Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

30 de maio de 2017

Mostra comemora 10 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre


No dia 06 de junho, a partir das 20h, no Teatro Renascença acontece a Mostra de 10 anos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre (GED). 

O GED é um projeto criado e coordenado pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre. O programa funciona ao longo do ano realizando formação gratuita em dança, com profissionais da cena gaúcha como Eva Schul, Luciana Paludo, Bia Diamante, Neca Machado, Silvia Canarim, Eduardo Severino, Liane Venturella, João de Ricardo e Andrea Spolaor, entre outro.

O projeto nasceu em 2007 da necessidade de disponibilizar uma formação artística, plural, democrática e acessível para aos interessados em dança na capital, mantendo uma rotina de diária de aulas e possibilitando a vivência do trabalho coletivo e a troca de saberes entre bailarinos, professores, intérpretes e criadores. O programa das aulas é multidisciplinar e inclui história da dança, performance, educação somática, laboratórios de criação e improvisação, dança contemporânea, dança moderna, entre outras.

Vários alunos e alunas atuam hoje como professores dentro do corpo docente do GED, como intérpretes em companhias internacionais e nacionais ou criaram seus grupos e coletivos artísticos, muitos recebendo prêmios como o Açorianos de Dança e Klauss Vianna/Funarte. Entre eles podemos destacar Marcio Canabarro que atua na Hungria, na Cia Hodworks e em trabalhos de Meg Stuart/Damaged Goods, uma das mais destacadas da cena europeia; Douglas Jung que se graduou na Salzburg Experimental Academy of Dance – SEAD, na Aústria e hoje atua no coletivo Moebius; e Luiza Moraes que atua na AVOEC Multidisciplinary Performance Company, em Budapeste. Entre os alunos do projeto estiveram também: Roberta de Savian (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina), Alessandro Rivellino (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarino), Paula Finn (Prêmio Açorianos de Melhor Bailarina), Fernanda Bertoncello Boff (Prêmio Klauss Vianna de Dança FUNARTE 2015). Artista de outras áreas também buscaram formação complementar no GED como a atriz Aline Jones, que hoje atua em cinema e televisão, o artista visual Maílson Fantinel, a cineasta Fanny Vasconcellos e o músico Pedro Cassel.

O GED iniciou suas atividades no dia 6 de junho de 2007 no oitavo andar da Cia de Arte de Porto Alegre, com 15 alunos, que ao longo de seis meses tiveram aulas diárias e criaram o espetáculo Follias Fellinianas. De lá para cá foram mais 400 alunos e cerca de 5000 mil horas de aulas, improvisos, laboratórios, invenções, descobertas, afetos e trabalho intenso que produziram diversas mostras de trabalhos, espetáculos, intervenções, videodanças e performances.

Histórico de produções realizadas:


Follias Fellinianas (2007), direção de Airton Tomazzoni
...algo assim que me intrigue (2008), direção Luciana Paludo
Eu me faço simples por você (2008), direção de Airton Tomazzoni
Alguma coisa acontece (2009), direção de Airton Tomazzoni
Inspiração (2010) – selecionado para o Festival Internacional VideoDanzaBA (Buenos Aires/Argentina)
Pulp Dances (2010), direção Juliana Vicari
Faz de conta que (2010), direção de Airton Tomazzoni
Performances, happenings, instalações ou outras experiências (in)nomináveis (2011)
...foi para o espaço (2012), de Douglas Jung
Cuidado Frágil (2012),direção de Airton Tomazzoni, Andrea Spolaor e Alessandro Rivellino
Sou muitos e mudo (2012), direção de Airton Tomazzoni
Um corpo terrorista (2013), criação coletiva
Procedimento 21+1 (2013), direção de Douglas Jung
Risco GED (2013), de Alessandro Rivellino
Cybermacumba (2014), criação coletiva
Sagração (2014), direção de Douglas Jung
Ossoroca (2015), criação coletiva
Casula (2015),criação coletiva
Kairós – o que fica em nós (2016), criação coletiva
Gala GED (2016), criação coletiva

Para comemorar esses 10 anos de trajetória estarão reunidos ex-alunos e alunas das diversas turmas que integraram o projeto, coletivos que foram criados a partir do Grupo, em uma noite celebrativa e que promete fortes emoções no Teatro Renascença com fragmentos de montagens antigas do GED e novas obras produzidas por ex-integrantes.

Programação:


Ecdise – do Coletivo Tônuma
Fragmento do Gala GED  - com a Turma 2016
Tacanha – de Roberta Fofonka, Janaína Ferrari, Bruno Cunha, Pedro Cassel, Débora Cardoso, Naiana Tedesco, João Queiroz e Patrícia Nardelli
Soltar Nós – com Priya Mariana Konrad e Sahaj
Fragmento do Espetáculo Gotas de Cristal – com Carol Mendes e Ramon Ortiz
Solo, de Vinícius Jordão
Fragmentos Pulp Dance 
Vazio, de Kevin Brezolin
Benedita da Elza Soares - Rogério Bertoldo
Etta Nóis - GED 2017
Tá de Parabéns – com Coletivo Moebius

Nenhum comentário:

Postar um comentário