Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

13 de junho de 2012

Prêmio Açorianos de Dança apresenta os Jurados de 2012


Prêmio Açorianos de Dança 2012


         Pela primeira vez a dança terá a realização do Prêmio Açorianos de Dança, em cerimônia autônoma, no dia 18 de dezembro no Teatro Renascença. Até lá temos muitos meses de um árduo trabalho. Depois de vários encontros com artistas da área, um novo formato foi definido para o Prêmio, com muitas mudanças. Uma delas é a da formação de júris específicos para avaliarem os destaques em cada segmento (Balé Clássico, Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança de Salão, Flamenco, Dança do Ventre e Danças Folclóricas/Étnicas) e de um grande júri para avaliar as categorias espetáculo do ano, bailarino, bailarina, coreografia, cenografia, figurinos, iluminação, direção, produção e trilha sonora. Dessa forma acreditamos poder ampliar o alcance do Prêmio e o reconhecimento da diversificada produção de nossa cidade. Para isso divulgamos a nominata e um breve currículo do jurados que assumiram a tarefa de acompanhar a produção proto-alegrense esse ano, sugeridos pela própria comunidade artística.
         O Centro Municipal de Dança disponibiliza a todos os interessados, o edital de 2012 e se coloca disponível para esclarecimentos sobre o novo formato. Esperamos uma ampla participação, divulgando suas produções e projetos. E que possamos estar junto numa grande e festiva celebração de entrega dos prêmios no final do ano.



Grande Júri
(responsável pela avaliação dos espetáculos inscritos nas 10 categorias do Prêmio)

Alexandre Rittman: É bailarino, coreógrafo e professor de Ballet. Em 1993 participou da montagem de La Traviata, coreografada por Victória Milanez, tendo como partner Nora Esteves, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dançou no Balé Castro Alves e na Cia. de Dança de Minas Gerais. Recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos de Melhor Bailarino, além de melhor coreógrafo. Como professor, trabalhou na Escola Ballet Karen Ibias, Ballet Concerto, Muovere Companhia de Dança, Ballet Gutierrez, Academia Toute Forme (BH) , Transforma Companhia de Dança e Naira Nawroski Centro Integrado de Cultura e no Grupo Experimental de Dança da Cidade.
Brysa Mahaila: Bailarina, Professora, Coreógrafa e Diretora do Templo do Oriente fundado em 1996. Uma das pioneiras da dança do ventre no Estado, realiza há dez anos o Curso de Formação Profissional em Dança do Ventre. Estudou com alguns dos mais conceituados professores de Dança do Ventre e Folclore árabe do Egito e da Turquia. Participou da Novela O Clone, da Rede Globo, em 2002. Pós Graduada em Dança pela PUC, atualmente é Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, na Feevale.

Carlos Nunes: Diretor e Coreógrafo do Grupo Batida de Rua, com 15 anos de existência em Porto Alegre. Internacionalmente especializado em danças urbanas, estudou em escolas como Lagence dance floor, em Paris/ FR; Millennium dance complex, em Los Angeles/USA. Jurado e professor do Festival de danças de Joinville nos anos de 2008 e 2009. Em 2011 representou o Brasil no 10° Hip Hop Dance Championship em Las Vegas / USA.

Heloisa Bertolli - Professora e coreógrafa de Dança Contemporânea e Sapateado Americano. Diretora artística e coreógrafa dos Grupos "PULL BACK", "SETE, OITO, FOI", "EDE" e "SEELE TANZ". Produtora dos Projetos TAP SUL, DANÇARS e SAPATEANDO EM POA. Assistente no RS do Método Marchina de sapateado americano. Prêmio Açorianos de Melhor Coreografia 2005, Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo / 2005, indicada coreógrafa revelação no Festival de Joinville /2006 e SPECIAL AWARD de Melhor Trabalho Coreográfico em Barcelona / Espanha / 2008.

Jair Felipe Umman: Professor assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação, Professor de Educação Física, Especialista em Psicologia Transpessoal. Atua nas áreas de dança, cultura popular e ensino superior. Diretor e coreógrafo do Grupo Paralelo 30 - Folclore e Cultura Popular, que, desde 2004,  dedica-se ao estudo, montagem e apresentação de quadros artísticos sob o tema: manifestações da cultura popular brasileira.

Luciana Hoppe: Licenciada em Psicologia pela UNISC e em Dança pela UERGS, participou como bailarina de diversos espetáculos de dança: “Projeto Poema-Reconhece o Mário?”, “Outros Quintanas”com o Grupo de Risco; “BundarflorBundamor” da Eduardo Severino Cia de Dança; LÁ E CÁ, com a cia Movimentoemfalso, “DAR CARNE À MEMÓRIA”, de Eva Schul e Mônica Dantas. Como coreógrafa atuou no espetáculo “Um Corpo Visível “entre” Espelhos” e, como coreógrafa e diretora em “SOLO EM ÁGUA FERVENTE”, espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos 2011 de Dança em quatro categorias: melhor espetáculo, melhor bailarina, melhor iluminação e melhor cenografia. Co-dirigiu o espetáculo “Uma Fada no Freezer”, também contemplado pelo Prêmio Mais Teatro Revelação 2011 de melhor atriz.
Ranieri Camargo: É bailarino, coreógrafo, Coordenador Técnico e professor de Dança de Salão da Oito Tempos Dança de Salão de Porto Alegre. Aperfeiçoou-se com Jaime Arôxa e Cristovão Christianis. Integrou grandes companhias de dança em Porto Alegre. Ministrou aulas e for jurado em diversos Festivais de Dança no Brasil.
Silvia Canarim: Bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca; Doutoranda em Flamenco na Universidad de Sevilla tendo objeto de pesquisa o bailaor Israel Galván. Na Espanha estudou no Centro Internacional Amor de Dios, Escuela de Baile Flamenco Manolo Marín e Estudio de Baile Flamenco Andrés Marín. Dirigiu, atuou e coreografou diversos espetáculos, entre eles: Lorquianas, Flamenco Fusión, Luces y Sombras de España e Solos y bien acompañaos. Em 2007, realizou o espetáculo A Casa, que recebeu 4 Prêmios Açorianos, entre os quais, o de Melhor Espetáculo de Dança e o de Melhor Trilha Sonora.
Wagner Ferraz: Coordenador do Dança do Estado do RS - IEACEN/SEDAC; Titular do Colegiado Setorial Estadual de Dança; Graduado em Dança (ULBRA); Especialista em Gestão Cultural e em Educação Especial; Pesquisador do Observatório da Educação CAPES/INEP - PPGEDU/UFRGS - com o temas Dança, Corpo e Educação; Professor e Coordenador de Cursos Livres do INDEPin; Editor do Periódico Eletrônico Informe C3 (www.processoc3.com/ISSN: 2177-6954); Já dirigiu, coreografou e atuou como bailarino em vários espetáculos, performances, festivais e mostras de dança.





Jurados dos prêmios Destaques


Danças Folclóricas/Étnicas
Denis Gerson Simões - Mestre em Ciências da Comunicação, historiador e publicitário. É professor da Escola de Aplicação da FEEVALE e coordena as atividades do Deutsche Volkstanzgruppe Tanz mit uns, grupo de danças do Centro Cultural 25 de Julho de Porto Alegre, desde 1999. Tem pesquisas sobre danças étnicas européias e suas influências no Rio Grande do Sul, assim como estudos da televisão regional, educação e cultura.

Jair Felipe Umman: Professor assistente do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação, Professor de Educação Física, Especialista em Psicologia Transpessoal. Atua nasáreas de dança, cultura popular e ensino superior. Diretor e coreógrafo do Grupo Paralelo 30 - Folclore e Cultura Popular, que, desde 2004 se dedica ao estudo, montagem e apresentação de quadros artísticos sob o tema: manifestações da cultura popular brasileira.

Lucia Brunelli: Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Mestre em Educação (ULBRA). É coordenadora do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Atou com Conjunto Folclórico Os Gaúchos, Centro Ítalo Brasileiro e como Coreógrafa da CTG Aldeia dos Anjos, entre outros.


Danças Urbanas


Carini Pereira é acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS. Bailarina de Street Dance desde 97. Iniciou sua vivência no grupo Batida de Rua-RS. Integrante da Cia Heart Company-PR. Em 2009 recebeu o incentivo do edital, Rúmos  Itaú Cultural (Dança), com a pesquisa coreográfica intitulada Consequência do Som. Professora de Hip Hop do Ponto de Cultura, Associação de Dança de Canoas. Proprietária e colaboradora da Art & Dança – Espaço Cultural, Canoas – RS.

Carlos Nunes: Diretor e Coreógrafo do Grupo Batida de Rua, com 15 anos de existência em Porto Alegre. Internacionalmente especializado em danças urbanas, estudou em escolas como Lagence dance floor em Paris/ FR; Millennium dance complex/ Los Angeles USA. Jurado e professor do Festival de danças de Joinville nos anos de 2008 e 2009. Em 2011 representou o Brasil no 10° Hip Hop Dance Championship em Las Vegas / USA.

William Freitas - Bailarino desde 2002 e acadêmico da Ulbra no curso de Licenciatura em Dança. Participou de festivais de 2002 a 2008, tais como Sul-Americano de Hip Hop de Porto Alegre/RS, Fitness Brasil de Hip Hop em Santos/SP. Bailarino e coreógrafo do grupo Batida de Rua durante 4 anos. Junto  a  Heart  Company  de  Octávio Nassur, participou da abertura do Festival Internacional de Hip Hop de Curitiba/PR em 2007. Prêmio Pitt Move & Art de melhor bailarino do RS do mesmo ano. Coreógrafo/bailarino da Art & Dança Espaço Cultural. Integrante da Muóvere Cia de Dança.



Sapateado

Heloisa Bertolli - Professora e coreógrafa de Dança Contemporânea e Sapateado Americano. Diretora artística e coreógrafa dos Grupos "PULL BACK", "SETE, OITO, FOI", "EDE" e "SEELE TANZ". Produtora dos Projetos TAP SUL, DANÇARS e SAPATEANDO EM POA. Assistente no RS do Método Marchina de sapateado americano. Prêmio Açorianos de Melhor Coreografia / 05, Troféu RBS Cultura de Melhor Espetáculo / 05, indicada coreógrafa revelação no Festival de Joinville / 06 e SPECIAL AWARD de Melhor Trabalho Coreográfico em Barcelona / Espanha / 08.

Isabel Willadino: Mestra em Educação (UFRGS/2012), Especialista em Dança (PUCRS/2003), Especialista em Dança e Consciência Corporal (UGFRJ/2006), diretora, professora e coreógrafa do Laboratório da Dança desde 2001, Professora da Rede Municipal desde 2012, Diretora dos espetáculos "Lendas da Ilha" 2002, "Romualdo e a Dança das Palavras" (2003), "Há tempo" (2004), "Os defensores do Rango Legal" (2005) e "Mulheres falam sobre homens que dançam" (2007).

Lindsay Gianoukas: Bailarina, atriz e jornalista. Como sapateadora desenvolveu a técnica sob o método Marchina e participou do elenco coreográfico de distintos grupos nas cidades de Rio Grande e Porto Alegre, entre os anos de 1998 e 2004. Ministrou aulas de sapateado americano para crianças, adolescentes, terceira idade e grupos de atores. Aproximou sapateado e teatro em trabalhos como “Teus Desejos em Fragmentos...” (Cia Stravaganza, 2006) e na performance “O Cumpadre e a Morte” (com Arlete Cunha, 2007). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS  




Flamenco

Carmem Pretto: Teve sua formação clássica com a mestra Maria Julia da Rocha. Especializou-se na Escola Bolera do Instituto Buenos Aires de La Dança com Lola Albuerne. No Brasil, participou de cursos com Renan Castellon, Diego Duarte, Tulio Cortez. Na Espanha, estudou com os mestres Ciro, Paco Romero, Merche Esmeralda. Olga Marcione - La China, Antonio Reyes , Belém Maya e Paco Romero, entre outros. É bailarina,coreógrafa e diretora do grupo Alumbra Espana.
Paula Finn: É bailarina com formação em Dança Flamenca na escola Cadica Danças e Ritmos, tendo participado a companhia Paixão Flamenca – Cadica cia de danças de 2006 a 2010. Em 2009, ingressou como estudante da 1º turma de Licenciatura em Dança da UFRGS. Atualmente estuda flamenco com a bailarina Silvia Canarim.
Silvia Canarim: Bailarina, coreógrafa e professora de dança flamenca; Doutoranda em Flamenco na Universidad de Sevilla tendo objeto de pesquisa o bailaor Israel Galván. Na Espanha estudou no Centro Internacional Amor de Dios, Escuela de Baile Flamenco Manolo Marín e Estudio de Baile Flamenco Andrés Marín. Dirigiu, atuou e coreografou diversos espetáculos, entre eles: Lorquianas, Flamenco Fusión, Luces y Sombras de España e Solos y bien acompañaos. Em 2007, realizou o espetáculo A Casa que recebeu 4 Prêmios Açorianos, entre os quais, o de Melhor Espetáculo de Dança e o de Melhor Trilha Sonora.




Dança do Ventre

Brysa Mahaila: Bailarina, Professora, Coreógrafa e Diretora do Templo do Oriente fundado em 1996. Uma das pioneiras da dança do ventre no Estado, realiza há dez anos o Curso de Formação Profissional em Dança do Ventre. Estudou com os mais conceituados professores de Dança do Ventre e Folclore árabe do Egito e da Turquia. Participou da Novela O Clone da Rede Globo em 2002. Pós Graduada em Dança pela PUC, atualmente é Mestranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale.

Charis Mahayla: Bailarina e professora de danças árabes, com 10 anos de carreira dedicados a estudos e a pesquisa dessa arte milenar. Acadêmica do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA e proprietária da escola Balady Cento de Danças, de Viamão.

Fabiano Derbak: Músico percussionista que iniciou sua carreira no grupo de flamenco Alumbra España em 1996. Em 1998 teve seu primeiro contato com a música árabe, vindo a se dedicar ao estudo dos ritmos e seus instrumentos característicos. Fundador do conjunto musical árabe Layali al Shark, Fabiano Tuerlinckx lança em 2003 o cd Ritmos Alessandra Forte vol. 1, direcionado à alunas de dança do ventre e apreciadores desta cultura em geral. Atualmente ministra aulas de percussão com ênfase na percussão oriental e sua influência nos ritmos e cultura brasileira, além de trabalhar com diversos conjuntos musicais e artistas brasileiros.


Balé Clássico

Alexandre Rittman: É bailarino, coreógrafo e professor de Ballet. Em 1993 participou da montagem de La Traviata, coreografada por Victória Milanez, tendo como partner Nora Esteves, primeira bailarina do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Dançou no Balé Castro Alves e na Cia. de Dança de Minas Gerais. Recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos de melhor bailarino além de melhor coreógrafo.Como professor, trabalhou na Escola Ballet Karen Ibias, Ballet Concerto, Muovere Companhia de Dança, Ballet Gutierrez, Academia Toute Forme (BH) , Transforma Companhia de Dança e Naira Nawroski Centro Integrado de Cultura e no Grupo Experimental de Dança da Cidade.
Andrea Spolaor: Bailarina, professora e coreógrafa. Possui formação em ballet clássico, dança contemporânea e Lian Gong. Deuxiéme Prix de la Ville de Paris na categoria Duo Dança Contemporânea. Atuou como bailarina-pesquisadora-intérprete na Cia de Dança Palácio das Artes por 9 anos. Atuou como professora, ensaiadora e bailarina convidada na Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul por dois anos. Ministra aulas e coreografa para diversas escolas, grupos e bailarinos.

Thais Virmond: Bailarina Clássica é um dos grandes nomes da história do Balé Clássico no Rio Grande do Sul. iniciou seus estudos na Escola de Tony Petzhold, em 1948. Participou de inúmeras apresentações no Theatro São Pedro. Estrelou o programa “Na Ponta dos Pés” no primeiro canal de televisão em Porto Alegre.



Dança Contemporânea

Karenina de Los Santos: Formou-se em bacharelado e licenciatura no curso superior de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Participou de Residências Artísticas: Como convidada da associação Alkantara (Lisboa-Portugal), onde iniciou, juntamente com o videoartista Pedro Faria, sua pesquisa sobre vídeo e dança presencial, provisoriamente intitulada Felicidade Prêt-à-porter, que veio a resultar na video-instalação performática UM SÓ, feita e programada especialmente para o Alkantara Festival internacional 2010 em Lisboa; Com Thomas Lehmen (Alemanha) no Panorama Rio Dança (Rio de Janeiro-RJ 2006); Com Monica Calle (Espanha / Portugal) como residente e performer no Panorama Rio Dança (Rio de Janeiro-RJ 2004).

Luciana Hoppe: Licenciada em Psicologia pela UNISC e em Dança pela UERGS, participou como bailarina de diversos espetáculos de dança: “ Projeto Poema-Reconhece o Mário?, “Outros Quintanas”com o Grupo de Risco; “BundarflorBundamor” da Eduardo Severino Cia de Dança; LÁ E CÁ, com a cia Movimentoemfalso, “DAR CARNE À MEMÓRIA”, de Eva Schul e Mônica Dantas. Como coreógrafa atuou no espetáculo “Um Corpo Visível “entre” Espelhos” e, como coreógrafa e diretora em “SOLO EM ÁGUA FERVENTE”, espetáculo vencedor do Prêmio Açorianos 2011 de Dança em quatro categorias: melhor espetáculo, melhor bailarina, melhor iluminação e melhor cenografia. Co-dirigiu o espetáculo “Uma Fada no Freezer”, também contemplado pelo Prêmio Mais Teatro Revelação 2011 de melhor atriz.


Suzane Weber: PhD em Estudos e Práticas das Artes pela Université du Quebéc à Montréal (UQAM/2010), Mestre em Ciências do Movimento Humano (1999) e Bacharel Em Artes Cênicas com Habilitaçao em Interpretação (1992) UFRGS. É professora adjunta do Departamento de Teatro do Instituto de Artes da UFRGS. Bolsista da CAPES na area de dança com pesquisa desenvolvida no Canadá de 2004 a 2010. Atualmente, desenvolve pesquisa nos seguintes temas : processos de criaçao cenica, praticas artisticas e corporais de teatro , de dança e performance com enfase em improvisaçao. Como atriz e bailarina atua em peças de teatro, de dança e performance no Rio Grande do Sul.


Jazz

Anettte Lubisco: Bailarina, coreógrafa e professora do curso de Licenciatura em Dança da ULBRA. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984) e especialização em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003). Estudou com alguns dos principais mestres do jazz dança do Brasil e do exterior. Foi integrante  e coreógrafa do Ballet Phoenix e diretora da Anette Lubisco Cia de Dança.

Heloisa Peres: Bailarina com formação clássica, dança moderna, jazz dance, expressão corporal e danças populares com aperfeiçoamento de grandes nomes da dança nacional e internacional. Vencedora dos Premios Açorianos de Dança de Porto Alegre, Incentivo a Produção – SEDAC, Destaque Cultural e Melhor Coreógrafa – IEACEN/SEDAC.Coreógrafa convidada do Festival Sud a Sul - Sanarry-França, Festival Nacional do CBDD-UNESCO, EXPO 2000 – Hannover-Alemanha, Habana Vieja – Ciudad em Movimiento e XV Festival Internacional de Danza- Cuba.

Jô de Jesus: Bailarina, coreógrafa e professora de Balé e Jazz. Iniciou seus estudos com Lenita Ruschel. Fundou na década de 80, o Studio de Dança Jô de Jesus, formando toda uma geração de bailarinos na Zona Norte da cidade. Estudou com mestres como Jô-Jo Smith, Marli Tavares, Cecy Frank, Tony Petzhold e Nina Verchinina. Mestre em "Ciencias Aplicadas a la Actividad Física y al Deporte" pela Universidad de Córdoba - Espanha, Graduada em Educação Física - Bacharel em Treinamento Físico e Desporto pela Universidade Luterana do Brasil.

Dança de Salão

Cristovão Christianis - Professor de Dança de Salão, foi integrante da Cia de Dança Jaime Arôxa, no Rio de Janeiro por 12 anos, onde participou dos principais festivais de dança do país. Atualmente é proprietário, atuando como diretor técnico da rede de Escolas Oito Tempos Dança de Salão. É Professor do módulo de Ritmos Brasileiros da Pós Graduação em Dança, com ênfase em Danças de Salão da FAMEC/PR e Coordenador do curso de capacitação de professores de dança de salão vinculado a FSG/RS e Faculdades SPEI/Ctba. Foi campeão do Brasil Tango Championship, se tornando Campeão Brasileiro de Tango, na categoria Escenario em 2010, representando o Brasil no campeonato mundial do ritmo, em Buenos Aires no mesmo ano.

Naira Anthunes - Prof. de Ed. Física ( IPA )- Pós Graduada em Psicologia do desporto pela Ufrgs - Proprietária, professora e coreógrafa do Naira Anthunes Centro de danças a 15 anos. Desenvolviemnto de sua técnica nos estudos em D. de salão com o renomado Mestre Jaime Arôxa ( RJ ).

Ranieri Camargo: É bailarino, coreógrafo, Coordenador Técnico e professor de Dança de Salão da Oito Tempos Dança de Salão de Porto Alegre. Aperfeiçoou-se com Jaime Arôxa e Cristovão Christianis. Integrou grandes companhias de dança em Porto Alegre. Ministrou aulas e for jurado em diversos Festivais de Dança no Brasil.

Novas Mídias


Karenina de Los Santos: Formou-se em bacharelado e licenciatura no curso superior de Dança da Faculdade de Artes do Paraná. Participou de Residências Artísticas: Como convidada da associação Alkantara (Lisboa-Portugal), onde iniciou, juntamente com o videoartista Pedro Faria, sua pesquisa sobre vídeo e dança presencial, provisoriamente intitulada Felicidade Prêt-à-porter, que veio a resultar na video-instalação performática UM SÓ, feita e programada especialmente para o Alkantara Festival internacional 2010 em Lisboa; Com Thomas Lehmen (Alemanha) no Panorama Rio Dança (Rio de Janeiro-RJ 2006); Com Monica Calle (Espanha / Portugal) como residente e performer no Panorama Rio Dança (Rio de Janeiro-RJ 2004); Leciona Composição em Tempo Real.

Milton Prado: Mestre em estudos cinematográficos pela Concordia University, de Montreal e professor do Curso de Realização Audiovisual da Unisinos. Graduado em Comunicação Social pela UFRGS, trabalha em cinema e TV como montador desde 1998. Foi programador da Sala P.F. Gastal (1999), é colaborador da revista Teorema.

Susana França: Bailarina, coreógrafa, jornalista e professora de dança. Graduada em Dança pela UERGS. Mestre em Educação pela UFRGS, Linha de Pesquisa Educação: Arte Linguagem Tecnologia, na qual pesquisa a vídeo-dança na educação, ligada a grupo de artistas independentes da dança e desenvolve trabalho de pesquisa do movimento denominado “O Jardim”, com vertentes para a abordagem terapêutica e artística da dança. É professora de Dança da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.



Centros de Formação

Débora Leal: Graduada em Educação Física, cursou pós-graduação em Dança Cênica, na UDESC. Atualmente é professora da Rede Municipal de Porto Alegre e integrou o júri do Prêmio Açorianos de Dança/2006.

Neca Machado: Professora de dança da Rede Municipal de Ensino, bailarina e coreógrafa, sendo licenciada em Dança pela UERGS. Possui formação em Dança Clássica e em Dança Moderna. Iniciou sua formação com Maria Julia da Rocha. Participou, entre outros projetos, do I Circuito Brasil Telecom de Dança,realizado no Teatro Nelson Rodrigues, Rio de Janeiro, junto a Cia Terpsí Teatro de Dança. Integrou o Grupo Choreo. Foi coordenadora de oficinas de dança do projeto de Descentralização da SMC e professora do Grupo Experimental de Dança da Cidade.

Rubiane Zancan: Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialista em Interdisciplinaridade e Linguagens, e, graduada em Dança-Licenciatura pela Universidade de Cruz Alta. No espaço artístico atua como intérprete-criadora em dança contemporânea, e, no espaço acadêmico atua como docente e pesquisadora com foco na relação entre a produção e a recepção em dança e as confluências com as práticas pedagógicas.


Projetos de Difusão

Luciana Paludo: bailarina (bacharel e licenciada em Dança); mestre em artes visuais e doutoranda em educação. Diretora do Mimese cia de dança-coisa, é também integrante do Coletivo de Dança da Sala 209. Professora da Licenciatura em Dança da UFRGS. Desde 2000 coreografa e interpreta seus próprios solos e estabelece colaborações com outros artistas, da dança, da música e das artes visuais. Já coreografou para o Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre e para a Companhia Municipal de Dança de Caxias do Sul. Em 2010 e 2012, além das produções individuais, integra o elenco da Eduardo Severino cia de Dança e da Ânima Cia. de Dança.

Mônica Dantas Doutora em Estudos e Práticas Artísticas (UQAM/ Montreal-Canadá) e Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professora  do Curso de Licenciatura em Dança da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (Mestrado). Bailarina com formação em dança contemporânea, estudou em Porto Alegre e aperfeiçoou-se em Nova Iorque e Montreal. Integra o Coletivo de Artistas da Sala 209. Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para desenvolver o Projeto Dar carne à memória.


Raquel Purper: Formada em Jornalismo pela PUC - RS e em Artes Cênicas - Habilitação em Direção Teatral pela UFRGS - RS. Possui Mestrado em Artes Cênicas pela UFRGS, com dissertação na área da Dança. Participou do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre de 2008 a 2011, atuando como intérprete-criadora em espetáculos como "Eu me faço simples por você" (2008), "Alguma coisa acontece" (2009), "Faz de conta que" (2010) e "Pulp Dance" (2010). Atualmente, é professora do Curso de Licenciatura em Dança da UERGS - RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário