Festival Dançapontocom encerra neste domingo com
Debate e
Mostra coreográfica
Com sessões lotadas o IV Festival
Dançapontocom chega ao seu final. Na programação do domingo, às 16h acontece os
Diálogos Artísticos com participação de especialistas em arte, artistas que
integraram a programação e público interessado no tema dos processos de criação
em dança. A professora Suzy Weber, do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
da UFRGS, e a artista e o professora da Arena cursos, Maria Helena Bernardes,
que acompanharam a apresentação de todos os trabalhos do Festival, farão um
painel das singularidades e tendências da produção contemporânea
local.
Encerrando a programação, será realizada a MOSTRA
COREOGRÀFICA, às 18h, no Teatro Renascença, com entrada franca. Dente os
trabalhos, criações de Luciana Paludo, Andrea Spolaor, Daniela Zill, Luciana
Hoppe, Marcio Canabarro, do Grupo Al-málgama, do NEcitra, do Grupo Experimental
de Dança e de alunos do curso de graduação em Dança da UERGS. Outras informações
e programação completa em http://cdancasmc.blogspot.com.br
Programação da MOSTRA
COREOGRÁFICA
1. Um corpo terrorista?!, com Grupo Experimental de
Dança
A partir dos vídeos-virais de dança que proliferam na
internet, o trabalho se debruça sobre a questão de qual corpo pode ser hoje
terrorista, na rede, nas ruas, no espaço cênico. Orientação de Alessandro
Rivellino e Airton Tomazzoni.
2. “Marcela Fenay/maculele”, com
Lírio Cia de Dança
Marcela Fenay é uma personagem/andarilha nascida
em 2009 e até então tinha a característica de visitar espetáculos (já visitou
Luciana Paludo, Luciana Hoppe, Daggi Dornelles e Cia Municipal de Caxias do
Sul).
3. “Contraponto”, com Al-málgama
O trabalho de
dança, por si só, parte de uma investigação de linguagens que busca uma
identidade única a partir de fusões de estilos de danças e experimentações de
movimentos corporais individuais, utilizando um instrumento: a
máscara.
4. “Armadeira”, com Turma de 7º semestre do curso de Dança
da UERGS
A obra integra o projeto de pesquisa da coreógrafa que visa
aprofundar a educação somática como caminho para a presença cênica do
bailarino. Assim, buscando dilatar a propriocepção, a educação somática
foi usada como suporte técnico de preparação corporal juntamente com
a exploração das qualidades expressivas de animais em situações de
perigo
5. “Sala Vazia”, com Mimese cia de dança-coisa/Luciana
Paludo
ensaio poético, no qual, os elementos buscam diálogo no
espaço cênico do palco.
6. “Madalena Alba”, com Daniele
Zill
O projeto Madalena Alba* surgiu como resultado dos últimos 2
anos de investigação corporal, somado ao semestre de pesquisa científica e
acadêmica como aluna especial, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes
Cênicas 2012/1, na disciplina de Performance e Espetacularidade, da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul
7. “Inquietações”, com
NECITRA
A coreografia a ser apresentada é um work in process, parte
de um tema que é espera, e as inquietações causadas por esse
sentimento.
8. “Episódio X: partida”, com Junior Alceu Grandi e
Luciana Hoppe
Coreografia criada na Residência OUTRAS DANÇAS da
FUNARTE em novembro de 2012. A direção foi feita pela bailarina e coreógrafa
uruguaia Adriana Belbussi Figueroa.
9. “Pra onde eu vou?”, com
alunos UERGS
O processo de investigação parte das sensações
corporais, daquilo que do corpo emerge a partir de exaustões, olhares,
respiração. Imagens estranhas, figuras “bizarras”.
10. “Helio”, com
Marcio Canabarro (artista convidado)
Tendo como referência a obra do
artista brasileiro Hélio Oiticica, especialmente com a noção de vestir uma obra,
da supersensibilidade cinético, dialogando com obras de outros artistas como
Tatsumi Orimoto, criador da performance "Bread men"; Simon Forti com a pesquisa
do reading the news/ dancing the news e o uso de texto e Peter Pleyer, com a
performance palestra "choreographing books".
Centro Municipal de Dança
Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.
PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA
PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA
30 de junho de 2013
28 de junho de 2013
FESTIVAL DANÇAPONTOCOM TEM INTENSA PROGRAMAÇAO NESSA SEXTA
Delicadeza tomando conta do espaço urbano. Revistar a provocadora obra de Nijinsky depois de um século. Conferir o vigor de uma das mais atuantes cias gaúchas em uma das mais caprichadas produções dos últimos anos. Motivos não faltam para conferir a programação desta sexta, 28 de junho, no Festival Dançapontocom, e com entrada franca ou a PREÇOS POPULARES ( por apenas 5 pilas com desconto para estudantes, melhor idade, classe artística, funcionários públicos).
A primeira atração é gratuita. E acontece em frente ao Centro Municipal de Cultura Lupicínio Rodrigues (Erico Veríssimo, 307). A performance Flor, da bailarina Thais Petzhold, com participação do músico Celau Moreira e da bailarina Maria Falkembach.
E a programação segue com Fauno, do Grupo Jogo, que recebeu o Prêmio Açorianos de Dança, na categoria Melhor Direção. A apresentação traz a figura mitológica que inspirou Vaslav Nijinsky na sua provocadora criação, em 1912, com música de Debussy. Serão duas apresentações, na Sala Álvaro Moreyra, às 20h e às 20h40min.
As 21h é a vez de Re-sintos, da Muóvere Cia de Dança, coreografia de Jussara Miranda. Com cenografia de Juliano Rossi, vencedor do Prêmio Açorianos de Dança nessa categoria, tem uma carpintaria coreográfica vigorosa e potente em cenas que transitam pelo humor e violência por esses “recintos” que habitamos, por vezes no encontro afetuoso, libidinoso, por vezes na disputa e enfrentamento.
Outras informações e programação completa em http://cdancasmc.blogspot.com.br/
27 de junho de 2013
Confira a Programação do Quartas na Dança 2013
O projeto Quartas na Dança reiniciou sua atividades no dia 19 de junho com a belíssima apresentação da Devir Tap Band. Até dezembro estão previstas mais sete edições do projeto. Confira:
A Programação segue
abaixo:
31 de Julho:
“Bastidores”, de Território da Dança
14 de Agosto:
“Al-málgama Tribal, 13 anos”, de Al-málgama
25 de Setembro:
“Sopros”, de Cia H
02 de outubro:
“Dom Quixote”, de Ballet Vera Bublitz
16 de outubro:
“Tributo a Gipsy Kings”, de Gina Vitola
30 de outubro:
“Como Montar um Baile” de Grupo Silvia Canarim
20 de novembro:
“O Negro e o Rio Grande do Sul: A Religação Espiritual entre dois Mundos”, de
Grupo de Música e Dança Afro-sul
O Quartas na Dança nasceu com o
objetivo de fomentar a produção coreográfica dos grupos e companhias da capital
e garantir o acesso do público a essa produção. O projeto é realizado uma
quarta-feira por mês, no Teatro Renascença, sempre às 20 horas.
Agendamentos para escolas públicas podem ser realizados com antecedência mínima de 15 dias. Outras informações podem ser obtidas através do fone 3289.8063.
C O M U N I C A D O
FESTIVAL
DANÇAPONTOCOM: PROGRAMAÇÃO DE QUINTA TRANSFERIDA EM VIRTUDE DAS MANIFESTAÇÕES
PREVISTAS NA CIDADE.
Comunicamos
que, em virtude das manifestações previstas para hoje, a programação de
quinta-feira do Festival Dançapontocom foi transferida para a sexta-feira, dia
28 de junho. A performance Flor, de Thais Petzhold, acontecerá amanhã, às 19 horas, no
saguão do Centro Municipal de Cultura.
25 de junho de 2013
IV Dançapontocom começa amanhã como homenagem ao Terpsí
O Centro de Dança da
Secretaria da Cultura de Porto Alegre estará realizando de 26 a 30 de junho o IV
Festival Dançapontocom. Voltado para a produção contemporânea em dança, o
objetivo do evento é o de privilegiar o “encontro”, seja entre criadores,
linguagens ou mesmo outros olhares e saberes. Para 2013, preparamos uma
programação que privilegia a produção local. O Festival homenageará o Grupo Terpsí, criado em 1987. Na sua
trajetória produziu obras emblemáticas, como “Quem é?” (que representou o
Estado no Carlton Dance), “Orlando’s” (vendedor do Açorianos de Dança 96),
“Ditos e Malditos”, entre outros.
Na
plateia de cada espetáculo contaremos com as críticas Suzy Weber e Maria Helena
Bernardes. A fim de propiciar um debate amplo e diversificado entre a dança e
demais áreas, acontecerá no domingo (Dia 30) um debate aberto ao público com
entrada franca com as referidas especialistas e os grupos participantes da
programação.
O Festival
Dançapontocom é realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de
Porto Alegre com promoção do Clube do Assinante ZH. O valor ingresso é R$ 10,00
com desconto de 50% para Clube do Assinante ZH, estudantes, idosos e classe
artística (exceto para as oficinas e videoconferências).
Outras
informações podem ser obtidas através do tel. 3289-8063, ou pelo e-mail (tomazzoni@smc.prefpoa.com.br).
Atenção: As inscrições para as oficinas
estão com as inscrições abertas até o dia 19 de junho.
Programação:
Dia 26
Homenagem ao Grupo Terpsí Teatro Dança
Montagem “Casa das Especiarias + Painel de Homenagem”
Sala Álvaro Moreyra | 20h
“Casa das Especiarias: Instalação Coreográfica” é motivada
pelas sensações provocadas pelas especiarias, um convite a novas
experimentações provocadas inicialmente pelo olfato e paladar . Um lugar “casa”
repleto de cheiros, sabores, amores e dores um lugar de visitas.
Particularmente, nesse novo processo de criação, é possível
nos apropriarmos do espaço que dispomos e misturar linguagens como dança,
música, projeções. A obra emerge justamente dessa interação simultânea
entre o real e o virtual, provocadores de muitas imagens. Cada fazer uma nova
obra ” a obra só é transformadora no fazer… E nesse “fazer”,
permanecemos em um eterno e produtivo processo de criação. A obra se modifica a
partir de uma transformação que é dos bailarinos/ intérpretes, pois para a
Terpsí Teatro de Dança, eles são a própria obra.
FICHA TÉCNICA:
- Intérpretes Colaboradores: Angela Spiazzi, Edson
Ferraz, , Francine Pressi, Gabriela Peixoto, Gelson Farias ,Natália Karam e
Raul Voges .
- Direção e Concepção: Carlota
- - Interferências visuais : Darjá Cardozo
- Trilha musical original: Vagner Cunha
- Trilha pesquisada: Carlota Albuquerque
- Cenário: Raul Voges e Terpsí Teatro
de Dança
- Figurinos: Anderson de Souza e alunos do Curso
Tecnólogo em Design de Moda da Faculdade de Tecnologia – Senac / Porto Alegre,
Terpsí e Andrew Tassinari
- Criação de Luz: Guto Greca
Painel de Homenagem ao
grupo Terpsí, com a presença de Silvia da Silva Lopes, Luciano Alabarse,
Leta Etges, Suzana Schoellkopf, Wagner Ferraz, Eneida Dreher, Sayonara Pereira
e Sandra Sachs.
Dia 27
“Flor”, performance de Thais Petzhold
Entrada Principal | 18h
“Flor” é uma obra de grande delicadeza, realizada em tempo
expandido (mais lento), com música instrumental de extrema qualidade, habitando
locais urbanos com grande movimento de pedestres. Esta performance coreografada
pela bailarina e coreógrafa Thaís Petzhold e musicada pelo violoncelista Celau
Moreyra, tem como proposta levar os artistas Thaís e Celau, que compõem a
“célula fixa”, para dialogarem com diferentes artistas, culturas e paisagens
urbanas do Brasil. Para isso, artistas locais (residentes de cada estado
escolhido) foram convidados para integrar a coreografia e música já existentes,
criando um novo diálogo estético em cada cidade. “É a delicadeza da vida
que brota a todo instante, sob nossos pés apressados, nosso olhar limitado,
nossa mente congestionada. Um sutil chamado para a simplicidade das coisas
essenciais que mantém o ciclo da vida (nascimento/morte) e que não percebemos
com constância” (Thaís Petzhold)
Ficha Técnica
Concepção, Direção geral e bailarina: Thais Petzhold
Músico: Celau Moreyra
Bailarina convidada: Maria Falkembach
Figurinos: Antônio Rabadan
Dia 28
“Fauno”, do Grupo Jogo - Sala Álvaro
Moreyra | 20h | 20h40min
“Re-sintos”, de Muovere Cia de Dança -
Teatro Renascença | 21h
Fauno: Um fauno desperta, toca sua flauta e é atraído por
ninfas, que o fazem transitar entre o real e o imaginário, entre o desejo que
se realizou ou não, consciente ou inconscientemente, na realidade ou no
sonho:‘Foi um sonho o que amei?’ O desejo no âmbito imaginário está presente no
poema “L'après-midi d'un faune”, de StéphaneMallarmé,
como uma descrição do próprio personagem de suas experiências, aspirações e
pensamentos íntimos, criando imagens e questionamentos sobre o que se vivencia
e o que se projeta a partir de nossa consciência ou da ausência dela.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Alexandre Dill | Intérprete: Igor Pretto | Coreografia:
Igor Pretto e Alexandre Dill | Cenário: Bruno Salvaterra | Figurino: Fabrízio
Rodrigues | Direção de Fotografia e vídeo: Gabriel Faccini e Pedro Henrique
Risse | Desenho de luz: Fabrício Simões| Execução de luz: Daniel Fetter |
Trilha sonora: Bibiana Peteck e Lívia Santos | Arte Gráfica: Luiza Mendonça |
Equipe de apoio: Thainá Gallo, Emanule de Menezes e Vicente Vargas | Divulgação
e Produção: Palco Aberto Produtora | Realização: GRUPOJOGO de ExperimentAção
Cênica
Re-sintos: Uma das obras mais importantes do repertório da Muovere, RE-SINTOS marca 15 anos de palcos, tendo se apresentado em sete Estados brasileiros. Titulado RECINTOS em 1998, a versão atual resulta num outro espetáculo que percebe o espaço como um dos centros da atividade humana, reinterpretando os padrões de comportamento e lugares com acidez, bom humor e critica. Inspirado na figura do cavalo, RE-SINTOS teve sua pesquisa estética no 4º Regimento da Cavalaria Montada da Brigada Militar de Porto Alegre.
“Na obra da companhia, aberto está um lugar de arte. De
dentro para fora, ele nos propõe perguntas sobre a nossa topologia intima
[...]. Re-sentir o espaço, para um novo povoar de sentimentos, com posturas em
forma de arte corporal” (Cássia Navas, 2013)
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Dia 29
“Sobre o armário e a atividade dos objetos – um estudo para a
natureza-móvel” – Sala de Pintura, Atelier Livre | 17h | 19h
“Circulação em dois atos com Tempostepegoquedelícia e bundaflor
bundamor” – Sala Álvaro Moreyra | 19h30min
“Conseqüências”, Teatro Renascença | 21h
Sobre o armário e a atividade dos objetos – estudo para
natureza-móvel: Instigadas pelo desejo de trabalhar com os detalhes e a precisa
gestualidade da obra do pintor holandês Jan Vermeer, as artistas iniciaram
explorando o universo dos objetos cotidianos e sua organização. No centro da
cena encontra-se uma mulher que observa um armário. Ela o abre. Em uma ação
contemplativa se depara com diversos objetos de natureza peculiar. Retirando-os
do armário, os gestos da mulher acentuam e ampliam os detalhes que passam
despercebidos no cotidiano, fazendo com que o objeto seja visto por uma outra
óptica. Buscando através das imagens, o espectador é conduzido então, a um
mundo de pequenas descobertas e sensações colecionadas, em uma atmosfera lúdica
e intimista. “Penso dança como uma forma de dar dignidade ao movimento. No
espetáculo, decidimos exaltar uma das atividades reconhecidas como menor, mas
ao mesmo tempo tão cotidiana e ordinária, que é o fazer interno de uma casa, da
arrumação, da organização. É a gestualidade à procura do encantamento com o
objeto, lembrança na ação íntima e pessoal. Um devaneio estético.” (Bia
Diamante)
CONCEPÇÃO E DIREÇÃO | Bia Diamante
CRIAÇÃO COREOGRÁFICA | Bia Diamante e Juliana Rutkowski
INTÉRPRETE | Juliana Rutkowski
CONCEPÇÃO VISUAL | Bernardo Vieira
Circulação em Dois Atos com Tempostepegoquedelícia e
Bundaflor, Bundamor: Vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de 2012,
Circulação em Dois Atos consiste na apresentação através do país, dos
espetáculos "Bundaflor Bundamor" e "Tempostepegodelícia",
da Eduardo Severino Companhia de Dança.
Bundaflor Bundaflor: O trabalho discorre sobre a Bunda, uma
abordagem humorística do imaginário brasileiro, brindando, dançando, brincando
e extrapolando a banalização de tudo o que compõe o real e o simbólico desse
universo traseiro.
Tempostepegoquedelícia: se propõe a desbotar as encarnações
do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena
sexualidades provisórias.
FICHA TÉCNICA
BUNDAFLOR, BUNDAMOR
Concepção
coreográfica - Eduardo Severino e Luciano Tavares
Intérpretes/criadores
- Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas
TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA
Concepção e
coreografia – Eduardo Severino
Direção Cênica –
Elcio Rossini e Eduardo Severino
Criadores
Intérpretes – Luciano Tavares e Mônica Dantas
Elementos Cênicos –
Élcio Rossini
Pesquisa musical –
Luciano Tavares
Mixagem – Jorge
Foques
Iluminação – Luka
Ibarra
Produção: Luka
Ibarra/ Ana Paula Reis/ Lucida Cultura
Assistente de
produção: Débora Nunes
Conseqüências: A obra poético-coreográfica propõem um
mergulho no universo das imagens geradas pelo movimento condicionado e,
constantemente, reelaborado do corpo urbano. É um experimento fundamentado no
diálogo entre desdobramentos de recursos técnicos e específicos das danças
urbanas e, sendo estes, reutilizados a partir de um olhar contemporâneo,
experimentando diferentes fontes sonoras e questionando maneiras tradicionais
de apresentar o mesmo em cena. As cenas do espetáculo
são consequências imagéticas e coreográficas destes
experimentos.
Ficha técnica
Direção geral e coreográfica: William Freitas
Direção executiva: Cristina Pereira
Iluminação: Moa Junior
Trilha Sonora: Flavio Aquino
Figurino: Anaclara Brito
Figurino: Anaclara Brito
Elenco: Ariele Betineli, Carini Pereira, Caroline Fossá,
Eduardo Richa, Eduardo Bertoletti, Gabriela Pinho, Mariana D. Silva, Marco
Chagas, Paola Danúbia e William Freitas.
Convidado: Cauan Feversani
Dia 30
Mesa de Debates. Sala Álvaro Moreyra | 16h
Mostra Coreográfica. Teatro Renascença | 18h
Mesa de Debates: Produção Contemporânea em dança de porto
Alegre- convergências e divergências.
Artistas Convidadas: Suzy Weber e Maria Helena Bernardes
Com a presença dos artistas participantes da 4ª Edição do
Festival Dançapontocom
Mostra coreográfica
Oficinas
Caminhos que levam à
coreografia
Ministrante: Magda Loitzenbauer
De 26 a 28 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte
Práticas do Sensível
– A linha entre o desenho e a dança
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier Livre
Videoconferências
Terpsí em obras –
Mostra de Trabalhos
Dia 29 de junho,10h30min
Sala PF Gastal | Usina do Gasômetro
Danca, música e
pintura - uma interação
com Magda Loitzenbauer
Dia 29 de Junho,14h30min
Auditório Atelier Livre | Centro Municipal de Cultura
21 de junho de 2013
Programação de Final de Semana
Fluxo Cia de Dança em Leve minhas lembranças
Gênero: Hip Hop ContemporâneoDireção Artística: Aldo Gonçalves
Coreografia: Carlos Neto e Júlio César Santos
Teatro Renascença
21 e 22 de junho - 20h
23 de junho - 18h
Elenco: Bruna Borges, Carlos Neto, Gabriela Treteski, Júlio César Santos, Luiza Moré e Mariana Bohrer
Valores dos ingressos para cada espetáculo:
Inteira R$20,00Classe artística e estudantes R$15,00
Idosos: R$10,00
Workshop com Adilso Machado (cena 11) na Mostra Movimento e Palavra
A aula terá como objetivo condicionar e aumentar a percepção do corpo, refinando a relação entre corpo, pensamento e a ação (que denominamos dança); O objetivos é auxiliar os participantes nas suas atividades profissionais, em especial bailarinos, atores, músicos e atletas que tem no corpo sua principal ferramenta de trabalho. O intuito do curso é também de agregar conhecimento ao participante, para que este possa posteriormente utilizá-los nas suas atividades diárias.
Dias 22 e 23 de Junho
6 horas/aulaSábado e domingo das 10h às 13h.
Investimento : R$ 100,00
Local: Sala 209/Usina do Gasômetro
Coreografia: Carlos Neto e Júlio César Santos
Teatro Renascença
21 e 22 de junho - 20h
23 de junho - 18h
Elenco: Bruna Borges, Carlos Neto, Gabriela Treteski, Júlio César Santos, Luiza Moré e Mariana Bohrer
Valores dos ingressos para cada espetáculo:
Inteira R$20,00Classe artística e estudantes R$15,00
Idosos: R$10,00
Workshop com Adilso Machado (cena 11) na Mostra Movimento e Palavra
A aula terá como objetivo condicionar e aumentar a percepção do corpo, refinando a relação entre corpo, pensamento e a ação (que denominamos dança); O objetivos é auxiliar os participantes nas suas atividades profissionais, em especial bailarinos, atores, músicos e atletas que tem no corpo sua principal ferramenta de trabalho. O intuito do curso é também de agregar conhecimento ao participante, para que este possa posteriormente utilizá-los nas suas atividades diárias.
Dias 22 e 23 de Junho
6 horas/aulaSábado e domingo das 10h às 13h.
Investimento : R$ 100,00
Local: Sala 209/Usina do Gasômetro
14 de junho de 2013
IV Festival Dançapontocom (de 26 a 30 de junho, no Centro Municipal de Cultura)
O Centro de Dança da
Secretaria da Cultura de Porto Alegre estará realizando de 26 a 30 de junho o IV
Festival Dançapontocom. Voltado para a produção contemporânea em dança, o
objetivo do evento é o de privilegiar o “encontro”, seja entre criadores,
linguagens ou mesmo outros olhares e saberes. Para 2013, preparamos uma
programação que privilegia a produção local. O Festival homenageará o Grupo Terpsí, criado em 1987. Na sua
trajetória produziu obras emblemáticas, como “Quem é?” (que representou o
Estado no Carlton Dance), “Orlando’s” (vendedor do Açorianos de Dança 96),
“Ditos e Malditos”, entre outros.
Na
plateia de cada espetáculo contaremos com as críticas Suzy Weber e Maria Helena
Bernardes. A fim de propiciar um debate amplo e diversificado entre a dança e
demais áreas, acontecerá no domingo (Dia 30) um debate aberto ao público com
entrada franca com as referidas especialistas e os grupos participantes da
programação.
O Festival
Dançapontocom é realizado pelo Centro de Dança da Secretaria da Cultura de
Porto Alegre com promoção do Clube do Assinante ZH. O valor ingresso é R$ 10,00
com desconto de 50% para Clube do Assinante ZH, estudantes, idosos e classe
artística (exceto para as oficinas e videoconferências).
Outras
informações podem ser obtidas através do tel. 3289-8063, ou pelo e-mail (tomazzoni@smc.prefpoa.com.br).
Atenção: As inscrições para as oficinas
estão com as inscrições abertas até o dia 19 de junho.
Programação:
Dia 26
Homenagem ao Grupo Terpsí Teatro Dança
Montagem “Casa das Especiarias + Painel de Homenagem”
Sala Álvaro Moreyra | 20h
“Casa das Especiarias: Instalação Coreográfica” é motivada
pelas sensações provocadas pelas especiarias, um convite a novas
experimentações provocadas inicialmente pelo olfato e paladar . Um lugar “casa”
repleto de cheiros, sabores, amores e dores um lugar de visitas.
Particularmente, nesse novo processo de criação, é possível
nos apropriarmos do espaço que dispomos e misturar linguagens como dança,
música, projeções. A obra emerge justamente dessa interação simultânea
entre o real e o virtual, provocadores de muitas imagens. Cada fazer uma nova
obra ” a obra só é transformadora no fazer… E nesse “fazer”,
permanecemos em um eterno e produtivo processo de criação. A obra se modifica a
partir de uma transformação que é dos bailarinos/ intérpretes, pois para a
Terpsí Teatro de Dança, eles são a própria obra.
FICHA TÉCNICA:
- Intérpretes Colaboradores: Angela Spiazzi, Edson
Ferraz, , Francine Pressi, Gabriela Peixoto, Gelson Farias ,Natália Karam e
Raul Voges .
- Direção e Concepção: Carlota
- - Interferências visuais : Darjá Cardozo
- Trilha musical original: Vagner Cunha
- Trilha pesquisada: Carlota Albuquerque
- Cenário: Raul Voges e Terpsí Teatro
de Dança
- Figurinos: Anderson de Souza e alunos do Curso
Tecnólogo em Design de Moda da Faculdade de Tecnologia – Senac / Porto Alegre,
Terpsí e Andrew Tassinari
- Criação de Luz: Guto Greca
Painel de Homenagem ao
grupo Terpsí, com a presença de Silvia da Silva Lopes, Luciano Alabarse,
Leta Etges, Suzana Schoellkopf, Wagner Ferraz, Eneida Dreher, Sayonara Pereira
e Sandra Sachs.
Dia 27
“Flor”, performance de Thais Petzhold
Entrada Principal | 18h
“Flor” é uma obra de grande delicadeza, realizada em tempo
expandido (mais lento), com música instrumental de extrema qualidade, habitando
locais urbanos com grande movimento de pedestres. Esta performance coreografada
pela bailarina e coreógrafa Thaís Petzhold e musicada pelo violoncelista Celau
Moreyra, tem como proposta levar os artistas Thaís e Celau, que compõem a
“célula fixa”, para dialogarem com diferentes artistas, culturas e paisagens
urbanas do Brasil. Para isso, artistas locais (residentes de cada estado
escolhido) foram convidados para integrar a coreografia e música já existentes,
criando um novo diálogo estético em cada cidade. “É a delicadeza da vida
que brota a todo instante, sob nossos pés apressados, nosso olhar limitado,
nossa mente congestionada. Um sutil chamado para a simplicidade das coisas
essenciais que mantém o ciclo da vida (nascimento/morte) e que não percebemos
com constância” (Thaís Petzhold)
Ficha Técnica
Concepção, Direção geral e bailarina: Thais Petzhold
Músico: Celau Moreyra
Bailarina convidada: Maria Falkembach
Figurinos: Antônio Rabadan
Dia 28
“Fauno”, do Grupo Jogo - Sala Álvaro
Moreyra | 20h | 20h40min
“Re-cintos”, de Muovere Cia de Dança -
Teatro Renascença | 21h
Fauno: Um fauno desperta, toca sua flauta e é atraído por
ninfas, que o fazem transitar entre o real e o imaginário, entre o desejo que
se realizou ou não, consciente ou inconscientemente, na realidade ou no
sonho:‘Foi um sonho o que amei?’ O desejo no âmbito imaginário está presente no
poema “L'après-midi d'un faune”, de StéphaneMallarmé,
como uma descrição do próprio personagem de suas experiências, aspirações e
pensamentos íntimos, criando imagens e questionamentos sobre o que se vivencia
e o que se projeta a partir de nossa consciência ou da ausência dela.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Alexandre Dill | Intérprete: Igor Pretto | Coreografia:
Igor Pretto e Alexandre Dill | Cenário: Bruno Salvaterra | Figurino: Fabrízio
Rodrigues | Direção de Fotografia e vídeo: Gabriel Faccini e Pedro Henrique
Risse | Desenho de luz: Fabrício Simões| Execução de luz: Daniel Fetter |
Trilha sonora: Bibiana Peteck e Lívia Santos | Arte Gráfica: Luiza Mendonça |
Equipe de apoio: Thainá Gallo, Emanule de Menezes e Vicente Vargas | Divulgação
e Produção: Palco Aberto Produtora | Realização: GRUPOJOGO de ExperimentAção
Cênica
Re-cintos: Uma das obras mais importantes do repertório da
Muovere, RE-SINTOS marca 15 anos de palcos, tendo se apresentado em sete
Estados brasileiros. Titulado RECINTOS em 1998, a versão atual resulta num
outro espetáculo que percebe o espaço como um dos centros da atividade humana,
reinterpretando os padrões de comportamento e lugares com acidez, bom humor e
critica. Inspirado na figura do cavalo, RE-SINTOS teve sua pesquisa estética no
4º Regimento da Cavalaria Montada da Brigada Militar de Porto Alegre.
“Na obra da companhia, aberto está um lugar de arte. De
dentro para fora, ele nos propõe perguntas sobre a nossa topologia intima
[...]. Re-sentir o espaço, para um novo povoar de sentimentos, com posturas em
forma de arte corporal” (Cássia Navas, 2013)
FICHA TÉCNICA
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Direção Geral e Coreográfica: Jussara Miranda
Direção artística: Diego Mac
Artista convidada/Direção Cênica: Jezebel de Carli
Bailarinos: Didi Pedone, Roberta Savian, Denis Gosch, William de Freitas e Letícia Paranhos
Cenografia: Juliano Rossi e Rudinei Morales
Figurinos: Antônio Rabadãn
Luz: Nara Maia
Direção de produção e relações Institucionais: Patrícia Machado
Cenotécnica: Sandra Santos. Assistente Eduardo Richa
Conceito de Identidade Visual Original: Diego Mac
Designer e mantedor site & identidade visual: Sandro Ka
Site: Diego Leismann
Dia 29
“Sobre o armário e a atividade dos objetos – um estudo para a
natureza-móvel” – Sala de Pintura, Atelier Livre | 17h | 19h
“Circulação em dois atos com Tempostepegoquedelícia e bundaflor
bundamor” – Sala Álvaro Moreyra | 19h30min
“Conseqüências”, Teatro Renascença | 21h
Sobre o armário e a atividade dos objetos – estudo para
natureza-móvel: Instigadas pelo desejo de trabalhar com os detalhes e a precisa
gestualidade da obra do pintor holandês Jan Vermeer, as artistas iniciaram
explorando o universo dos objetos cotidianos e sua organização. No centro da
cena encontra-se uma mulher que observa um armário. Ela o abre. Em uma ação
contemplativa se depara com diversos objetos de natureza peculiar. Retirando-os
do armário, os gestos da mulher acentuam e ampliam os detalhes que passam
despercebidos no cotidiano, fazendo com que o objeto seja visto por uma outra
óptica. Buscando através das imagens, o espectador é conduzido então, a um
mundo de pequenas descobertas e sensações colecionadas, em uma atmosfera lúdica
e intimista. “Penso dança como uma forma de dar dignidade ao movimento. No
espetáculo, decidimos exaltar uma das atividades reconhecidas como menor, mas
ao mesmo tempo tão cotidiana e ordinária, que é o fazer interno de uma casa, da
arrumação, da organização. É a gestualidade à procura do encantamento com o
objeto, lembrança na ação íntima e pessoal. Um devaneio estético.” (Bia
Diamante)
CONCEPÇÃO E DIREÇÃO | Bia Diamante
CRIAÇÃO COREOGRÁFICA | Bia Diamante e Juliana Rutkowski
INTÉRPRETE | Juliana Rutkowski
CONCEPÇÃO VISUAL | Bernardo Vieira
Circulação em Dois Atos com Tempostepegoquedelícia e
Bundaflor, Bundamor: Vencedor do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna de 2012,
Circulação em Dois Atos consiste na apresentação através do país, dos
espetáculos "Bundaflor Bundamor" e "Tempostepegodelícia",
da Eduardo Severino Companhia de Dança.
Bundaflor Bundaflor: O trabalho discorre sobre a Bunda, uma
abordagem humorística do imaginário brasileiro, brindando, dançando, brincando
e extrapolando a banalização de tudo o que compõe o real e o simbólico desse
universo traseiro.
Tempostepegoquedelícia: se propõe a desbotar as encarnações
do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena
sexualidades provisórias.
FICHA TÉCNICA
BUNDAFLOR, BUNDAMOR
Concepção
coreográfica - Eduardo Severino e Luciano Tavares
Intérpretes/criadores
- Luciano Tavares, Eduardo Severino e Mônica Dantas
TEMPOSTEPEGOQUEDELÍCIA
Concepção e
coreografia – Eduardo Severino
Direção Cênica –
Elcio Rossini e Eduardo Severino
Criadores
Intérpretes – Luciano Tavares e Mônica Dantas
Elementos Cênicos –
Élcio Rossini
Pesquisa musical –
Luciano Tavares
Mixagem – Jorge
Foques
Iluminação – Luka
Ibarra
Produção: Luka
Ibarra/ Ana Paula Reis/ Lucida Cultura
Assistente de
produção: Débora Nunes
Conseqüências: A obra poético-coreográfica propõem um
mergulho no universo das imagens geradas pelo movimento condicionado e,
constantemente, reelaborado do corpo urbano. É um experimento fundamentado no
diálogo entre desdobramentos de recursos técnicos e específicos das danças
urbanas e, sendo estes, reutilizados a partir de um olhar contemporâneo,
experimentando diferentes fontes sonoras e questionando maneiras tradicionais
de apresentar o mesmo em cena. As cenas do espetáculo
são consequências imagéticas e coreográficas destes
experimentos.
Ficha técnica
Direção geral e coreográfica: William Freitas
Direção executiva: Cristina Pereira
Iluminação: Moa Junior
Trilha Sonora: Flavio Aquino
Figurino: Anaclara Brito
Figurino: Anaclara Brito
Elenco: Ariele Betineli, Carini Pereira, Caroline Fossá,
Eduardo Richa, Eduardo Bertoletti, Gabriela Pinho, Mariana D. Silva, Marco
Chagas, Paola Danúbia e William Freitas.
Convidado: Cauan Feversani
Dia 30
Mesa de Debates. Sala Álvaro Moreyra | 16h
Mostra Coreográfica. Teatro Renascença | 18h
Mesa de Debates: Produção Contemporânea em dança de porto
Alegre- convergências e divergências.
Artistas Convidadas: Suzy Weber e Maria Helena Bernardes
Com a presença dos artistas participantes da 4ª Edição do
Festival Dançapontocom
Mostra coreográfica
Oficinas
Caminhos que levam à
coreografia
Ministrante: Magda Loitzenbauer
De 26 a 28 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte
Práticas do Sensível
– A linha entre o desenho e a dança
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier Livre
Videoconferências
Terpsí em obras –
Mostra de Trabalhos
Dia 29 de junho,10h30min
Sala PF Gastal | Usina do Gasômetro
Danca, música e
pintura - uma interação
com Magda Loitzenbauer
Dia 29 de Junho,14h30min
Auditório Atelier Livre | Centro Municipal de Cultura
12 de junho de 2013
AMERICANO DA DEVIR TAP BAND ABRE O QUARTAS NA DANÇA 2013
Na próxima
quarta-feira, dia 19 de junho, o projeto Quartas na Dança realiza sua primeira
edição em 2013 – após a reforma do Teatro Renascença - com o espetáculo Devir Tap Band. O trabalho congrega
músicos e sapateadores que, juntos, fazem rock, blues e jazz. Clássicos de B.B.
King, Ray Charles, Beatles, Elvis Presley e Janis Joplin, entre outros, estão
no programa.
O espetáculo – que
foi indicado ao Prêmio Açorianos de Destaque em Sapateado 2012 - tem direção
coreográfica de Gabriela Santos e direção musical de Ivan Beck. No elenco, os
sapateadores Gabriela Santos, Leonardo Dias, Leonardo Stenzel e Simone Lyrio e
os músicos Breno Acosta, Ivan Beck, e Rodrigo Massia.
A apresentação
será no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307), às 20 horas, com ingressos
a R$ 10,00 (50% de desconto para estudantes, maiores de 60, classe artística e
Clube do Assinante ZH). O Quartas na Dança é uma iniciativa do Centro de Dança
da Secretaria da Cultura de Porto Alegre com promoção do Clube do Assinante
ZH.
O Centro Municipal
de Dança aceita agendamento prévio para escolas e instituições com ingresso
franqueado. Outras informações podem ser obtidas através do tel. 3289-8063, ou
pelo e-mail(tomazzoni@smc.prefpoa.com.br ).
7 de junho de 2013
Selecionados da Mostra Coreográfica do Festival Dançapontocom 2013
Os Centros de Dança da Secretaria Municipal
da Cultura divulga os selecionados para a Mostra Coreográfica do Festival
Dançapontocom. A Mostra acontecerá no dia 30 de junho, no Teatro Renascença,
dentro da programação do Festival. A Mostra terá participações especiais do
Grupo Experimental de Dança da Cidade e do bailarino Márcio Canabarro.
1.
“Armadeira”, com Turma de 7º
semestre do curso de Dança da UERGS
2.
“Episódio X: partida”, com
Junior Alceu Grandi e Luciana Hoppe
3.
“Sala Vazia”, com Mimese cia de
dança-coisa
4.
“Inquietações”, com NECITRA
5.
“Pra onde eu vou?”, com alunos
UERGS
6.
“Marcela Fenay/maculele”, com Lírio
Cia de Dança
7.
“Contraponto”, com Al-málgama
8.
“Madalena Alba”, com Daniele
Zill
9.
“Percurso Líquido”, com Purê de
Batata de Grupo de Risco
6 de junho de 2013
O Centro de Dança abre inscrições para as Oficinas do IV Festival Dançapontocom
O Centro de Dança está com as inscrições abertas de 05 a 19 de junho para as
oficinas “Caminhos que levam à coreografia”, ministrada por
Magda Loitzenbauer e “Práticas do Sensível – a
linha entre desenho e dança”, ministrada por Mariana Konrad. As oficinas fazem
parte da programação do IV Festival Dançapontocom e são gratuitas. Para inscrever-se, o
interessado deve enviar breve currículo tomazzoni@smc.prefpoa.com.br. Outras informações podem ser obtidas através
do fone 3289.8065 ou 3289.8063. Veja a seguir horários e conteúdos das duas
oficinas:
“Caminhos que levam à
coreografia”
Ministrante: Magda
Loitzenbauer
De 24 a 26 de junho, 14h30min – 17h
Companhia de Arte
“Práticas do Sensível – A linha entre o
desenho e a dança”
Ministrante: Mariana Konrad
Dia 29 de junho, 14h30min
Sala de Desenho II – Atelier
Livre
“Caminhos que levam à
coreografia”
Oficina
ministrada por Magda
Loitzenbauer
“Esta é uma oficina de caráter lúdico, onde os
participantes terão a oportunidade de experimentar algumas técnicas de
improvisação dentro da dança contemporânea. Técnicas estas que procuram dar
espaço ao movimento mais autêntico de cada um.
Na
primeira parte da aula vamos "despertar" e ativar o corpo com exercícios de yoga
e de energização. Através destes se cria uma espécie de diálogo interior,
permitindo uma maior conexão entre mente e corpo e voltando a atenção para si e
para o "aqui e agora".
Após
esta fase partiremos em busca da expressão. Tarefas bem específicas dentro dos
temas ritmo, espaço e intensidade darão aos participantes, através da
improvisação, a possibilidade de descobrir novos movimentos e reinventar antigos
padrões. Uma atmosfera de descontração e confiança - tão importantes ao processo
criativo - será adquirida com a ajuda de jogos dramáticos.”
Magda Loitzenbauer ,
oficineira
Para participar da oficina não é necessário ter experiência em
dança.
Número de participantes: até 20 pessoas
“Práticas do Sensível – A linha entre o desenho e a
dança”
Oficina
ministrada por Mariana Konrad
“A
oficina tem como objetivo desenvolver uma sensibilidade de percepção da dança na
criação de um desenho. Investigando diversos ritmos e a movimentação do corpo
para a criação de linhas e registros gráficos.
Através de um olhar minucioso do movimento da mão e do
corpo, é possível analisar a organização do corpo de cada um e a influência do
som no ambiente e na realização de trabalhos, desde o estudo da linha e suas
possibilidades de expressão até o desenvolvimento de desenhos de
observação.
Experiências diversas na relação do carvão –
dança – papel. Em momentos, enquanto um dança o outro desenha. E a aqui, não
importa em primeira análise o resultado estético e artístico do desenho, mas sim
a revelação do gesto em imagem no processo criativo.” Mariana Konrad, oficineira
Mariana
Konrad:Formada bacharel em Desenho pela UFRGS. Atua investigando
possibilidades de diálogos entre linguagens percebendo o corpo como potencial de
expressão. Realizou diversas intervenções urbanas em eventos, festivais e
instituições, tais como Bienal do Mercosul e Bienal B, Casa de Cultura Mario
Quintana e Fundação Ecarta.
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