Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

3 de setembro de 2018

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre recebe coreógrafa israelense no Projeto Brasil/Israel de Dança

Orly Portal - Coreógrafa israelense


A Cia Municipal de Dança de Porto Alegre participa do projeto BRASIL/ISRAEL que se constitui em um intercâmbio cultural na área da dança, aonde três coreógrafos de Israel virão ao Brasil para a realização de um espetáculo com três companhias profissionais brasileiras. Os Coreógrafos são: Ella Rothschild, Eyal Dadon e Orly Portal, que irão trabalhar com a Cia Eliane Fetzer de Dança Contemporânea (Curitiba - PR), Entre Nós Coletivo de Criação (Natal - RN) e Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre (RS), respectivamente e concomitantemente.

O projeto tem a promoção de SoloConnection (Alemanha), Suzanne Dellal Centre (Israel), Bönisch Productions (Brasil) em cooperação com Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra - ABABTG e Internacionales Solo-Tanz- Theater Stuttgart.

“O Projeto Brasil/Israel de Dança é fruto de um investimento da direção da Cia Municipal de Dança que vem buscando estreitar contatos e parcerias com diversos coreógrafos, companhias e instituições artísticas do Brasil e Exterior. O projeto articulado pela diretora artística Paula Amazonas marca a primeira co-produção internacional”, destaca Airton Tomazzoni, Diretor Geral da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre e Coordenador do Centro de Dança/SMC. A produção local conta parecerias buscadas pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre com o Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região), com a Casa de Cultura Mário Quintana e com o apoio dos hotéis Continental Bussines e Hotel Porto Alegre.

O período de criação da obra será ao longo do mês setembro, nas cidades sede das companhias brasileiras. Nos dias 6 e 7 de outubro acontece o espetáculo da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre , no Teatro Renascença, às 20h, com a apresentação da nova montagem da coreógrafa israelense Orly Portal. No dia 08 de outubro as companhias se encontram para dar inicio à turnê com apresentações em Tel Aviv (Israel), regressando ao Brasil no dia 14 de outubro.

O desenvolvimento do trabalho em Porto Alegre acontecerá de segundas a sextas-feiras no turno da manhã, na Casa de Cultura Mário Quintana com 5 bailarinos da Cia Municipal de Dança, previamente selecionados pela coreógrafa israelense. Participam da montagem Fernando Queiroz, Mauricio Miranda, Pamela Agostini, Stephanie Cardoso e Victoria Terragno.

A nova montagem da coreógrafa israelense Orly Portal, trabalhará a partir da dança, das narrativas e dos hinos da tribo marroquina Gnawa, que foi exilada de Gana para o Marrocos e se estabeleceu nas montanhas do Atlas - escravos que se tornaram uma fonte de orgulho e encontraram sua liberdade pela música e pela dança. Os sons da adaptação feminina da antiga música ritual tribal (geralmente realizada pelos homens), juntamente com os ritmos brasileiros e palavras faladas em português, enfatizam um novo sentido de existência e liberdade. Música e vocais criados por bailarinos geram um leve toque de relance, liberando os grilhões do tempo, cultura, geografia e gênero.

ORLY PORTAL – Coreógrafa Israelense


É coreógrafa, criadora e dançarina israelense com 20 anos de experiência. Seu trabalho baseia-se em anos de aprendizado interno e investigação do corpo e seus movimentos suaves. Tem uma ampla formação em dança artística para o palco e dança com o grupo “Kol Demama (O Som do Silêncio) Dance Company " de Moshe Efrati. Ela também dança no Batsheva Ensemble e no grupo de improvisação, empresa que explora a arte da improvisação. Hoje estuda os ensinamentos do Dr. Moshe Feldenkrais. É fundadora da Portal - Dance Company em 2009. Os trabalhos da Portal lidam com a conexão entre a dança antiga, o conhecimento atual e a pesquisa do movimento humano orgânico, que trazem o folclore e a chamada "dança oriental" para a contemporaneidade e apresentam o folclore como uma parte relevante da vida. A Companhia tem um repertório de obras e performances que ocorreram em todo o país (estreou no âmbito do "Maholhohet 2010").

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre


A Cia Municipal de Porto Alegre é um projeto realizado em conjunto pelas Secretarias da Cultura e da Educação da Prefeitura de Porto Alegre que mantém um elenco profissional de 12 bailarinos e bailarinas selecionados através de Edital Público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 13 montagens, em mais de 50 apresentações, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em 5 escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos no turno inverso da escola. Também é mantida pela Cia Municipal, a Cia Jovem de Dança que reúne 20 aluno(a)s que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança, que atuam junto com bailarinos profissionais fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário