Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

16 de dezembro de 2011

NECA MACHADO RECEBE O PRÊMIO AÇORIANOS ESPECIAL DE DANÇA

O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura tem a honra de anunciar a homenagem à Neca Machado na noite de Entrega dos Prêmios Açorianos de Teatro e Dança, que ocorre hoje, às 20 horas, no Teatro Renascença.

 
Maria Lucia Paz de Freitas Machado
Ou como é carinhosamente conhecida, Neca Machado.
Bailarina, coreógrafa, professora, ensaiadora.


Aos 3 anos de idade, em 1965, já calçava as sapatilhas e freqüentava as aulas de balé da professora Maria Julia da Rocha, formação a qual se dedicou até seus 17 anos. Logo a paixão pela dança e o desejo de ampliar os horizontes dessa arte a levaram para a descoberta da dança contemporânea no início da década de 80, com a professora e pioneira Cecy Frank. Formação que seguiu com mestras como Dagmar Dornelles, Saionara Pereira e Eva Schul. A esta formação somou-se ainda aulas com Suzane Linke, ícone da dança-teatro alemã, ao lado de Pina Bausch. Na Alemanha, no final da década de 80, foi ainda buscar aperfeiçoamento em Dança Moderna com professores como Heide Tegeder e Cristine Brünel. Foi bailarina do Grupo Choreo de Dança Contemporânea de 198O a 1987, sob a direção de Cecy Frank tendo como linguagem a técnica de Martha Graham. MINISTROU AULAS DE DANÇA MODERNA para os alguns dos mais importantes grupos e cias de dança de Porto Alegre como Terpsí, Choreatium, Imbahá, Phöenix, Majuro, Mudança e também de Florianópolis, como a Álea. Foi assistente coreográfica e preparadora corporal do grupo Hai Kai integrado por Cecília Astiazaran, Monica Dantas, Nazareh Cavalcanti e Suzanne Weber, no trabalho “Maio” apresentado em março de 1988. Atuou ainda como iluminadora no Departamento de Arte Dramática da UFRGS, ministrou curso de dança contemporânea no Centro Internacional de Dança Alexandre Siderov, e tb na Academia Sal da Terra.
Recentemente foi Supervisora das Oficinas da Coordenação de Descentralização da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e atuou como professora no Grupo Experimental de Dança da Cidade.
Sua paixão pela dança e a consciência de que o ato de ensinar exige o contínuo ato de aprender, fizeram com que, aos 40 anos, Neca retornasse aos estudos graduando-se em Licenciatura em Dança, na UERGS. Em 2010 foi aprovada no primeiro concurso finalmente realizado na capital para professora de dança na SMED, passando a lecionar dança no currículo. Fundamental papel que vem desempenhando hoje dividindo com seus alunos hoje todo seu talento, generosidade, saberes e sensibilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário