Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

7 de dezembro de 2020

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 07 de Dezembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (07 de Dezembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 07 de Dezembro


Mostra Cura - I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre

Hoje encerra a programação da Mostra Cura. Mais um dia todo organizado, destacando uma diversidade de trabalhos através de oficinas, seminários, rodas de conversas e espetáculos online. Confere a programação, conheça o evento, prestigie, compartilhe e apoie a I Mostra de Artes Cênicas Negras de Porto Alegre. Encontre-a no Instagram @mostracura, no Facebook, YouTube e no site https://mostracura.com.br/

Mostra Internacional de Dança - Imagens em movimento - IMARP

Nessa quinta edição, além da convocatória para inscrição internacional de obras de vídeo dança, categoria 1 - Produções realizadas entre 2015 a 2020, com tema LIVRE , e obras de 01 a 10 minutos de duração, tem também a Categoria 2 - Em 2020, nos tempos de pandemia, aceitaram o envio de obras curtas produzidas em casa Com o tema Dança Quarentena - Corpo em Casa e trabalhos de 01 a 03 minutos de duração. A Mostra será realizada de 06 a 12 de dezembro de forma virtual no Canal do IMARP no YouTube.

Podcast "Dança na Escola SC"

O podcast Dança na Escola SC com como objetivo a pesquisa-criação e formação-continuada em dança (com a rede municipal-estadual de ensino de SC). É um projeto financiado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Cultura 2019, que se propõe a uma ação, em formato de residência artístico-pedagógica e totalmente de modo virtual e gratuito. Ouça os episódios disponíveis e verifique as atividades realizadas pelo projeto. 

Projeto "Performance de si" de Leandra Oliveira

Um projeto onde o protagonismo acontece pela Escrevivência de artistas, que expressam suas subjetividades em performances, se baseando nas filosofias africanas e indígenas como apoio e incentivo ao alcance de seus propósitos artísticos. Idealizado e produzido por Leandra Oliveira, com a presença, contribuição e participação das artistas Bárbara de Oliveira, Karine Guedes, Luísa Rosa, Jane Rodrigues, Rafael Erê e Ludmila Coutinho. Veja no Instagram @performance_de_si o trabalho produzido e realizado.

Estreia de "VAZIOVIRAVESSO" - Ballet da UFRGS

Estreará nesta quinta-feira (10/12) às 20h no canal do YouTube do Ballet da UFRGS seu mais novo trabalho audiovisual em dança VAZIOVIRAVESSO criado coletivamente. Acompanhe nas redes sociais o processo de criação: Instagram e Facebook. Ballet da UFRGS é um projeto de extensão ligado ao curso de Licenciatura em Dança da UFRGS. A direção geral é de Lisete Arnizaut, direção artística de Rui Moreira e conta com elenco de sete bailarines: Gabriela Maia, Giulia Milanez, Kauê Sant’anna, Marina Sachet, Paula Molina, Pedro Herencio e Thiago Diehl.

Revista TKV

https://www.revistatkv.art.br/ é um projeto independente que visa agregar e disponibilizar a produção acadêmica e artística de pesquisadores da chamada Escola Vianna de pensamento. Um instrumento elaborado por professores e alunos egressos do curso, direcionado especialmente à publicação de trabalhos, artigos e resenhas vinculados à Técnica Klauss Vianna, que tenham sido desenvolvidos essencialmente por membros pesquisadores da Escola Vianna de pensamento, alunos e não-alunos do curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP.

Dança Afro Babalakina com Aline Valentim

Aline Valentim, referência em Danças  Afro no Rio de Janeiro, ministra aulas pelas plataformas Google Meet e Zoom. Abriu recentemente uma turma iniciante com aulas terças e quintas-feiras das10h às 11h. Pesquise no Instagram @alinebabalakina e certifique-se das informações. 

Espetáculo "Relation X" - NIC

O Núcleo Improvisação em Contato apresenta no formato online uma breve temporada do espetáculo de dança Relation X. O espetáculo será transmitido ao vivo do palco do Kasulo Espaço de Cultura e arte. Serão 6 apresentações nos dias 11, 12, 13, 18, 19 e 20 de dezembro, sempre às 20:30. No evento do Facebook você encontra mais informações e/ou diretamente no Sympla

Oficina "Ao vivo mas nem tanto" - Convers(A)ções sobre o Corpo Cênico Contemporâneo: Diversidades

Oficina: Ao vivo mas nem tanto - Corpo e Percepção nas telas online: O que pode um corpo na tela ao vivo e on line?, de Luciana Lara. Experimentação e estudos práticos a partir das especificidades do espaço, da relação com a câmera e da percepção mediados pelas telas dos computadores e dispositivos móveis. Pesquisa de linguagem e investigação da imagem, presença e movimento. Questionamentos para uma dança ao vivo on line. De 08 a 12/12 de 14:30 as 17 horário de Manaus (Brasília - 15:30 as 18hs). A oficina é gratuita e oferece 20 vagas. Inscreva-se no link: https://forms.gle/saLaKz2bdVv6C4vFA

Tenda Árabe Virtual - Escola Harem

A Escola Harem de Dança do Ventre realizará dia 12/12 (sábado) em seu canal do YouTube o espetáculo online de final de ano, Tenda Árabe, em contribuição com a Campanha Solidária de Doações para Artista da Dança.

Solo "Talvez Seja Isso" de Jackeline Mourão - Palco Virtual

A bailarina e intérprete-criadora Jackeline Mourão traz para a cena memórias de seus processos e, a partir dessas lembranças, constrói Talvez Seja Isso, solo que integra o projeto Singulares – Mostra de Solos, da Cia. Dançurbana. O espetáculo reflete sobre limites e potencialidades: ao lidar com a inquietude e a curiosidade, a artista constitui uma investigação de fronteiras, expandindo-se, deixando imperfeições à vista. Acontecerá dia 08/12 (terça-feira) às 20h online na plataforma Zoom. Basta garantir seu ingresso gratuito na Sympla

Aulas online com Mônica Infante - Casa Hoffmann

Aula online gratuita de Aiki e consciência corporal com Mônica Infante. As aulas são prática-teóricas e abordam a discussão do corpo e seus possíveis territórios a partir de um vocabulário fundamentado nas práticas corporais: Técnica Alexander, KI-Aikidô e Experiência Somática. Acontecem nos dias 04, 09,11,16 e 18 de dezembro, sempre às 11:30. Online gratuita via streaming na página do Facebook da Casa Hoffmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário