Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

27 de abril de 2016

Programação das comemorações ao Dia Internacional da Dança

COOPERAÇÕES EM MOVIMENTO

No dia 29 de abril, sexta-feira, durante toda tarde na Sala 209 na Usina do Gasômetro com entrada franca.

No dia 30, sábado, LUCIANA PALUDO CONVIDA às 18h.

No dia 1° de maio – II Encontro de BAMBOLÊ com Vera Carvalho.

Criado pelo Comitê Internacional de Dança da Unesco, a data homenageia o nascimento do bailarino, professor e ensaísta francês Jean-Georges Noverre (1727 – 1810). Para além da homenagem, a data propõe aos artistas contemporâneos uma profunda reflexão sobre o fazer artístico, valorizando a sua diversidade, realçando as suas especificidades, e reafirmando o entrelaçamento de suas linguagens.

DIA 29, sexta;
13:30h até 14:30h– aula de dança com Bambolê com Vera Carvalho. Esta atividade pretende disponibilizar a prática da dança com bambolê para todos os interessados. A proposta é trabalhar oferecer ferramentas para que os participantes construam suas próprias formas de dança. Os temas abordados serão a movimentação (e manipulação) fluida do aro - explorando níveis e dinâmicas - assim como truques simples e transições, em pequenas sequências coreográfcas.

14:30h às 15:30h – Fala/café - Alexandra Dias fala sobre seu projeto Solos em Contaminação que está sendo desenvolvido no programa de doutorado em dança na University of Roehampton em Londres/Inglaterra. Uma pesquisa a partir da prática - vou fazer uma fala sobre meu projeto de pesquisa em dança em andamento e que está sendo desenvolvido no programa de doutorado em dança da university of roehampton em Londres na Inglaterra.

15:30h às 16:30h – aulão com Jair Umann e Andrea Spolaor.
16:30h às 17:30– aula/dança contemporânea com Eva Schul;
17:30h às 18:30h – aula Hip Hop 90’s Fresh com Uantpi Flowjack; O melhor dos Anos 90 na cultura hiphop e no que influencio na vida das pessoas.
18:30h – Lançamento do livro “ Escritos da Dança” organizado por Airton Tomazzoni, Mônica Dantas e Wagner Ferraz no mezanino da Usina do Gasômetro;
Escritos da Dança é um projeto editorial da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre/RS através do Centro Municipal de Dança. Visa suprir uma lacuna da área editorial relativa ao segmento da dança. Os textos destacam a produção em dança na citada cidade, nos seus aspectos históricos, sociais, poéticos, políticos ou pedagógicos entre outros, como processos criativos, de pesquisa e de composição, histórico de grupos e cias, procedimentos metodológicos do ensino e formação em dança e apreciação de obras coreográficas. Neste volume organizados por Airton Tomazzoni, Monica Dantas e Wagner Ferraz, 28 textos e 32 autores.

19:30 – Mostra de trabalhos artísticos;
Bruno Parisoto : la voix du chat noir – Licenciatura em dança na UERGS

Gabriela Correa: lá, aqui e depois – Licenciatura em Dança na UERGS

Respiro – Turma de Estudos do corpo I/curso de licenciatura em dança UFRGS – Coordenação de Carla Vendramin.

Performance/improviso – Limites com Viviane Lencina e Alexsander Vidateli/ Ânima Cia de Dança.

Performance” Pequenas ações cotidianas de amor e paz” com Carla Vendramin, Luciano Tavares, Eduardo Severino, Luciana Paludo, Thais Pethzold, Cibele Sastre, Xanda Dias, Viviane Lencina, Rubiane Zancan, Mônica Dantas e Luciane Soares.

Fragmento “IN/compatível? “ com Luciano Tavares, Andrew Tassinari, Viviane Gawazee e Eduardo Severino.

DIA 30, sábado;

Projeto “Luciana Paludo Convida...”
2º Edição com Douglas Jung
Sala 209 - Às 18h
Ingressos – Inteira – 20,00/meia 10,00
Informações: lupaludo@terra.com.br

DIA 1° de maio, domingo;

II Encontro de Bambolê
Com Vera Carvalho
Sala 209 - Às 15h
Informações: gentependurada@gmail.com

Realização: Eduardo Severino Cia de Dança/ Ânima Cia de Dança/ Mimese Cia de dança coisa / Gente Pendurada e Coletivo de Dança da Sala 209.
Informações: http:// eduardoseverinociadedanca.wordpress.com

Apoio: Usina do Gasômetro/ Usina das Artes/Secretaria Municipal de Cultura/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre/Centro de Dança/Coletivo de dança da Sala 209/ Curso de graduação em dança da UFRGS/ESEFID /Curso de licenciatura em dança da UERGS/ Café do Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário