Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

30 de junho de 2016

Começa na próxima semana o 6º Festival Dança Ponto Com

Foto: Cláudio Etges

COMpartilhar, COMunicar, estar COM, estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Dança Ponto Com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações, de artistas. Em sua programação: espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas. 

Nesta sexta edição o Festival homenageia o Grupo HaiKai, que irá apresentar uma palestra-intervenção-performance, com concepção e direção de Suzi Weber e Mônica Dantas.

O Festival acontecerá na Sala Álvaro Moreira, Teatro Renascença e Atelier Livre no Centro Municipal de Cultura e na Sala Rony Leal na Usina do Gasômetro de 5 a 10 de julho, terça a domingo.

Mais informações de toda programação em: www.dancapontocom.com

Promoção:
Centro de Dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Ingressos:
Dias 5 (terça) e 10 (domingo) – entrada gratuita
Espetáculo da Cia Municipal de Dança no dia 9 (sábado) – entrada gratuita
Dias 6, 7, 8 e 9 – R$ 10,00(50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística).

Onde: Teatro Renascença/Sala Álvaro Moreira/Atelier Livre - Centro Municipal de Cultura, Av. Érico Veríssimo, n°307
Sala Rony Leal – Usina do Gasômentro, Av João Goulart, n°551

Contato: 51 3289.8065

22 de junho de 2016

Últimos dias para inscrições nas oficinas do Festival Dança Ponto Com



As inscrições para a oficinas do Festival Dançapontocom encerram na próxima sexta, dia 30. Para se inscrever, é necessário enviar currículo e carta de intenção para o e-mail festivaldancapontocom@gmail.com. As oficinas são gratuitas e acontecerão na Sala Rony Leal, Usina do Gasômetro.


PESQUISA CORPORAL

Rosa Primo (Fortaleza)

Pretende-se estimular a vivência e troca de experiências em ateliê coletivo, dando ênfase à produção e ao desenvolvimento de processos de criação a partir da observação, experimentação e análise da corporeidade dançante e das possibilidades expressivas do gesto na construção cênica. Rosa Primo é bailarina e professora de dança, tem doutorado em dança pela Université de Paris VIII (França) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará - ambos com pesquisa relativa a corporeidade dançante. Como intérprete-criadora, estreou Encanta o meu jardim no Espaço SESC Iracema/CE, em março de 2014, e tem circulado com o espetáculo por diversas cidades do Brasil.

Público alvo: artistas e estudantes de dança, professores e pesquisadores em dança;

Dia 08, 10h às 12h.


VÍDEO DANÇA E AS POÉTICAS DO PLANO SEQUÊNCIA

Leonel Brum (Fortaleza)

Trata-se de um minicurso teórico-prático direcionado à reflexão e criação de videodanças. Os participantes irão assistir a exibição de obras, debater e criar propostas para realização de exercícios práticos com foco no plano sequencia. O objetivo é criar exercícios que potencializem a aplicação do plano sequencia na criação de obras de videodança. Leonel Brum é doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA/UFRJ) e diretor artístico dos festivais dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e PODFest - Festival Internacional de Poéticas Digitais e um dos membros fundadores da Rede Ibero-Americana de Videodança. Tem livros e artigos publicados sobre dança, história da dança e videodança.

Público-alvo: artistas e técnicos das áreas da dança, performance, cinema, vídeo, teatro, artes visuais, música, entre outras artes.

Dias 08 e 09, 13h às 17h


HONESTIDADE NA DANÇA

Jorge Alencar (Salvador)

Oficina de criação que penetra nas fantasias e tesões artísticos de cada participante. Um desejo de acessar, principalmente, nossas poesias domésticas, íntimas e não institucionalizadas. Realizada desde 2013 - quando os criador Jorge Alencar participou do projeto Palco Giratório do Sesc -, a oficina vem revelando imensas potências artísticas e pedagógicas ao se deslocar por cidades brasileiras como: Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT), entre outras. Jorge cria com dança, audiovisual, teatro, curadoria, escrita e educação. Graduado em Comunicação Social (UCSAL) e em Dança (UFBA), é também Mestre em Artes Cênicas (UFBA). Dentre as suas criações estão: "souvenir" (peça para quintal), Pinta (longa-metragem) e o IC (encontro de artes). Jorge tem se engajado em assuntos como: sexualidade, humor e deslocamentos culturais. Em 1998, fundou o Dimenti - produtora cultural e ambiente de criação.

Público-alvo: artistas dos diversos campos - dança, teatro, artes visuais, cinema etc - que desejem performar independente de suas habilidades específicas.

Dias 6 e 7, 14h às 18h


OFICINAS
SALA RONY LEAL
06/07 (quarta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
07/07 (quinta)
14h às 18h
Honestidade na Dança
Jorge Alencar
08/07 (sexta)
10h às 12h
Pesquisa Corporal
Rosa Primo
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum
09/07 (sábado)
13h às 17h
Vídeo Dança
Leo Brum




17 de junho de 2016


O Festival Dança Ponto Com divulga os selecionados para a Mostra CONtemporaneidades, que acontecerá na sexta feira, dia 08 de julho, às 20h, no Teatro Renascença.

Selecionados: 

In Crystal, com Necitra

Cizânia, com New School Dreams

Desencanto, com Circo Híbrido

Bacteriophage, com Augusto Schnorr e Patricia Nardelli

Et in Spiritum Sanctum, com Maílson Fantinel e Leonardo Jorgelewicz

Incógnito, com Escobar Junior

Estudo sobre o passo básico do bolero, com Laços – Dança de Salão Contemporânea

Passagens, com Luciana Paludo

Argonautas e o velocino de ouro, com Lisandro Bellotto

Andarilhas, com Brio arte e movimento

Hiato, com Paula Finn e Leonardo Jorgelewicz

Diz- me que não sou assim, com Andressa Pereira

Despertar Hibridu: dois corpos em um laço, com Híbridus Instituto de Dança

Disfarce, com Organização Detalhe

Transposição e Oportunidade, com Coletivo Contato Improvisação POA

15 de junho de 2016

CIA MUNICIPAL DE DANÇA DE PORTO ALEGRE APRESENTA FRAGMENTOS DE ADÁGIO



No dia 20 de junho, segunda-feira, o público poderá conferir a primeira apresentação da temporada 2016 da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, às 20 horas, no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307). No programa da noite, Ilação, criado pelo bailarino Driko Oliveira a partir de referências de danças urbanas e Água Viva, um mergulho no universo de Clarice Lispector com direção coreográfica de Eva Schul. Ambas as obras fazem parte do espetáculo Adágio que teve estréia em dezembro de 2015. A apresentação tem entrada franca e os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h.

A Cia é formada por intérpretes com experiências em diversas linguagens de dança, do balé ao contemporâneo, das danças urbanas às danças populares. Assim, um núcleo de artistas com diversos saberes coreográficos que estão se permitindo dar o tempo de escuta, de trabalho e de entendimento para produzir obras singulares e que permitam revelar as diversas “vozes” que compõe sua versatilidade. No elenco: Andrew Tassinari, Bethany Martinez, Bianca Weber, Didi Pedone, Driko Oliveira, Everton Nunes, Fernanda Santos, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo Disantys, Leticia Paranhos, Maria Emilia Gómez, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victoria Terragno. A direção artística é de Neca Machado.

A Cia realizou sua primeira audição em maio de 2014 e teve a estreia do seu primeiro espetáculo, Salão Grená, em novembro de 2014, no Auditório Araújo Vianna, para uma plateia de 3 mil espectadores. Ao longo de 2015 a Cia vem cumprindo uma intensa agenda de apresentações na capital e interior. Recentemente a Cia foi contemplada no programa de patrocínio O Boticário na Dança para turnê nacional em 2016. O Projeto da Cia é desenvolvido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura e da Educação e mantém cinco Escolas preparatórias de Dança em bairros da cidade, oferecendo formação em dança gratuitamente para crianças e jovens.

Adágio no vocabulário musical indica uma obra com movimento mais vagaroso. Mas Adágio também é sinônimo ditado, uma forma de sabedoria popular. Nossos adágios são assim constituídos: do devido tempo para se maturar e de saberes que são encontrados no cotidiano, nas diversas expressões culturais que nos constituem. É um pouco a tradução do trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, um sonho acalantado por 70 anos e que vem se permitindo dar o tempo para encontrar sua identidade sem perder as referências do contexto cultural da nossa cidade.
Informações; 32898065/ tomazzoni@smc.prefpoa.com.br

10 de junho de 2016

Programação do Final de Semana

Espetáculo Les Sylphides & Floresta Amazônica 

  Na Floresta Amazônica levaremos o publico a sentir-se totalmente envolvido pelo clima florestal, onde música, figurinos e ambientação o farão transportar-se ao âmago da selva e seus mistérios. No Les Sylphides, a leveza e harmonia da música, juntamente com seus figurinos claros e translúcidos, transportarão o público ao seu mais recôndido universo mitológico.

Quando: 10, 11 e 12 de Junho - Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h
Onde: Teatro Renascença. Av. Erico Verissimo, n° 307, Porto Alegre.
Quanto: R$ 30,00


PROJETO DE RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA SALA 209

    O projeto de residência Artística da Sala 209 visa dar espaço para o desenvolvimento de processos artísticos em dança de artistas da cidade de Porto Alegre. Todos anos abrimos inscrições para artistas interessados. Um grupo de artistas do coletivo de artistas da Sala 209 selecionam uma proposta para ser desenvolvida a cada semestre, uma vez por semana em turno de quatro horas e mais espaço de dois finais de semana na sala para apresentação do resultado.

    As inscrições para propostas para este ano de 2016 iniciam em 01 de junho de 2016 e finalizam em 15 de junho de 2016. Resultado da proposta selecionada será dia 20 de junho no respectivo blog para início da residência no espaço em julho de 2016 e turno e dia a combinar conforme disponibilidade da agenda da sala 209.

    Encaminhar proposta sucinta da pesquisa a ser desenvolvida com currículo do artista/Cia. com turno e dias da semana de preferência do proponente para os e-mails – eduardosever@yahoo.com e lucian.tavares@gmail.com.

7 de junho de 2016

6º Festival Dançapontocom


Estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Internacional Dança Ponto Com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações, de artistas. Em sua programação: espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas. O evento quer que sua tônica sejam as políticas de encontro. Que o COM do seu título possa estabelecer territórios para COMpartilhar, para COMunicar, para estar COM.

Nesta sexta edição o Festival homenageia o Grupo HaiKai, que irá apresentar uma palestra-intervenção-performance, com concepção e direção de Suzi Weber e Mônica Dantas. O Festival traz também o espetáculo “Anatomia do Cavalo”, de Marcos Moraes (São Paulo) e Rosa Primo, de Fortaleza, com o espetáculo “Encanta meu Jardim”, além de coreógrafos e companhias locais como o Coletivo Moebius, Anima Cia de Dança e Cia Municipal de Porto Alegre. O Festival também traz a Mostra do Grupo Experimental de Dança, projeto que neste ano completa 10 anos, além da já tradicional Mostra CONtemporaneidades com trabalhos escolhidos por processo de inscrição e seleção e que propõe mostrar a diversidade da produção de dança local em pesquisa em dança.
As oficinas do evento já estão com inscrições abertas. Para realizar sua inscrição, envie uma carta de intenção e um mini-curriculo para o email festivaldancapontocom@gmail.com. O prazo para inscrições é até o dia 30 de junho. As oficinas são gratuitas e acontecerão na Sala Rony Leal/Usina do Gasômetro.


Para mais informações: www.dancapontocom.com

PROGRAMAÇÃO

05/07 (terça)
18h30 | Homenagem Haikai

20h| Solos em boa Cia - Cia Municipal de Dança

06/07 (quarta)
19h | Anatomia do cavalo - Marcos Moraes (SP)

20h | Anatome - Canoas Coletivo de Dança

07/07 (quinta)
19h | ATMA

20h | IGBA - Coletivo MOEBIUS

08/07 (sexta)
19h | Encanta Meu Jardim - Rosa Primo (CE)

20h | Mostra Contemporaneidade

09/07 (sábado)
19h | Encanta Meu Jardim - Rosa Primo (CE)

20h | Narciso e Scanner - Cia Municipal de Dança

10/07 (domingo)
19h | Acuados - Anima cia de Dança

20h | Mostra Grupo Experimental de Dança

OFICINAS | SALA RONY LEAL
*Inscrições até 30/jun

Honestidade na Dança, com Jorge Alencar
Dias 06 e 07 | 14h às 18h

Pesquisa Corporal, com Rosa Primo
Dia 08, 10h as 12h

Videodança e as poéticas do plano sequência, com Leonel Brum
Dias 08 e 09 | 13h as 17h

ATIVIDADES PARALELAS | ATELIER LIVRE

Mesa de Discussão: Processo de Criação em 3 Olhares
Andrea Bardawil (CE), Thereza Rocha (CE) e Sandra Meyer (SC)
Dia 09 | 17h

3 de junho de 2016

DançaPontoCom

Centro de Dança Abre Inscrições para a Mostra CONtemporaneidades do Festival Dançapontocom 2016
         O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura está com as inscrições abertas para a Mostra CONtemporaneidades do Festival Dançapontocom no período de 01 a 15 de junho. As inscrições são dirigidas a trabalhos de investigação e pesquisa na linguagem de dança. A Mostra acontecerá no dia 08 de julho, no Teatro Renascença, dentro da programação do Festival.
       Cada obra deverá descrever e justificar seus procedimentos e metodologias que vêm marcando o processo de criação. Serão aceitas inscrições de coreografias, work in process, fragmentos de obras e espetáculos.
  Para efetivar sua inscrição, preencha a ficha anexa e envie para o e-mail festivaldancapontocom@gmail.com ou entregue no Centro de Dança da SMC (Av. Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus – fone: 3289.8065) acompanhada de foto com 300 DPIs de definição e o crédito do fotógrafo. A falta das informações solicitadas na ficha de inscrição ou a não-adequação às exigências do evento implicam na automática eliminação da seleção.
      O encerramento das inscrições será no dia 15 de junho e a divulgação do resultado será no dia 17 de junho. O Festival Dançapontocom irá acontecer no Centro Municipal de Cultura nos dias 05 a 10 de julho.