Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

6 de novembro de 2014

 

PROGRAMAÇÃO DE FINAL DE SEMANA - 07  À 09 DE NOVEMBRO

Restinga Crew comemora uma década de batalhas



O Restinga Crew ultrapassa uma década de idade e comemora 11 anos. Para marcar a trajetória, o grupo de danças urbanas realiza, dia 09 de novembro, workshops, shows e batalhas na Casa de Cultura Mário Quintana. Os jurados Julinho Rc, Mathias, Aluísio, Driko, Marcelo Gomes, Gerson e Flow Shame estarão de olho nos desafiantes.
Às 8h30min inicia as inscrição (Popping, Hip Hop Freestyle, House e Breaking), para todos os workshops, o custo é de 30 reais, 15 reais é o preço unitário. Os participantes receberão certificado em todas as modalidades.
Às 13h iniciam os shows com: Familia Preto Bom, Restinga Crew, Nitro Di e Jeroquis, e Batalhas, com os seguintes juízes: a Breaking 2 vs 2 terá como jurados Gerson Afrobreak, Julinho Rc e Flow Shame,a batalha do Popping 1 vs 1 terá Marcelo Gomes no julgamento, o Hip Hop Freestyle conta com o olhar de Driko, Mathias e Aluísio, e finalmente, a Power Tricks terá Julinho Rc, Gerson Afrobreak e Flow Shame como julgadores.
O evento inclui ainda a eliminatória Rival x Rival RS. Quem sair vitorioso no Breaking 2vs2 será premiado com passagem aérea de ida e volta e uma vaga com alojamento para Diadema, São Paulo.



PROGRAMA DE ESTUDOS EM PERFORMANCE
 em parceria com a Sala 209/Eduardo Severino Cia de Dança.

Taipei Remix é um ciclo de nove sons/canções multidisciplinares criados através da mistura de vídeo e material de áudio coletado durante 2013, com impressões escritas, dança e performance musical. As nove músicas são respostas poéticas a questões de agência pessoal e cultural, bem como à experiência potente de testemunhar o local de um desastre natural em Taiwan. Juntas, as canções criam um arco emocional para formar um trabalho semelhante à experiência de ouvir um álbum antes de o 'shuffle' ter sido inventado.
SOBRE MICHELLE OUTRAM
            Michelle desenvolve um trabalho combinando dança / movimento, som, instalação e projeção de vídeo. Ela é licenciada em Estudos da Performance pela Universidade de Sydney e foi professora na Edith Cowan University, na Austrália.  Ela é Australiana e está  radicada em Londres, onde desenvolve a maioria dos seus trabalhos artísticos.
SERVIÇO:
Título da performance: Taipei Remix | A Song Cycle
Performance, video/design de projeção, som & texto: Michelle Outram
Desenvolvimento de Software: Simon Wise
Administrador de sistema: Peter Dreisiger
Data: 07 e 08 de novembro as 21 horas
Local: Sala 209 da Usina do Gasômetro
Ingresso: 10 reais – preço único
Haverá conversa com a artista após as apresentações.








FELDENKRAIS - ATIVIDADES GRATUITAS 

 PROJETO AUTONOMIA VITAL PARA TODOS PELO MÉTODO FELDENKRAIS







OFICINA GRATUITA DE DANÇA PARA MULHERES QUE TIVERAM OU TEM CÂNCER












CORAÇÃO FLAMENCO: AÇÃO COLABORATIVA
AÇÃO ENTRE AMIGOS!!!!!!!!!!!!!!
Este conjunto de ações apoiará a viagem da profe Dani Zill para Jerez e Madrid,
onde realizará cursos formativos de dança flamenca durante 1 mês!!
Tem rifa, brechó, shows e bazar! Confira a agenda no final deste email!!


Nascida em Erexim em abril de 1978, Daniele teve a arte presente em sua vida desde muito cedo. Sua formação iniciou como musicista, em 1983 incentivada por sua família, com apenas 5 anos. Conclui em 1994 seus estudos em Piano Clássico, Teoria Musical, Solfejo, Harmonia e História da Música. Dedicou-se ao ensino de música para crianças dos 15 aos 17 anos e além da paixão pelo piano, também toca flauta doce e variados instrumentos de percussão. 

A dança é um processo mais recente na sua vida artística, sendo um marco sua vinda para Porto Alegre, com apenas 17 anos. A partir de 1996 fez aulas de dança árabe, praticou capoeira e boxe. Iniciou seus estudos na Arte Flamenca com a bailarina e coreógrafa Andrea Del Puerto em 1999 e nunca mais se afastou. Desde 2001, vem investindo continuadamente nessa formação e atuando como professora, bailarina, coreógrafa e mais recentemente como produtora do coletivo ‘Del Puerto’. Além disso, em paralelo, realizou formação acadêmica em Fisioterapia e especializações em Reeducação Postural e do Movimento, Shantala e em Acupuntura Chinesa.

Com os queridos parceiros de Companhia, vem tendo sua dedicação consagrada: recebeu o 1º Prêmio Açorianos de Dança, concedido a um espetáculo exclusivamente flamenco – por ‘TABLAO’, em 2008, onde além de dançar, tocava cajón, palmas e executava coros. E em 2012, em outro fato inédito, recebeu mais 8 Prêmios Açorianos, por ‘LAS CUATRO ESQUINAS’, espetáculo onde atua e produz.

Além disso, trabalha como ‘anjo’ no Festival Porto Alegre em Cena, participa como artista convidada em espetáculos e projetos de outros coletivos artísticos e por duas vezes já participou como jurada do Prêmio Açorianos de Dança.

Pesquisa, observação e contemplação da arte flamenca fazem parte de sua rotina e ela quer ainda mais. Já cursou disciplinas do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, sendo uma em 2012 e outra agora em andamento em 2014 (ambas qualificadas por edital de seleção), no qual pretende também prestar prova de admissão para o mestrado na área, com o objetivo maior de inserir o flamenco no contexto acadêmico.

Em 2012, numa atitude de coragem e de muita expectativa, abdicou da carreira de fisioterapeuta que seguia em paralelo com o flamenco já há alguns anos, para se dedicar integralmente a atuação e ao ensino da arte flamenca. Inesperadamente há 7 anos atrás, quando recebeu essa herança cultural de sua grande amiga Andrea Del Puerto, não imaginava esse desfecho, mas hoje não se vê em outra atividade ou outro caminho que não seja o flamenco.

É sem dúvida uma agitadora cultural, batalhadora incansável pela valorização da dança e do flamenco, como manifestação artística universal e indiscutível.
E 2014 está sendo realmente especial: além de ser o ano comemorativo dos 15 anos da sua amada Del Puerto e de estar repleto de atividades tanto da escola como da companhia, ela acaba de ganhar de sua tia Carla, por uma imensa coincidência e generosidade do destino, passagens de ida e volta para a Espanha, já previstas para entre os meses de fevereiro e março de 2015Época, justamente na qual se realiza o renomado Festival de Jerez e na sequencia, o Ciclo de Formação em baile flamenco da bailaora ‘La Truco’, em Jerez e em Madrid respectivamente, polos mundiais do flamenco e destinos de profissionais e aficcionados dessa arte.

Mas para que esta viagem inesperada seja realizada de maneira total, será necessário alcançar outra parte da previsão de custos, que contemple valores de hospedagem, deslocamentos, alimentação e investimento nos cursos tanto do festival, como do ciclo de formação. 
*RIFA
UMA 'AÇÃO ENTRE AMIGOS', de valor único e que premiará pelo menos 5 conjuntos de recompensas (de valores similares e não decrescentes), independentemente da contribuição (que vai ser de valor único de R$20,00). Assim sendo, será o acaso e não a ‘quantia’ que determinará a sorte dos ganhadores! 

A LISTA DE PRÊMIOS É FAN-TÁS-TI-CA!!!
*Vestido exclusivo La Negra
*bolsa para o curso de técnica de La Truco (em janeiro na Del Puerto)
*80 pontos em produtos Natura
*uma mensalidade no mês de março de 2015 na Escola Del Puerto
*uma matrícula no mês de março de 2015 na Escola Del Puerto
*pocket show flamenco+performance circo Ana Medeiros, Dani Zill e Roberta Alfaya (vamos na sua casa/evento em Porto Alegre)
*Pocket show + CD EmFrente Fernando Sessé (vamos na sua casa/evento em Porto Alegre)
*kit de 4 aulas particulares com a profe Dani Zill (datas a marcar)
E mais prêmios ainda estão por vir!!! 

*Bazar Natura e Brechó: permanentes, na sede da Del Puerto.
*Show Coração Flamenco: dia 14/11/2014, no Tablado Andaluz (aguarde divulgação).

**Para depósitos em conta corrente, por favor solicite os dados.

Estamos muito confiantes e contando com o apoio de todos que acompanham seu trabalho e sua paixão pelo flamenco.
Desde já, imensa gratidão!!
Dani Zill e equipe Del Puerto














XVI FESTIVAL DE DANÇA DO VENTRE DO RIO GRANDE DO SUL


Nenhum comentário:

Postar um comentário