Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

4 de janeiro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 04 de Janeiro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (04 de Janeiro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 04 de Janeiro



Master Class de Férias

Eddy Soares, Juana Chi e Bruno Brabosa - dançarines, profes e coreografes - se reunem para realizarem nos dias 22, 23 e 24 de janeiro a Master Class de 7 aulas online. Encontre seus perfis no Instagram @eddysoaress, @juana.chi e @brunoobarbosa e saiba mais.


Casa da Art de Verão

A Casa da Art de Canoas abriu um pacote de três meses com aulas de diversas modalidades durante o verão. Garantido muita dança e diversão! Converse sobre as aulas no Instagram @casa_da_art


Curso de Verão “Corpo Autônomo” com Paula Finn

Paula Finn te convida para explorar o corpo. Juntes vão experimentar ferramentas que possibilitem um movimento consciente, com a tensão necessária para darmos atenção ao corpo, criando autonomia corporal. Contate-a no Instagram @apaulafinn para saber todas as informações de módulos, valores, datas e horários.


Videoaula com Candoco Dance Company

Nesta oficina de dança inclusiva, a Companhia de Dança Candoco nos desafia a expandir nossas percepções sobre o que a dança pode ser. Dançarines da Candoco guiam através de uma série de exercícios convidando a pensar criativamente sobre o movimento e o ambiente a redor. Experimente assistindo o vídeo https://youtu.be/K6dROWoQCNk


Videoaula de “Danças Gaúchas de Salão” com Helder Machado

Em seu canal do YouTube Helder Machado compartilha duas videoaulas ensinando como dançar duas danças de salão gaúcha distintas: o chote e o chamamé. Confira em https://www.youtube.com/UChdeVhAnLhI5AQ41r07HyMg


Webinário “Dança e Acessibilidade: Processos criativos de integração” - Placess Dance

Placess Dance, a Plataforma Acessibilidade na Dança, em 2020, é um projeto fomentado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. Assista ao Webinário que ocorreu nos dias 20 e 27 de dezembro de 2020 em https://www.youtube.com/UCFuZdH8o32mWvAKF1-j_u9A


Videodança “Keeping Time” de Fernando Anuang'a

Fernando Anuang'a criou e interpretou "Keeping time" https://vimeo.com/97051494. Sinopse: Um trabalhador moderno da usina deixa seu local de trabalho e encontra um antigo guerreiro esperando por ele. O trabalhador é levado para um lugar sagrado. Lá ele dança em um círculo de guerreiros. Voltando à sala de turbinas da usina, o dançarino descobre que, combinando os movimentos tradicionais com a dança moderna, que ele está mais forte do que nunca.  


Videodança “Cidade dos olhos” 

A Cidade e os Olhos (https://youtu.be/3HTYULKO8Kk), projeto realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc no município de São Jerônimo. Com concepção e Direção de Nicole Fischer; Fotografia e Montagem de Marcelo Andrighetti; Locução de Larissa Sanguiné; Texto: A Cidade e os Olhos, da obra Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino.


Videodança “[ENTRE]” de Pequenices: Arte e Educação

Uma experimentação em circo, dança e vídeo para crianças, que joga com fragmentos do próximo espetáculo infantil do projeto Pequenices. A futura obra, em fase de pesquisa e composição, tinha previsão de estreia para final de 2020, porém, acabou se desdobrando neste trabalho audiovisual. Uma proposta que visa brincar com as emergências do encontro: entre corpos, objetos, diferentes fazeres artísticos. O que é possível no entre? https://youtu.be/inneyvyRGZs


Anais do “16º Seminário Concepções Contemporâneas em Dança” - UFMG

https://dancaexperimental.files.wordpress.com/2020/12/anais16ccoda-2.pdf O evento é uma realização do Programa de Dança Experimental da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Grupo de Pesquisa CCODA. Nessa décima sexta versão, movides pelo anseio por oportunidades e espaços para pensar a dança, apresentaram uma proposta para estudioses e comunidade interessada no tema da dança, para conhecer, estudar e compartilhar as experiências e os conhecimentos produzidos nos dias de hoje. O tema desse ano foi “Estudos Interdisciplinares em Dança: Arte, Linguagem, Cultura e Diversidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário