Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

17 de agosto de 2021

PRAZO PARA O MAPEAMENTO DA DANÇA SE ENCERRA EM 22 DE AGOSTO

Centro de Dança/SMC integra a pesquisa que está elaborando o perfil da dança no RS e os impactos da pandemia no setor.


Profissionais da Dança do Rio Grande do Sul têm até o próximo dia 22 de agosto para preencher o Mapeamento da Dança do RS. O levantamento está reunindo dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e construindo um perfil do setor no estado. 

Criado no Dia Internacional da Dança do ano passado, o Mapeamento é fruto do trabalho de 19 instituições representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. No dia 11 de setembro, às 17h, haverá uma live com a divulgação da análise dos dados preliminares da pesquisa. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas onde estão localizadas, como são as relações de trabalho, situação de renda, entre outras informações. 

Com estas informações, será possível reivindicar aumento de investimentos e a implementação de mais políticas públicas para benefício do setor da dança. Além de elaborar um perfil socioeconômico e artístico, o Mapeamento permitirá fazer um RX dos impactos da pandemia da Covid-19 para o setor. 

O Mapeamento é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014; e no Plano Estadual de Cultura, de 2015. O Grupo de Trabalho que formulou a pesquisa é composto pelas seguintes instituições: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/UFRGS/UFSM. 

Acesse o formulário do Mapeamento da Dança do RS no link: https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9 

Informações: Email: mapeamentodanca@gmail.com 

Site: https://bit.ly/mapeamentodancars 


Nenhum comentário:

Postar um comentário