Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de maio de 2015

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre apresenta


Tempos de partida no Museu Joaquim José Felizardo


  Foto: Cauan Feversani


Comemorando a Semana Nacional de Museus, a Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia a performance Tempos de partida, no dia 21 de maio, às 19h30, no Museu Joaquim José Felizardo (Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa). A proposta é de intervenções coreográficas que dialoguem com o patrimônio histórico da cidade. No roteiro concebido, espectros do passado vagam pelo antigo Solar entre partidas e chegadas que envolvem as relações familiares e sociais que se misturam com a história da cidade e do próprio casarão do século XIX. A apresentação tem número limitado a 50 espectadores com entrada franca mediante distribuição de senhas. Informações no Centro Municipal de Dança: 32898063.
No elenco: Adriano Oliveira, Aldo Gonçalves, Andrea Spolaor, Andrew Tassinari, Bianca Weber, Didi Pedone, Emily Chagas, Gabriela Santos, Fernando Queiroz, Flowjack Uantpi, Kleo Di Santis, Mariano Neto, Mauricio Miranda, Pamela Agostini e Stephanie Cardoso. Participação especial da cantora Simone Rasslan, dos músicos Mateus Kleber, Leonardo Dias e dos alunos da Escola Preparatória de Dança, da EM EF Loureiro da Silva. Os figurinos são de Ivan Motta que também colaborou na finalização das cenas coreográficas. A iluminação é assinada por Guto Greco e a produção de Luka Ibarra/Lucida Cultural. A direção cênica é Liane Venturella que também elaborou o roteiro com Airton Tomazzoni.
A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada em 2014 numa parceria entre a Secretaria Municipal da Cultura e da Educação. Seu primeiro espetáculo foi Salão Grená que recupera o universo imaginário dos salões de dança da capital desde o século XIX. O elenco conta com bailarinos de formações heterogêneas, como balé, jazz, dança de salão, dança contemporânea e sapateado americano. A direção geral da Cia é de Airton Tomazzoni e Débora Leal.

O Museu Joaquim José Felizardo, Museu Histórico da cidade de Porto Alegre, tem como sede o Solar Lopo Gonçalves, construído entre 1845 e 1855, na antiga rua da Margem (atual João Alfredo), com arquitetura de influência luso-brasileira, para ser “residência da chácara”, lugar de descanso da família do comerciante português Lopo Gonçalves, nos fins de semana e feriados. Em meados do século XX, o Solar Lopo Gonçalves passou a ser conhecido como Casa da Magnólia, devido à presença de um magnífico exemplar dessa árvore no jardim em frente ao Solar. Em 21 de dezembro de 1979, o prédio do Solar Lopo Gonçalves foi tombado e atualmente abriga o Museu que possui sob sua guarda três importantes acervos sobre a história de Porto Alegre: o acervo histórico, o acervo fotográfico e o acervo arqueológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário