Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

17 de julho de 2025

Cia Municipal de Dança retorna ao palco do Teatro Renascença com novo elenco em espetáculo solidário


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre retorna ao palco do Teatro Renascença, no dia 29 de julho, às 20h, apresentando seu novo elenco e convidados para espetáculo solidário “Dança em Boa Cia” em apoio ao bailarino Lucas Riegner, oriundo da Escola Preparatória de Dança e da Cia Jovem de Dança.

Na programação a Cia Municipal apresenta o vídeo “O que a dança te faz sentir?”, documentário de Thaís Fernandes sobre a criação do projeto das Escolas Preparatórias de Dança – EPDs em 2014; traz à cena uma releitura de “Scanner”, obra consagrada do repertório da Cia Municipal, agora revisitada pelos com bailarinos e bailarinas do novo elenco e ainda recebe convidados. Participam do espetáculo a Uthopia Cia de Dança, premiada no Açorianos de Dança 2024; o Afro-Sul Odomodê; o coletivo Diversidade, oriundo da EPD Loureiro da Silva e Lucas Riegner, ex-aluno da EPD e da Cia Jovem de Dança vinculados ao projeto da Companhia.

O evento solidário busca arrecadar fundos para apoio ao bailarino Lucas Riegner, que iniciou sua carreira como aluno da Escola Preparatória de Dança da EMEF Senador Alberto Pasqualini (Restinga), passou pela Cia Jovem de Dança, escolas de dança de Porto Alegre e agora segue para Nova York selecionado para uma bolsa de estudos, durante dois anos, na escola da renomada Cia Alvin Ailey, criada em 1958.

“Scanner” integra o espetáculo Adágio da Cia Municipal de Dança e tem criação coreográfica coletiva do elenco. Em 2025 foi feita uma releitura da obra, que ganha agora novos contornos e novo elenco, numa versão atualizada da obra original, chamada agora de “Scanner 2.5”. Na obra os bailarinos fazem uma constante e hipnótica varredura do palco, como nos aparelhos de digitalização de imagens: os scanners. Danças, movimentos, sequências coreográficas e referências da cultura contemporânea vão sendo incorporados às atitudes e ações que vão se transformando a cada vez que essa linha humana vai cruzando o palco.

A Cia Municipal de Dança é um projeto de profissionalização que prevê aulas, ensaios, apresentações públicas e o trabalho educativo com as Cia Jovens de Dança nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, com um perfil diversificado de intérpretes. O projeto é mantido pelas Secretarias Municipais da Cultura e da Educação do Município de Porto Alegre, em parceria com o Instituto Sociocultural AFRO-SUL/ODOMODE, Organização da Sociedade Civil (OSC).

Ficha Técnica:


Cia Municipal de Dança de Porto Alegre

Direção Geral: Airton Tomazzoni e Ilza do Canto

Direção Artística: Driko Oliveira e Isadora Franco

“SCANNER 2.5”

Direção Artística: Driko Oliveira e Isadora Franco

Coreografia: criação coletiva

Figurinos: Antonio Rabadan

Elenco: Gabriela Sampaio, Iago Poersch, Leonardo Maia, Mariana Morais e Paula Finn

Técnico de Luz e Som: Driko Oliveira

SERVIÇO:

Dança em Boa Cia – Espetáculo Solidário

Data: 29 de julho de 2025

Hora: 20h

Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)

Classificação etária: Livre

Duração: 60 minutos

Programação:

Exibição do Documentário de Thaís Fernandes - “O que a dança te faz sentir”
Solo de Lucas Riegner
Coletivo Diversidade (EPD Loureiro da Silva)
Uthopia Cia de Dança
Afro-Sul Odomodê
Cia Municipal de Dança de Porto Alegre - “Scanner 2.5”

INGRESSOS:


No local uma hora antes dos espetáculos, na bilheteria do teatro de acordo com a disponibilidade e lotação do espaço.

R$ 40,00 (inteira), R$ 20,00 (meia) para estudantes, idosos, PCDs, classe artística (com comprovação), municipários (apresentação de crachá).

Nenhum comentário:

Postar um comentário