Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

18 de agosto de 2020

INSTITUIÇÕES COMEÇAM A MAPEAR PROFISSIONAIS DA DANÇA DO RS

 

Plataforma online será lançada dia 22 de Agosto de 2020.

Com o intuito de saber quem são e onde estão os(as) profissionais da dança no estado, vai ser lançado, no dia 22 de agosto, às 19h, o Mapeamento da Dança do RS, através de evento virtual aberto transmitido pela página do Facebook do Mapeamento: 
https://www.facebook.com/mapeamentodancars/

O Mapeamento da Dança do RS é fruto das discussões e proposições do Grupo de Trabalho que reúne 19 entidades representativas do setor da dança no Rio Grande do Sul. O grupo foi constituído em abril de 2020 reunindo instituições nas esferas governamental, universitária, institucional, artística e de articulação política do segmento com a finalidade de realizar um levantamento de dados para análise da cadeia produtiva da Dança no Rio Grande do Sul e traçar um perfil do setor no estado. Essa pesquisa é uma demanda da comunidade da dança do estado e foi indicada como necessidade no Plano Setorial de Dança, de 2014 e no Plano Estadual de Cultura, de 2015.

As informações serão coletadas por meio de questionário e, a partir delas, será possível visualizar um panorama artístico, socioeconômico e geográfico da dança no estado. Com o Mapeamento, a sociedade gaúcha e o poder público poderão saber não apenas quantas pessoas vivem da dança no estado, mas como são as relações de trabalho, situação de renda destes profissionais, assim como os tipos de dança realizadas no RS e as cidades onde existem trabalhadores(as) da dança, entre outras informações.

A sistematização destes dados vai permitir a proposição e implantação de políticas públicas, fortalecendo as relações e a comunicação entre os diversos segmentos da dança no RS.

O Mapeamento vem sendo construído de forma plural e democrática, buscando a participação de todos os profissionais da dança para que possa alcançar o maior número de trabalhadoras e trabalhadores do setor e, assim, sucesso na busca de informações precisas e qualificadas. O questionário pode ser acessado no link: https://forms.gle/ojcrkh9oqYHH2bwo9

Entidades que compõe o GT de Mapeamento da Dança no RS: Articula Dança RS/ ASGADAN/ Associação de Circo RS/ ATAC/ Centro Municipal de Dança-SMCPMPA/ Colegiado Setorial de Circo RS/ Colegiado Setorial de Dança RS/ Conselho Estadual de Cultura RS/ FAMURS/ Fórum de Ação Permanente pela Cultura/ Fórum Permanente de Cultura de Pelotas/ SATED RS/ SEDAC RS/ SEPLAG RS/UCS/ UERGS/ UFPEL/ UFRGS/ UFSM

Mais informações no site: https://bit.ly/mapeamentodancars

Serviço: 
Lançamento do processo de Mapeamento da Dança no RS
Data: 22/08/2020
Hora: 19h
Acesso: Página do Facebook – Mapeamento da Dança no RS https://www.facebook.com/mapeamentodancars/
Evento Aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário