Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

4 de dezembro de 2018

Cia Municipal de Dança de Porto Alegre estreia espetáculo Pedra Verde Muiraquitã


               Natureza e Civilização. Urbano e selvagem. Quais os paradoxos dessas polaridades na cultura contemporânea? Pedra Verde – Muiraquitã, novo espetáculo da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre, criado pelo coreógrafo Gustavo Silva transita nesses territórios. A montagem faz um percurso dramatúrgico que vai da mata às festas eletrônicas, às raves.  Em cena referências a rituais indígenas, metrópoles, êxtase, transe, contemplação, guitarras, tambores, ervas.  A coreografia enérgica remete a um ritual moderno embalado pela música eletrônica evocando a ancestralidade que aflora e ganha novos contornos numa fusão do imaginário tribal com o urbano. Gustavo Silva já recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos de Dança pelas obras, Retrógrado 6D e Iluminus. As apresentações serão dias 15 e 16 de dezembro, às 20h, no Teatro Renascença.
A pedra verde do título faz referência ao muiraiquitã, artefato talhado em pedra (jade) ou madeira, usados pelos povos indígenas Tapajós e Konduri representando pessoas ou animais (rã, peixe, tartaruga etc.), ao qual são atribuídas as qualidades sobrenaturais de amuleto. É a pedra das Amazonas, que segundo as lendas, eram mulheres guerreiras, sem maridos, que faziam uma festa em nome de Iacinará, a lua.

A criação de dança trabalhou com elementos de danças urbanas e contemporânea procurando explorar os recursos individuais de cada intérprete, num “tour de force” em que o ritmo e a fisicalidade criam uma dramaturgia que explora movimentos primitivos e animalescos combinados com elaboradas e complexas sequências coreográficas. Em cena um caleidoscópio de corpos que se movem entre o frenesi e a exaustão.

A Cia Municipal de Porto Alegre é mantida pela Secretaria Municipal da Cultura com um elenco profissional de 12 bailarinos selecionados por meio de edital público. O projeto existe desde 2014, foi sancionado por lei em 2017. A Cia já realizou 14 montagens, em mais de 50 apresentações, reunindo um público de cerca de 40 mil espectadores. Atua de forma integrada com as Escolas Preparatórias de Dança, que funcionam em cinco escolas municipais da periferia de Porto Alegre com formação em dança para crianças e adolescentes, entre 7 a 17 anos, no turno inverso da escola. A Cia Municipal também mantém a Cia Jovem de Dança, que reúne 20 alunos que se destacam nas Escolas Preparatórias de Dança e atuam junto com bailarinos profissionais, fomentando a qualificação e aprimoramento técnico e artístico desses jovens.

FICHA TÉCNICA:


Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre
Direção Geral : Airton Tomazzoni
Direção Artística: Paula Amazonas
Direção Técnica: Neca Machado
Coreografia/ Trilha Sonora/ Iluminação: Gustavo Silva
Técnico de Som: Marcos Vaz
Figurinos: Antônio Rabadan
Maquiagem: Jessica Rodrigues
Vídeo: Fernando Muniz - Moov.art
Fotografia: Cintia Bracht – Fotografia em Cena e Gianna Soccol
Produção e Relações Públicas: Ilza do Canto
Design Gráfico: Roger Monteiro
Elenco: Andressa Pereira, Driko Oliveira, Everton Nunes, Juliana Coutinho, Kleo Di Santys, Leonardo Maia, Paula Finn.
Apoio: Paulo Bettanzos
Realização: Cia Municipal Dança de Porto Alegre, Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre

SERVIÇO:


Espetáculo PEDRA VERDE – MUIRAQUITÃ da Cia Municipal de Dança de Porto Alegre
Data: 15 e 16 de dezembro de 2018
Hora: 20h
Local: Teatro Renascença (Av. Erico Veríssimo, 307)
Classificação etária: Livre
Duração: 40 minutos
Ingressos: Na bilheteria do Teatro Renascença uma hora antes do espetáculo – Inteira: R$ 40,00 e Meia-Entrada R$ 20,00 (estudantes, idosos, classe artística e funcionários municipais).
Mais Informações: Centro de Dança - F. 3289.8065 ou dancasmc@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário