Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

5 de março de 2021

CENTRO DE DANÇA LANÇA VÍDEOS DA INCUBADORA DE DANÇA DA RESTINGA


Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura lança, no dia 13 de março (sábado), às 17h, em um evento on-line transmitido pelo facebook do Centro de Dança, dois vídeos “19 no 20 “ e “Ainda assim, fazer acontecer” que são resultado do trabalho coreográfico realizado no projeto da Incubadora de Dança da Restinga.

As montagens dos coreógrafos de dança urbanas Júlio Cesar Oliveira - Bboy Julinho RC (diretor há 18 anos do Restinga Crew) e Gustavo Silva (duas vezes premiado como melhor coreógrafo do Troféu Açorianos de Dança) tematizam o momento de isolamento social causado pela pandemia e os dilemas, alternativas e obstáculos para a arte da dança seguir nesse contexto.

O trabalho em vídeo foi produzido pela Moov.Art e contou com um elenco de onze bailarinos e bailarinas da comunidade da Restinga que trabalharam de forma virtual e presencial durante o segundo semestre de 2020.

O evento on-line de lançamento contará com a participação dos coreógrafos, dos bailarinos e bailarinas do projeto e com os comentários da professora Deisimer Gorczevski do Instituto de Cultura e Arte, na Universidade Federal do Ceará onde coordena o Laboratório Artes e Micropolíticas Urbanas – LAMUR e integra o Programa de Pós-Graduação em Comunicação e o Programa de Pós-Graduação em Artes. Terá também a presença da Caixa Econômica Federal, Sesipa, Moov.Art, Centro de Dança e RRPP eventos

A Incubadora de Dança da Restinga foi desenvolvida numa parceria da Secretaria Municipal da Cultura com a Caixa Econômica Federal executado pela SESIPA sob a coordenação do Centro Municipal de Dança e a produção da RRPP Eventos. Ofereceu oficinas de capacitação nas áreas de produção cultural, ensino da dança, iluminação cênica, produção musical, gestão e mídias digitais.

FICHA TÉCNICA:

Bailarinos(as): Alexia Palma da Motta, Cesar Daniel Pereira de Oliveira, Kamila Roncoli Lima, Karen Domingues Rodrigues, Mariana Morais Carlotto Rego, Nicolas da Rosa Carvalho, Yanka Da Rosa Carvalho, Yasmyn Figueiredo Santos, João José Lopes de Araújo, Thainá Camargo de Aguiar, Nikolas Andriws da Silveira

Coreógrafos: Gustavo Silva e Julio Cesar Oliveira (Bboy Julinho RC)

Coordenação Geral: Airton Tomazzoni

Coordenação de divulgação: Ilza do Canto

Produção de vídeo: Fernando Muniz - Moov-Art

Assistência de gravação: Marcus Godoy

Iluminação: Bathista Freire

Coordenação de Produção: RRPP Eventos (Ana Lúcia Canal Thiesen, Jane Carvalho, Rose Barcellos)

SINOPSE

“19 no 20” de Gustavo Silva mergulha no que a propagação do corona vírus em 2019 projetou na realidade de 2020. Dessa forma, as coreografias foram criadas para traduzir os corpos em situação de confinamento, encaixotados no seu espaço privado. Um cotidiano guiado pela mudança nas cores que as bandeiras sinalizam. Mas, acima de tudo, a força vital que ganha impulso para seguir imaginando futuros possíveis a partir dos acontecimentos que afetam cada bailarino e bailarina na periferia da grande cidade. Como traduzem o texto e imagens  iniciais, indivíduos que apostam "num mundo a favor do mundo".

“Ainda assim, fazer acontecer” de Julinho RC fez do turbilhão de emoções e sentimentos que a pandemia trouxe, a matéria prima para as danças que foram criadas. Medo, desejos represados, saudade, impotência, revolta, decepções que desafiaram o fazer e a atuação. Modos novos de se relacionar envolvendo protocolos e cuidados em meio a tantos riscos. Mas acima de tudo a dança como estímulo, impulso e motivação para se inventar modos de seguir.

SERVIÇO:

Lançamento online dos vídeos da Incubadora de Dança da Restinga - “19 no 20 “ e “Ainda assim, fazer acontecer”

Data: 13 de março de 2021

Hora: 17h

Pela página do fecebook do Centro de Dança: https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca

Vídeo disponíveis no Youtube do Centro de Dança a partir das 16 horas do dia 13/03:

https://www.youtube.com/channel/UCrdqO_s1p6Y33yZehpJ0Mgg

Nenhum comentário:

Postar um comentário