Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

2 de junho de 2023

O projeto Quartas na Dança de junho celebra 20 anos da Cia Filhas de Rá

No próximo dia 14 de junho de 2023 o projeto Quartas na Dança retorna ao palco do Teatro Renascença, às 20h com o espetáculo “Nosso Quadril Nossa Voz” da Cia Filhas de Rá em sessão gratuita com distribuição de senhas na bilheteria do teatro a partir das 19h. O espetáculo comemora os 20 anos da companhia e tem coreografia e coordenação geral de Emmeline Azah.

O espetáculo “Nosso quadril, nossa voz: a dança do ventre que habita em nós” percorre os caminhos trilhados pela dança do ventre ao longo dos séculos, levando o espectador a, paralelamente, refletir sobre como a voz da mulher foi (ou não) ouvida ao longo do tempo.

Os trabalhos em cena conduzem o público a um mergulho no universo feminino e também da dança do ventre, ambas tantas vezes julgadas, subestimadas e estereotipadas.

De pés descalços e braços dados, vinte bailarinas sobem ao palco revivendo as ancestrais que precisaram existir e resistir para que hoje seus quadris pudessem erguer a revolução.

O Projeto Quartas na Dança é promovido pelo Centro de Dança da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e tem como finalidade incentivar, fomentar e difundir a produção artística local de grupos e companhias de dança da capital oferecendo espaço para realização de espetáculos no Teatro Renascença, sempre às quartas-feiras, com apresentações abertas ao público e às escolas e instituições de ensino da capital.

Na sua programação de 2023 estão tradicionais companhias da cidade apresentando espetáculos de balé, jazz, dança contemporânea, flamenco, dança do ventre, danças folclóricas entre outras.

Na edição deste ano ainda estarão em cena os seguintes espetáculos, grupos e cias:

12/7 – Flamencura – Tablado Andaluz

9/8 – Poemas que Danças – Ballet Aline Rosa

11/10 – Às Vezes eu Kahlo - Geda Cia de Dança Contemporânea

08/11 - Brasileirada - Uma História de Amor – Grupo Andanças


SERVIÇO:


QUARTAS NA DANÇA

“NOSSO QUADRIL NOSSA VOZ: a dança do ventre que habita em nós” – Cia Filhas de Rá

Quando: quarta-feira, dia 14 de junho de 2023, 20h

Teatro Renascença - Av. Erico Verissimo, 307 - Porto Alegre/RS

Duração: 60 minutos

Classificação etária: livre

Entrada Franca

Distribuição de senhas às 19h na bilheteria do teatro

Informações e reservas para escolas e projetos sociais pelo email: dancasmc@gmail.com



FICHA TÉCNICA:


Emmeline Ferreira Bitencourt (Emmeline Azah) – Coordenadora Geral/ Coreógrafa/Bailarina

Patricia Brito Veiga (Bahirah Azah) - Coreógrafa/Bailarina

Meiri Satomi Michita (Fareeda Azah) - Coreógrafa/Bailarina

Danielle Luz Garcia (Parvaneh Azah) - Coreógrafa/Bailarina

Priscila Escobar de Lima (Seher Azah) - Texto/ Coreógrafa/Bailarina

Fernando Espinosa - Fotografia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário