Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

18 de maio de 2015

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta


Tempos de partida no Museu Joaquim José Felizardo


  Foto: Cauan Feversani


Comemorando a Semana Nacional de Museus, a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia a performance Tempos de partida, no dia 21 de maio, às 19h30, no Museu Joaquim José Felizardo (Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa). A proposta é de intervenções coreográficas que dialoguem com o patrimônio histórico da cidade. No roteiro concebido, espectros do passado vagam pelo antigo Solar entre partidas e chegadas que envolvem as relações familiares e sociais que se misturam com a história da cidade e do próprio casarão do século XIX. A apresentação tem número limitado a 50 espectadores com entrada franca mediante distribuição de senhas. Informações no Centro Municipal de Dança: 32898063.
No elenco: Adriano Oliveira, Aldo Gonçalves, Andrea Spolaor, Andrew Tassinari, Bianca Weber, Didi Pedone, Emily Chagas, Gabriela Santos, Fernando Queiroz, Flowjack Uantpi, Kleo Di Santis, Mariano Neto, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Stephanie Cardoso. Participação especial da cantora Simone Rasslan, dos músicos Mateus Kleber, Leonardo Dias e dos alunos da Escola Preparatória de Dança, da EM EF Loureiro da Silva. Os figurinos são de Ivan Motta que também colaborou na finalização das cenas coreográficas. A iluminação é assinada por Guto Greco e a produção de Luka Ibarra/Lucida Cultural. A direção cênica é Liane Venturella que também elaborou o roteiro com Airton Tomazzoni.
A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada em 2014 numa parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. Seu primeiro espetáculo foi Salão Grená que recupera o universo imaginário dos salões de dança da capital desde o século XIX. O elenco conta com bailarinos de formações heterogêneas, como balé, jazz, dança de salão, dança contemporânea e sapateado americano. A direção geral da Cia é de Airton Tomazzoni e Débora Leal.

O Museu Joaquim José Felizardo, Museu Histórico da cidade de Porto Alegre, tem como sede o Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, na antiga rua da Margem (atual João Alfredo), com arquitetura de influência luso-brasileira, para ser “residência da chácara”, lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves, nos fins de semana e feriados. Em meados do século XX, o Solar Lopo Gonçalves passou a ser conhecido como Casa da Magnólia, devido à presença de um magnífico exemplar dessa árvore no jardim em frente ao Solar. Em 21 de dezembro de 1979, o prédio do Solar Lopo Gonçalves foi tombado e atualmente abriga o Museu que possui sob sua guarda três importantes acervos sobre a história de Porto Alegre: o acervo histórico, o acervo fotográfico e o acervo arqueológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário