Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

28 de setembro de 2022

Centro de Dança divulga o resultado dos recursos do Prêmio Lya Bastian Meyer

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por intermédio do Centro Municipal de Dança, torna público o resultado da avaliação do recurso referente à inscrição não homologada no Concurso 008/2022, Processo 22.0.000055398-5, Prêmio Lya Bastian Meyer para Escolas de Dança de Porto Alegre pelo Centro Municipal de Dança.


Studio Verri Dança & Movimento – RECURSO DEFERIDO

Velvet Pole e Tease – RECURSOS DEFERIDO

Informações: dancasmc@gmail.com


26 de setembro de 2022

Recital e mesa redonda na programação paralela da exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

No dia 4 de outubro, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, ocorre a Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15h e o recital “Porque elas dançam” com a bailarina Luciana Paludo e o pianista João Maldonado, às 19h. As atividades compõem a programação paralela da Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”, que está aberta à visitação no Goethe até 29 de outubro.

A mesa redonda será composta pelo professor e pesquisador Airton Tomazzoni, diretor do Centro de Dança/SMCEC, Letícia Bauer, professora do Curso de História/UFRGS, Mônica Dantas, professora do curso de Dança/UFRGS e Janice Mazzo, diretora do Centro de Memória do Esporte/UFRGS.

O tema da mesa será a contribuição das artistas Lya Bastian Meyer, Irmgard Hofmann, Mina Black, Nenê Dreher, Salma Chemale e Tony Petzhold para o desenvolvimento da arte da dança na cidade, bem como os paradigmas de comportamento feminino que ajudaram a modificar no contexto da Porto Alegre da época. A atividade terá início às 15 horas. Os interessados podem solicitar certificados no local.

No mesmo dia, às 19 horas, haverá o recital “Por que elas dançam?” com a bailarina Luciana Paludo acompanhada do pianista João Maldonado. Ambas atividades têm entrada franca e acontecem no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.

A exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX” é uma realização do Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho e Centro de Memória do Esporte/UFRGS.

SERVIÇO:


Programação Paralela da EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Data: 4 de outubro de 2022.

Local: Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15 horas

Recital "Por que elas dançam?”, às 19 horas

EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Visitação: até 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte (CEME).



Quartas na Dança de outubro apresenta espetáculo que reflete sobre a masculinidade no Teatro Renascença


No dia 5 de outubro o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, às 20h com entrada franca. Em cena o premiado bailarino Eduardo Severino com o espetáculo “Macho Homem Frágil”.

O espetáculo parte dos temas de violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre este homem, macho brasileiro/latino-americano/gauchesco, o sentido animal ferido e suas diferentes reações, transitando entre linguagens diversas e borrando limites estilísticos, dialogando com facetas diversas de masculinidade. Opera na simplicidade, no bom humor, na proposição da experiência sensível, na aproximação com o público, na popularização da Arte, na formação de plateia, no agenciamento com diferentes setores e mercados, e no desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.


O Projeto Quartas na Dança é promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e tem como finalidade incentivar, fomentar e difundir a produção artística local de grupos e companhias de dança da capital oferecendo espaço para realização de espetáculos no Teatro Renascença, sempre às quartas-feiras, com apresentações abertas ao público e às escolas e instituições de ensino da capital. O projeto foi criado em 2009 e realizou várias edições exitosas até 2016, sendo interrompido em 2017. Sua retomada é um marco importante para retomada do circuito de apresentações públicas presenciais e para a comemoração dos 250 anos de Porto Alegre.

Na sua programação de 2022 estão espetáculos de balé, jazz, dança contemporânea, dança tribal e danças urbanas entre outras.

Na edição deste ano estarão em cena os seguintes espetáculos, grupos e cias:

5/10 - Macho Homem Frágil - Anima e Eduardo Severino Cia de Dança

9/11 - Reutilizáveis corpos descartáveis, da Plural Cia Dança

7/12 - Repertório Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


Serviço:


Quartas na Dança

Espetáculo: “Macho Homem Frágil”

Realização: Anima Cia de Dança e Eduardo Severino Cia de Dança

Data: 05 de outubro de 2022

Hora: 20h

Local: Teatro Renascença

Entrada Franca (distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria do Teatro)

Duração: 45 min

Classificação indicativa: Livre

Ficha técnica:


Direção: Eva Schul

Bailarino criador: Eduardo Severino

Trilha sonora: Felipe Azevedo

Cenografia: Eva Schul e Mano Ribeiro

Cenotécnico: Mano Ribeiro

Desenho de Luz e operação: Guto Grecca

Operação de Som: Driko Oliveira

Captação de Imagem: Isabel Ramil e Leo Cabeoli

Edição de Imagem: Leo Cabeoli

Arte Gráfica: André Varela

Fotos: João Mattos

Produção: Luka Ibarra



Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 26 de Setembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (26 de Setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 26 de Setembro



Cia Municipal de Dança se apresenta no Teatro Renascença

A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta ao palco com duas importantes obras do seu repertório. A apresentação acontece no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), no dia 30 de setembro, às 20h, com entrada franca.

Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. As montagens trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn. 


Exposição "Modernas Eram Elas"

A história da dança de Porto Alegre tem a marca inquestionável de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção local dessa arte na capital. Esta história será contada na exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”.

A exposição, que estará aberta de 22 de setembro a 29 de outubro, tem cenografia de Rodrigo Shalako, curadoria de Airton Tomazzoni e Clarice Alves, e edição de vídeos de Fernando Muniz. Esta é a primeira iniciativa do projeto Memória Dança POA, que pretende preservar e divulgar a memória da dança da cidade.

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Visitação: de 22 de setembro a 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS (CEME).

ENTRADA FRANCA

Programação Paralela na exposição "Modernas Eram Elas"

No dia 4 de outubro, no auditório do Goethe-Institut Porto Alegre, ocorre a Mesa Redonda   “Por que elas eram tão modernas?”, às 15h e o recital “Porque elas dançam” com a bailarina Luciana Paludo e o pianista João Maldonado, às 19h. As atividades compõem a programação paralela da  Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”, que está aberta à visitação no Goethe até 29 de outubro.

A mesa redonda será composta pelo professor e pesquisador Airton Tomazzoni, diretor do Centro de Dança/SMCEC, Letícia Bauer, professora do Curso de História/UFRGS, Mônica Dantas, professora do curso de Dança/UFRGS e Janice Mazzo, diretora do Centro de Memória do Esporte/UFRGS.  

SERVIÇO:

Programação Paralela da EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Data: 4 de outubro de 2022.

Local: Auditório do Goethe Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Mesa Redonda “Por que elas eram tão modernas?”, às 15 horas

Recital "Por que elas dançam?", às 19 horas

Encontro aberto de Dança Circular


Nesta quinta-feira, 29 de setembro, acontece o segundo encontro aberto de Dança Circular, do projeto Dança Comunidade. Esta é uma parceria entre o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) com o Ginásio Tesourinha da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e busca ampliar a oferta e acesso a atividades de dança para a população da capital.

Os encontros serão mensais abertos, sem a necessidade de inscrições prévias. São duas turmas, com encontros uma vez ao mês, no turno da manhã, nas terças e quintas-feiras. A turma da terça-feira terá 4 encontros com a focalizadora: Patrícia Preiss, no horário das 9h30 às 10h30. A turma da quinta-feira, terá 4 encontros com a focalizadora: Janete Barcellos, das 9h30 às 10h30.

CRONOGRAMA:

TERÇA

QUINTA

SETEMBRO

13/09

29/09

OUTUBRO

11/10

27/10

NOVEMBRO

08/11

24/11

DEZEMBRO

06/12

15/12



Quartas na Dança - Macho Homem Frágil

No dia 5 de outubro o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, às 20h com entrada franca. Em cena o premiado bailarino Eduardo Severino com o espetáculo “Macho Homem Frágil”.

O espetáculo parte dos temas de violência e fragilidade, instigando a plateia a refletir sobre este homem, macho brasileiro/latino-americano/gauchesco, o sentido animal ferido e suas diferentes reações, transitando entre linguagens diversas e borrando limites estilísticos, dialogando com facetas diversas de masculinidade. Opera na simplicidade, no bom humor, na proposição da experiência sensível, na aproximação com o público, na popularização da Arte, na formação de plateia, no agenciamento com diferentes setores e mercados, e no desejo de mudar o mundo, mobilizar pessoas e provocar transformações.

SERVIÇO:

QUARTAS NA DANÇA

Espetáculo: “Macho Homem Frágil”

Realização: Anima Cia de Dança e Eduardo Severino Cia de Dança

Data: 05 de outubro de 2022

Hora: 20h

Local: Teatro Renascença

Entrada Franca (distribuição de senhas a partir das 19h na bilheteria do Teatro)

23 de setembro de 2022

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre se apresenta no Teatro Renascença


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre volta ao palco com duas importantes obras do seu repertório. A apresentação acontece no Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307), no dia 30 de setembro, às 20h, com entrada franca.

Em cena serão apresentados os espetáculos “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal, e “Scanner” (2015), criação coletiva da companhia, com direção de Airton Tomazzoni. As montagens trazem no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn. 

A montagem “Brazil Beijo” foi realizada especialmente para Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

“Scanner” integra o espetáculo Adágio com direção de Airton Tomazzoni e criação coreográfica coletiva com o elenco. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.

ORLY PORTALCoreógrafa Israelense
É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

 Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.
 
Fichas Técnicas:
 
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Direção Geral: Airton Tomazzoni
Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto
Ensaiadora: Bianca Weber
Técnico de luz: Maurício Rosa
Técnico de Som: Marcos Vaz
 
 “BRAZIL BEIJO” – Cia Municipal de Dança
Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal
Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

“SCANNER” – Cia Municipal de Dança
Direção: Airton Tomazzoni
Coreografia: criação coletiva
Figurinos: Antonio Rabadan
Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn.

Serviço:


30 de setembro de 2022 – às 20h – “Scanner” e “Brasil Beijo” – Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

Classificação etária: Livre

Duração: 70 minutos

ENTRADA FRANCA

(Distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes dos espetáculos).



22 de setembro de 2022

Centro de Dança divulga inscrições homologadas do Prêmio Lya Bastian Meyer

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por intermédio do Centro Municipal de Dança, divulga as inscrições homologadas e não homologadas para o Prêmio Lya Bastian Meyer Para Escolas de Dança de Porto Alegre, Concurso 008/2022, Processo  22.0.000055398-5 e abre prazo para recursos até o dia 27 de setembro de 2022 através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.



HOMOLOGADAS:


Ciranda dos Ritmos Espaço de Dança

Escola e centro de cultura flamenca Del Puerto LTDA

Pequenices: Arte e Educação

Escola de Dança Karin Ruschel

Grupo de dança Criação

Espaço Dobra

Projeto Expressar

Ballet Elizabeth Santos

Escola de Dança Mara Noschang

Al-málgama

Suzana d'Avila Studio de Dança

Híbridus Instituto de Arte e Cultura

Escola de Dança Aline Rosa

Academia de Ballet Lenita Ruschel



NÃO HOMOLOGADAS:


Studio Verri Dança & Movimento – não anexou o comprovante de CNPJ

Velvet Pole e Tease - não anexou o comprovante de CNPJ



19 de setembro de 2022

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 19 de Setembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (19 de Setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 19 de Setembro



Exposição "Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre na primeira metade do século XX"

A história da dança de Porto Alegre tem a marca inquestionável de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção local dessa arte na capital. Esta história será contada na exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”.

A exposição, que abre dia 22 de setembro, às 19h, na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre e faz parte da programação cultural da Prefeitura de Porto Alegre alusiva aos 250 anos de nossa Capital.

O público poderá conferir fotografias, programas de espetáculo, reportagens da época, objetos pessoais, vídeos com depoimentos e até mesmo um vídeo com algumas das últimas criações coreográficas de Irmgard Hofmann, uma das homenageadas.

SERVIÇO:


EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Inauguração: 22 de setembro, às 19h

Visitação: de 22 de setembro a 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte (CEME).

ENTRADA FRANCA


Prêmio Lya Bastian Meyer - Última semana de inscrições!

ATENÇÃO! Últimos dias para se inscrever para o Edital do Prêmio Lya Bastian Meyer. Se você não se inscreveu, ainda dá tempo! Inscrições encerram dia 21 de Setembro, nesta quarta-feira. 

O Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lança o Edital do Prêmio Lya Bastian Meyer direcionado às Escolas de Dança de Porto Alegre.

A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico de nossa cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede com mais de 80 escolas e centros de formação.

Serão concedidos 6 (seis) prêmios no valor de R$ 5.000,00 para as escolas considerando a relevância dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2021 e 2022 e as propostas de contrapartidas apresentadas.

As inscrições poderão ser realizadas até dia 21 de setembro de 2022 pelo formulário on-line https://forms.gle/Fxo79aZxVEwe6gMa8

O Regulamento Completo estará disponível no blog do Centro de Dança https://cdancasmc.blogspot.com/p/regulamento-do-premio-lya-bastian-meyer.html, ou por solicitação através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.


Aula de forró iniciante com Chico e Carol

Esse recado é para quem curte um forrozinho mas não se arrisca a dançar nos bailes ou porque não sabe ou porque não se sente seguro. Aulas iniciantes de forró com os professores Chico Cordeiro e Carol de Souza no Espaço N (Rua da República 433), no coração da Cidade Baixa de Porto Alegre.

Mais informações no Instagram @espacon.poa

12 de setembro de 2022

Centro de Dança inaugura a Exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

 

A história da dança de Porto Alegre tem a marca inquestionável de mulheres que foram decisivas para a consolidação do ensino e da produção local dessa arte na capital. Esta história será contada na exposição “Modernas eram elas: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”.

A exposição, que abre dia 22 de setembro, às 19h, na galeria do Goethe-Institut Porto Alegre, é realizada pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre e faz parte da programação cultural da Prefeitura de Porto Alegre alusiva aos 250 anos de nossa Capital.

Os preciosos acervos das famílias das artistas, as mais de 700 edições da Revista do Globo, Correio do Povo e Diário de Notícias, bem como o acervo do Centro de Memória do Esporte (CEME) da UFRGS, foram à base da pesquisa realizada pelo Centro de Dança.

A exposição, que estará aberta de 22 de setembro a 29 de outubro, tem cenografia de Rodrigo Shalako, curadoria de Airton Tomazzoni e Clarice Alves, e edição de vídeos de Fernando Muniz. Esta é a primeira iniciativa do projeto Memória Dança POA, que pretende preservar e divulgar a memória da dança da cidade.

O público poderá conferir fotografias, programas de espetáculo, reportagens da época, objetos pessoais, vídeos com depoimentos e até mesmo um vídeo com algumas das últimas criações coreográficas de Irmgard Hofmann, uma das homenageadas.

A exposição pontua especialmente a criação, no final da década de 1920, com o Instituto de Cultura Física (ICF), coordenado por Nenê Dreher e Mina Black. Elas haviam buscado formação na Alemanha no método do pedagogo inovador do suíço Emile Dalcroze, determinante influência da dança moderna na capital antes mesmo das bases do balé, que já contava com uma tradição de quatro séculos na Europa.

É nesse contexto que se destacam quatro jovens alunas: Irmgard Hofmann, Lya Bastian Meyer, Salma Chemale e Tony Seitz Petzhold, mais tarde, as fundadoras das primeiras escolas de dança a partir dos anos 1930.

O curador e diretor do Centro de Dança, Airton Tomazzoni destaca que ele iniciou essa pesquisa na década de 1990 de forma independente, depois foi contando com apoio de estudantes do curso de dança da Uergs e ganhou forma com o trabalho da equipe do Centro de Dança. Segundo ele: "Finalmente conseguimos reunir um importante material e apresentar a história dessas artistas e empreendedoras movimentaram a cena das artes na cidade em temporadas memoráveis principalmente no Theatro São Pedro, em parceria com a movimentação lírica de óperas e orquestras locais e até de fora do país. Mas que também circularam em outros espaços, inclusive no interior do Estado, plantando as sementes da arte da dança e conquistando públicos por onde passavam. Elas firmaram a produção local, um público cativo e uma crítica especializada que até então não existia".

A pesquisadora e curadora Clarice Alves se emocionou com muitos dos achados como o pandeiro que Salma Chemale marcava o compasso das aulas, um livro manuscrito inédito de balé com fotografias das posições e sequência técnica elaborado em 1935 por Irmgard. Como ela enfatiza: "Um dos objetos mais surpreendentes da exposição é um fragmento da sala de aula da Escola Oficial de Bailados que a então aluna Morgada Cunha guardou ".

A exposição conta com uma linha histórica do tempo, biografias dessas artistas, depoimentos em vídeo e uma parede interativa para que o público possa deixar registrado quem foram suas professoras de dança ou em que período estudaram com essas mestras.

Uma programação paralela ainda completa as atividades da exposição com uma mesa redonda com pesquisadores da UFRGS e um recital especialmente criado pela bailarina Luciana Paludo em homenagem a essas artistas.

Ficha Técnica


Proposta e coordenação geral: Airton Tomazzoni
Pesquisa, curadoria, e textos: Airton Tomazzoni e Clarice Alves
Edição e tratamento de imagens: Clarice Alves, Duda Mosseline e Grace Fernandes
Cenografia e direção de arte: Rodrigo Shalako
Assessoria de Comunicação: Ilza do Canto
Design Gráfico: Refazenda Comunicação
Captação de imagens e edição dos vídeos: Fernando Muniz
Montagem: Shalako Produções
Iluminação: Daniel Fetter

Agradecimentos: Agradecemos imensamente às famílias que abriram seus acervos pessoais e à Lenita Ruschel, Morgada Cunha e Rony Leal

Realização: Centro Municipal de Dança/SMCEC/PMPA 

Apoiadores: Goethe Institut - Porto Alegre - Arquivo Historico de Porto Alegre Moyses Vellinho, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo - Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS

SERVIÇO:


EXPOSIÇÃO “MODERNAS ERAM ELAS: a dança na Porto Alegre da primeira metade do século XX”

Local: Galeria do Goethe-Institut Porto Alegre (Av. 24 de outubro, 112)

Inauguração: 22 de setembro, às 19h

Visitação: de 22 de setembro a 29 de outubro de 2022

Segunda a Sexta, das 9h às 19h, e Sábados, das 9h às 13h

Realização: Centro de Dança da SMCEC

Apoios: Goethe-Institut Porto Alegre, Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, Arquivo Histórico de Porto Alegre Moysés Vellinho, Centro de Memória do Esporte/Esefid/UFRGS (CEME).

ENTRADA FRANCA


Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 12 de Setembro


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (12 de Setembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.

Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 12 de Setembro



1º Gira Conecta Sul

O Gira Conecta Sul é um evento de formação e profissionalização em dança, que através das aulas, dinâmicas, mostras, performances e mesas de debate possibilita um pensar contemporâneo para o campo profissional da área. Com a participação de diversos profissionais, o evento busca criar um intercâmbio com outros estados brasileiros possibilitando assim o enriquecimento do mercado da dança no Rio Grande do Sul. O evento é para professores de dança e bailarinos maiores de 15 anos que buscam formação e profissionalização no campo da dança. 

Mais informações no Instagram @giracentrodedanca


Corpo em Movimento - Ciclo de debates virtual

“A dança nos teatros públicos e privados” será o novo tema debatido no ciclo de debates sobre “Corpo em movimento - a dança como ferramenta de transformação social”. O segundo encontro já está próximo, será no dia 13 de setembro, a partir das 19h30, pelo YouTube do Núcleo Cultural da UFCSPA. Não é necessário fazer inscrição prévia para participar. 

Desta vez, contará com a participação de Airton Tomazzoni. Com uma trajetória eclética, o coreógrafo, artista de dança, professor, jornalista e diretor do Centro Municipal de Dança de Porto Alegre, contará um pouco sobre sua experiência para o público. A proposta é um bate-papo informal com a também coreógrafa e bailarina, Iara Deodoro, fundadora do grupo Afro-Sul de Música e Dança.



Dança Comunidade - Dança Circular

O Projeto Dança Comunidade abre turmas de Danças Circulares gratuitas no Ginásio Tesourinha. Os encontros serão mensais abertos, com início no dia 13 de setembro, sem a necessidade de inscrições prévias. São duas turmas, com encontros uma vez ao mês, no turno da manhã, nas terças e quintas-feiras. A turma da terça-feira terá 4 encontros com a focalizadora: Patrícia Preiss, no horário das 9h30 às 10h30. A turma da quinta-feira, terá 4 encontros com a focalizadora: Janete Barcellos, das 9h30 às 10h30.

O objetivo do Dança Comunidade é potencializar as atividades em espaços públicos do município e articular a rede de ações formativas já desenvolvidas com sucesso pelo Centro Municipal de Dança. Desta forma a SMCEC e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) poderão ampliar suas ações e atendimentos e ainda mobilizar a sociedade civil para esse trabalho, contando nessa edição com a parceria do Ginásio Tesourinha.

CRONOGRAMA:

TERÇA

QUINTA

SETEMBRO

13/09

29/09

OUTUBRO

11/10

27/10

NOVEMBRO

08/11

24/11

DEZEMBRO

06/12

15/12


Cia Municipal no encerramento do Sul em Dança


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre se apresenta no encerramento do festival Sul em Dança, no dia 16 de setembro de 2022, às 21h, no Teatro do SESI com entrada franca.

Em cena será apresentado fragmento do espetáculo “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal que traz no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn.

 

Aulas de Flamenco com Carmem Pretto

Carmem é maitre, coreógrafa e bailarina desde 1983. Pós-graduada em Linguagem e Poética em DançaFURB - Blumenau /SC e licenciada em Dança pela ULBRA/RS. Fundou em 1999 o Grupo de Dança Alumbra España em Porto Alegre. Formada em Dança Clássica, Contemporânea, Jazz, Danças Espanholas e Populares. Mais de 40 anos de experiências, como professora, artista e criadora. 

Aulas: inicio dia 14/09
Flamenco Iniciante : Quartas às 19h30.
Flamenco Intermediário: Quartas às 18h30.
Local: Escola de Dança Karin Ruschel

- Aulas particulares.
- Composição Coreográficas.
- Técnica do toque das Castanholas.
- Presencial e online.

Mais informações pelo e-mail: carmenpretto9@gmail.com 
Whatsapp (51) 99959-2407
Instagram: @prettostodolni


Prêmio Lya Bastian Meyer - Inscrições Abertas

A partir do dia 8 de agosto de 2022 o Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa lança o Edital do Prêmio Lya Bastian Meyer direcionado às Escolas de Dança de Porto Alegre.

A premiação busca apoiar, valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho artístico e pedagógico do ensino da dança em Porto Alegre que vem contribuindo para o desenvolvimento cultural, social, educacional e econômico de nossa cidade, responsável por grande parte da geração de emprego e renda para profissionais do setor e uma ampla rede com mais de 80 escolas e centros de formação.

Serão concedidos 6 (seis) prêmios no valor de R$ 5.000,00 para as escolas considerando a relevância dos trabalhos desenvolvidos entre os anos de 2021 e 2022 e as propostas de contrapartidas apresentadas.

As inscrições poderão ser realizadas até dia 21 de setembro de 2022 pelo formulário on-line https://forms.gle/Fxo79aZxVEwe6gMa8

O Regulamento Completo estará disponível no blog do Centro de Dança https://cdancasmc.blogspot.com/p/regulamento-do-premio-lya-bastian-meyer.html, ou por solicitação através do endereço eletrônico dancasmc@gmail.com.

9 de setembro de 2022

Água Redonda e Comprida é a proposta selecionada no Edital (Re)-Volta da Dança 2022

O Edital (Re)-Volta da Dança 2022, parceria entre o Centro de Dança da SMCEC/PMPA e o Goethe Institut Porto Alegre, divulga o resultado da seleção. A proposta escolhida do foi Água Redonda e Comprida, da proponente Geórgia de Macedo Garcia.

A comissão julgadora formada pelo diretor teatral Breno Ketzer, pelo iluminador Mirco Zanini e pela bailarina, professora e coreógrafa Neca Machado.

O trabalho selecionado receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 da Prefeitura de Porto Alegre, para desenvolvimento da proposta. O Goethe Institut disponibilizará espaço para ensaios, ajuda de custo no valor de R$10.000,00 e uma temporada de três dias, de 3 a 5 de novembro, com entrada franca, em seu auditório.

Foram inscritos 16 trabalhos neste edital, que é voltado a espetáculos de dança  inéditos de artistas e grupos de Porto Alegre. O projeto vem somar esforços para o fomento da produção local de dança e o incremento do circuito de apresentações na capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas

ANOTE NA AGENDA:

Mostra/Temporada do espetáculo: de 03 a 05 de novembro de 2022  no Auditório do Goethe Institut Porto Alegre.

Outras Informações: dancasmc@gmail.com 


8 de setembro de 2022

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre se apresenta no encerramento do Sul em Dança.


 A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre se apresenta no encerramento do festival Sul em Dança, no dia 16 de setembro de 2022, às 21h, no Teatro do SESI. 

Em cena será apresentado fragmento do espetáculo “Brazil Beijo” (2018), da coreógrafa israelense Orly Portal que traz no elenco os destacados bailarinos e bailarinas Adriano Oliveira, Andressa Pereira, Everton Nunes, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn. 

