Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

12 de maio de 2023

Centro de Dança abre inscrições do edital (Re)-Volta da Dança para propostas de espetáculos inéditos

 


A bem sucedida parceria do Centro de Dança da SMCEC com o Goethe-Institut Porto Alegre chega a sua terceira edição com o Edital (Re)-Volta da Dança para proposta de espetáculo 2023. As inscrições ficam abertas de 15 de maio a 30 de junho de 2023.

A seleção contemplará proposta inédita, que receberá prêmio para montagem no valor de R$20.000,00. O espetáculo cumprirá temporada de três apresentações no Auditório do Goethe-Institut de 19 a 21 de outubro de 2023.

O Goethe-Institut disponibilizará seu auditório para os ensaios e as apresentações da montagem contemplada.

Pensar das circulações possíveis de ações e pensamentos da dança nos tempos atuais é a questão central do projeto. Aqui "re-volta" trata de inconformidade e luta, mas também do giro para observar ao redor e de novo provocar o corpo e o olhar a novas perspectivas.

Por isso a ênfase no pensamento do bailarino, coreógrafo e professor de dança Jean-Georges Noverre (1727-1810) e na sua provocadora obra “Cartas sobre a Dança” (Letters sur la Danse) como linha norteadora do projeto. Sua obra permanece extremamente atual e provocativa ao pensar e ao fazer dança na postura crítica em relação à técnica e aos cânones estabelecidos, na valorização dos intérpretes e sua expressividade, na valorização da inventividade e força criativa, na autonomia da dança enquanto arte, entre outras valiosas contribuições.

O projeto segue somando esforços para o fomento da produção local de dança e o incremento do circuito de apresentações na capital. Além do incentivo para criação de novas obras coreográficas e o suporte para garantir ensaios no próprio local de apresentação, a ocupação pela dança do tradicional palco do Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre é um dos pontos altos do projeto (Re)-Volta da Dança.

A seleção é aberta a artistas e agentes culturais residentes em Porto Alegre. As inscrições serão realizadas através do link https://forms.gle/AH7Y8YqD8WkJFsTn7
Edital completo disponível no Linktree do Centro de Dança: linktr.ee/centrodedancasmc



CRONOGRAMA:


INSCRIÇÕES: de 15 de maio a 30 de junho de 2023, através do preenchimento do formulário disponível no link https://forms.gle/AH7Y8YqD8WkJFsTn7

PUBLICAÇÃO DAS INSCRIÇÕES HABILITADAS NO DOPA: 04 de julho de 2023;

REUNIÃO DA COMISSÃO JULGADORA: a partir do dia 19 de julho de 2025;

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO: até o dia 24 de julho de 2023;

MOSTRA/TEMPORADA DO ESPETÁCULO: 19, 20 e 21 de outubro de 2023, no Auditório do Goethe-Institut Porto Alegre.

Outras Informações e dúvidas: dancasmc@gmail.com

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário