Scanner” integra o espetáculo Adágio com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.
“Parco” é o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança é assinado pelo coreógrafo Driko Oliveira e propõe uma reflexão e um questionamento sobre a sociedade contemporânea, suas contradições, excessos e faltas. PARCO, escasso, pouco, simples, sóbrio, comedido - neste espetáculo com linguagem contemporânea, os bailarinos e bailarinas, buscam envolver o público e indagar sob a forma de ser e estar no mundo através da alegoria da vestimenta no meio social.
ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense
É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.
Fichas Técnicas:
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Direção Geral: Airton Tomazzoni
Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto
Ensaiadora: Bianca Weber
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz
Cia Jovem de Dança
Direção Artística: Fernanda Santos
Coreógrafo: Driko Oliveira
“BRAZIL BEIJO” – Cia Municipal de Dança
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn
“SCANNER” – Cia Municipal de Dança
Direção: Airton Tomazzoni
Coreografia: criação coletiva
Figurinos: Antonio Rabadan
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.
“PARCO” – Cia Jovem de Dança
Direção: Driko Oliveira e Fernanda Santos
Coreografia e Trilha sonora: Driko Oliveira
Elenco:
1. Anderson Alex Mendes
2. Carlos Eduardo Oliveira Czerner
3. Gustavo da Conceição
4. Hellen Gonchoroski
5. Iago Poersch
6. Jean Ferreira
7. Jéssica Paim
8. Maria Rita Schardosim Vianna
9. Mariane Lisboa Farias
10. Natasha Vieira Mello
11. Paola Baldissera
12. Raissa Lisboa Farias
13. Raynner Victor
14. Tatiele Alves Cardoso
Serviço:
22 e 23/07 (sexta e sábado) – às 20h – “Scanner” e “Brasil Beijo” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
23/07 (domingo) – às 18h – “Parco” – Cia Jovem de Dança e “Scanner” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Classificação etária: Livre
Duração: 70 minutos
ENTRADA FRANCA
(Distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos)