Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) articula as ações de dança de Porto Alegre, por meio da preservação da memória, do fomento à produção, formação de público, difusão e acesso às informações, atividades artístico-pedagógicas e constituição das relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na capital .


Bem Vindo!!!

14 de fevereiro de 2014

Programação Fevereiro

Programação Fevereiro 

SOPLO DE VIDA
TOURNEE 2013/14

Foto Nacho Correa

Dançamos na floresta com nossas irmãs.

Inalamos o perfume de sociedades matriarcais.
Demos á luz, sobrevivemos e transformamos o mundo.


Seis mulheres dançam a musica do seu próprio alento. Empurradas pelo ritmo da sua respiração, percorrem movimentos e imagens que evocam pertencimento e comunidade. Unindo-se a mulheres através da historia - das bruxas da Idade Média, passando pelas nuas das Belas Artes, até as modelos de hoje em dia - vão exaurindo o cânone da feminidade e interpelando seu gênero. 



Conceito e direção: Chris Leuenberger

Intérpretes-criadoras: Ruth Ferrari, Vera Garat,

Tamara Gómez, Lilén Halty, Cecilia Lussheimer, Laura Pirotto

Colaboração em criação: Lucía Valeta

Colaboração em dramaturgia: Catalina Chouhy

Iluminação: Leticia Skricky

Som: Ezequiel Rivero

Fotografia: Nacho Correa

Produção: Catalina Lans e Soplo de Vida


Essa obra foi criada dentro do programa "PAR- Programa Artistas en Residencia", Montevideo, Uruguai em outubro e novembro de 2012.

Apoios: Fondos Concursables del Ministerio de Cultura y Educación de Montevideo, Pro Helvetia - fundação suiça para a cultura, Kultur Stadt Bern, Kultur Kanton Bern, Taller de danza y creación Casarrodante. 

Paula Finn 
Produção Cultural



(51)9912-8014

Centenário de Tony Petzhold será comemorado na Casa Cultural que leva seu nome, em Porto Alegre


Tony Petzhold em uma atuação marcante: A Salamanca do Jarau (1945). Foto de acervo

Programação aberta ao público, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, marca as comemorações pelo nascimento de uma precursora da dança no RS


Os 100 anos do nascimento de Tony Seitz Petzhold (1914-2000), uma das pioneiras da dança no Rio Grande do Sul e responsável pela formação de toda uma geração de bailarinos e coreógrafos gaúchos, serão comemorados com uma grande programação, que se iniciará entre os dias 17 e 22 de fevereiro próximo, na Casa Cultural Tony Petzhold, em Porto Alegre, e se prolongará ao longo deste ano. Estão programadas diversas oficinas, a maioria gratuita, e um bailão (dia 19), além do lançamento da Associação de Amigos da Casa Tony Seitz Petzhold, no próximo dia 20, em cerimônia especial, quando amigos e personalidades significativas na história da Casa serão homenageados. Também está previsto o lançamento do selo comemorativo ao centenário da ilustre artista. Nos dias 21 e 22, ocorre o CasaDança, evento de dança, que reunirá diversas artistas com histórico vinculado à Casa.

Fundado como espaço de formação de dança, na década de 50, com o nome Escola de Bailados Clássicos Tony Seitz Petzhold, o casarão centenário (de 1916) localizado na Avenida Cristóvão Colombo, 400, foi nascedouro de talentos que brilharam na cena local e mundial. Sob o olhar atento de Tony Petzhold, por ali, passaram Tais Virmond, Victória Milanez, Jussara Miranda, Edison Garcia, Anette Lubisco, Jane Blauth, Maria Amélia, Maria Cristina Futuro, Sérgio Marschal, Tatiana Virmond, Magali Fett, Eleonora Oleosi, Beatriz Consuelo, entre outros. “Tony foi uma das precursoras da dança no Brasil, artista, coreógrafa, professora e militante na construção do respeito e valorização da formação e produção em dança”, define a neta, Thais Petzhold.

A partir da década de 90, abrigou grupos teatrais e de outras artes. Após a morte de Tony, em 2000, e com o retorno de Thais Petzhold à capital gaúcha, quando se associou à bailarina e professora Ana Claudia Pedone (Didi), optou-se por investir no casarão, que corria o risco de ser demolido. Assim, surgia a Casa Cultural Tony Petzhold, que foi oficialmente inaugurada no dia 22 de junho de 2013, tendo como foco a dança e a integração em diferentes áreas artísticas.