A montagem “Brazil Beijo” foi realizada especialmente para Cia pela coreógrafa Orly Portal, através de um intercâmbio cultural na área da dança entre Brasil e Israel com a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil), com produção do Centro Municipal de Dança e direção artística de Paula Amazonas. A obra nasceu a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados pelos intérpretes que integram o elenco geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense

É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência, tendo atuado no Batsheva Ensemble e fundado a Portal - Dance Company em 2009. Seus trabalhos lidam com a conexão entre a dança ancestral, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento orgânico, que dialogam com o folclore oriental e a contemporaneidade.

O Festival Sul em Dança

O Festival Sul em Dança é um dos maiores Festivais de Dança do Brasil, ao longo dos anos, possibilitou diversas experiências e momentos únicos para a dança no Brasil. O projeto, em sua 19ª edição, já reuniu mais de 64 mil bailarinos, em 10 mil obras coreográficas, entre 2,4 mil horas de apresentações, cursos, workshops e palestras, oportunizando também R$ 194.000,00 em premiações. É um projeto com grande impacto na comunidade e de grande formação para a área cultural, possibilita o acesso a um dos melhores palcos do Brasil para todos os participantes, incluindo na sua programação apresentações de grupos profissionais, escolas, academias, rede de ensino e projetos sociais, além de oportunizar acesso gratuito a aulas, workshops e palestras.

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias de Cultura e Economia Criativa e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 15 montagens, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores, no Brasil, Alemanha e Israel. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 alunos(as) que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Ficha Técnica:

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni

Direção Executiva e Comunicação: Ilza do Canto 

Ensaiadora: Bianca Weber

Técnico de luz: Maurício Rosa

Técnico de Som: Marcos Vaz

 “BRAZIL BEIJO” – Cia Municipal de Dança

Coreografia/ Trilha Sonora: Orly Portal

Figurinos: Valentina Stets e Orly Portal

Elenco: Adriano Oliveira (Driko Oliveira), Andressa Pereira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Paula Finn

Serviço:

Fragmento do espetáculo “Brazil Beijo” da Cia Municipal de Porto Alegre – Encerramento do Festival Sul em Dança

16 de setembro de 2022, às 21h

Local: Teatro do SESI

Classificação etária: Livre

Duração: 10 minutos

ENTRADA FRANCA


6 de setembro de 2022

Projeto Dança Comunidade abre turmas de Danças Circulares no Tesourinha


O Projeto Dança Comunidade abre turmas de Danças Circulares gratuitas no Ginásio Tesourinha. Esta é uma parceria entre o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC) com o Ginásio Tesourinha da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e busca ampliar a oferta e acesso a atividades de dança para a população da capital.

Os encontros serão mensais abertos, com início no dia 13 de setembro, sem a necessidade de inscrições prévias. São duas turmas, com encontros uma vez ao mês, no turno da manhã, nas terças e quintas-feiras. A turma da terça-feira terá 4 encontros com a focalizadora: Patrícia Preiss, no horário das 9h30 às 10h30. A turma da quinta-feira, terá 4 encontros com a focalizadora: Janete Barcellos, das 9h30 às 10h30.

O objetivo do Dança Comunidade é potencializar as atividades em espaços públicos do município e articular a rede de ações formativas já desenvolvidas com sucesso pelo Centro Municipal de Dança. Desta forma a SMCEC e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) poderão ampliar suas ações e atendimentos e ainda mobilizar a sociedade civil para esse trabalho, contando nessa edição com a parceria do Ginásio Tesourinha.

SERVIÇO:

Danças Circulares no Ginásio Tesourinha - Projeto Dança Comunidade

Início dia 13 de setembro de 2022

Local: Ginásio Tesourinha – sala 27

Encontros mensais abertos – sem a necessidade de inscrições prévias

Duas turmas pela manhã

Turma da Terça – 4 encontros – Focalizadora: Patrícia Preiss

Terças-Feiras – das 9h30 às 10h30

Turma da Quinta – 4 encontros – Focalizadora: Janete Barcellos

Quintas-feiras – das 9h30 às 10h30

CRONOGRAMA:

TERÇA

QUINTA

SETEMBRO

13/09

29/09

OUTUBRO

11/10

27/10

NOVEMBRO

08/11

24/11

DEZEMBRO

06/12

15/12

 

Promoção: Centro de Dança – Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) e

Ginásio Tesourinha – Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ)

Informações: dancsmc@gmail.com e na secretaria do Ginásio Tesourinha