Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

28 de agosto de 2018

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e Cia Jovem de Dança realizam espetáculo conjunto


Foto: Claudio Etges

Foto: Aline More

 A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e a Cia Jovem de Dança realizam espetáculo conjunto “Parmi e Ilação” no dia 04 de setembro, às 20h no Teatro Renascença.

“Parmi e Ilação” são espetáculos criados pelo coreógrafo e bailarino da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, Driko Oliveira, que investe na fusão da linguagem das danças urbanas com a dança contemporânea. “Parmi” é a obra de estreia da Cia Jovem de Dança que reúne 20 jovens talentos das Escolas Preparatórias de Dança, da periferia da capital. E “Ilação” é uma das obras que integra o espetáculo Adágio da Cia Municipal de Dança que estreou em 2015. Partindo de uma matriz coreográfica forjada no universo das danças urbanas, a construção coreográfica buscou estar atenta às singularidades dos intérpretes e o diálogo entre polaridades como popular e erudito, oriente e ocidente, velocidade e lentidão, força e delicadeza.

Em ambas as montagens a qualidade artística dos intérpretes vale-se da diversidade de formação e de origens que é característica da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e da Cia Jovem de Dança que nasceu com o objetivo de incrementar a profissionalização e ampliar o acesso à dança na capital gaúcha.

A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017 já tendo realizado, nesse curto período de existência, 13 montagens que reuniu um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 aluno(a)s que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

SERVIÇO:


04 de setembro de 2018
PARMI e ILAÇÃO – Cia Municipal de Dança e Cia Jovem de Dança de Porto Alegre
Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Classificação: Livre
Duração: 60min
Realização: Secretaria Municipal da Cultura/Centro de Dança
ENTRADA FRANCA. Distribuição de senhas na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.

Ficha Técnica Parmi e Ilação:
Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre
Direção Geral : Airton Tomazzoni
Direção Artística: Paula Amazonas
Direção Técnica: Neca Machado
Produção: Ilza do Canto
Direção Artística da Cia Jovem de Dança: Stephanie Cardoso
Concepção e Coreografia Ilação e Parmi: Driko Oliveira
Figurino Ilação: Antônio Rabadan
Figurino Parmi; Vanessa Rodrigues
Trilha e operação de som: Driko Oliveira
Iluminação: Luka Ibarra

Elenco Cia Jovem de Dança:
Carlos Eduardo Czerner, Flávio Gimenes, Gustavo Conceição,Hellen Camargo, Iago Garcia, Jade Fidelis, Jéssica Paim, Laysa Soares, Livia Abade, Marielly da Cruz, Naielí Cardoso, Natasha Melo, Náthali Vilela, Paola Baldissera, Rafael Nascimento, Tatiele Cardozo, Victória de Paula, Maria Rita Vianna.

Elenco Cia Municipal de Dança: Andressa Pereira, Everton Nunes, Fernando Queiroz, Juliana Coutinho, Kleo di Santys, Leonardo Moreira, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Paula Finn, Stephanie Cardoso, Victória Terragno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário