Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

26 de abril de 2022

Centro de Dança divulga os habilitados e inabilitados da Dança para o Auxílio Giba Giba - Inscritos entre 15 de março e 13 de abril


Centro de Dança divulga listagem publicada em 25/04/22 no DOPA dos beneficiários habilitados e inabilitados inscritos entre 15 de março e 13 de abril de 2022 e os recursos de 28 de março à 1º de abril na área da DANÇA com objetivo de receberem Auxílio Emergencial Giba Giba, conforme a execução do Decreto Estadual nº 55.967/2021, a partir dos recursos recebidos pelo Edital SEDAC nº 004/2021, Chamada Pública de Coinvestimento para Auxílio Emergencial, destinados aos Trabalhadores da Cultura. 

VEJA A LISTAGEM COMPLETA ABAIXO:

https://dopaonlineupload.procempa.com.br/dopaonlineupload/4357_ce_359264_1.pdf 

RECURSOS:

Informamos que está aberto período de recurso de 5 dias úteis para correção de documentos ou complementação de informações a contar de 26 de abril de 2022, até o prazo máximo de 2 de maio de 2022.

Os recursos devem ser encaminhados somente pelo e-mail dancasmc@gmail.com



24 de abril de 2022

Centro de Dança realiza programação para comemorar o Dia Internacional da Dança

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura realiza programação para comemorar o Dia Internacional da Dança, no dia 29 de abril, com a realização de Sessão de Autógrafos do Escritos da Dança 2 – Mais um passo de dança, no Centro Municipal de Cultura, às 19h e com a apresentação do espetáculo do Conjunto de Folclore Internacional (CFI) – Os Gaúchos, no Teatro Renascença, às 20h30min, ambas com entrada franca.


A série Escritos da Dança é uma iniciativa do Centro Municipal de Dança com a Editora de Cidade e vem a suprir a carência de publicações sobre a dança de Porto Alegre. No seu segundo volume “Escritos da Dança 2 – Mais um Passo de dança” tem como recorte as ações de dança na capital nos seus aspectos históricos, socais e pedagógicos. Dessa maneira o livro faz um registro que garante a preservação da memória cultural dessa arte na cidade. A publicação foi editada pela Canto Cultura e Arte e como organizadores os pesquisadores Alyne Rehm, Diego Esteves, Suzane Weber e Wagner Ferraz.  A publicação reúne 32 autores que escrevem sobre: Dança e História; Dança, Poética e Ensino, Dança e Crítica; Dança e Saúde; Pesquisa e Experiência em Dança. "Essa publicação reúne educadores, artistas e pesquisadores que partilham saberes da dança feita na nossa capital. Uma ação fundamental de difusão e democratização da cultura de Porto Alegre", destaca o diretor do Centro Municipal de Dança, Airton Tomazzoni.


Em comemoração ao Dia Internacional da Dança o Conjunto de Folclore Internacional - Os Gaúchos traz ao palco um espetáculo com coreografias de diversas culturas que influenciaram na formação de seu repertório. Entre elas: o Paraguai e a influência guaranítica, trazendo a leveza e graça da dança feminina; o Folclore do Arquipélago dos Açores, de onde vieram nossos primeiros colonizadores, que nesse ano completam 270 anos do povoamento açoriano em nossa capital; e encerrando com a estampa do RS, uma mescla de culturas e povos. O CFI – Os Gaúchos tem 62 anos de caminhada artística na área da dança, divulgando a cultura dos Povos, através de suas músicas e danças folclóricas.

O Dia Internacional da Dança (29 de abril) foi instituído pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO, no ano de 1982, em homenagem ao dia de nascimento do mestre e bailarino francês Jean-Georges Noverre (1727-1810) que reformulou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo. Autor de Cartas sobre a Dança, Noverre defendeu a ampla formação do bailarino, sua profissionalização e a valorização da dança frente às demais artes.


SERVIÇO:

Dia: 29 de abril de 2022

SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO ESCRITOS DA DANÇA 2 – MAIS UM PASSO DE DANÇA – 19h – Centro Municipal de Cultura – Lupicínio Rodrigues (Av. Erico Veríssimo, 307) – Entrada Franca

ESPETÁCULO DO CFI – OS GAÚCHOS – 20h30min – Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307) – Entrada Franca

Ficha Técnica:

Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos

Coordenação Coreográfica:  Lúcia Brunelli, Lucélia Adami Nunes e Rosane Farina

Direção Geral: Alexandre Grivicich

Direção Musical: Lourenço Valentini

Fotografia: João Paulo Lucena





11 de abril de 2022

Centro de Dança apresenta Cia de Arte La Negra na programação de reabertura do Teatro Renascença

 

O Centro de Dança apresenta a Cia de Arte La Negra Ana Medeiros, com o espetáculo Mujeres de Água, indicado ao Prêmio Açorianos de 2021, no dia 23 de abril às 20h, no Teatro Renascença, entrada franca. O espetáculo de flamenco é inspirado na água e na força feminina e integra a programação de reabertura dos teatros municipais em comemoração aos 250 anos de Porto Alegre.

Sinopse:

A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força e a limpeza. Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida e é a força motriz de inspiração para este espetáculo.

Mulheres que amadureceram por meio do Flamenco apresentam suas vivências e perspectivas de mundo, no ir e vir das ondas do mar. Projeto inovador que tem o Flamenco como linguagem comum em hibridismo com outras artes, como o Teatro e a Música, embaladas pela trilha sonora inédita que transita entre o cante Yorubá, o cancioneiro nordestino, o folclore latino americano e o Flamenco. Executada pelo guitarrista Flamenco Jef de Lima e cantaora Isadora Arruda.

Ficha técnica:

Direção geral, concepção, coreografia, figurino e produção: La Negra Ana Medeiros

Direção Artística: Silvia Canarim

Corpo de Baile: Emily Borghetti Patrícia Correa, Thaís Virgínia, Ana Cândida de la Campana, Luciana Meira e La Negra Ana Medeiros

Vídeo arte: 2L produtora

Trilha sonora: Jef Lima e Isadora Arruda

Execução figurino: Tânia Ferreira

Fotografia: Fábio Zambom

Cenário: Emily Borghetti

Beleza: Nayana Pereira

Luz: Fabrício Simões


“Agora é um instante. Já é outro agora. E outro. Movo-me dentro de meus instintos fundos que se cumprem às cegas. Sinto então que estou nas proximidades de fontes, lagoas e cachoeiras, todas de águas abundantes. E eu livre.” Clarice Lispector, Água Viva.


4 de abril de 2022

Projeto Dança Comunidade abre inscrições até 26 de abril para aulas gratuitas no CEPRIMA


Parceria inédita do Centro de Dança/SMC e CEPRIMA

O Projeto Dança Comunidade abre inscrições para aulas gratuitas da balé infantil, danças urbanas e dança de salão nesta quarta-feira (06/04) no Centro de Comunidade Primeiro de Maio – Ceprima (Rua. Comoati, 64 esq, R. São Nicolau/ Bairro Santa Maria Goretti). Esta é uma parceria inédita entre o Centro Municipal de Dança, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com o Ceprima e busca ampliar a oferta e acesso a atividades de dança para a população da capital. 

As inscrições podem ser feitas até dia 26 de abril direto na secretaria do Centro Comunitário (de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17h) ou pelo email: jaquelisa.musse@gmail.com . Informações podem ser obtidas pelo email dancasmc@gmail.com .

A turma de balé infantil com a professora Pamela Weber acontecerá nas sextas-feiras, das 14 às 15h para crianças de 6 a 10 anos, iniciando dia 29 de abril. As aulas de dança de salão com os professores Vera Vieira e Lucas dos Santos acontecerão aos sábados, das 15 às 16h30, para participantes a partir dos 15 anos, iniciando 30 de abril. 

Haverá ainda uma aula experimental de danças urbanas com o professor Jean Ferreira que acontecerá na quarta-feira, 27 de abril, às 16h30, aberta a participantes de todas as idades.

O objetivo do Dança Comunidade é potencializar os espaços do Centro Comunitário e articular a rede de ações formativas já desenvolvidas com sucesso pelo Centro Municipal de Dança. Dessa forma a SMC e Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) poderão ampliar suas ações e atendimentos e ainda mobilizar a sociedade civil para esse trabalho, contando nessa edição com apoio da Escola de Dança Aline Rosa.

SERVIÇO:

Projeto Dança Comunidade:

Inscrições até 26 de abril para aulas gratuitas: na secretaria do Centro Comunitário (de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 e das 14 às 17h) ou pelo email: jaquelisa.musse@gmail.com


Turma de Balé Infantil: 

Professora Pamela Weber

Dia e hora: sextas-feiras, das 14 às 15h

Público: crianças de 6 a 10 anos

Início: dia 29 de abril


Turma de Dança de Salão:

Professores Vera Vieira e Lucas dos Santos 

Dia e hora: sábados, das 15 às 16h30

Público: participantes a partir dos 15 anos

Início: 30 de abril


Aula experimental de danças urbanas:

Professor: Jean Ferreira

Dia e hora: quarta-feira, 27 de abril, às 16h30

Público: aberta a participantes de todas as idades.


Informações: dancsmc@gmail.com 

Realização: Centro de Dança/SMC e CEPRIMA/SMELJ

Apoio: Escola de Dança Aline Rosa