Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

27 de setembro de 2016

Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre comemora 2 anos com espetáculo no Teatro Renascença



No dia 03 de outubro de 2016, segunda-feira, o público poderá conferir a apresentação de aniversário de 2 anos da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre, às 20 horas, no Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307). No programa da noite, Ilação, criado pelo bailarino Driko Oliveira a partir de referências de danças urbanas e Água Viva, um mergulho no universo de Clarice Lispector com direção coreográfica de Eva Schul. Ambas as obras fazem parte do espetáculo Adágio que teve estreia em dezembro de 2015.
No programa da noite será apresentada a Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre que reúne vinte alunos selecionados das Escolas Preparatórias de Dança da capital (EMEF Liberato Salzano, EMEF Alberto Pasqualini, EMEF Loureiro da Silva, EMEF Pepita Leão, EMEF Victor Isler) com a coreografia Motilidade, criada pelo bailarino Driko Oliveira. OS jovens talentos trabalham semanalmente com os profissionais da Cia e se qualificam para a carreira na dança.

Na ocasião o Centro de Dança da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Porto Alegre homenageia artistas que formaram gerações de profissionais da dança que atuam hoje em Porto Alegre e fizeram da capital um polo de excelência na área: Lenita Ruschel, Cristina Fragoso, Iara Deodoro, Vera Bublitz, Eva Schul, Suzana D’Ávila, Isabel Beltrão, Morgada Cunha, Leta Etges e Rony Leal.

A Cia Municipal é formada por intérpretes com experiências em diversas linguagens de dança, do balé ao contemporâneo, das danças urbanas às danças populares. No elenco: Andrew Tassinari, Bethany Martinez, Bianca Weber, Didi Pedone, Driko Oliveira, Everton Nunes, Fernanda Santos, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo Disantys, Leticia Paranhos, Maria Emilia Gómez, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso, Victoria Terragno. A direção geral é de Airton Tomazzoni e Débora Leal e a direção artística é de Neca Machado. Figurinos de Antonio Rabadan, iluminação de Guto Greca e cenografia de Elcio Rossini.

Em 2014 a Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre foi criada em parceria pelas secretarias da Cultura e da Educação, como projeto-piloto. O projeto da companhia começou a tomar forma em março de 2014, quando foi lançado o edital de seleção de bailarinos/bailarinas. No mesmo ano já apresentou seu primeiro espetáculo, Salão Grená, no Auditório Araújo Vianna. O espetáculo foi apresentado em inúmeras temporadas no Teatro Renascença, Theatro São Pedro e em eventos como a Conferência Municipal de Saúde, além de eventos de destaque como o Festival Porto Alegre em Cena e o Festival Sul em Dança, já no seu primeiro ano atingindo um público de mais de 10 mil espectadores e ganhando destaque na imprensa e crítica especializada.

Além disso, a Cia mantém a formação de jovens e crianças da periferia que gratuitamente passam a ter aulas regulares na Escola Preparatória de Dança. A primeira unidade foi implantada na EMEF José Loureiro da Silva e devido a seu êxito, passa a contar com mais 4 unidades em diferentes bairros da cidade como EMEF Pepita Leão (Passo das Pedras), EMEF Liberato Salzano, EMEF Vitor Issler (Vila Mario Quintana), e EMEF Alberto Pasquilini (Restinga), atendendo mais de 500 alunos. Os alunos e alunas que se destacaram nesse processo de formação hoje integram a Cia Jovem de Dança da Cidade, dando oportunidade para esses jovens atuarem com orientação dos profissionais da Cia Municipal, qualificando-os e estimulando seu futuro como artistas da dança.
Recentemente a Cia Municipal de Dança recebeu patrocínio de O Boticário para se apresentar em 5 cidades pelo Brasil, reconhecendo a excelência do trabalho já desenvolvido e ampliando a difusão da arte da dança produzida em nossa cidade. Para o final do ano de 2016, a Cia foi convidada para participar de concerto especial com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) da ópera Carmina Burana, a ser apresentada no Auditório Araújo Vianna.

Adágio no vocabulário musical indica uma obra com movimento mais vagaroso. Mas Adágio também é sinônimo ditado, uma forma de sabedoria popular. Nossos adágios são assim constituídos: do devido tempo para se maturar e de saberes que são encontrados no cotidiano, nas diversas expressões culturais que nos constituem. É um pouco a tradução do trabalho da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, um sonho acalantado por 70 anos e que vem se permitindo dar o tempo para encontrar sua identidade sem perder as referências do contexto cultural da nossa cidade.

Entrada franca com distribuição de senhas na bilheteria do Teatro Renascença a partir das 19h.

Mais informações no Centro de Dança da Prefeitura de Porto Alegre F. 3289.8065 ou pelo e-mail: tomazzoni@smc.prefpoa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário