Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

30 de novembro de 2018

Grupo Experimental de Dança realiza circuito de intervenções artísticas na cidade "GÊDESIS – Sete Atos Experimentais"


Foto: Airton Tomazzoni

A programação de atividades de encerramento do projeto do Grupo Experimental de Dança da Cidade (GED) neste ano busca estabelecer um circuito cultural abrangente pela cidade. O título Gêdesis marca os sete dias de intervenções artísticas de dança a serem realizadas entre os dias 9 e 16 de dezembro. As ações pretendem promover o intercâmbio com comunidades e com protagonistas culturais da cidade, e interagindo com os espaços urbanos da capital. A programação começará dia 9 de dezembro às 19 horas na Praça Lupicínio Rodrigues (entre o Teatro Renascença e Ginásio Tesourinha) com uma celebração coreográfica/musical. Nos demais dias as ações acontecerão na Restinga, Vila Pinto, Sarandi, Ilha da Pintada e Centro Histórico.

Em cada local a programação será diferenciada, de acordo com o contexto de cada comunidade e na construção conjunta com estudantes, artistas, coletivos, educadores e líderes comunitários. Na Restinga será realizada uma Mostra Coreográfica entre alunos do GED, da Escola Preparatória de Dança Senador Alberto Pasqualini e das escolas convidadas. Na Praça Otávio Rocha, no Centro Histórico, será realizado um desfile coreográfico com figurinos selecionados das peças das expositoras da feira solidária. As atividades no Centro de Triagem da Vila Pinto incluem ações com trabalhadores/as e estudantes do Centro Cultural Marli Medeiros (CEMME).

No Sarandi, a parceria será com o Coletivo Conceito Arte e com a Escola Preparatória de Dança Liberato Salzano Vieira da Cunha. Na Ilha da Pintada as ações integrarão a Festa Natal Solidário 2018. No último dia de criação experimental, as atividades poderão contar com a participação do público e estará acontecendo no Parque da Redenção com performances, aulas abertas, roda de danças circulares, atividades com bambolês, malabares, integral bambu e improvisação.

O Grupo Experimental de Dança é um projeto coordenado pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Oferece formação em dança durante um ano com diversos profissionais da área no Rio Grande do Sul e se propõe a ser um espaço de pesquisa e investigação. O projeto existe desde 2007 e já formou mais de 400 alunos. Seu programa inclui aulas diárias em diversos estilos de dança como: dança contemporânea, dança moderna, improvisação, composição, danças urbanas, história da dança, entre outras. Ao longo de sua trajetória apresentou obras como Follias Fellinianas (2007), Sagração (2014) e Porto Alegre Sorriso (2017).

Participam das ações: Alexia Schwab Castor, Amanda Simões Fraga, Ana di Maria, André Dossin, Arthur Haag, Bianca Barreto, Carolina Fernandes, Carollini Marafigo, Débora Piccoli Araújo, João Pereira, Júlio Kaczam, Liana Alice, Lucas Chando, Maria Eduarda Cunha, Mônica Lopes, Natalia Sousa Guasso, Raissa Martinez, Renata Cieslak, Renata Stelkens, Sandra Suzani Pedroni e Vel.

Professores: Airton Tomazzoni, Neca Machado, Janaína Ferrari, Felipe Braga Meira, Iandra Catanni, Ted Borges, Laura Backes, João de Ricardo, Alessandro Rivellino e Ana Maria Vasconcellos.

SERVIÇO:


GÊDESIS – Sete Atos Experimentais – (Intervenções Artísticas do Grupo Experimental de Dança) 

Dia 9/12 – RESSUSCITEM AS BRUXAS - Ilhota (Praça Lupicínio Rodrigues – Menino Deus) - das 19 às 21h
Dia 10/12 – Centro de Comunidade da Vila Restinga - CECORES (Rua Economista Nilo Wülf s/n - Restinga Nova) – das 9h30 às 11h30
Dia 11/12 – Praça Otávio Rocha - Centro Histórico – às 11h30.
Dia 12/12 – Centro de Triagem Vila Pinto (Av. Joaquim Porto Vila Nova, 143) – das 9 às 11h30
Dia 13/12 – Praça Oliveira Rolim – (Av. Tolêdo Piza – Sarandi) – das 10h30 às 11h30
Dia 15/12 – Ilha da Pintada – Natal Solidário 2018 – (Praça Salomão Pires de Abrahão - junto à Colônia de Pescadores Z5) - das 16h30 às 17h30
Dia 16/12 – APOCALYPSO - Parque da Redenção (no gramado entre o monumento do Expedicionário e o espelho d’água) – das 17h às 20h




Nenhum comentário:

Postar um comentário