Jurados do Prêmio
Açorianos 2016
O Centro
de Dança apresenta a comissão julgadora do Prêmio Açorianos de Dança 2016. A
comissão é composta de profissionais de diversas áreas da dança indicados por
seus pares. Eles têm a importante missão de reconhecer o melhor da produção da
cidade em 2016.
Grande Júri
Airton Tomazzoni é jornalista, coreógrafo e professor.
Diretor da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre. Doutor em Educação pela UFRGS. Lecionou no
curso de Dança da UERGS e é professor dos cursos de especialização em dança da
PUCRS e UFRGS. É diretor do espetáculo Guia Improvável para Corpos Mutantes e
do Projeto Dança Tece o Tempo.
Ana Maria Vasconcelos é psicóloga, Gestalt Ttrapeuta, apreciadora e incentivadora
das artes, dancoterapeuta AG/ / Performance e bailarina//GED 2014/2015/2016
Brysa Mahaila é professora universitária do curso
de Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, é Mestre em Processos e
Manifestações Culturais (FEEVALE, 2013). Especialista em Dança e Marketing (
PUCRS, 2003 e 1992). Bacharel em Comunicação Social, Relações Públicas ( PUCRS,
1986). Diretora do Templo do Oriente Dança do Ventre, onde atua como
professora, coreógrafa e bailarina desde 1996.
É pesquisadora em Dança do Ventre há 20 anos e coordenadora do Curso de
Formação Profissional em Dança do Ventre do Templo do Oriente desde 2004. Entre os principais trabalhos artísticos
destaca-se a participação na Novela O Clone, Rede Globo em 2002. Colunista da
Revista Shimmie, especializada em Dança do Ventre no ano de 2012. Prêmio
Açoriano de Dança como destaque de Dança do Ventre em 2015. Autora da Coleção
em 3 volumes, Os pilares da profissionalização em Dança do Ventre, editora
Kaleidoscópio de Ideias, São Paulo, 2016.
Cauan Feversani vem ao longo dos anos explorando
diversas técnicas artísticas. Compõe sua bagagem com criações em dança de rua e
contemporânea, graffiti, fotografia, atuação e performance. Há três anos mantém
sua pesquisa audio-visual, aprofundando as competências de edição, captação,
direção, e direção de arte, explorando diversas formas do fazer visual. É
também graduando em licenciatura na faculdade de Filosofia da PUCRS.
Emily Borghetti Iniciou seus estudos em flamenco em 1994 na escola
Cadica Danças e Ritmos onde desde 2004 ministra aulas de Flamenco e Fusão. Integrante
da Cadica Cia de Dança que além do flamenco apresenta danças folclóricas
brasileiras e latino-americanas. Participou de importantes projetos como o festival
de folclore Folkloriada na Coréia do Sul, Festival de folclore da Corredoura
em Portugal, Porto Alegre em Dança como coreógrafa e bailarina e
coreografou a comissão de frente da escola de samba Acadêmicos de Gravataí em
2013. Contribuíram para sua formação também alguns nomes do flamenco
internacional como Miguel Alonso, Carlos Carbonel, Yanina Martinez, Manuel
Liñan, Belém Fernandes, entre outros. É Arquiteta e Cursa Pós Graduação em
Arquitetura e Cenografia na Uniritter.
Marlise Nedel Machado é bailarina e professora de dança.
Salientam-se em sua formação as áreas de
ballet clássico, jazz e danças de salão, com enfoque principal para o
estudo e pesquisa do Tango. Foi co-idealizadora e diretora do Festival
Internacional de Tango de Porto Alegre (Prêmio Açorianos de Dança - 2012) e,
desde 2011, integra o elenco fixo do espetáculo Tãn-Tãngo, de Hique Gomez
(Prêmio Açorianos de Música - 2012). É delegada titular do Colegiado Setorial
de Dança do RS e Presidente da Asgadan — Associação Gaúcha de Dança. É também
Bacharel em Letras pela UFRGS, com habilitação para Tradutora em Línguas
Inglesa e Portuguesa.
Mirco Zanini é Projetista e técnico em
iluminação com mais de 15 anos de experiência. Vencedor do prêmio Açorianos de
iluminação em Dança de 2015. Atua em projetos de iluminação para circo, teatro,
dança, música, artes visuais e arquitetura.
Novas Mídias em Dança
Roberta Fofonka é jornalista e bailarina. Fez parte de redações no Rio
Grande do Sul como repórter e videomaker. Foi integrante do Grupo Experimental
de Dança da Cidade em 2015 e hoje mantém ativamente pesquisa em contato
improvisação. Atualmente escreve para o Jornal do Comércio e desenvolve
projetos pessoais de investigações de dança, vídeo e performance.
Wagner Ferraz: é
Mestre em Educação pela UFRGS; foi Coordenador do Dança do Estado do RS -
IEACEN/SEDAC; Titular do Colegiado Setorial Estadual de Dança; Graduado em
Dança (ULBRA); Especialista em Gestão Cultural e em Educação Especial;
Pesquisador do Observatório da Educação CAPES/INEP - PPGEDU/UFRGS - com o temas
Dança, Corpo e Educação; Professor e Coordenador de Cursos Livres do INDEPin;
Editor do Periódico Eletrônico Informe C3 (www.processoc3.com/ISSN: 2177-6954);
Já dirigiu, coreografou e atuou como bailarino em vários espetáculos,
performances, festivais e mostras de dança.
Destaque
em Balé
Angela
Tonon é
graduada em Educação Física pela ESEF – IPA. É pós-graduada em Dança (PUC-RS).
Possui formação em balé clássico. É professora de Educação Física e Dança na
rede municipal de Porto Alegre.
Isabel Beltrão é Bailarina, Professora de Ballet
Clássico e Alongamento. Teve sua formação na Escola de Dança João Luiz Rolla,
após seguiu estudando e aprofundando-se na metodologia de Vaganova com diversos
mestres. Graduada em Educação Física (UFRGS) e Pós Graduada em Dança e
Consciência Corporal (Universidade Gama Filho). Em 1985 abre sua escola de
Dança, o Ballet Redenção, onde atualmente é professora e diretora artística.
Recebeu diversos prêmios por suas montagens de obras de Repertório Clássico, e
em 2014 recebe o Troféu Açoriano de Dança em “Destaque Balé Clássico”.
Destaque em Danças
Folclóricas/Étnicas
Alexandre Oliveira é produtor de espetáculos de
danças folclóricas. Atua como bailarino, coreógrafo e diretor do Folclore
Ucraniano Solovey há 26 anos. Participou de espetáculos de danças Gregas,
Portuguesas, Polonesas e Brasileiras, também recebeu inúmeros prêmios da
categoria folclore em sua trajetória. Hoje escreve enredos folclóricos para
produção de espetáculos, também atua como cenógrafo e figurinista na produção
de desfiles de carnaval em Porto Alegre e interior do estado
Siomara Kronbauer é graduada em Educação Física pela
UFRGS e Direito pela PUCRS, Especialista em Folclore pelo Instituto Palestrina,
Especialista em Dança pela Universidade Gama Filho SP, Especialista em
Envelhecimento e Qualidade de Vida pela UFRGS, bailarina, atriz, coreógrafa ,
professora de dança e focalizadora de danças circulares.
Destaque
em Dança Contemporânea
Ana Maria Vasconcelos é psicóloga, Gestalt Ttrapeuta, apreciadora e incentivadora
das artes, dancoterapeuta AG/ / Performance e bailarina//GED 2014/2015/2016
Iandra Cattani é Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Trabalha como bailarina e performer desde
2009, quando ingressou no Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, no qual
estudou por dois anos. Participou de inúmeros cursos de dança, teatro e
canto com profissionais renomados nacional e internacionalmente, e recebeu duas
indicações ao Prêmio Açorianos de Dança na categoria Melhor Bailarina.
Atualmente dá aulas de Sistemas Corporais Para a Fluidez do Movimento, pesquisa
a hibridização de linguagens, a performance e a Filosofia da Diferença.
Destaque em Dança do Ventre
Hind Said Said é descendente de libaneses,
bailarina e coreógrafa profissional com DRT 6367/RS
e Sated 4567/RS. Iniciou sua profissionalização em out/1994
e atualmente tem seu proprio estudio onde ministra aulas e traduz a arte da
dança enraizada desde pequena em sua vida. Organiza eventos de dança,ministra
aulas e seu estilo eh o ventre tradicional e nunca deixando de abranger as
danças folclóricas em seus cursos e shows.
Brysa Mahaila é professora universitária do curso
de Pedagogia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, é Mestre em Processos e
Manifestações Culturais (FEEVALE, 2013). Especialista em Dança e Marketing (
PUCRS, 2003 e 1992). Bacharel em Comunicação Social, Relações Públicas ( PUCRS,
1986). Diretora do Templo do Oriente Dança do Ventre, onde atua como
professora, coreógrafa e bailarina desde 1996.
É pesquisadora em Dança do Ventre há 20 anos e coordenadora do Curso de
Formação Profissional em Dança do Ventre do Templo do Oriente desde 2004. Entre os principais trabalhos artísticos
destaca-se a participação na Novela O Clone, Rede Globo em 2002. Colunista da
Revista Shimmie, especializada em Dança do Ventre no ano de 2012. Prêmio
Açoriano de Dança como destaque de Dança do Ventre em 2015. Autora da Coleção
em 3 volumes, Os pilares da profissionalização em Dança do Ventre, editora
Kaleidoscópio de Ideias, São Paulo, 2016.
Destaque
em Jazz
Aldo
Gonçalves
é Licenciado em
Educação Física pela ESEF/UFRGS, Maitre de Ballet Clássico e
Jazz, Diretor do Festival “Vem Dançar SUDAMERICA", foi membro da
Comissão de Avaliação e Seleção do FUMPROARTE - Pref/POA, Recebeu mais de
1000 prêmios nacionais e internacionais como bailarino e
coreógrafo, jurado principal na Final Nacional de Danças na Argentina,
foi bailarino da primeira formação da Cia Municipal de Dança de Porto
Alegre, foi Presidente da Associação Gaúcha de Dança, é Conselheiro
de Estado da Cultura do RS.
Cintia
Correa Bracht é Graduada em Jornalismo, especializou-se em fotografia de dança e
teatro. Bailarina e também professora, estudou com diversos nomes da dança,
entre eles Walter Arias, Tony Abott, Gisele Meinhardt, Vitória Milanez, Suzana
D´Ávila, Aldo Gonçalves, Alessandra Chemello e Diego Mac.
Destaque
em Dança de Salão
Izabela Gavioli é diretora, coreógrafa e bailarina
no Grupo LAÇOS – Dança de Salão Contemporânea.
Médica (Reumatologia e Medicina do Esporte). Professora Assistente do
Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. Doutoranda em Artes Cênicas/PPGAC
UFRGS. Membro da International
Association for Dance Medicine and Science (IADMS).
Marlise Nedel Machado é bailarina e professora de dança.
Salientam-se em sua formação as áreas de
ballet clássico, jazz e danças de salão, com enfoque principal para o
estudo e pesquisa do Tango. Foi co-idealizadora e diretora do Festival
Internacional de Tango de Porto Alegre (Prêmio Açorianos de Dança - 2012) e,
desde 2011, integra o elenco fixo do espetáculo Tãn-Tãngo, de Hique Gomez
(Prêmio Açorianos de Música - 2012). É delegada titular do Colegiado Setorial
de Dança do RS e Presidente da Asgadan — Associação Gaúcha de Dança. É também
Bacharel em Letras pela UFRGS, com habilitação para Tradutora em Línguas Inglesa
e Portuguesa.
Destaque em Sapateado
Leonardo Stenzel, a trajetória artística de Leonardo
Stenzel começou na música, ainda criança participou da orquestra
infanto-juvenil da UFRGS e aos poucos foi ingressando nos estilos populares,
tendo participado como baterista e percussionista profissional em grupos de
Rock, POP e MPB. Em 2001 encontrou o sapateado americano e desde então vem
atuando nessa área como sapateador de diversos grupos (destaque para o grupo
“Devir Tap Band”). Ministra oficinas de percussão corporal e também trabalha
com produção de vídeos e trilhas. Foi indicado ao Prêmio Açorianos em 2006,
concorrendo na categoria de melhor trilha sonora para espetáculos de dança e
venceu o Prêmio Açorianos de 2013 na categoria de destaque em sapateado pelo
roteiro do musical “Rotinoia”.
Naira Nawroski é bailarina, coreógrafa e
professora especializada no ensino do ballet clássico infantil. Tem formação em
Sapateado Americano pelo Método Marchina – SP. Diretora do Naira Nawroski
Centro de Artes Integradas. Graduada em Pedagogia
–habilitação em Educação Pré-escolar- pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul –PUC/RS e pós-graduada em Psicomotricidade Relacional pelo Centro Universitário La Salle de
Canoas/RS.
Destaque em Flamenco
Emily Borghetti Iniciou seus estudos em flamenco em 1994 na escola
Cadica Danças e Ritmos onde desde 2004 ministra aulas de Flamenco e Fusão. Integrante
da Cadica Cia de Dança que além do flamenco apresenta danças folclóricas
brasileiras e latino-americanas. Participou de importantes projetos como o festival
de folclore Folkloriada na Coréia do Sul, Festival de folclore da
Corredoura em Portugal, Porto Alegre em Dança como coreógrafa
e bailarina e coreografou a comissão de frente da escola de samba
Acadêmicos de Gravataí em 2013. Contribuíram para sua formação também alguns
nomes do flamenco internacional como Miguel Alonso, Carlos Carbonel, Yanina
Martinez, Manuel Liñan, Belém Fernandes, entre outros. É Arquiteta e Cursa Pós
Graduação em Arquitetura e Cenografia na Uniritter.
Bianca Benevenutto bailaora e professora de Flamenco.
Desde 2008 atuou ministrando aulas regulares, integrando o corpo de baile e
escala fixa(balando todo mês no palco do Tablado desde 2008) do Tablado Andaluz
e em espetáculos da companhia e da escola que rodaram o Rio Grande do Sul:
Canela y Fuego , Arsa y Toma , Compás Del Tiempo, Flamencura , Veinte! ,
Federico, Simplesmente Flamenco, 1º Festival Flamenco. Atualmente ministra
aulas no Núcleo Flamenco Palo Santo, sediado na Academia Anatomic.
Destaque em Danças Urbanas
Cauan Feversani vem ao longo dos anos explorando
diversas técnicas artísticas. Compõe sua bagagem com criações em dança de rua e
contemporânea, graffiti, fotografia, atuação e performance. Há três anos mantém
sua pesquisa audio-visual, aprofundando as competências de edição, captação,
direção, e direção de arte, explorando diversas formas do fazer visual. É
também graduando em licenciatura na faculdade de Filosofia da PUCRS.
Tuka Santos, sua
formação em Danças Urbanas começou em 2003, por Jeferson Costa e Bruno de
Carvalho (SC. Foi bailarina por sete anos do premiado Grupo Hip Hop Soul e
ganhou junto do grupo o 1º Lugar no Festival Internacional de Hip Hop
(Curitiba-PR) em 2009; 1º lugar no Premio Desterro Florianópolis e 2º lugar no
Festival de Joinville (2010); foram semifinalistas do concurso "Se Ela
Dança eu Danço" - SBT (2011). Pioneira no desenvolvimento do projeto
social "Floripa Viva Hip Hop", com Grupo Hip Hop Soul e o Instituto
Nexxera em 2012 Pioneira da primeira crew feminina de Floripa, da qual é
integrante, chamada "Broken Ladies Crew". É integrante no Nação Hip
Hop Brasil/SC; foi arte-educadora no "Projeto Social Educar" (2013).
Ganhadora do Prêmio da Cultura Hip Hop Preto Ghoéz (2010); é Pós-graduanda em
Especialização em Dança - PUCRS e Instrutora de Danças Urbanas na Escola
Preparatória de Dança de Porto Alegre.
Projetos
de Formação/Difusão em Dança
Ilza do Canto é relações públicas, formada pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bailarina, formada pela Escola de
Dança de São Paulo. É técnica em comunicação da Prefeitura de Porto Alegre e
atua no Centro de Dança da Secretaria Municipal da
Cultura.
Já exerceu as funções de Diretora Geral e Secretária Adjunta
da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do
Rio Grande do Sul. Já foi Coordenadora de Relações Públicas e Secretária de
Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre. Foi também professora substituta de
Relações Públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS e
professora de dança no Grêmio Náutico União.
Luka Ibarra é
produtora cultural, sócia gerente da Lucida Desenvolvimento Cultural, produtora
da Companhia Municipal de Dança da Cidade de Porto Alegre, assim como da
Eduardo Severino Cia de Dança, Ânima Companhia de Dança e Companhia H desde
2008. Responsável pela idealização e execução de projetos Culturais como
"Circulação em dois Atos", prêmio FUNARTE Klauss Vianna de dança em
2012 e "sopros", prêmio FUNARTE Klauss Vianna 2015, entre outros