O Centro de Dança da Secretaria da
Cultura de Porto Alegre divulga a lista de finalistas ao prêmio Açorianos de
Dança 2015. O prêmio será entregue em 15 de dezembro, 20 horas, no Teatro
Renascença. Os espetáculos com maior número de indicações são Ìgbà- exercício de contemplação, do
Coletivo Moebius, e 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a
dois, do Grupo Laços, com oito indicações, seguido por Etnias, do Grupo Kadima, e Corpobolados,
ambos com seis indicações.
Iara Deodoro receberá o Prêmio
de Personalidade do Ano, o Teatro do
Ciee será agraciado com o Prêmio de Incentivo à Dança e à Rádio FM Cultura será conferido o Prêmio de
Mídia do Ano. A noite contará com apresentações dos espetáculos finalistas.
Em 2015 foram 15 espetáculos
inscritos no Prêmio. O grande júri, que julga os espetáculos inscritos, foi
composto por Beatriz Diamante, Cristina Melnik,
Débora Leal, Débora Wegner, Gerson Vargas, Gina Vitola, Gustavo Silva, Luís
Felipe Silveira, Naira Nawroski e Roberta de Savian.
O Prêmio Açorianos contempla ainda
as categorias de destaque por modalidades, como balé, jazz, danças urbanas, entre
outras, além das categorias de Novas Mídias em Dança e Projetos de Difusão e
Formação. Essas categorias contam com juris especializados que somam um total
de 25 profissionais da área.
Confira os finalistas:
Espetáculo
do Ano:
- Corpobolados, Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola
Vasconcelos;
- Etnias, Grupo Kadima;
- Ìgbà - exercício de contemplação, Coletivo Moebius;
- 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a dois, Grupo Laços;
- Um olhar através de, Transforma Cia de Dança.
Direção:
- Paola Vasconcelos, por Corpobolados;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos e
Lucas Fridman Schwetz, por Etnias;
- Douglas Jung, por
Ìgbà- exercício de contemplação;
- Izabela Gavioli e Lélio Santos, por 4 x 3 x 2 - Quatro trilogias
dançadas a dois;
- Cláudia Sachs e Marco Fillipin, por SeteOito - impermanências.
Bailarino:
- Adriano Oliveira, por Corações Insones;
- Igor Zorzela, por O Lago dos Cisnes...revisitado;
- Marco Fillipin, SeteOito -
impermanências;
- Mariano Neto, por Corações Insones;
- Maurício Miranda, por Um Olhar através de.
Bailarina:
- Andressa Pereira, por Corações Insones;
- Didi Pedone, por Corações Insones;
- Paola Vasconcelos, por Corpobolados e Produção MEZCLA;
- Stephanie
Cardoso, por Corações Insones e 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a dois.
Coreografia:
- Gabriel Martins, Giovanni Vergo e Paola Vasconcelos, por
Corpobolados;
- Amanda Chmelnitsky
de Mattos, Lucas Fridman Schwetz, Elana Fridman, Fabrício Zaltzman, por
Etnias;
-Coletivo Moebius, por
Ìgbà- exercício de contemplação;
- Izabela Gavioli e Lélio Santos, por 4 x 3 x 2 - Quatro trilogias
dançadas a dois;
- Suzana D’Avila e elenco, por Um olhar através de.
Cenografia:
- Luís Cocolichio, por Espaço Arcabouço;
- Amanda Chmelnitsky
de Mattos, Lucas Fridman Schwetz e Elana Fridman, por Etnias;
-Coletivo Moebius, por
Ìgbà- exercício de contemplação;
- Carmen Moré, por O Lago dos Cisnes...revisitado;
- ImadSleiman e Iara Schneider,
por Luminous;
- Grupo My House
e Kyko Angelin, por Normótico.
Iluminação:
- Maurício Rosa, por Corações Insones;
- Fernanda Bertoncello Boff e Mirco Zanini, por Corpobolados;
- Mirco Zanini, por Espaço Arcabouço;
-Guto Greca e Luka Ibarra, por Ìgbà- exercício de contemplação;
Igbá;
- Carolina Zimmer, por Normótico;
- Guto Greca, por 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a
dois.
Figurino:
- Atelie Alfa, por Corações Insones;
- Amanda Chmelnitsky de Mattos.
Lucas Fridman Schwetz e Elana Fridman, por Etnias;
- Anderson Luiz de Souza e Coletivo Moebius, por Ìgbà -
exercício de contemplação;
- Carmen More, Kelly Pinheiro, Nilma Corrêa, Marcela Corrêa, por O Lago dos Cisnes...revisitado;
- Grupo Laços, por 4 x 3 x 2 - Quatro Trilogias dançadas a
dois.
Trilha
Sonora:
- Paola Vasconcelos, por Corpobolados;
- Guilherme Guinalli, por
Ìgbà- exercício de contemplação;
- Grupo My House
com colaborações de Adriano Oliveira e Thiago Di Lucca, por Normótico;
- Izabela Gavioli, por
4 x 3 x 2 - Quatro trilogias dançadas a dois;
- Fernanda Rosa e Mateus Cosa(A Corda em Si), por Duas artes em sinfonia
azul.
Produção:
Denise
Turkienicz, Ida Nelstein, Marcela Roithmann, Rosane Krasner e Roseli Zelster,
Gina Saffer e Circe Matos por Etnias,por Etnias,
- Lucida
Desenvolvimento Cultural, por Ìgbà - exercício de contemplação;
- Lucida Desenvolvimento Cultural – Ana Paula Reis, Débora Nunes, Luka
Ibarra e Taiane Panizzi, por O Lago dos Cisnes...revisitado,.
- Luka Ibarra/Lucida Desenvolvimento Cultural, por 4 x 3 x 2 - Quatro trilogias dançadas a dois;
-Luka Ibarra/Lucida Desenvolvimento Cultural, por SeteOito - impermanências.
Destaque em Dança do Ventre:
- Brysa Mahaila,
pela constante busca por aprimoramento teórico e prático e pela manutenção de
espaços sistemáticos de formação e difusão da cultura da dança do ventre;
- Egnes Gawasy,
pelas características didáticas na transmissão de seu saber;
- Emmeline Azah,
pela oficina com as crianças durante o evento Festa Cigana no Parcão;
- Fernanda Mansur,
pelo trabalho como coreógrafa de grupo, com destaque para a coreografia
Fabulous Fluor;
- Manoela Bazacas,
pela iniciativa de promover o I Encontro Ventre POA, evento incluindo
apresentações artísticas, palestras e espaços de diálogo.
Destaque em Danças Urbanas:
- Aluísio Gustavo,
pelo trabalho de pesquisa como bailarino, pela versatilidade de suas
performances;
- Driko, pelo
trabalho como sócio-educador, de produção cultural e pela iniciativa de
produção de trilhas sonoras para danças urbanas;
- Jukinha, pela
criação e produção de eventos, atuação política defendendo a cultura hip hop e
pelo trabalho de formação nas comunidades.
Destaque em Danças de Salão:
- Espetáculo
Corpobolados, pelo desenvolvimento de um conceito de criação coreográfica e
direção do espetáculo;
- EA Produções,
pelo fomento da dança de salão na cidade de Porto Alegre através dos eventos
como o Dança Porto Alegre entre outros;
- 3º Encontro de
Forró de Porto Alegre, pela divulgação e promoção do ritmo forró em Porto
Alegre;
- Grupo Laços, pela
manutenção de um grupo de dança de salão contemporânea em Porto Alegre;
- Espetáculo Produção
Mezcla, pela qualidade alcançada na produção, divulgação e figurinos do
espetáculo.
Destaque em Danças Étnicas:
- Grupo Kadima,
pelo espetáculo Etnias e pelo conjunto de eventos promovidos em prol da
divulgação da cultura israeli;
- Festa Cigana no
Parcão (Evento XVIIIª Alma Cigana, Ritos, Cantos e Magias), pela continuidade,
valorização e divulgação da cultura;
- ÒGÚNDÁBÈDE, pela divulgação da cultura yorubá;
- Grupo de Dança do
Maracatu Truvão, pela pesquisa e divulgação desse folclore popular através
desta contagiante arte da dança;
- Centro Cultural
25 de julho, pelo montante das diversas iniciativas de formação e divulgação ao
longo do ano.
Destaque em Sapateado:
- Gabriela Santos,
pela realização do Flash Mob na Redenção e por seu trabalho como bailarina;
- Glenda Duarte,
como divulgadora e organizadora de eventos de promoção da arte do Sapateado em Porto
Alegre, como POA Tap, TAP Day e o espetáculo Matilda/Som;
- Leonardo Dias,
como bailarino e coreógrafo na coreografia solo para o espetáculo anual do Laboratório da Dança;
Novas Mídias em Dança:
- Camundongos,
drogas e arteci, de Giuli Lacorte e Lucas Tortorelli;
- Deitado na Areia
– PEMBA, de Alessandro Rivellino;
- 3 Vozes Mind Vertice Nous Triskle ou Triskelion, de João Queiroz, Debora Jung, Ian Habib, Naiana Wink, Saulo Almeida
- VIVA A DANÇA, de
Leonardo Lima Ferreira.
Destaque em Flamenco:
- Giovani
Capeletti, pela trajetória como guitarrista flamenco, parceiro das companhias
da cidade e por seu trabalho autoral;
- Juliana Prestes,
como uma referência internacional no flamenco de Porto Alegre, através de
cursos ministrados fora do país e participação nas apresentações de artistas
internacionais;
- Jam Del Puerto,
pela iniciativa e oportunidade de dar conhecimento ao público dos trabalhos
individuais dos artistas flamencos;
- Sala 502 do
Projeto Usina das Artes, pela programação de formação e divulgação do flamenco
e intercâmbio com outros gêneros de dança, sob a coordenação do Grupo Sílvia
Canarim.
Projetos
de Difusão e Formação em Dança:
- Casa
Cultural Tony Petzhold, pelo histórico do espaço e pelo acolhimento dado ao
fazer artístico em dança;
- Circo
Híbrido, pela qualidade do projeto e pela proposta de hibridização da arte do
circo e dança;
- 3º
Encontro de Forró de Porto Alegre, pela abrangência e impacto na cidade
trazendo profissionais relevantes e comprometidos com uma proposta pedagógica;
-
Oncodance, inovação da relação arte e saúde, pelo voluntariado e pela visibilidade alcançada pelo projeto;
- VIVA
A DANÇA, pela originalidade da proposta em Porto Alegre e pela potencialidade
de registro da memória da dança, bem como sua divulgação.
Destaque em Balé:
- Adiene Fernandes, pela qualidade técnica e
versatilidade no espetáculo Les Sylphides/Carmina Burana;
- Ballet Vera Bublitz, pela qualidade técnica
do trabalho de produção e formação;
- Cristiane Figueiredo, pela excelência
técnica e maturidade profissional;
- Gala Ballet, pelo alcance, integração e
difusão da dança clássica na cidade;
- Naira Nawroski Centro de Artes Integradas,
pela qualidade do trabalho de formação.
Destaque em Jazz:
- Carol Dalmolin,
pelo trabalho de formação, pela criação coreográfica e pela produção do
espetáculo Textil;
- Igor Zorzela,
pela qualidade técnica e artística no espetáculo O Lago dos Cisnes, pelo
trabalho que vem desenvolvendo como bailarino e professor da técnica de jazz;
- Iluminação do
espetáculo Um olhar através de, pela adequação ao conceito do espetáculo,
sensibilizando e qualificando a cena;
- Espetáculo O Lago
dos Cisnes... revisitado, pela inovação e ousadia da proposta de revistar um
clássico do ballet através do jazz;
- Maurício Miranda,
pela performance no espetáculo Um olhar através de.
Destaque em Dança Contemporânea:
- Coletivo Moebius,
pelo engajamento na constituição de um coletivo de artistas que gera autonomia
de construção de arte;
- Eduardo Severino,
pela produção, curadoria, articulação e divulgação do espaço da Sala 209/ Usina
Gasômetro;
- Marco Fillipin,
pelo trabalho de pesquisa no espetáculo SeteOito - impermanências;
- Necitra, pelo
diálogo da dança com outras linguagens cênicas, propondo transversalidades;
- Projeto
Macarenando Dance Concept, pela pesquisa de estratégias do encontro da dança
com o público.