Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

19 de março de 2021

Centro de Dança realiza Mostra Web Açorianos de Dança na Semana de Porto Alegre


A Mostra Web Açorianos de Dança é a realização de um circuito virtual de apresentações de espetáculos indicados e premiados em 2020. Promovida pelo Centro Municipal de Dança da Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, integra a programação da Semana de Porto Alegre de 2021 e tem como objetivo dar visibilidade à produção coreográfica que a premiação destacou e que nesse momento de distanciamento não pode entrar em cartaz. Dessa forma a Mostra Web busca também ampliar acesso ao público a qualificados espetáculos de dança da capital gaúcha.

Essas apresentações virtuais serão acompanhadas por comentários de pesquisadores, direção e artistas envolvidos nas produções que irão analisar e destacar os aspectos que essas obras apresentam referentes aos desafios e perspectivas sensíveis frentes aos dilemas da vida contemporânea. Entre esses podemos destacar: o apelo radical ao consumo, o estímulo à visibilidade virtual, o empoderamento feminino, o uso das novas tecnologias, a tirania da moda e dos padrões de beleza, a diversidade cultural, entre outros.

A Mostra terá lançamento dia 22 de março com a exibição de Dura Máter, coreografado por Bruna Gomes da Cia Al-Málgama Dança Tribal. Dura Máter ganhou o prêmio na categoria Espetáculo do Ano, Melhor Produção e Melhor Figurino e aborda as formas de como a mulher é moldada na sociedade atual, com forte impacto visual e forte ênfase de denúncia social. O público poderá acompanhar as exibições sempre às 20h, pelo Facebook do Centro Municipal de Dança https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca 

Além do espetáculo de abertura integram a programação: “Reutilizáveis Corpos Descartáveis” (Melhor Coreografia: Maurício Miranda e Melhor Bailarino: Pedro Coelho); “Translúcido” (Melhor Bailarina: Marilice Bastos); “Arcanum” (indicado a Melhor Bailarino: Robson Gambarra), “Tiger Balm” (Melhor Direção); “Paradoxo da Queda” (Melhor Cenografia); FM (indicado a melhor bailarino, cenografia e produção); “Afluência” (Melhor Trilha Sonora e indicado a melhor bailarina: Geórgia Macedo) e “Três Canções” (indicado para melhor direção e trilha sonora).

O Prêmio Açorianos de Dança é a principal distinção ao trabalho artístico da dança entregue anualmente pela Secretaria Municipal da Cultura.

Serviço:

Mostra Web Açorianos de Dança

Data: a partir do dia 22 de março

Hora: 20h

Na página do Facebook do Centro de Dança 

https://www.facebook.com/centromunicipal.dedanca

Programação:

22/03 - “Dura Máter” (Melhor Espetáculo, Melhor Produção e Melhor Figurino)

23/03 - “Tiger Balm” (Melhor Direção)

24/03 - “Arcanum” (indicado a Melhor Bailarino: Robson Gambarra)

25/03 - “Três Canções” (indicado para melhor direção e trilha sonora)

26/03 - “Translúcido” (Melhor Bailarina: Marilice Bastos)

27/03 - “Afluência” (Melhor Trilha Sonora e indicado a melhor bailarina: Geórgia Macedo)  

28/03 -  “Paradoxo da Queda” (Melhor Cenografia)

29/03 - FM (indicado a melhor bailarino, cenografia e produção)

30/03 - “Reutilizáveis Corpos Descartáveis” (Melhor Coreografia: Maurício Miranda e Melhor Bailarino: Pedro Coelho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário