Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

31 de março de 2016

Maratoninha de Dança acontece neste sábado no bairro Sarandi


Como parte das comemorações dos 244 anos de Porto Alegre, ocorrerá, neste sábado, 2, das 9h às 12h, a 2ª Maratoninha de Dança, na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha (rua Xavier de Carvalho, nº 274, Sarandi). Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação (Smed) e da Cultura (SMC), o evento é uma realização da Companhia Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança (EPD).
A coordenadora da Escola Preparatória de Dança, Débora Leal, declarou que o evento propiciará o aprofundamento de conhecimentos e a vivência de novas experiências. “A 2ª Maratoninha será um momento de troca de saberes entre estudantes, professores e bailarinos”, informou. Além de uma mostra de coreografias, serão promovidos workshops ministrados pelos bailarinos da Cia Municipal de Dança. Participarão das oficinas os alunos das instituições sede da Escola Preparatória: Emef Pepita de Leão, Emef Senador Alberto Pasqualini, Emef Deputado Victor Issler, Emef José Loureiro da Silva e da própria Liberato Salzano. Serão desenvolvidas oficinas de balé, jazz, dança contemporânea e danças urbanas.
Na Maratoninha acontecerá o lançamento da Companhia Jovem de Dança de Porto Alegre, que será formada pelos alunos e alunas que estão se destacando nas Escolas Preparatórias de Dança e que passarão a ter aperfeiçoamento semanal de aulas e ensaios com o elenco de profissionais da Cia Municipal de Dança. A programação terá ainda apresentações da Cia Municipal de Dança, da Cia Restinga Crew, da EPD Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Loureiro da Silva e da EPD Emeb Dr Liberato Salzano Vieira da Cunha. Estima-se, dentre alunos, professores, bailarinos, pais e demais membros da comunidade.
De acordo com Nara Margarete Melo, coordenadora do programa Escola Aberta, a Escola Preparatória de Dança visa a oferecer o acesso à dança, oportunizando uma formação continuada e a 2ª Maratoninha será mais um oportunidade de conhecer outras linguagens, além da experiência das aulas e oficinas ministradas na Liberato Salzano. “É a oportunidade de descentralizarmos as ações da Cia de Dança e das EPDS, aproximando a Cia dos alunos e da propria comunidade.”, ressalta Airton Tomazzoni, diretor da Companhia Municipal de Dança.
Companhia Municipal de Dança – É uma parceria das Secretarias Municipais de Educação (Smed) e da Cultura (SMC), com apoio do Gabinete da Primeira-Dama. Criada em 2014, é formada por 15 bailarinos remunerados, dos mais variados estilos, que atuam de segunda a sexta-feira, na Usina do Gasômetro. A Cia desde sua criação já produziu três espetáculos, atingindo mais de 12 mil espectadores e em 2016 realizará turnê pelo Brasil.
Escola Preparatória de Dança – Projeto idealizado por Airton Tomazzoni, Nara Margarete Melo e Débora Leal. A ação oportuniza a formação continuada em dança para alunos oriundos de escolas situadas em bairros de vulnerabilidade social e das respectivas comunidades. A iniciativa está ligada à Companhia Municipal de Dança. Seu foco, além da formação artística, busca a inclusão e o aproveitamento de talentos. Somadas às oficinas desenvolvidas por meio do projeto Cidade Escola, também administrado pela Smed, cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino têm acesso a turmas de formação em danças como balllet, jazz, artes circenses, capoeira, sapateado americano, danças urbanas, danças brasileiras, dança contemporânea, dança de salão, aulas de ritmos, arte circense, ateliê de figurinos, folclore, noções do corpo humano e ateliê coreográfico (videodança, história da dança e outras linguagens). As aulas são ministradas, durante a semana por professores da rede municipal de ensino, educadores da SMC e educadores sociais da Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (Feci).
Conheça um pouco mais sobre a Escola Preparatória de Dança no vídeo O que a dança te faz sentir?


Nenhum comentário:

Postar um comentário