Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

27 de julho de 2022

Centro de Dança celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança com remontagem de espetáculo


Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa celebra 15 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (GED) com a remontagem do espetáculo “Folias Fellinianas”, que reestreia no Teatro Renascença dia 09 de agosto, às 20 horas com entrada Franca.

A obra, dirigida por Airton Tomazzoni no ano de lançamento do grupo em 2007, ganha um novo olhar: desta vez, com assinatura de Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari. O trio de ex-integrantes de GED atua com 13 bailarinos e bailarinas que também fizeram parte do projeto para transcriar o trabalho. Dentro da programação de aniversário, também está o happy hour  no Massa! Comunica, momento de encontro e celebração de integrantes, ex-integrantes e público em geral.

A remontagem do espetáculo traz ao palco a estética felliniana que colore o trabalho com tons de sonho e absurdo e exigiu uma problematização dos conceitos e padrões a serem reinventados.  Por isso, o processo de transcriar a obra revelou o desejo de desmanche, reinvenção e atualização das cenas. Folias Fellinianas - versão 2022 - brinca com as memórias do próprio GED e das pessoas que passaram pelo projeto, dançando entre o acontecido e o imaginado.

O GED é um projeto criado pelo Centro de Dança da SMCEC em 2007 que oferece oportunidade de formação em dança e a prática de criação artística em grupo. A sua base pedagógica contempla diversas abordagens práticas e teóricas de estilos como dança contemporânea, dança moderna, improvisação, performance, história da dança, entre outras. O trabalho é aberto a pessoas com ou sem experiência em dança e oferece espaços para formações livres e contemporâneas em dança, com aulas gratuitas durante um ano, no turno da manhã.


Ficha técnica:

Direção geral: Airton Tomazzoni

Direção: Douglas Jung, Fernanda Bertoncello Boff e Juliana Vicari

Elenco: Eduardo d’Avila, Gabriel Martins, Iandra Cattani, Janaína Ferrari, Kalisy Cabeda, Luíza Fischer, Maílson Fantinel Nicole Fischer, Patricia Nardelli, Renata Stein, Syl Rodrigues, Tainá Borges e Thaty Energia

Fotografia: Arion Engers - Hierofants

Design gráfico: agência @massacomunica

Realização: Centro Municipal de Dança


Serviço:

Espetáculo Folias Fellinianas

Dia: 09/08/2022

Horário: 20h

Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Entrada Franca

 

Happy hour

Dia: 12/08/2022

Horário: 18h

Local: Massa! Comunica (Rua Vitória, 29)

Entrada Franca

 

 


25 de julho de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 25 de Julho

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (25 de Julho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 25 de Julho


Acorda o Corpo - Encontros de Movimento

Serão quatro encontros para nos voltarmos a circulação sanguínea, ao sistema respiratório e às células de DNA como imagens e fluxos para mover. Vamos ativar o corpo pensando suas partes, formas e peso. Exploraremos a partir de exercícios de grande intensidade física e relaxamento. Os encontros serão no Estúdio Amplo, rua Comendador Coruja 412, segundas-feiras das 10h às 12h, com Geórgia de Macedo.
Mais informações no Instagram @georgia.demacedo


Curso Intensivo de Pagode

Aprenda a dançar pagode do zero para balada em 8 encontros com início em agosto, nas segundas-feiras das 20h às 21:15. As aulas acontecem na escola Frisson, rua Luiz Afonso 330, com Hanna Dutra e Fernando Gonçalves. 
Mais informações no Instagram @frissonescola


Corpo Máquina e Potências do Corpo - Curso Online

Neste curso será discutido como a visão mecanicista de corpo máquina faz parte de nossas práticas e ressaltar a importância da potência de um corpo pensante para as práticas de movimentos, aprendizagens e criações. 
Mais informações no Instagram @estudosdocorpo


(Re)-Volta da Dança - Inscrições abertas

A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022. A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com


Quartas na Dança - Espetáculo Dura Máter

No dia 03 de agosto, no Teatro Renascença, o grupo Al-Málgama apresenta o espetáculo premiado com o Açorianos de Dança, Dura Máter. A primeira sessão acontece às 18h e será uma ação solidária destinada a grupos de apoio à mulheres, pessoas em vulnerabilidade social e escolas públicas, oferecendo entrada franca mediante agendamento. A segunda sessão acontece às 20h e será paga, com valor acessível ao público. 

Para agendamento na sessão especial às 18h: dancasmc@gmail.com
Para adquirir ingresso da sessão às 20h: https://www.sympla.com.br/evento/dura-mater/1636007
Mais informações no Instagram @almalgama



Reabertura de Cadastro - Auxílio Emergencial Giba Giba

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa reabre cadastros para o Auxílio Emergencial Giba Giba no dia 08/07 para aqueles trabalhadores que ainda não receberam. Parcela única de R$ 800 para trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada.

Link para cadastro 👉 https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8

Requisitos:

✅ Ser pessoa física

✅ Ser maior de 18 anos

✅ Residir em Porto Alegre

✅ Não ser aposentado/pensionista

✅ Não estar no regime CLT (com carteira assinada)

✅ Não ser funcionário público 

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços.

As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design. 

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC n° 04/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos trabalhadores da cultura financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.        

Outras informações na Portaria publicada: https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4205_ce_20211214_executivo.pdf

23 de julho de 2022

CIA MUNICIPAL E CIA JOVEM DE DANÇA NO PALCO DO TEATRO RENASCENÇA

 

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta aos palcos locais com duas importantes obras do seu repertório e novo trabalho da Cia Jovem de Dança. As apresentações acontecem no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), nos dias 22 e 23 de julho (sexta e sábado), às 20h, e no domingo, às 18h, com entrada franca.

Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. Além das consagradas montagens que trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, a temporada inclui o novo espetáculo Cia Jovem de Dança “Parco” com coreografia de Driko Oliveira.

A montagem “Brazil Beijo” foi realizada especialmente para Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

“Scanner” integra o espetáculo Adágio com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.

“Parco” é o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança é assinado pelo coreógrafo Driko Oliveira e propõe uma reflexão e um questionamento sobre a sociedade contemporânea, suas contradições, excessos e faltas. PARCO, escasso, pouco, simples, sóbrio, comedido - neste espetáculo com linguagem contemporânea, os bailarinos e bailarinas, buscam envolver o público e indagar sob a forma de ser e estar no mundo através da alegoria da vestimenta no meio social.

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense

É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

 Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

 

Fichas Técnicas:

 

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni

Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto

Ensaiadora: Bianca Weber

Técnico de luz: Maurício Rosa

Técnico de Som: Marcos Vaz

 

Cia Jovem de Dança

Direção Artística: Fernanda Santos

Coreógrafo: Driko Oliveira

 

 “BRAZIL BEIJO” – Cia Municipal de Dança

Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal

Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal

Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

“SCANNER” – Cia Municipal de Dança

Direção: Airton Tomazzoni


Coreografia: criação coletiva

Figurinos: Antonio Rabadan

Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.




“PARCO” – Cia Jovem de Dança

Direção: Driko Oliveira e Fernanda Santos

Coreografia e Trilha sonora: Driko Oliveira

Elenco:

1. Anderson Alex Mendes

2. Carlos Eduardo Oliveira Czerner

3. Gustavo da Conceição

4. Hellen Gonchoroski

5. Iago Poersch

6. Jean Ferreira

7. Jéssica Paim

8. Maria Rita Schardosim Vianna

9. Mariane Lisboa Farias

10. Natasha Vieira Mello

11. Paola Baldissera

12.  Raissa Lisboa Farias

13.  Raynner Victor

14. Tatiele Alves Cardoso

 

Serviço:

22 e 23/07 (sexta e sábado) – às 20h – “Scanner” e “Brasil Beijo” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

23/07 (domingo) – às 18h – “Parco” – Cia Jovem de Dança e “Scanner” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

Classificação etária: Livre

Duração: 70 minutos

ENTRADA FRANCA

(Distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos)




18 de julho de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 18 de Julho


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (18 de Julho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 18 de Julho



(Re)-Volta da Dança - Abertura das Inscrições

A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022. A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com


Reestreia da Companhia Municipal de Dança

A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre reestreia espetáculos de seu repertório “Brazil Beijo”, da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner”, criação coletiva da companhia, nos dias 22 e 23 de julho (sexta e sábado), às 20h. A Cia Jovem de Dança estreia seu novo espetáculo “Parco” no dia 24 de julho (domingo), às 18h, em programa conjunto com a Cia Municipal de Dança que apresenta “Scanner”.

As apresentações acontecem no Teatro Renascença, (Av. Erico Veríssimo, 307) com entrada franca. Distribuição de senha uma hora antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com


Estreia da Companhia Jovem de Dança

Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre estreia espetáculo "Parco" no dia 24 de julho, às 18h no Teatro Renascença. Com coreografia e trilha sonora de Driko Oliveira. Direção artística da Cia Jovem de Dança é de Fernanda Santos. Será uma programação especial em conjunto com a Cia Municipal, que apresentará "Scanner". 

As apresentações acontecem no Teatro Renascença, (Av. Erico Veríssimo, 307) com entrada franca. Distribuição de senha uma hora antes dos espetáculos na bilheteria do Teatro. 

Mais informações: dancasmc@gmail.com


Inscrições Abertas - Sul em Dança 19ª Edição

Estão abertas as inscrições para a 19ª Edição do Sul em Dança, que acontecerá entre os dias 09 e 16 de setembro, no Teatro do SESI, Porto Alegre. As inscrições são feitas através do site oficial do evento: https://sulemdanca.com.br/

Mais informações: sulemdanca@gmail.com


Projeto Viver de Arte - Rodas de Conversa

E começam as atividades do projeto Viver de Arte! Segunda 18 de julho na Sala Qorpo Santo, das 14h às 17h, uma roda de conversa com profissionais do campo das artes cênicas que estudaram Teatro ou Dança na UFRGS. Entrada franca e aberta ao público em geral.

Mais informações no Instagram @frestainvestigacoes


Quartas na Dança - Espetáculo Dura Máter

No dia 03 de agosto, no Teatro Renascença, o grupo Al-Málgama apresenta o espetáculo premiado com o Açorianos de Dança, Dura Máter. A primeira sessão acontece às 18h e será uma ação solidária destinada a grupos de apoio à mulheres, pessoas em vulnerabilidade social e escolas públicas, oferecendo entrada franca mediante agendamento. A segunda sessão acontece às 20h e será paga, com valor acessível ao público. 

Para agendamento na sessão especial às 18h: dancasmc@gmail.com
Para adquirir ingresso da sessão às 20h: https://www.sympla.com.br/evento/dura-mater/1636007
Mais informações no Instagram @almalgama


Reabertura de Cadastro - Auxílio Emergencial Giba Giba

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa reabre cadastros para o Auxílio Emergencial Giba Giba no dia 08/07 para aqueles trabalhadores que ainda não receberam. Parcela única de R$ 800 para trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada.

Link para cadastro 👉 https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8

Requisitos:

✅ Ser pessoa física

✅ Ser maior de 18 anos

✅ Residir em Porto Alegre

✅ Não ser aposentado/pensionista

✅ Não estar no regime CLT (com carteira assinada)

✅ Não ser funcionário público 

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços.

As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design. 

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC n° 04/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos trabalhadores da cultura financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.        

Outras informações na Portaria publicada: https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4205_ce_20211214_executivo.pdf


Edital para gestão da Cia Municipal, Cia Jovem e Escolas Preparatórias

A Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) - Centro de Dança comemora o lançamento do Edital para gestão das Escolas Preparatórias, a Companhia Jovem de Dança e a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, uma conquista reivindicada há décadas pela classe da dança da capital gaúcha que levará a dança aos alunos da rede municipal.

O edital R$ 1,350 milhão pretende alcançar 450 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Será selecionada uma organização da sociedade civil (OSC), para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto para apresentação de propostas (somente para OSCs).

Conheça o Edital Completo no Dopa do dia 06 de julho de 2022. https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4438_ce_20220706_executivo.pdf

15 de julho de 2022

Prefeitura abre Edital para gestão da Cia Municipal, Cia Jovem de Dança e Escolas Preparatórias de Dança em Porto Alegre

 

A Prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED) e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) - Centro de Dança comemora o lançamento do Edital para gestão das Escolas Preparatórias, a Companhia Jovem de Dança e a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, uma conquista reivindicada há décadas pela classe da dança da capital gaúcha que levará a dança aos alunos da rede municipal.

O edital R$ 1,350 milhão pretende alcançar 450 estudantes - do 1º ao 9º ano - das escolas Senador Alberto Pasqualini, José Loureiro da Silva, Pepita de Leão, Deputado Victor Issler e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Será selecionada uma organização da sociedade civil (OSC), para firmar Termo de Colaboração com as secretarias municipais da Educação e de Cultura e Economia Criativa.

As inscrições estão abertas até o dia 05 de agosto para apresentação de propostas (somente para OSCs).

Conheça o Edital Completo no Dopa do dia 06 de julho de 2022. https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4438_ce_20220706_executivo.pdf

O edital é destinado à OSCs para a administração e gerenciamento de Escolas Preparatórias de dança, a Companhia Jovem de Dança e da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, com contratação de profissionais e serviços para o desenvolvimento de aulas, ensaios, apresentações didáticas, atividades educativas, artísticas e de formação.

O projeto amplia a diversidade de linguagens e expressões de dança nas escolas, que incluem balé, danças folclóricas, danças urbanas, jazz, flamenco, dança contemporânea, danças de salão, entre outras.

Para o coordenador de dança da SMC Airton Tomazzoni o projeto é um investimento na transformação de crianças e jovens por meio da dança: "A valorização dessa arte beneficia todo o segmento. Um estudante que vivencia a dança poderá ter uma oportunidade profissional, mas independente disso será um apreciador que sabe e valoriza a dança produzida na nossa cidade".

Projetos - As Escolas Preparatórias de Dança (EPD) foram criadas em 2014 e integram o projeto da Companhia Municipal de Dança, em uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura e Economia Criativa. A Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre atua desde 2014, quando foi criada como projeto-piloto e seus professores, bailarinos e coreógrafos profissionais atuam de forma integrada também nas Escolas Preparatórias de Dança, na Companhia Jovem de Dança.



Quartas na Dança de agosto apresenta espetáculo de dança tribal "Dura Máter"

 

No dia 3 de agosto o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, com duas sessões, às 18h sessão especial com entrada franca, mediante agendamento e às 20 horas, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia). O espetáculo da noite “Dura Máter” da Almálgama Cia de Dança apresenta um olhar sensível e crítico sobre a questão feminina na sociedade. Os ingressos para a sessão das 20h poderão ser adquiridos antecipadamente de forma online via Sympla: https://www.sympla.com.br/dura-mater__1636007, ou na bilheteria do teatro a partir das 19h. Para a sessão da tarde, com entrada franca, os agendamentos e solicitações de ingressos poderão ser feitos pelo email dancasmc@gmail.com.

“Dura Máter” é um espetáculo de dança tribal que retrata as pressões psicológicas e físicas que a mulher sofre na sociedade ao longo da história. A expressão Dura Máter vem do latim e refere-se à mais externa e espessa meninge cerebral, responsável por proteger o cérebro de impactos e agressões externas. Dura Máter traduz-se para o português como “Dura Mãe” ou “Mãe Rígida”, assim como a mãe natureza, que ao mesmo tempo presenteia a mulher com um corpo capaz de gerar uma vida, também a amaldiçoa, uma vez que esse mesmo corpo passa a ser objetificado e violentado ao longo da vida. O espetáculo mescla a arte da dança com a emoção e sugere como a consciência da mulher em relação ao meio social faz com que seja possível vislumbrar a busca por equidade.

O grupo Al-Málgama, dirigido por Bruna Gomes é um grupo de dança tribal com mais de 20 anos de trajetória, composto apenas por mulheres e já conquistou 7 Prêmios Açorianos, considerado o maior prêmio artístico da cidade de Porto Alegre, sendo quatro deles destinados ao espetáculo Dura Máter, incluindo o de Melhor Espetáculo do Ano de 2019.

O Projeto Quartas na Dança é promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e tem como finalidade incentivar, fomentar e difundir a produção artística local de grupos e companhias de dança da capital oferecendo espaço para realização de espetáculos no Teatro Renascença, sempre às quartas-feiras, com apresentações abertas ao público e às escolas e instituições de ensino da capital. O projeto foi criado em 2009 e realizou várias edições exitosas até 2016, sendo interrompido em 2017. Sua retomada é um marco importante para retomada do circuito de apresentações públicas presenciais e para a comemoração dos 250 anos de Porto Alegre.

Na sua programação de 2022 estão espetáculos de balé, jazz, dança contemporânea, dança tribal e danças urbanas entre outras.

Na edição deste ano estarão em cena os seguintes espetáculos, grupos e cias:

3/8 - Dura Mater - Amálgama Cia de Dança

7/9 - Dance a Letra Grupão Pocket Live Gestos Caetano, da Macarenando Dance Concept

5/10 - Macho Homem Frágil - Anima e Eduardo Severino Cia de Dança

9/11 - Reutilizáveis corpos descartáveis, da Plural Cia Dança

7/12 - Repertório Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Serviço:


Quartas na Dança

DURA MÁTER

Almálgama Cia de Dança

03 de agosto de 2022

18h – Sessão especial com agendamento e Entrada Franca (Agendamentos e solicitações de ingressos podem ser feitas pelo email dancasmc@gmail.com )

20h – Ingressos R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) adquiridos antecipadamente de forma online via Sympla: https://www.sympla.com.br/dura-mater__1636007 , ou na bilheteria do teatro a partir das 19h do dia do espetáculo.

Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

Ficha Técnica:


Elenco:

Bruna Gomes

Renata Rossoni

Cláudia Ortiz

Loraine Santos

Taís Schneider

Priscila Leppich

Paula Trombetta

Fabiane Nacad

Gabriela da Cunha

Janaína Giordani

Fernanda Silva de Almeida

Shana Sudbrack

Caroline Leszczynski

Bárbara Degrandi

Bárbara Kale

Claudia Goulart

Iluminador e responsável técnico: Leandro Gass

Som: Haik Khatchirian

CENTRO DE DANÇA DIVULGA HABILITADOS DA ÁREA DA DANÇA PARA O AUXÍLIO GIBA GIBA

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA, no uso de suas atribuições legais, divulga listagem dos beneficiários habilitados e inabilitados na área da DANÇA, com objetivo de receberem Auxílio Emergencial Giba Giba, tramitado no Processo 21.0.000064150-0, Portaria 297/2021, conforme a execução do Decreto Estadual nº 55.967/2021, a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC 004/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos Trabalhadores da Cultura. Aos beneficiários apontados como HABILITADOS, a Secretaria Municipal de Cultura encaminhará o Processo de pagamento do benefício.


Aos beneficiários identificados como INABILITADOS, é aberto período de recurso, sendo 05 dias úteis para correção de documentos ou complementação de informações a contar de 15 de julho até dia 22 de julho de 2022. Os recursos devem ser encaminhados especificadamente pelo e-mail dancasmc@gmail.com.


Veja a lista completa no link


13 de julho de 2022

Cia Municipal e Cia Jovem de Dança de Porto Alegre retornam ao palco do Teatro Renascença

 

 A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta aos palcos locais com duas importantes obras do seu repertório e novo trabalho da Cia Jovem de Dança. As apresentações acontecem no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), nos dias 22 e 23 de julho (sexta e sábado), às 20h, e no domingo, às 18h, com entrada franca.

Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. Além das consagradas montagens que trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, a temporada inclui o novo espetáculo Cia Jovem de Dança “Parco” com coreografia de Driko Oliveira.

A montagem “Brazil Beijo” foi realizada especialmente para Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

“Scanner” integra o espetáculo Adágio com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.

“Parco” é o novo espetáculo da Cia Jovem de Dança é assinado pelo coreógrafo Driko Oliveira e propõe uma reflexão e um questionamento sobre a sociedade contemporânea, suas contradições, excessos e faltas. PARCO, escasso, pouco, simples, sóbrio, comedido - neste espetáculo com linguagem contemporânea, os bailarinos e bailarinas, buscam envolver o público e indagar sob a forma de ser e estar no mundo através da alegoria da vestimenta no meio social.

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense

É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

 Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

 

Fichas Técnicas:

 

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni

Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto

Ensaiadora: Bianca Weber

Técnico de luz: Maurício Rosa

Técnico de Som: Marcos Vaz

 

Cia Jovem de Dança

Direção Artística: Fernanda Santos

Coreógrafo: Driko Oliveira

 

 “BRAZIL BEIJO” – Cia Municipal de Dança

Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal

Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal

Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

“SCANNER” – Cia Municipal de Dança

Direção: Airton Tomazzoni

Coreografia: criação coletiva

Figurinos: Antonio Rabadan

Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.

“PARCO” – Cia Jovem de Dança

Direção: Driko Oliveira e Fernanda Santos

Coreografia e Trilha sonora: Driko Oliveira

Elenco:

1. Anderson Alex Mendes

2. Carlos Eduardo Oliveira Czerner

3. Gustavo da Conceição

4. Hellen Gonchoroski

5. Iago Poersch

6. Jean Ferreira

7. Jéssica Paim

8. Maria Rita Schardosim Vianna

9. Mariane Lisboa Farias

10. Natasha Vieira Mello

11. Paola Baldissera

12.  Raissa Lisboa Farias

13.  Raynner Victor

14. Tatiele Alves Cardoso

 

Serviço:

22 e 23/07 (sexta e sábado) – às 20h – “Scanner” e “Brasil Beijo” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

23/07 (domingo) – às 18h – “Parco” – Cia Jovem de Dança e “Scanner” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

Classificação etária: Livre

Duração: 70 minutos

ENTRADA FRANCA

(Distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos)


Centro de Dança abre inscrições para proposta de espetáculo do Projeto (Re)-Volta da Dança



A parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe Institut Porto Alegre chega a sua segunda edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo. As inscrições ficam abertas de 13 de julho a 26 de agosto de 2022.

A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$10.000,00. O espetáculo cumprirá temporada de três apresentações no Auditório do Goethe Institut de 03 a 5 de novembro de 2022.

O Goethe Institut disponibilizará seu auditório para os ensaios e as apresentações da montagem, além de viabilizar as três apresentações previstas, com uma ajuda de custo no valor de R$10.000,00

O tema proposto para esse ano é: a “re” volta, revolta contra dogmas, a volta a perspectivas de criação, a renovação de estéticas, a revolução do sensível em tempos de retomada

Pensar as circulações possíveis de ações e pensamentos da dança nos tempos atuais é a questão central do projeto. Aqui "re-volta" trata de inconformidade e luta, mas também do giro para observar ao redor e de novo provocar o corpo e o olhar a novas perspectivas.

Desta forma o projeto vem somar esforços para o fomento da produção local de dança e o incremento do circuito de apresentações na capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas, buscou-se suporte para garantir ensaios no próprio local de apresentação, que, com essa ação, retoma o espaço para a dança no tradicional palco do Auditório do Goethe Institut Porto Alegre.

A seleção é aberta a artistas e agentes culturais residentes em Porto Alegre. As inscrições serão realizadas através do link https://forms.gle/DG1c6KNjykeQEwQk8

Acesse o Edital Completo no blog do Centro de Dança  ou no DOPA de 13/07/22.


CRONOGRAMA


Inscrições: 13 de julho a 26 de agosto de 2022 (até às 12h), através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/DG1c6KNjykeQEwQk8

Publicação das Inscrições Habilitadas no DOPA: 29 de agosto de 2022;

Processo de Seleção: a partir do dia 05 de setembro de 2022;

Divulgação do resultado: até o dia 9 de setembro de 2022;

Mostra/Temporada do espetáculo: de 03 a 05 de novembro de 2022, no Auditório do Goethe Institut Porto Alegre.


Mais Informações: dancasmc@gmail.com






11 de julho de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 11 de Julho


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (11 de Julho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 11 de Julho


VII Mostra de Dança - Espaço N


No dia 12 de Julho, às 20h, o Espaço N apresenta sua sétima mostra de dança, no Teatro Renascença. Diferente de todas as outras, nesta mostra, queremos celebrar. Juntamos nossos alunos com nossos amigos para celebrar. Dançamos para celebrar a vida, para resistir, para demonstrar amor, para unir, para nos reaproximarmos, para matar a saudade.

Mais informações no Instagram @espacon.poa


Promoções e novidades - Circo Híbrido


O Inverno no Circo chega a dar calor! Duas promoções e uma super novidade pra você chegar junto: 
- Pacote de 2 ou 3 meses, em qualquer curso regular do Circo, com até 20% de desconto.
- Horários promocionais no tecido e no trapézio, com 20% de desconto.
- Treinos livres semanalmente para os alunos de Dança Aérea em Tecido e Trapézio.

Mais informações no Instagram @circohibrido


Livro "Corpo, corpo meu, que dança sou eu?"


Um livro sobre dança contemporânea voltado ao público infantil, “Corpo, Corpo Meu, que Dança Sou Eu?”, escrito por Jussara Xavier e ilustrado por Roberto Gorgati, dois profissionais com uma extensa contribuição no campo da arte e da cultura de Santa Catarina. A publicação, em formato digital e impresso, voltada para crianças entre quatro e 12 anos, será distribuída gratuitamente. Depois do dia 8 de julho, o e-book estará acessível para download  em: https://midiatecadedanca.com/livros. 


Aulas de Alongamento Ativo com RAD - Paula Lau


Alongamento Ativo a partir da RAD (Respiração Abdominal Diafragmática) é uma aula orientada pela Professora Educadora Paula Lau, na qual trabalhamos flexibilidade, amplitudes de movimento, alinhamento postural, consciência corporal, equilíbrio e ativação do core através da consciência respiratória. As aulas acontecem quinta-feira, no Chalé Verde. 

Mais informações no Instagram @paula_oqmove_tfc


Inscrições abertas - Prêmio Açorianos de Dança 2022


De 01 de junho a 01 de novembro, estão abertas as inscrições ao Prêmio Açorianos de Dança 2022. Sensível às mudanças ocorridas na cena da dança, a partir da pandemia, o Centro de Dança da Secretaria da Cultura de Porto Alegre realizou diversas mudanças em sua estrutura no ano passado. 

Para 2022, o prêmio acompanha a evolução do contexto pandêmico, abarcando tanto as ações realizadas de forma presencial, como de forma híbrida ou virtual. A cerimônia de entrega está prevista para o Teatro Renascença, em 29 de novembro. 

Sete categorias foram propostas neste edital, com foco no reconhecimento à toda cadeia produtiva da dança em Porto Alegre, que reúne artistas, técnicos, produtores, educadores, pesquisadores, grupos, companhias, coletivos, escolas e espaços culturais, fundamentais para o fortalecimento da arte na capital. 

Para acessar o edital completo e inscrever-se, acesse o link: https://linktr.ee/centrodedancasmc 


Reabertura de Cadastro - Auxílio Emergencial Giba Giba

Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa reabre cadastros para o Auxílio Emergencial Giba Giba no dia 08/07 para aqueles trabalhadores que ainda não receberam. Parcela única de R$ 800 para trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada.

Link para cadastro 👉 https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8

Requisitos:

✅ Ser pessoa física

✅ Ser maior de 18 anos

✅ Residir em Porto Alegre

✅ Não ser aposentado/pensionista

✅ Não estar no regime CLT (com carteira assinada)

✅ Não ser funcionário público 

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços.

As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design. 

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC n° 04/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos trabalhadores da cultura financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.        

Outras informações na Portaria publicada: https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4205_ce_20211214_executivo.pdf

7 de julho de 2022

Secretaria da Cultura reabre o cadastro para o Auxílio Emergencial Giba Giba



Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa reabre cadastros para o Auxílio Emergencial Giba Giba no dia 08/07 para aqueles trabalhadores que ainda não receberam. Parcela única de R$ 800 para trabalhadores da cultura, sem necessidade de prestação de contas ou contrapartida vinculada.

Link para cadastro 👉 https://forms.gle/5vFdFovfa8KUe9SB8

Requisitos:

✅ Ser pessoa física

✅ Ser maior de 18 anos

✅ Residir em Porto Alegre

✅ Não ser aposentado/pensionista

✅ Não estar no regime CLT (com carteira assinada)

✅ Não ser funcionário público 

O auxílio emergencial Giba Giba é exclusivo para quem atua de forma profissional no segmento cultural, valendo para técnicos, artistas e prestadores de serviços.

As categorias contempladas são: música e tradicionalismo; artes cênicas; dança; audiovisual e fotografia; literatura e humanidades; artes visuais e artesanato; capoeira e hip hop; carnaval e blocos de rua, produtores e técnicos; patrimônio, memória e design. 

O Auxílio Emergencial Giba Giba é realizado a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC n° 04/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos trabalhadores da cultura financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre/ SMC.        

Outras informações na Portaria publicada: https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4205_ce_20211214_executivo.pdf