Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

23 de setembro de 2011

Final de semana com eventos gratuitos - Jam e aula de tango (23 e 25 de setembro)

QUE SÃO AS "JAMS" DE CONTATO-IMPROVISAÇÃO?
As Jams de Contato-Improvisação são espaços abertos para todo público interessado na dança em contato - bailarinos, atores, músicos, ou simplesmente pessoas a fim de experimentar. São encontros NÃO dirigidos onde as pessoas se juntam para passar um momento de treinamento, intercâmbio e investigação. Não são aulas, nem pretendem sê-lo, e tampouco há algum pré-requisito para participar.

O termo "jam" foi tomado dos encontros de improvisações dos músicos de jazz, as Jams Sessions. Esta palavra, JAM, se forma pelas siglas de Join After Midnight: jogando depois da meia-noite, momento em  que os músicos já estão livres do "ofício" de tocar para sustentar-se e se juntam para tocar de forma totalmente livre e improvisada.

A Jam de Contato-Improvisação se vale deste termo para, da mesma forma, possibilitar este momento livre e improvisado na dança. Apesar de possuir uma técnica envolvida, esta não é necessária para o envolvimento com a dança, pois as Jams propiciam a relação entre pessoas com diferentes bagagens corporais. É o momento propício para que as pessoas possam buscar o movimento e abrir-se a ele, em uma dança sem tabus nem preconceitos de habilidade, idade, sexo, coreografias estruturadas, níveis de desenvolvimento ou hierarquias. Ela rompe com conceitos culturalmente instalados do que é um bailarino.

Outra quebra produzida pelo Contato-Improvisação é sobre o tabu do "não tocar" o outro. Não tocar não nos serve! Nesta dança se incorporam desde os sutis toques até a entrega completa da massa corporal sobre o outro.

Então, busquemos o instintivo, o "relacionar-se", pois na medida que os participantes entendam que realmente não há limitações, nem restrições, e que todos podemos ser dançarinos, cada vez seremos mais...


Dois vídeos relacionados:

 Jam - 2010. Porto ALegre:


http://www.youtube.com/watch?v=TltvElEcetY


OI AMIGOS DO TANGO:
NESTE SABADO TEMOS NOVA AULA DE TANGO NA CASA  DO ESTUDANTE DA UFRGS AS 14:30H. AV. JOAO PESSOA 41- SEGUNDO ANDAR.
QUEM QUISER PARTICIPAR DANÇANDO NA FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE EM OUTUBRO POR FAVOR TENTE VIR AMANHA. AS FOTOS SÃO DO EVENTO NO BRIQUE DE DOMINGO PASSADO.
ESPERAMOS A TODOS!
ABRAÇOS
 
DANIEL CARLOS
PROF. ARGENTINO DE TANGO EM POA

Nenhum comentário:

Postar um comentário