Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de julho de 2016

SEGUNDO DIA DO 6º FESTIVAL DANÇA PONTO COM APRESENTA ANATOMIA DO CAVALO(SP) E ANATOME (CANOAS)


No segundo dia (06/07 – quarta-feira) do 6º Festival Dança Ponto Com apresenta o espetáculo Anatomia do Cavalo de Marcos Moraes (SP), às 19h, na Sala Alvaro Moreyra e Anatome do Coletivo Canoas de Dança, às 20h no Teatro Renascença. No saguão do Centro Municipal de Cultura, às 18h30min, a intervenção Tênue, com Jussinei Lorde.

Acontece dias 06 e 07 a oficina Honestidade na Dança com Jorge Alencar, na Sala Rony Leal da Usina do Gasômetro, das 14 às 18h, com inscrições encerradas.

O Festival Dança Ponto Com reunirá bailarinos, profissionais e estudiosos da dança no Brasil. COMpartilhar, COMunicar, estar COM, estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Dança Ponto Com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações, de artistas. Em sua programação: espetáculos, processos de criação, debates, performances, oficinas, conferências e muito espaço para conversas.

Conheça a programação completa em www.dancapontocom.com

ANATOMIA DO CAVALO
Marcos Moraes (SP)

O solo, dirigido por Luis Ferron e interpretado por Marcos Moraes, ganha novas dissecações, nesta concepção que propõe uma tensão entre a representação cênica e a simples presença do artista junto aos ‘convivas’. Segundo Ferron, a composição é arquitetada e co-habitada por um sistema semi-aberto, em que um ‘mapa’ indica o percurso enquanto o artista livremente elabora o seu discurso cênico para escolher o caminho. Corporalmente, Marcos Moraes revisita sua trajetória com referências da dança moderna, trabalhando a partir de dinâmicas corporais que se desenvolvem a partir de improvisações em cena, enquanto ‘narra’ uma estória de viajante. Anatomia do Cavalo é um dos pratos da Cozinha Performática, Plataforma Colaborativa de Pesquisa e Criação em Dança e Performance, que se propõe a investigar a colaboração e a convivência como metodologia de criação artística.

Ingressos: R$ 10,00( 50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística).

ANATOME
Canoas Coletivo de Dança

O espetáculo de dança urbana coloca em cena a relação entre o homem e sua cidade, tendo como inspiração a vida e obra de Jean-Michel Basquiat (1960-1988), pintor, grafiteiro, poeta, músico e grande referência na arte moderna. O artista norte-americano, que aos 17 anos passa a viver nas ruas e a grafitar paredes, portas de casas e metrôs de Nova York, torna-se um grande artista vanguardista da década de 1980. Anatome, espetáculo da coreógrafa Carlota Albuquerque, trabalha sobre os movimentos da cidade e lança mão de recortes das danças urbanas e teatrais ao apropriar-se dos repertórios e vivências dos bailarinos. As imagens digitais inspiradas nas obras de Basquiat, adaptadas ao cenário, complementam a beleza deste Espetáculo, concebido para ser apresentado em espaços alternativos, contaminado pela contemporaneidade da cidade, por suas cores, emoções e sentimentos primitivos.

Ficha Técnica:

Espetáculo: Anatome | Canoas Coletivo de Dança
Bailarinos criadores: Carini Pereira, Caroline Fossá, Danielle da
Rosa, Douglas Vargas, Guilherme Silva, Leonardo Patro, Leslie Taube,
Roberto Mendes e VJ Fabiano Gummo.
Concepção e direção: Carlota Albuquerque
Assistente de Direção: Cristina Pereira
Iluminação: Guto Grecca
Trilha sonora: Driko Oliveira
Produção: Cristina Pereira e Joana Willadino
Coordenação Geral Canoas Coletivo de Dança: Joana Willadino

Ingressos: R$ 10,00( 50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística).

Intervenção e Performance

Quarta 06/07, às 18h30min - Centro Municipal de Cultura

Tênue, com Jussinei Lorde
O performer busca vivenciar no tempo-espaço a desconstrução de gênero em relação a si próprio, partindo de tentativas de descoberta das possíveis manifestações do feminino num corpo masculino, explorando estes limites no seu próprio corpo.

Oficina (Inscrições Esgotadas)

HONESTIDADE NA DANÇA – 06 e 07/07 – Sala Rony Leal – Usina do Gasômetro
Com Jorge Alencar

Oficina de criação que penetra nas fantasias e tesões artísticos de cada participante. Um desejo de acessar, principalmente, nossas poesias domésticas, íntimas e não institucionalizadas. Realizada desde 2013 - quando os criador Jorge Alencar participou do projeto Palco Giratório do Sesc -, a oficina vem revelando imensas potências artísticas e pedagógicas ao se deslocar por cidades brasileiras como: Salvador (BA), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), São Luís (MA), Cuiabá (MT), entre outras.
A oficina é voltada para artistas dos diversos campos - dança, teatro, artes visuais, cinema etc - que desejem performar independente de suas habilidades específicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário