Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

30 de junho de 2013

Dançapontocom encerra logo mais às 16 Horas com Programação Gratuita

Festival Dançapontocom encerra neste domingo com
Debate e Mostra coreográfica

         Com sessões lotadas o IV Festival Dançapontocom chega ao seu final. Na programação do domingo, às 16h acontece os Diálogos Artísticos com participação de especialistas em arte, artistas que integraram a programação e público interessado no tema dos processos de criação em dança. A professora Suzy Weber, do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, e a artista e o professora da Arena cursos, Maria Helena Bernardes, que acompanharam a apresentação de todos os trabalhos do Festival, farão um painel das singularidades e tendências da produção contemporânea local.
         Encerrando a programação, será realizada a MOSTRA COREOGRÀFICA, às 18h, no Teatro Renascença, com entrada franca. Dente os trabalhos, criações de Luciana Paludo, Andrea Spolaor, Daniela Zill, Luciana Hoppe, Marcio Canabarro, do Grupo Al-málgama, do NEcitra, do Grupo Experimental de Dança e de alunos do curso de graduação em Dança da UERGS. Outras informações e programação completa em http://cdancasmc.blogspot.com.br

 Programação da MOSTRA COREOGRÁFICA

1.      Um corpo terrorista?!, com Grupo Experimental de Dança
         A partir dos vídeos-virais de dança que proliferam na internet, o trabalho se debruça  sobre a  questão de qual corpo pode ser hoje terrorista, na rede, nas ruas, no espaço cênico. Orientação de Alessandro Rivellino e Airton Tomazzoni.

 2.      “Marcela Fenay/maculele”, com Lírio Cia de Dança
         Marcela Fenay é uma personagem/andarilha nascida em 2009 e até então tinha a  característica de visitar espetáculos (já visitou Luciana Paludo, Luciana Hoppe, Daggi Dornelles e Cia Municipal de Caxias do Sul).
 3.      “Contraponto”, com Al-málgama
         O trabalho de dança, por si só, parte de uma investigação de linguagens que busca uma identidade única a partir de fusões de estilos de danças e experimentações de movimentos corporais individuais, utilizando um instrumento: a máscara.

 4.      “Armadeira”, com Turma de 7º semestre do curso de Dança da UERGS
         A obra integra o projeto de pesquisa da coreógrafa que visa aprofundar a educação somática  como caminho para a presença cênica do bailarino. Assim, buscando dilatar a propriocepção,         a educação somática foi usada como suporte técnico de preparação corporal juntamente com a  exploração das qualidades expressivas de animais em situações de perigo

 5.      “Sala Vazia”, com Mimese cia de dança-coisa/Luciana Paludo
         ensaio poético, no qual, os elementos buscam diálogo no espaço cênico do palco.

 6.      “Madalena Alba”, com Daniele Zill
         O projeto Madalena Alba* surgiu como resultado dos últimos 2 anos de investigação corporal, somado ao semestre de pesquisa científica e acadêmica como aluna especial, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas 2012/1, na disciplina de Performance e Espetacularidade, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

7.      “Inquietações”, com NECITRA
         A coreografia a ser apresentada é um work in process, parte de um tema que é espera, e as inquietações causadas por esse sentimento.

 8.      “Episódio X: partida”, com Junior Alceu Grandi e Luciana Hoppe
         Coreografia criada na Residência OUTRAS DANÇAS da FUNARTE em novembro de 2012.   A direção foi feita pela bailarina e coreógrafa uruguaia Adriana Belbussi Figueroa.

 9.      “Pra onde eu vou?”, com alunos UERGS
         O processo de investigação parte das sensações corporais, daquilo que do corpo emerge a   partir de exaustões, olhares, respiração. Imagens estranhas, figuras “bizarras”.

 10.    “Helio”, com Marcio Canabarro (artista convidado)
         Tendo como referência a obra do artista brasileiro Hélio Oiticica, especialmente com a noção de vestir uma obra, da supersensibilidade cinético, dialogando com obras de outros artistas como Tatsumi Orimoto, criador da performance "Bread men"; Simon Forti com a pesquisa do reading the news/ dancing the news e o uso de texto e Peter Pleyer, com a performance palestra "choreographing books".

Nenhum comentário:

Postar um comentário