Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de dezembro de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 06 de Dezembro

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (06 de Dezembro) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.

Dicas da Semana – Edição 06 de Dezembro

Edital FAC Artes de Espetáculo - SEDAC RS

Sedac abre inscrições para o Edital FAC das Artes de Espetáculo. Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado (DOERS) desta terça-feira (30/11) a súmula do Edital Sedac nº 16/2021 FAC das Artes de Espetáculo. A íntegra do texto está disponível no site do Pró-cultura RS. www.procultura.rs.gov.br. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje e se encerram às 16h59min do dia 14 de janeiro de 2022. Mais informações em: www.cultura.rs.gov.br


Oficinas Culturais - Afro-Sul Odomode

O Afro-Sul Odomode está comemorando 47 anos de existência e resistência! E para comemorar farão dois dias de trocas, compartilhando a cultura afro-gaúcha, através de 3 oficinas (percussão, capoeira e dança afro). As atividades são gratuitas e ocorrerão presencialmente em sua sede. Para inscrições acesse o formulário.

Roda de conversa com idosos: 04/12 - sábado das 15h às 17h
Oficina de dança afro: 04/12 - sábado das 18h às 20h
Oficina de capoeira: 06/12 - segunda das 19h às 21h
Oficina de percussão: 08/12 - quarta das 19h às 21h

Endereço: Avenida Ipiranga, 3850 - Bairro Jardim Jardim Botânico, Porto Alegre/RS

Performance Dríade por Paula Finn

Dríade irá acontecer na próxima quarta, dia 08, no jardim do MedGastro. É uma performance, criada pela artista Paula Finn, baseada na relação do humano e natureza a partir da imagem da árvore. O processo de transformação do corpo físico humano em tronco, cascas e galhos. Buscando, com a argila, se conectar com tempo tempo da natureza. Este, não pertence aos homens. Mas, com escuta e coragem, pode-se florescer.

A performance tem contribuição espontânea e trilha sonora realizada ao vivo pelo músico Lucas Duarte.

Dia 08 de dezembro, quarta feira, a partir das 19h
No jardim do Med Gastro (Av. Independencia, 891).

Imersão em butoh Vestígios do Tempo - Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama

Abertas as inscrições para Vestígios do Tempo, imersão presencial de butoh realizada pelos bailarinos Ana Medeiros e Hiroshi Nishiyama. Os bailarinos prepararam Vestígios do Tempo, a sua primeira imersão presencial de butoh após um longo período realizando aulas virtuais devido à pandemia da Covid-19. De 10 a 12 de dezembro, eles estarão mais uma vez no MEME Estação Cultural para celebrar esta dança e fazer um mergulho nos ensinamentos do mestre Yoshito Ohno, filho de Kazuo Ohno, precursor da modalidade ao lado de Tatsumi Hijikata no final da década de 1950. Inscrições no site https://centromeme.com.br/mob/imersaobutoh.html


Espetáculo Esporas

Espora é um utensílio da cultura tradicional gaúcha usado pelo homem para lembrar quem, entre o homem e boi, possui o domínio do poder. A partir desse conceito foi construída a dramaturgia de ESPORAS.

EVENTO HÍBRIDO
Dia 9 de dezembro, às 20h.
Para você assistir presencialmente, basta adquirir seu ingresso diretamente na bilheteria do Theatro Treze de Maio. Para assistir virtualmente, os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma https://www.even3.com.br/ESPORAS


Mostra de processos Las Viudas

Mostra de Processos: Art&Dança + Las Viudas. Uma noite para curtir 2 espetáculos em 1. Comemoração pelos 25 anos de Art&Dança e Las Viudas pela ALOKA.

Exibição do projeto Stalos de Mim, com temática sobre autoconhecimento e superação de processos opressores, e outros trabalhos e pesquisas.

Las Viudas é um espetáculo de pole dance que surge a partir de um convite para pesquisar as pequenas mortes, a potência de corpos reais e a sensualidade como poética no processo artístico.

Informações:
O evento acontecerá no Ocidente Bar a partir das 19h no dia 12 de dezembro de 2021.
Ingressos pelo Sympla.

Realização:
ALOKA
Art&Dança

Apoio:
Ocidente Bar
Velvet - Pole & Tease


Espetáculo Persistir - Reticências Escola de Dança

O espetáculo “PERSISTIR”, acontecerá dia 19/12 (domingo), na Casa de Espetáculos. Serão duas sessões: às 16h e às 17:30. Como adquirir seu ingresso? É só passar na recepção da escola, ou chamar no WhatsApp: (51) 32768781.


Espetáculo IKÚ - Núcleo Ajeum

A temporada segue com apresentações gratuitas de 06 a 09 de dezembro, às 20:00, na Oficina Cultural Oswald de Andrade e de 10 a 12 de dezembro, sexta-feira e sábado às 21:00, domingo às 19:00, no Teatro João Caetano (@teatrojoaocaetanosp), formato físico e digital. Os ingressos são gratuitos.

Sinopse: Uma comunidade é construída por centenas de acordos entre si. Acordos que operam na manutenção da vida, da pulsão existencial, dos prazeres e das partilhas que possam gerar sentido. O toque de Iku é um portal ambíguo que despeja desconfortos. Os ciclos nascimento – vida e passagem são a integração do vir a ser. Como um organismo vivo que revitaliza e se transforma a cada movimento e é nesse movimento que descobre suas subjetividades. Iku é a energia surpresa que cria rupturas na circulação do axé puxando outras camadas de renovação. É um gozo que descarrega os excessos. É a possibilidade de ancestralizar. A fuga da morte é o que temos em comum, mas Iku nos alcançará de uma forma ou de outra. O beijo de Iku é temido e a força desse temor é o que faz nossos corpos buscar a revitalização das experiências comunitárias.


Espetáculo Ânima - Stúdio Greyce Gross

O Espetáculo Ânima te convida para sonhar.Vamos falar de sonhos? E como eles podem nos impulsionar a viver a vida que queremos e realizar tudo aquilo que desejamos? Esse será o tom do Espetáculo Ânima, que acontece nos dias 05 e 12 de dezembro no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Direção Artística: Escobar Júnior e Graci Lattuada
Direção Geral: Greyce Gross

Aulão Suculentas com Camila Vergara - Estúdio Amplo

A aula percorre princípios técnicos da dança contemporânea abordados nas aulas Suculentas e experimentamos práticas de improvisação. Como o outro atravessa a minha dança? Estimulando a singularidade de cada participante, a aula investiga múltiplos atravessamentos que acontecem no ato da improvisação, convidando para uma escuta de si, do outro e das sensações físicas propostas: uma experiência de prazer, autoconhecimento e expressão por meio da dança. Para essa edição, comemorativa de fim de ano, a aula terá o acompanhamento musical do músico e compositor Caio Amon, improvisando distintas sonoridades ao vivo.

Data: 11 de dezembro (sábado)
Horário: 10h às 12h 
Valor Inscrição: R$ 50,00


Monuments en Mouvements | Variations - Culture Box

Variations. Performance inspirada livremente em Noos, interpretada por Justine Berthillot e Frédéri Vernier. Justine Berthillot e Frédéri Vernier correm, abraçam, sobem e descem ... Num impulso desenfreado, mas em simbiose. Entre força e fraqueza, destreza e relaxamento, Noos é uma dupla sem artifícios, no limite. Música: Yoann Garel.

Outros trabalhos do projeto Monuments en Mouvements https://www.francetvinfo.fr/culture/spectacles/danse/


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário