Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de maio de 2025

Processo Seletivo para Elenco da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre 2025 - Veja o Regulamento

 


REGULAMENTO


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre torna público que estarão abertas entre 30 de maio a 10 de junho de 2025, na forma deste Regulamento, as inscrições para a Seleção de Elenco da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre. A Cia Municipal de Dança é um projeto de profissionalização que prevê aulas, ensaios, apresentações públicas e o trabalho educativo com as Cia Jovens de Dança nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, com um perfil diversificado de intérpretes. O projeto é mantido pelas Secretarias Municipais da Cultura e da Educação do Município de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Sociocultural AFRO-SUL/ODOMODE, Organização da Sociedade Civil (OSC). O Regulamento poderá ser obtido a partir de 26 de maio de 2025, no site https://www.ciamunicipaldancapoa.com/, e no blog do Centro de Dança http://cdancasmc.blogspot.com.br/.


1. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

1.1. Serão selecionados(as) (7) bailarinos/bailarinas titulares, sendo pelo menos 1(uma) vaga preferencialmente afirmativa para candidatos/as autodeclarados/as negras (pretas ou pardas) .

1.2. Será realizado cadastro reserva com vagas de suplentes, ordenados por classificação, que poderão ser chamados em caso de abertura de vaga para bailarino/bailarina titular ou para trabalhos e apresentações específicos;

1.3. O processo de seleção acontecerá em 3 (três) etapas, sendo:

a) 1ª Etapa: ANÁLISE DE CURRÍCULO E VÍDEO;

b) 2ª Etapa: AUDIÇÃO DE AVALIAÇÃO PRÁTICA;

c) 3ª Etapa: ENTREVISTA INDIVIDUAL.


1.4. A primeira etapa do processo de seleção serão analisados os documentos e vídeos enviados através do formulário de inscrição e os aprovados para a segunda etapa serão comunicados através de email.

1.5. A segunda etapa da seleção acontecerá mediante a audição de avaliação prática em duas aulas de dança, sendo as modalidades de Contempurbano e Improvisação, e execução de repertório da Cia Municipal de Dança. O resultado será divulgado para o email do candidato(a).

1.6. A terceira etapa será uma entrevista individual com o candidato(a).
 

2. DO CRONOGRAMA DE SELEÇÃO:

2.1. Inscrições: De 30 de maio a 10 de junho de 2025 através do formulário https://forms.gle/WxV9rm7TfCCoQUfJ6

2.2. Divulgação das inscrições habilitadas para 2ª Etapa – Audição de Avaliação Prática: até dia 14 de junho de 2025, para o email do candidato(a).

2.3. Audição de Avaliação Prática, realizada pela Comissão de Seleção: em 1 (um) dia entre 16 e 18 de junho de 2025 (a ser avisado por email ao candidato/a), das 9h às 13h, no Solar Paraíso.

2.4. Divulgação dos selecionados para a 3ª Etapa - Entrevista Individual: até dia 21 de junho de 2025 para o email do candidato(a), com a data e hora da entrevista.

2.5. Entrevista individual com o candidato(a): a partir de 23 de junho de 2025.

2.6. Divulgação final dos selecionados: até dia 27 de junho de 2025 no site https://www.ciamunicipaldancapoa.com/, redes sociais da Cia Municipal de Dança e no Blog do Centro de Dança http://cdancasmc.blogspot.com.br/

2.7. Início das atividades com o novo elenco: 1º de julho de 2025.

2.8. INFORMAÇÕES: email: ciamunicipalpoa@gmail.com


3. DAS INSCRIÇÕES:

3.1. As inscrições serão recebidas no período de 30 de maio a 10 de junho de 2025 através do formulário https://forms.gle/WxV9rm7TfCCoQUfJ6

3.2. Somente poderão concorrer neste seleção, pessoas jurídicas com apresentação de documentação regular indicada abaixo:

3.2.1. Contrato Social ou Estatuto ou Certificado MEI (Micro Empresa Individual) com finalidade cultural;

3.2.2. CNPJ com finalidade cultural;

3.2.3. Cópia do RG e CPF do representante legal da Pessoa Jurídica;

3.2.4. Registo profissional como bailarino(a) ou comprovante de encaminhamento de solicitação de registro junto ao órgão competente;

3.2.5. Currículo profissional atualizado;

3.2.6. Link de vídeo de apresentação (coreografia/improvisação) de no mínimo 3 min e no máximo 4 min para que a comissão possa conhecer o trabalho corporal do bailarino/bailarina. O vídeo precisa ter qualidade para que possa ser analisado pela comissão de seleção. Os vídeos que não forem possíveis de acessar ou sem condições de visualização e análise pela Comissão de Seleção serão automaticamente desclassificados.

3.2.7. A inscrição somente será efetivada se todos os documentos e requisitos exigidos neste Regulamento estiverem de acordo com o solicitado, caso contrário será automaticamente desclassificada.


4. DOS REQUISITOS:

4.1. Ser brasileiro(a) ou estrangeiro(a) residente e domiciliado(a) no Brasil;

4.2. Ser maior de 18 anos;

4.3. Possuir CNPJ;

4.4. Ter disponibilidade de atuação, de 2ª a 5ª feira, no turno da manhã (das 9h às 13h) e 6ª feira no turno da tarde nas Cias Jovens nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, para cumprir carga horária de 20 horas semanais e mais 10 horas mensais de ensaios extras, apresentações, temporadas, viagens que serão devidamente agendadas, conforme cronograma de trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre;


5. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO:

5.1. A Comissão de Seleção será composta por 07 (sete) integrantes, sendo: 2 (dois) representantes da Secretaria Municipal da Cultura; 1(um) representante da Secretaria Municipal de Educação; 2(dois) Diretores Artísticos da Cia Municipal de Dança e 2 (um) representantes da OSC Afro-Sul;

5.2. Os(as) integrantes da Comissão de Seleção deverão ter reconhecida atuação e formação na área da dança.

5.3. A Comissão de Seleção será soberana em suas decisões.


6. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

6.1. DO CURRÍCULO E VÍDEO

6.1.1 A Comissão de Seleção analisará os currículos e vídeos considerando a vivência e experiência artística dos candidatos e seu trabalho corporal demonstrado no material.

6.2. DA AUDIÇÃO

6.2.1. A Comissão de Seleção classificará os candidatos a partir de audição de avaliação prática considerando: execução de Aula de Contempurbano, Aula de Improvisação; e trecho de repertório da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre.

Serão avaliados o desempenho e qualidade técnica; a percepção rítmica e musical; a capacidade de improvisação; a criatividade, a qualidade de composição e o domínio cênico.

6.3.  DA ENTREVISTA INDIVIDUAL

6.3.1. A Comissão de Seleção selecionará na audição, apenas alguns candidatos(as) para a etapa das entrevistas.

Os critérios avaliados serão: alinhamento com a proposta artística da Companhia, perfil artístico-pedagógico, disponibilidade e compromisso com o projeto.


7. DAS VAGAS E DA CONTRATAÇÃO:

7.1 O cachê dos bailarinos/bailarinas será de R$ 2.000,00 (dois mil reais) mensais;

7.2 A carga horária dos bailarinos/bailarinas é de 20h/semanais mais 10 horas extras, para eventuais ensaios que sejam necessários, para participar de apresentações em eventos que serão devidamente agendadas, ou diárias em teatros em dias de temporada, conforme cronograma de trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre;

7.3 O período previsto de contratação é de julho de 2025 a julho de 2027.

7.4 A contratação será formalizada mediante Termo de Compromisso pela OSC Afro-Sul Odomodê. Para tanto, será necessária apresentação da seguinte documentação atualizada, que deverá ser providenciada com antecedência:

7.4.1 Contrato Social ou Estatuto ou Certificado MEI (Micro Empresa Individual) com finalidade cultural;

7.4.2 CNPJ vinculado com finalidade cultural;

7.5.3 Cópia do RG e CPF do representante legal da Pessoa Jurídica;

7.6.4 Comprovante de conta bancária de pessoa jurídica;

7.6.5 Registro profissional como bailarino(a).





Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 26 de Maio

 
    O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (26 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
    Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 26 de Maio


Sina


    Tudo aquilo que passa por nós, todos os nós que se atravessam. Aquilo que conecta os fios. Um espetáculo de sensibilidade, sutilezas e suspensões. Subentendido.
SINA propõe uma imersão na repetição e nos jogos de acaso, trazendo o público para uma experiência do interno entre o racional e subconsciente, brincando com reflexões daquilo que nos toca e afeta.
Sina é a fronteira entre a carta e o destino.
    Dia 28 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos. INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/sina/2937025?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaedRCNdLVm6lB4VzmbEy1QV0kkldVC0etnn5ZhqmTie-PAh2TRWw4_xRyISsQ_aem_11bfqI15LxxpNQhU27G3Ug&referrer=l.instagram.com

Roda de Danças Circulares


    CRIS MACHADO convida todos a se juntarem em uma noite de conexão, alegria e movimento. Será um momento para dançar juntos, relaxar, renovar as energias e celebrar a vida em um ambiente acolhedor e cheio de boas vibrações.
- Muitos momentos de diversão e bem-estar
- Conexão com pessoas especiais
- Liberdade de expressão através da dança
- Energia renovada e muita alegria
    O evento acontecerá dia 28 de maio, às 20h, na Vidativa Terapias (Dr. Mario Totta, 203 – Tristeza). Informações: 51 99971-0097. Facilitadora: Cris Machado. Energia de troca: R$62,00. 
RESERVE SEU LUGAR. Inscrições pelo link: https://forms.gle/NXJQMXfwkiWvefcc8

Vapor - Ocupação Infiltrável


    VAPOR – OCUPAÇÃO INFILTRÁVEL é a mais nova criação da Original Bomber Crew. É a virada de um ciclo iniciado com tReta, uma invasão performática (2018), depois mediado por Suspeit∞, obra monitorada (2020). Vapor vem como uma ladainha, uma cantiga, uma reza, que em sua repetição ritualiza novas chegadas: em 2021 se fez uma série de cinco vídeos e em 2024 estreou como performance presencial que deixa uma instalação no espaço que ocupa. Os títulos dessa trilogia são parte de um vocabulário que surge nas biqueiras do Brasil e nos convoca a pensar nas pulsões de vida que se acendem nos becos, não só os urbanos, mas também dos aquilombamentos, das diversas “margens”. Enquanto tReta nos coloca em alerta, pele com pele, nos confronta com paradoxos internalizados daqui e agora da cidade, VAPOR vibra para outras percepções, presenças, paisagens, magias, tempos, aberturas.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 28 de maio, às 20h, no Estúdio Stravaganza (R. Dr. Olinto de Oliveira, 68 - Santana). A Concepção e Direção é de Allexandre Bomber. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2164,Vapor---Ocupa%C3%A7%C3%A3o-Infiltr%C3%A1vel-(Original-Bomber-Crew-%2F-PI)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Peixes


    PEIXES evoca a força coletiva de um cardume que dança sua rotina em composições coreográficas inspiradas na diversidade e mistérios do mar. Os peixes operam uma analogia da sociedade cuja atenção, cada vez mais curta e fragmentada, é pescada por diferentes estímulos. Uma metáfora para refletir sobre os modos de viver e o amanhã que estamos produzindo. Não só para a nossa espécie, mas para todas. Em uma trama onírica, o cardume é levado pelo movimento das correntes marítimas. Enquanto mergulha rumo às águas abissais, figuras híbridas e mutantes coexistem em uma mitologia própria. Os corais perdem a cor e uma mancha de óleo disfarçada de tempestade coloca em risco a sobrevivência do cardume e seu ambiente. Quem diria que mergulhar tão fundo seria ir ao encontro do futuro? Os peixes que dançam nos recordam que os humanos e seus movimentos não são dissociados da natureza. No assoalho do mundo, estar em coletivo é um exercício de imaginação e sobrevivência.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 29 de maio, às 21h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência). A Concepção, Coreografia e Direção é de Camila Vergara. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2137,Peixes-(Dir.-Camila-Vergara-%2F-RS)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Giulia + PH em Porto Alegre


    Duas potências de SP. No dia 30 de maio, às 19h30, a sala vira palco pra um encontro imperdível: GIULIA VALLE + PH MARTINS comandando duas aulas inesquecíveis em SPACE (Surupá, 197 – Jardim Botânico) .
    Para quem quer viver a dança com intensidade, identidade e presença — esse é o tipo de experiência que marca. Não importa seu nível de dança.
    Inscrições: 51 9204-6216.

Aulão de Sábado: SOMA – Aulas Somáticas


    Dia 31 de maio, das 10h às 12h, acontecerá o AULÃO DE SÁBADO: SOMA – AULAS SOMÁTICAS na Casa Salto (André Puente 447, Moinhos de Vento). A prática será ministrada por ROSSANA SCORZA E TISI RANGEL.
    O QUE É SOMA? É uma aula de prática corporal advinda da educação somática. As duas bailarinas Rossana e Tisi somam um emaranhado de conhecimentos em sistemas e métodos que auxiliam na percepção corporal. Um combinado de Feldenkrais, mat pilates, yoga, treinamento fascial, e Gyrokinesis.
    PARA QUEM É A AULA? Para todos que desejam experienciar e se aventurar no próprio corpo. Para quem busca ferramentas de auto percepção, e alívio de dores.Aula Somática é uma prática segura realizada com materiais como: bambos, bandas elásticas, bolinhas, tapetes, etc; reduzindo assim, o impacto articular durante a prática do movimento.
VALOR: R$60,00. Vendas pelo WhatsApp (51)998164456.

Oficina Corpo Expressivo: Fogo


    Sempre quis dançar, mas sente vergonha ou medo de parecer estranho? O curso CORPO EXPRESSIVO, com CAMILA VERGARA, ajuda a libertar os movimentos que o corpo precisa fazer. E o melhor: não é necessário ter experiência em dança.
    Baseado nos elementos que constituem a natureza - água, terra, fogo, ar e éter - os encontros vão desenvolver práticas que ajudam o corpo a fluir como a água, a enraizar como a terra, a expandir como o fogo e a ser leve como o ar! A quinta aula terá a presença de um músico para criar um diálogo entre som e prática coletiva.
    Este terceiro encontro, FOGO: Intensidade e Paixão propõe a exploração de movimentos vigorosos, dinâmicos e imprevisíveis. Evocando o calor e a força do fogo, serão explorados movimentos como saltos e mudanças rápidas de direção e velocidade. Um encontro para acessar a potência, a intensidade e o dinamismo presente em cada corpo. Será no dia 31 de abril, sábado, das 10h às 12h no Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras) - Porto Alegre/RS. Valor do encontro R$60,00 (inscrição no site do Instituto Ling, pelo link da bio de @instituto.ling). Sem necessidade de experiência em dança, recomendável usar roupas confortáveis.

Bachata Day Porto Alegre


    Vem aí mais uma edição do BACHATA DAY PORTO ALEGRE. SEIS AULAS E MAIS UMA FESTA pra encerrar o dia dançando muita Bachata.
    O evento será dia 31 de maio, sábado. As aulas serão das 14h às 20h e, a festa, das 21h às 02h. Lopo Gonçalves, 241 - Cidade Baixa.
    VALOR:
Aulas + festa R$30,00 + 2kgs de alimento
Somente festa R$20,00 + 1kgs de alimento
    INGRESSOS LIMITADOS. Inscrições via WhatsApp (51)998084239. Pix: bachatadaysolidario@gmail.com

Reapresentação Enigma


O espetáculo ENIGMA, do SUZANA D’AVILA STUDIO DE DANÇA retorna para uma noite de pura emoção e mistério no dia 31 de maio, às 19h30 no teatro CIEE-RS (R. Dom Pedro II, 861 - São João). A venda de ingressos é pela plataforma EticketCenter.

Workshop + Baile “Forró Sunset” – 1ª Edição


    Nasce a primeira edição do BAILE SUNSET. Um encontro dançante pensado com carinho pra comemorar — ainda que com um leve atraso —um ano de parceria de Thais Oliveira e Luis Severo, iniciado oficialmente em 16/03/24.
    A programação no dia 01 de junho começa com um workshop às 17h30, seguido do baile das 18h às 21h, pra celebrar juntos: dançar, se encontrar e construir espaços de cuidado através do movimento.
Vai ter ceva, vinho e água à venda no dia.
    INGRESSOS:
R$30,00 antecipado
R$40,00 no dia
Pagamento via Pix: 51980371817 (Chave Pix)
    Qualquer dúvida, chame na DM da página Escuta e Movimento.
    O espaço tem capacidade limitada. INSCREVA-SE pelo link na bio de @escutaemovimento.

19 de maio de 2025

Seleção VESTÍGIOS DO TEMPO - Encontro com o Butoh

         O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre divulga a lista de seleção para a oficina VESTÍGIOS DO TEMPO - encontro com o Butoh, com ANA MEDEIROS e HIROSHI NISHIYAMA, abrindo o CICLO OFICINAS NO PARAÍSO, que vai acontecer nesta quarta-feira dia 21 de maio, das 13h30 às 17h30, no Solar Paraíso (travessa Paraíso nº 71 – Santa Tereza). 

Segue a localização:

Solar Paraíso https://g.co/kgs/aFU8EvP

Às 13h30 será a recepção e primeiras conversas e a partir das 14h não será mais permitida a entrada.

Pedimos a quem tiver sido selecionade e não puder estar conosco que nos avise pelo e-mail dancasmc@gmail.com

SELECIONADES:

Calira Santos Frains
Diedri Veridiana Ludvig
Enzo Zuboski
Fayola Ferreira
Guilherme Jacobs
Janaína Ferrari Garcia
Maria Eugênia Ferreira
Marilice Bastos Guimaraes
Marina correa machado
Nora Eliane de Oliveira Garcia
Patricia Nardelli Pinto Santana
Priscila Ferraz Pasko
Raquel Vidal Coelho
Têmis Nicolaidis
Tuany Barros de Almeida
Vel Berlese Oliveira Gindri Martins
Vídel Gabriela Zuccoloto
Vinicios Van Den Broek Marra

SUPLÊNCIA:

Bianca Brochier 
Bre Ferri de Mello Andrade dos Santos 
Claudia Garcia Gonzalez 
Daniel Moragas da Costa 
júlia fontanive lunelli
Kadrí Harú
Lorena Sanchez Aparicio
Luisa Nogueira Vieira
Luisa Siqueira Ody 
Paula Zeleniakas 
Rita de cassia miranda lopes 
Tabata Silveira dos Santos

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 19 de Maio

 
    O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (19 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
    Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 19 de Maio


Oficinas de Dança de Salão com Tracy Freitas


De maio a julho TRACY FREITAS estará ministrando OFICINAS DE DANÇA DE SALÃO na Casa de Cultura Mário Quintana.  São três oficinas:
    - Dias 10 e 24 de maio, das 14h às 16h: À Brasileira ôôô: forró e samba de gafieria do iniciante ao intermediário;
    - Dias 14 e 28 de junho, das 14h às 16h: Hollywoodianos – Lindy Hope e West Coast Swing;
    - Dias 12 e 26 de julho, das 14h às 16h: Caribeños – Salsa e Zouk.
    Não precisa ter par para participar.
    Inscrições pelo Sympla ou pelo whatsapp (51)999057517.

Cultura Realiza Reunião Online Para Tratar do Credenciamento de Artistas


    A Secretaria Municipal da Cultura realiza na próxima terça-feira, 20, às 19h, uma reunião online para tratar do credenciamento de artistas, arte-educadores e instrutores culturais nas demandas das 17 regiões do Orçamento Participativo (OP) no ano de 2025. 
Os interessados  em participar da reunião - oficineiros, produtores culturais, artesãos, músicos, entre outros - devem acessar o link meet.google.com/gky-wqp-bsa  
    Desta forma, a SMC está implementando um novo processo de credenciamento de artistas com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, fortalecer as políticas culturais e promover a inclusão social através da arte e da educação. Além disto, o instrumento garante variedade de perfis artísticos adaptados às realidades locais e a democratização do acesso à cultura respeitando a dimensão territorial das políticas culturais.
A Secretária Municipal da Cultura, Liliana Cardoso Duarte, afirma que o credenciamento descentralizado “reconhece o papel das comunidades como protagonistas no processo de produção e fruição cultural, alinhando-se ao espírito participativo do OP, um marco histórico na democracia direta em Porto Alegre”. 
A reunião online é organizada pela Secretária Municipal da Cultura Liliana Cardoso Duarte; pelo adjunto Fábio Bandeira Machado e pelo coordenador da Descentralização. Moacir da Rosa Miranda.

Remix na Roda


    REMIX NA RODA é uma história dançada em um espetáculo solo do dançarino, coreógrafo e professor Marco Rodrigues. Remix é uma mistura de Michael Jackson na TV, baile black, capoeira, aeróbica, aulas, dance, hip hop, um mestrado, memórias do artista e das danças urbanas de Porto Alegre. Um espetáculo dançante que mistura encontro, performance e festa, celebrando memórias negras e a criação autoral em dança.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 20 de maio, às 19h, no Teatro do Sesc Alberto Bins (Av. Alberto Bins, 665 – Centro Histórico). A direção é de Marco Rodrigues (Grupo My House). Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2123,Remix-na-roda-(Grupo-My-House-%2f-RS)---19%c2%ba-Festival-Palco-Girat%c3%b3rio---POA
    Espetáculo com tradução simultânea de libras, áudiodescrição e possibilidade de visita tátil 1h antes do início.

Amordor


Em tempos de relacionamentos “cult”, onde o desapego e a frieza dão a tônica dos afetos, nos movemos na direção oposta para produzir um feitiço capaz de driblar o desencanto do mundo. Percorrendo a indivisibilidade AMOR/DOR, o espetáculo aposta na investigação dos clichês do amor em uma atmosfera tão hiper-realista quanto onírica sobre relacionamentos afetivos, suas nuances, curvas e texturas. A composição metafísica absorve enlaçes, afetos, traição, ilusão, desilusão, chameguinho e violências para tramar com o imaginário do espectador. Nos episódios apresentados em cena, as pequenas dramaturgias constroem camadas de sentidos, onde a fé e a devoção parecem guiar os bailarinos e bailarinas em busca de algo de si e do outro. Este é um baile à deriva do enlace.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 22 de maio, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Praça Mal. Deodoro, s/nº - Centro Histórico). A direção é de Daniel Aires (Kháos Cia de Dança). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 16 anos. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2125,Amordor-(Kh%C3%A1os-Cia-de-Dan%C3%A7a-%2F-RS)----19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Fica Comigo


    Dentro de uma atmosfera lúdica, romântica e bem-humorada o “Ateliê do Gesto” apresenta o espetáculo FICA COMIGO emocionando crianças e adultos através de um mergulho nas memórias que guardamos ao longo das nossas vidas. Um convite para se aventurar no imaginário de um antigo Guardador de Memórias que guarda suas lembranças em caixas através de gestos que se transformam em danças. O espetáculo é embalado pelo universo sonoro de valsas e músicas que proporcionam um ambiente nostálgico e alegre cativando todo o público infantil (e sua família). Os intérpretes que hora são bonecos, e hora são lembranças esfumaçadas vão dando vida e ajudando a construir um mundo recheado de sutilezas, memórias e lembranças esparramadas pelo espaço lúdico ambientado pela cenografia, resgatando a nossa essência enquanto humanidade através dos encontros e experiências diversas que se criam. Fica Comigo é um convite para construir afetos e memórias através da experiência artística da dança criando valores, recuperando lembranças e provocando emoções. A criança é instigada a explorar sua essência para que sua imaginação seja estimulada a um universo original e criativo. Os bonecos vão ganhando vida para ajudar, e até mesmo a atrapalhar o velho Guardador de Memórias a viver novas aventuras transformando e ressignificando o que ele guardou por muitos anos, para contar e reviver novas estórias.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 23 de maio, às 15h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência). A direção é de Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari (Ateliê do Gesto – GO). Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2162,Fica-comigo-(Ateli%C3%AA-do-Gesto-%2F-GO)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Onde Está Cassandra? (Pocket Show)


    Pocket show do espetáculo ONDE ESTÁ CASSANDRA? Cinco Drag Queens apresentam coreografias, cenas e números de lipsync para contar a trajetória de 25 anos da Drag Cassandra Calabouço. A peça apresenta novos e importantes desdobramentos na pesquisa do hibridismo entre a linguagem da dança e a estética performativa das figuras dragqueen e do universo queer. O título do trabalho “Onde está Cassandra?” é uma questão direta ao público, que tem a tarefa de descobrir quem é Cassandra no elenco que está em cena. Contudo, a pergunta também deflagra questionamentos mais profundos e complexos: o que é drag? Onde está o artista cênico local? onde estão suas memórias? qual seu papel? qual seu valor?
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 23 de maio, às 21h30, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 - Centro Histórico). A direção é de Cassandra Calabouço e Diego Mac. INGRESSOS GRATUITOS, sem necessidade de retirada prévia.

Muita Água


    MUITA ÁGUA é uma eco-performance criada pelas artistas Cibele Sastre, Juliana Vicari e Fabiano Nunes que tematiza as enchentes que assolaram o RS. Muita Água é a dança-denúncia de um sistema colapsado pelas águas de uma sociedade triste, afogada e multifocada que amontoa os restos de suas vidas em frente à sua casa, no caso de ainda haver casa. Ao inovar na interface entre Arte, Ciência e Sociedade, aposta num processo de conscientização acerca do ambiente e na elaboração simbólica da catástrofe. A pesquisa técnica-estética promovida pelas artistas, com base nos princípios do Sistema Laban-Bartenieff, emerge das experiências corporais dessa transformação radical e barrenta, sendo atravessada pela necessidade de transcriar afetos e efeitos doloridos em arte, se constituindo como uma obra autêntica e contundente.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 24 de maio, às 20h, no Teatro do Goethe-Institut (R. 24 de Outubro, 112- Moinhos de Vento). A direção é de Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari. CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2131,Muita-%C3%A1gua-(Cibele-Sastre%2C-Fabiano-Nunes-e-Juliana-Vicari-%2F-RS)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Engrenagem


    A segunda temporada do espetáculo ENGRENAGEM, da CIA DE DANÇA KARIN RUSCHEL será dia 25 de maio (domingo), às 18h, na Sala Álvaro Moreyra (Érico Veríssimo, 307 – Menino Deus).
    A partir de imagens e sonoridades, a pesquisa de movimento para esse trabalho explora o funcionamento da máquinas: dos pequenos mecanismos que fazem um relógio girar seus ponteiros, às grande indústrias com produção de mercadorias em série. A dramaturgia se aprofunda à medida que as trabalhadoras/ sapateadoras da ENGRENAGEM tomam consciência de sua condição reificada e dão início a uma revolta.
    Os ingressos estão disponíveis para venda no Sympla (link na bio de @ciadedancakarinruschel) ou de forma presencial na Escola de Dança Karin Ruschel.

Encruzilhada


    O espetáculo ENCRUZILHADA é uma potente manifestação de dança contemporânea, conduzida por uma trilha sonora original executada ao vivo, com duração de 50 minutos. A obra investiga a existência de um “corpo-samba”, forjado pelas diásporas culturais que atravessam a história do Brasil, e transforma esse corpo em ferramenta de resistência e afirmação. Por meio do movimento, a performance desafia o racismo, a exclusão e outras formas de destruição que atingem o corpo humano, ressignificando o samba como um espaço de luta e celebração. Encruzilhada é um convite para vivenciar a multiplicidade e o poder transformador dessa manifestação cultural, tecendo um diálogo vivo entre encontros e desencontros que moldam a identidade brasileira.
    O espetáculo faz parte da programação do 19° FESTIVAL PALCO GIRATÓRIO SESC. Ele acontece dia 25 de maio, às 19h, no Teatro do CHC Santa Casa (Av. Independência, 75 - Independência). A direção é de Assaury Hiroshi e Igor Cavalcante Medina. Ingressos à venda nas Unidades Sesc/RS, havendo disponibilidade, 1h antes de cada apresentação na bilheteria do respectivos teatro e online pelo link: https://ecommerce.sesc-rs.com.br/ecommerce.paginaprodutocultura.aspx?2132,Encruzilhada-(Assaury-Hiroshi-Gon%C3%A7alves-%2F-RS)---19%C2%BA-Festival-Palco-Girat%C3%B3rio---POA

Sina


    Tudo aquilo que passa por nós, todos os nós que se atravessam. Aquilo que conecta os fios. Um espetáculo de sensibilidade, sutilezas e suspensões. Subentendido.
    SINA propõe uma imersão na repetição e nos jogos de acaso, trazendo o público para uma experiência do interno entre o racional e subconsciente, brincando com reflexões daquilo que nos toca e afeta.
    Sina é a fronteira entre a carta e o destino.
    Dia 28 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos. INGRESSOS:    https://www.sympla.com.br/evento/sina/2937025?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaedRCNdLVm6lB4VzmbEy1QV0kkldVC0etnn5ZhqmTie-PAh2TRWw4_xRyISsQ_aem_11bfqI15LxxpNQhU27G3Ug&referrer=l.instagram.com

Aulas de Pole Gratuitas


Em junho estarão acomtecendo AULAS DE POLE GRATUITAS, no bairro Cavalhada. O projeto faz parte da disciplina “Atividades Práticas em Projetos de Dança”, do curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. 
VAGAS LIMITADAS.

16 de maio de 2025

Conheça os Jurados(as) do Prêmio Açorianos de Dança 2025

 

    Conheça os jurados e juradas do Prêmio Açorianos de Dança 2025!

    São quatro comissões julgadoras formadas por profissionais da Dança de Porto Alegre, que terão a fundamental missão de acompanhar e avaliar a produção do setor ao longo de 2025:


    JÚRI I: Espetáculo, Coreografia, Intérprete Destaque, Elenco Destaque, Destaque Artístico, Revelação, Iluminação, Cenografia, Figurino, Produtor/a e Trilha sonora

- Airton Tomazzoni

- Cláudia Dutra

- Flávia Valle

- Igor Pretto

- Sil Maciel


    JÚRI II: Ação Cultural em Dança

- Amanda Antunes

- Ilza do Canto

- Rose Nunes


    JÚRI III: Prêmio Claudio Etges para fotografia de cena

- Leta Etges

- Luciano Lanes

- Nando Espinosa


    JÚRI IV: Produção em crítica de Dança

- Kátia Salib

- Renato Mendonça

- Rubiane Zancan


    Em breve mais informações sobre cada um dos jurados.

12 de maio de 2025

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança em Porto Alegre - Edição de 12 de Maio

 
    O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (12 de Maio) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em Porto Alegre.
    Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 12 de Maio


Iniciação ao Zouk Brasileiro


Para quem está querendo iniciar no ZOUK BRASILEIRO, a melhor oportunidade chegou. A ZATHUS ESPAÇO DE DANÇA é uma escola especializada em Zouk Brasileiro e esté com o CURSO DE INICIAÇÃO marcado. A próxima edição acontece nas terças dias 13, 20 e 28 de maio e 3 de junho. Serão 4 aulas de 1hora para mergulhar nesse universo. Sempre às 19h15. Endereço: Veador Porto, 241 – Santana.
Inscrições pelo instagram @zathusdanca ou pelo whats (51)993658965.
    INVESTIMENTO:
- Inscrição individual: R$197,00
- Inscrição em dupla: R$320,00.

Centro de Dança abre o ciclo Oficinas no Paraíso com Butoh


    O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para a oficina VESTÍGIOS DO TEMPO - encontro com o Butoh, com ANA MEDEIROS e HIROSHI NISHIYAMA, abrindo o CICLO OFICINAS NO PARAÍSO. As inscrições são gratuitas e vão até 15 de maio de 2025.
Será um dia de oficina: na quarta-feira dia 21 de maio, das 13h30 às 17h30, no Solar Paraíso (travessa Paraíso nº 71 – Santa Tereza). O trabalho é aberto a pessoas com ou sem experiência em dança interessadas em BUTOH.
        O encontro Vestígios do Tempo está centrado nas memórias evocadas na busca pelo sensível e pelo espaço e silêncio imersos em estados de presença. É uma dança viva em pequenas partículas que se agigantam, que se transformam e desaparecem, celebrando a importância de tocar a essência daquilo que foi e do que está por vir. Ao longo da tarde, Ana e Nishiyama entremearão teoria e prática.
A dupla de dançarinos, pioneira no ensino da modalidade em Porto Alegre, volta do Japão com seus corpos marcado por lugares, pelas estações, pelos encontros diários no Kazuo Ohno Dance Studio com Etsuko san na criação do novo trabalho, e principalmente, pela vontade de compartilhar as tantas vivências e experiências acumuladas nessa nova imersão de butoh, dança onde o corpo é movido pela interioridade de cada pessoa.
    REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
- Ser maior de 15 anos;
- Preencher o formulário de inscrição on-line: https://forms.gle/mdnNhDXGTQJcvfer7
    VAGAS: 15 alunes e 10 suplentes.
    CRONOGRAMA:
Até 15 de maio - Inscrições
19 de maio - Divulgação de seleção
21 de maio - das 13h30 às 17h30 - Oficina
    Mais informações pelo e-mail: dancasmc@gmail.com

Tablao Flamenco Inaugural Palo Santo - Arte e Saúde


    Com imensa satisfação, a PALO SANTO ARTE E SAÚDE convida para a primeira noite Flamenca no novo espaço que respira arte e saúde.
    Junto terá o lançamento da vídeo-dança FLAMENCO POR LA CALLE, um projeto que foi desenvolvido durante a pandemia e agora será compartilhado com todos.
    Uma linda oportunidade de celebração com grandes nomes do Flamenco nacional.
O evento será dia 16 de maio, às 19h30 na Palo Santo Arte e Saúde (Av. Azenha, 1502/101 – Azenha). Ingressos pelo Sympla a R$55,00: https://www.sympla.com.br/evento/tablao-inaugural-palo-santo-arte-e-saude/2934353?share_id=copiarlink

Passaporte Arte e Saúde


    Dia 17 de maio a PALO SANTO ARTE E SAÚDE terá uma tarde inteira de atividades para celebrar o corpo e a alma. Um tempo para despertar a consciência corporal e recarregar o coração com arte.
    14h: Vivência em Psicomotricidade: despertar corpo lúdico/cognitivo;
    15h: Técnica Flamenca (para todos): Base estrutural para construção facilitada do baile Flamenco ;
    16h: Masterclass especial com  Gabriela Menezes/SP , com música ao vivo de João La Furia - guitarra flamenca (Todos níveis).
    INVESTIMENTO: R$90,00. Contato e Pix: 51993337986.

Workshop Salsa


Dia 17 de maio, às 15h, acontece um WORKSHOP DE SALSA na Zathus Espaço de Dança (Veador Porto, 241 – Santana), com a professora BIANCA BUENO. Serão duas horas de aula + 1 hora de prática. Terá muitas bases, fundamentos e energia salsera.
Pix para pagamento: CNPJ da escola 31690994000149. WhatsApp para comprovante: +55 51 99365-8965.

Dance Dance Dance Camaleoas & Fruet


    Segunda edição dessa aula-espetáculo que foi um sucesso: DANCE DANCE DANCE CAMALEOAS & FRUET. Camaleoas comandado por DANI CEZAR ao som ao vivo do músico MARCELO FRUET tocando o melhor de Caetano Veloso. São poucas vagas, a aula é uma só, e acontece uma vez por ano em comemoração ao dia da dança. 
    Dia 17 de maio, às 18h30 na Casa Salto (André Puente 447, Moinhos de Vento). Investimento: R$90,00. Inscrições pelo WhatsApp 51 99816 4456.

Del Puerto 25 Anos: Preservação do Acervo e Memória da Dança Flamenca Brasileira


    O mês de Maio chega com um anúncio muito especial: o lançamento do projeto DEL PUERTO 25 ANOS: PRESERVAÇÃO DO ACERVO E DA MEMÓRIA DA DANÇA FLAMENCA BRASILEIRA. 
    No dia 17 de maio, a Del Puerto abrirá as portas da sua sede em Porto Alegre para celebrar essa trajetória de resistência, arte e memória com exibição de alguns registros históricos e apresentação ao vivo da companhia Del Puerto.
    Com ENTRADA FRANCA e ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL (AD e Libras), o evento marcará também o início da renovação do acervo digital da escola em plataformas online, preservando 25 anos de história do flamenco no Brasil.
    O evento acontece às 19h, na Av. Érico Veríssimo, 716 – Porto Alegre. Mais informações e links no Instagram: @delpuertoflamenco.

Sina


    Tudo aquilo que passa por nós, todos os nós que se atravessam. Aquilo que conecta os fios. Um espetáculo de sensibilidade, sutilezas e suspensões. Subentendido.
    SINA propõe uma imersão na repetição e nos jogos de acaso, trazendo o público para uma experiência do interno entre o racional e subconsciente, brincando com reflexões daquilo que nos toca e afeta.
    Sina é a fronteira entre a carta e o destino.
    Dia 28 de maio, às 19h, na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura (av. Érico Veríssimo, 307). CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 14 anos. INGRESSOS: https://www.sympla.com.br/evento/sina/2937025?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaedRCNdLVm6lB4VzmbEy1QV0kkldVC0etnn5ZhqmTie-PAh2TRWw4_xRyISsQ_aem_11bfqI15LxxpNQhU27G3Ug&referrer=l.instagram.com

7 de maio de 2025

Centro de Dança abre o ciclo Oficinas no Paraíso com Butoh

        O Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre abre inscrições para a oficina VESTÍGIOS DO TEMPO - encontro com o Butoh, com Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama, abrindo o CICLO OFICINAS NO PARAÍSO.

As inscrições são gratuitas e vão até 15 de maio de 2025.

foto: Takanori Kawahara

        Será um dia de oficina: na quarta-feira dia 21 de maio, das 13h30 às 17h30, no Solar Paraíso (travessa Paraíso nº71). O trabalho é aberto a pessoas com ou sem experiência em dança interessadas em Butoh.

        O encontro Vestígios do Tempo está centrado nas memórias evocadas na busca pelo sensível e pelo espaço e silêncio imersos em estados de presença. É uma dança viva em pequenas partículas que se agigantam, que se transformam e desaparecem, celebrando a importância de tocar a essência daquilo que foi e do que está por vir. Ao longo da tarde, Ana e Nishiyama entremearão teoria e prática.

"É importante encontrar uma dança que te mova hoje, por menor que seja. Ela não vem depois de algum exercício especial. Começa com o que você sente agora. E é nesse instante, não amanhã”. 

        A dupla de dançarinos, pioneira no ensino da modalidade em Porto Alegre, volta do Japão com seus corpos marcado por lugares, pelas estações, pelos encontros diários no Kazuo Ohno Dance Studio com Etsuko san na criação do novo trabalho, e principalmente, pela vontade de compartilhar as tantas vivências e experiências acumuladas nessa nova imersão de butoh, dança onde o corpo é movido pela interioridade de cada pessoa.

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO:
- ser maior de 15 anos;
- preencher o formulário de inscrição on-line;

VAGAS: 15 alunes e 10 suplentes.

INSCRIÇÃO:
Acesse o link abaixo e faça a sua inscrição gratuita:
https://forms.gle/mdnNhDXGTQJcvfer7

CRONOGRAMA:
até 15 de maio - Inscrições
19 de maio - Divulgação de seleção
21 de maio - das 13h30 às 17h30 - Oficina

Mais informações pelo e-mail: dancasmc@gmail.com

foto: Takanori Kawahara

SOBRE BUTOH 

Para o mestre Yoshito Ohno, Butoh é dançar a existência e estar em contato direto com o mundo a nossa volta: as violências, as tragédias. Dançar Butoh é também encontrar a humanidade naquele que dança, "se revelando como uma flor, como a natureza e seus ciclos". No Butoh de Yoshito Ohno se encontra o silêncio e se percebe o corpo criando e trazendo lugares e memórias à tona — se faz muito menos externamente. Os pés encontrando o chão marcam o tempo e trilham histórias milenares, no contato de cada partícula de pele com cada milímetro de solo. 

SOBRE ANA MEDEIROS 

É bailarina com formação em dança moderna na Martha Graham School of Contemporary Dance. Viveu por 23 em Nova York e já apresentou seus trabalhos em países como França, Holanda, Estados Unidos, Japão e Brasil. Em janeiro de 2015, inicia seu projeto de pesquisa e estudo do Butoh com Yoshito  Ohno, filho de Kazuo Ohno, no Kazuo Ohno Dance Studio em Yokohama, Japão. Hoje o seu trabalho é voltado à prática desta vertente, tendo realizado cinco residências com Yoshito sensei. Em nove anos de atividades com a modalidade em Porto Alegre, mantém uma programação ativa de aulas, workshops, espetáculos e intervenções artísticas. 

SOBRE HIROSHI NISHIYAMA 

É natural de Osaka, Japão. Em 1990, a pedido de Kazuo Ohno, se muda para Yokohama, onde passa a estudar butoh. Por 20 anos, foi aluno de Kazuo, frequentando o Kazuo Ohno Dance Studio e participando das aulas com Yoshito Ohno. Em 2016, vem ao Brasil pela primeira vez para dançar o espetáculo “Caminhos pelos Quais” com Ana Medeiros. Após outras passagens pelo Brasil, muda-se definitivamente para Porto Alegre (RS). Ainda em colaboração com Ana, cria e dança os espetáculos "A Música Não Tocada" e "O Sussurrar da Cigarra". Hoje é professor de butoh ao lado de Ana.