 
“A Casa tem a característica de agregar  diversas expressões  artísticas e práticas corporais num convívio inter e transdisciplinar. Um local privado, mas com interesse público, que está sempre disponível a dialogar com novas propostas”, define Thais Petzhold. No local, são desenvolvidas atividades diversas, como apresentações, performances, projetos culturais, vernissages, exposições, shows, workshops, pesquisas colaborativas, palestras. “O espaço se constitui a partir de relações profundas e de parcerias, sem as burocracias do sistema público e sem uma especulação capitalista que impeça estabelecer relações sinceras e artisticamente potentes e sincronizadas com os fazeres contemporâneos”, complementa a artista.

A programação
A programação comemorativa ao centenário de Tony Petzhold consistirá de uma série de atividades formativas e integradoras, com o objetivo de apresentar um panorama do que é realizado na casa.
Serão oferecidos 13 cursos, com vagas limitadas e gratuitas ao público externo. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail: casaculturaltonypetzhold@gmail.com Informações pelos fones (51) 3289.9669 / 96567087 ou no endereço http://casaculturaltonypetzhold.wordpress.com/

Cursos
Modalidade Ministrante Data Horário Vagas extras Valor
Laboratório Permanente A Pesquisa do  Movimento Ana Medeiros 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Biodanza Margareth Osório e Cândida Stopinski 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Slackline Clarissa Saraiva 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Arte Circense Diego Esteves 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Dança Contemporânea (iniciante) Douglas Jung 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Dança Contemporânea (avançado) Douglas Jung 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis

Arte Circense Infantil Fernanda Boff 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Integral Bambu Fellipo Cauac 17 de 22 de fevereiro 02 Grátis
Ballet Clássico (Adulto) Gisele Meinhardt 17 de 23 de fevereiro 02 Grátis
Expressão Vocal Karen Volkman 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Dança de Salão Paola Vasconcelos 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Kundalini Yoga Paula Carmona 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Dança Afro-Brasileira Roberta Campos 17 de 22 de fevereiro 05 Grátis
Evento Multimídia
 CasaDança Artistas da Casa 22 /02 20h30min 80 Contribuição Espontânea
Atividade Integrativa
 Bailão Cultural Kako Xavier + convidados 19/02 22h 80 R$ 15,00


“Fiquei sondando os caminhos da razão e da sensibilidade e concluí que a dança é a razão de minha vida profissional; é a minha verdade.”
Tony Petzhold


Assessoria de Imprensa:  Silvia Abreu (MTB 8679-4)
Fones: 51 | 92772191 | 85404114 | 9593.6532





Programa de residência artística na Sala 209
O programa de Residência Artística consiste em oferecer espaço para um novo criador em dois horários semanais de três horas, disponíveis na sala, por um período de cinco meses. Dispondo também dois finais de semana na sala para apresentação de seus processos e resultados ao final da residência ou durante o processo. As inscrições se darão através de inscrição com carta de intenção, falando sobre sua pesquisa, breve currículo e entrevista formada por uma comissão de artistas do coletivo da sala 209.
Ela pode ser feita através dos e-mails: lucian.tavares@gmail.com / eduardosever@yahoo.com
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Passaram pelo projeto artistas e suas Cias como Andrea Spolaor, Renata de Lélis e Fê Luz, Alexandra Castilhos e Luciana Hoppe, Leticia Paranhos e Luka Ibarra.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Inscrições de 27 de janeiro a 17 de fevereiro. Divulgação da proposta selecionada será no dia 21 de fevereiro no blog  para começar a residência no início de março. As propostas serão avaliadas e a entrevista será combinada com o criador selecionado




Temporada de audições 2014 grupo Laços – Dança de Salão Contemporânea

Foto Claudio Etges

O grupo LAÇOS – DANÇA DE SALÃO CONTEMPORÂNEA abre temporada para receber novos integrantes interessados em realizar trabalho profissionalizante em dança de salão. Com esta técnica como idioma central, o grupo busca linguagem híbrida e liberal na expressão dos corpos e das ideias. Abrange atividades formativas, de preparação física e de compartilhamento de habilidades entre os integrantes.

Desde sua estreia, em 2011, o Grupo LAÇOS apresentou-se para um público acumulado de cerca de 7500 pessoas, participando de eventos públicos e privados, competitivos e não competitivos, em âmbito municipal, interestadual e internacional. O Grupo apoia e está vinculado às entidades profissionais da classe artística como a ASGADAN e o SATED-RS.

As datas previstas para as audições são:

21/01/2014
23/01/2014

28/01/2014
30/01/2014
11/02/2014
13/02/2014
18/02/2014
20/02/2014

Interessados devem entrar em contato pelos e-mails:
izabela_lg@hotmail.com
leliodasilva@gmail.com

III Transformando pela Prática





Nenhum comentário:

Postar um comentário