Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

17 de abril de 2012

Programação do Festival Dança ponto com

 Festival Dança ponto com
Programação




DATA
SAGUÃO/CMC
TEATRO RENASCENÇA
ÁLVARO MOREYRA
ESTACIONAMENTO CMC





QUARTA
25 de Abril
Exposição Fotográfica da Cia. De Dança Balleto

Lançamento dos Postais da Dança

Coquetel


20h – Painel
 A importância do Balleto Cia de Dança para a dança da cidade
- Cleber Menezes, Ex-integrante do Grupo Balleto
Apresentação de vídeo
Diálogos artísticos:
- Mônica Dantas, Coord. Do Curso de Dança da UFRGS
-Carlota Albuquerque, Coreógrafa e Diretora do Terpsi Teatro de Dança.
- Marco Fillipin, Diretor da Cia Mun. de Dança de São Leopoldo
- Homero Volino, Ex-integrante do Grupo Balleto

Das 14 às 16h –Workshop
A incerteza como condição de existência
Elke Siedler (SC-Brasil)




QUINTA
26 de Abril
Exposição Fotográfica da Cia. De Dança Balleto


20h– Espetáculo
Perception of the other, com Siedler Cia de Dança e Stormental.
Florianópolis/SC
21h - Espetáculo
JokerPsique, com  Coletivo Joker
Porto Alegre/RS



SEXTA
27 de Abril
Exposição Fotográfica da Cia. De Dança Balleto


20h - Espetáculo
Solo em Água Fervente, de Luciana Hoppe, com Maria Albers – Porto Alegre/RS





SÁBADO
28 de Abril
Exposição Fotográfica da Cia. De Dança Balleto


21h - Espetáculo
Tatá Dança Simões, com Núcleo de Dança-Teatro da Univ. Fed.de Pelotas
Pelotas/RS
20h - Espetáculo
Maneries, Luis Garay & Co – Buenos Aires/AR

19h - Espetáculo
Desvio , Muovere cia de Dança, Porto Alegre/RS


DOMINGO
29 de Abril
Exposição Fotográfica da Cia. De Dança Balleto



19h30min e 20h30min
Espetáculo
Desvio , Muovere cia de Dança, Porto Alegre/RS
Dança contemporânea e artes visuais - poéticas em aproximação
Residência com Claudia Müller – Sala 209 – Usina do Gasômetro
Dias 26 e 27/04, das 14h às 18h   |  Dias 28 e 29/04, das 10h às 14h

Oficina:  “Flying Low” para o Grupo Experimental de Dança, com Regina Rossi
De 25 a 27/04, das 09h às 12h – Sala Cecy Frank - CCMQ

 
 
 
APRESENTAÇÃO

                             Estabelecer não apenas um ponto, mas múltiplos pontos de comunicação na produção de dança hoje. Este é o objetivo do Festival Internacional Dança Ponto Com, criar espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de criações, de artistas. Em sua programação: espetáculos, processos de criação, debates, performances e oficinas. A tônica do evento são as políticas de encontro. Que o COM do seu título possa estabelecer territórios para COMpartilhar, para COMunicar, para estar COM.

PERFORMANCES

MANERIES, DE LUIS GARAY

Trabalha o corpo como materiallingüístico. O artista constrói e explora numa série de testes os limites das suas próprias capacidades formais, que são gerados, construídos  e destruídos constantemente.
MANERIES não significa um universo  (o corpo), nem  uma bailarina determinada (por exemplo, Florença), abraça a ambos, como um exemplo.
Ficha Técnica:
Idéia & Direção: Luis Garay; Intérprete/bailarina: Florencia  Vecino; Música original e ao vivo: Mauro AP; Lighting Design: Eduardo Maggiolo.


TATÁ DANÇA SIMÕES, NÚCLEO DE DANÇA-TEATRO DA UFPEL

Baseado na obra de Simões Lopes Neto, o espetáculo transporta para o palco a tradução poética do autor pelotense, sua fixação eminente no universo gauchesco, na oralidade e regionalismo de sua linguagem.
Ficha Técnica: Concepção Coreográfica e Direção:Maria Falkembach; Intérpretes-Criadores: Alexandra Rodrigues Latuada, Allan Luis Correia Leite, Allan Moscon Zamperini, Ana Teresa Souza, Andressa Bitencourt, Arthur Malaspina Jr., Denise Ferreira dos Anjos Azevedo, Denilson Cáceres, Fernanda Thiel, Flávio de Lima, Francesco D'Avila, Gessi de Almeida Könzgen, Higor Alencaragão, Letícia Lupinacci, Monique Carvalho, Nany Campos; Trilha Sonora: Colagem musical de composições de Leandro Maia, Paulinho Cardoso, Luciano Maia, Barbosa Lessa, Alejandro Massioti e Palacatum; Figurino: Marcelo Silva; Iluminação: Daniel Furtado; Costureira: Larissa Martins; Fotos: Rodrigo Migliorin; Preparação Corporal: Sílvia Wolff; Produção Executiva: Tatá Núcleo de Dança-Teatro; Projeto de extensão do Curso de Dança – Licenciatura / UFPEL


SOLO EM ÁGUA FEREVENTE, DE LUCIANA HOPPE

O espetáculo é um solo que fala do fluxo das emoções no corpo e teve seu processo de criação baseado em princípios do Body-Mind Centering, da Educação Somática e no conceito de vazio positivado, de Robert Dunn.
Coreógrafa: Luciana Hoppe; Bailarina: Maria Albers.


 JOKER PSIQUE, DE COLETIVO JOKER
O espetáculo está estruturado como um romance auto-biográfico do bailarino Alessandro Rivellino, através das linguagens da dança contemporânea, da performance, vídeo-arte e do teatro contemporâneo.
Ficha Técnica:
Criação: Alessandro Rivellino & cOLETIVOjOKER; Bailarinos-Performers: Alessandro Rivellino, Breno Irigoyen, Maria Albers, Iandra Cattani; Produção e Produção de Vídeos: Laura Rosa; Filipe Rossato; Marina Kerber e Maurício Casiraghi; Assistente de Palco: Viviana Schames e Glauber Kist; Criação e Operação de Luz: Marcos Rangel Koslowski; Operação de som: Juliana Vicari; Operação de Vídeos: Mauricio Casiraghi; Co-direção de duas cenas específicas: Leonardo Jorgelewicz e Glauber Kist.


PERCEPTION OF THE OTHER, DE ELKE SIEDLER

A concepção do espetáculo é o resultado do encontro de dança contemporânea e heavy metal.  Os artistas compreendem que o corpo percebe o que está a sua volta através dos sensores sensitivos (olhos, boca, nariz, ouvido e pele) e sômato - sensitivos (várias formas de percepção: tato, temperatura, emoção, sistemas muscular, visceral, vestibular) o que provoca alterações corporais.
Ficha Técnica:
Direção artistica: Elke Siedler e Alexei Leão; Coregrafia: Elke Siedler; Bailarinos: Elke Siedler, Lincon Soares e Thiago Schmitz; Direção Musical e composição: Alexei Leão; Músicos: Alexei Leão, Andrei Leão, Henrique d´Ávila, Marcos Feminella

DESVIO, DE MUOVERE CIA DE DANÇA

Dança performativa e aproximações urbanas. Propõe ampliar os modos de produção em dança, mediados pelos encadeamentos do corpo com ambientes da cidade, especificamente por aqueles produzidos nos limites de retenção (faixas de segurança, semáforos, estacionamentos).
Ficha técnica:
Bailarinos criadores: Denis Gosch; Didi Pedone; Rossendo Rodrigues e Wiliam de Freitas. Convidada: Letícia Paranhos; Luminotécnico: Mauricio Moura; Figurinos: Daniel Lion; Produção: Marcinhò Zola; Assistente de produção: Sandra Santos e Letícia Pinheiro; Fotos: Cristina Lima e Fabiano Panizzi, luciane pires ferreira; Identidade visual: Sandro Ka

WORKSHOP

A incerteza como condição de existência, com Elke Siedler
compartilhamento da pesquisa teórico-prática desenvolvida por Elke Siedler no que concerne a diferentes modos de improvisação em dança contemporânea. Trabalhando a partir da incerteza, Siedler propõe situações que contribuem para a produção de autonomia do bailarino na composição/execução de configurações de dança.

Flying low, a dinâmica do chão, com Regina Rossi
O objetivo do trabalho é desenvolver o contato harmonioso entre o corpo do performer e o chão, assim como a consciência corporal dos diferentes níveis de tensão muscular necessários para cada movimento ou técnica.

RESIDÊNCIA

Dança contemporânea e artes visuais - poéticas em aproximação, com Claudia Müller
Oficina teórica-prática abordando as relações entre a dança contemporânea e as artes visuais. As artes visuais serão abordadas através de alguns artistas pela influência de suas propostas na dança contemporânea, especialmente nas últimas duas décadas. As proposições de cada participante serão abrigadas, experimentadas e discutidas.

EXPOSIÇÃO E DIÁLOGOS ARTÍSTICOS

A IMPORTÂNCIA DO BALLETO CIA DE DANÇA PARA A DANÇA DA CIDADE

O Balleto foi um marco na dança do Estado contribuindo de forma ativa para o amadurecimento, crescimento e reconhecimento nacional e internacional de nosso potencial criativo na arte de dançar.
A Cia de Dança teve sua formação original, com Direção de Guelho Menezes, Concepção de iluminação, figurinos, músicas, cenografias e coreografias de Guelho e Cleber Menezes, e tendo como interpretes  João Volino, Homero Volino, João Filho, Guelho Menezes e Cleber Menezes, estreou em 13 de setembro de 1987.


SERVIÇO

Valor do Ingresso: R$ 10,00
Desconto de 50% para o Clube do assinante, maiores de 60 anos, classe artística e estudantes

Venda na bilheteria dos teatros, 1h antes da apresentação.

FICHA TÉCNICA
Prefeito Municipal: José Fortunati
Secretário Municipal da Cultura: Sérgius Gonzaga
Coordenador do Centro de Dança/SMC: Airton Tomazzoni

Produção Geral:
- Airton Tomazzoni, Clarice Alves e Jane Carvalho

Divulgação
Clarice Alves e Marcelo Pacheco

Produção de Palco e logística
 Marcinhò  Zola e Paula Finn



Técnicos
Luciano Paim, Mirko Zanini, Antonio Osório da Rocha e Rubens Tadaschi Koshimizo

Agradecimentos
Ao Coordenador de Artes Cênicas, Breno Ketzer, Equipe do Teatro Renascença e Sala Alvaro Moreyra, Diretora do Centro Municipal de Cultura, Tania Regina Freitas, Ana Lucia Canal Thiesen e equipe da ASSEPRO, Eva Schul, Eduardo Severino (Usina das Artes), Coordenação de Artes Plásticas e Equipe da Gráfica do DMAE e Casa de Cultura Mário Quintana.


Realização
Centro de Dança/SMC    PMPA

Promoção
Clube do Assinante

Apoio
SATED-RS, Coletivo da Sala 209, Casa de Cultura Mario Quintana.

Informações
Centro de Dança/SMC
Fone: (51) 3289.8065

Nenhum comentário:

Postar um comentário