Centro Municipal de Dança


Centro Municipal de Dança é um órgão da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) da Prefeitura de Porto Alegre que articula as políticas públicas de dança na capital gaúcha. Atua na preservação da memória, no fomento à produção, na formação de público, difusão e acesso às informações da dança. Desenvolve atividades artístico-pedagógicas e promove relações com a produção em dança estadual, nacional, e internacional. O objetivo é valorizar os profissionais, promover a produção e o desenvolvimento da arte da dança, tornando-se um espaço de referência para a área na cidade de Porto Alegre.

PROJETOS DO CENTRO DE DANÇA

PUBLICAÇÕES DO CENTRO DE DANÇA

19 de julho de 2021

Parabólica da Dança – Dicas semanais de dança para período de isolamento - Edição de 19 de Julho


O Centro de Dança da Secretaria Municipal da Cultura divulga hoje mais uma edição do Parabólica da Dança (19 de Julho) uma ação de divulgação que reúne dicas semanais de cursos, aulas, lives e/ou conteúdos virtuais de dança para se envolver em casa, durante o período de isolamento social.
Interessades em divulgar suas programações enviem as informações da atividade para o e-mail dancasmc@gmail.com. O boletim é divulgado todas as segundas-feiras nas redes sociais do Centro de Dança.


Dicas da Semana – Edição 19 de Julho


Grupo de Leitura e Cursos online com Wagner Ferraz - Estudos do Corpo


1 - Minicursos online (ao vivo e gravado)
PEDAGOGIAS DAS PRÁTICAS SOMÁTICAS
Criação - Aprendizagem - Práticas corporais
- Dia: 31 de julho de 2021 (sábado);
- Horário: das 14h às 17h (tarde);
- Professor: Wagner Ferraz

2 - Curso semestral online (ao vivo e gravado)
CORPO MÁQUINA E POTÊNCIAS DO CORPO:
Pedagogias do corpo, movimento e criação
BOLSA INTEGRAL - inscrições abertas
- Professor: Wagner Ferraz
Prazo de inscrição para a bolsa: até 26 de julho de 2021.

3 - Grupo de leitura (online - ao vivo)
LER E APRENDER COM O CORPO
ATIVIDADE GRATUITA
- Início: 03 de agosto;
- Horário: das 20:15h às 21:15h (noite);
- Coordenador: Wagner Ferraz


Estreia de “Corredeira” - Nave Gris Cia. Cênica

Aberta a bilheteria virtual para a retirada de ingressos da temporada de estreia da videodança "Corredeira". Este projeto foi realizado com o apoio do Programa Municipal de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura. Saiba mais sobre o trabalho no site https://www.navegris.com.br/espetaculos/espetaculo/7/CORREDEIRA


Cursos de Extensão - CEFART

A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, anuncia a abertura das inscrições para os Cursos de Extensão. Todos os cursos serão gratuitos e ministrados na modalidade 100% virtual, utilizando a plataforma Cefart Virtual. As inscrições vão até dia 30 de julho e as aulas começam no dia 16 de agosto. Para saber mais e consultar o Edital, acesse o link https://bit.ly/3hCwRKh


Exibição “Céu de Espelhos” de Samuel Kavalerski e Irupé Sarmiento - Sesc SP

CÉU de ESPELHOS será exibido no Dança #EmCasaComSesc na quinta dia 22/7, às 19h. Para assistir ao espetáculo você pode acessar pelo perfil do Instagram do Sesc Ao Vivo (@SescAoVivo) e no canal do YouTube do Sesc São Paulo (Youtube.com/sescsp), sem a necessidade de cadastro ou agendamento prévio.


Biblioteca da Dança - Sesc Digital

Biblioteca de Dança é uma instalação coreográfica na qual artistas ocupam uma biblioteca e transformam seus corpos em livros dançantes. Em um espaço feito para reunir ficção, história, teoria e poesia, o elenco narra/performa coreografias que assistiram e marcaram suas vidas. Ao redor das mesas da biblioteca, artistas e públicos compartilham diferentes "contações coreográficas de histórias" de modo íntimo e relacional. Assista o material em https://sesc.digital/colecao/biblioteca-de-danca


Temporada Comentada - Grupo Corpo

Temporada online gratuita no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC_2LrZ_lXmmVADPSVZhxJ-A). Serão exibidos os vídeos dos espetáculos Parabelo (16/jul) - disponível até 23/07 (https://youtu.be/C7iGMrbDZjo), Gira (13/ago), Bach (17/set) e Suíte Branca (8/out), seguidos por conversas ao vivo com os coreógrafos Rodrigo Pederneiras e Cassi Abranches.


I Salão em Dança Virtual - Salão em Dança

I Salão em Dança! Os workshops acontecerão durantes os meses de agosto e setembro, como parte da programação formativa do I SALÃO EM DANÇA. O regulamento do evento já se encontra disponível: basta acessar o link http://shorturl.at/jkoKT. Lembrando que, para participar da Mostra de Danças Gaúchas de Salão, a dupla deve participar de, pelo menos, um dos  workshops ofertados pelo evento. Em breve serão divulgadas a datas de cada workshop.


Exibição de “Poemas Atlânticos” - Menos 1 Invisível Núcleo de Dança

Temporada de “Poemas Atlânticos”, nossa nova criação! O trabalho se inspira nas ideias do poeta e filósofo negro martinicano Édouard Glissant, "Poética da Relação" (2011) para abordar a necessidade de trânsito e cooperação inter-racial como forma de sobrevivência num mundo hostil ao diferente. O espetáculo realiza uma trajetória que se desloca da poética de escassez à poética de uma abundância originada pela circularidade. Dias 22, 23, 24 e 25 de julho, às 21h, na página da Oficina Cultural Oswald de Andrade. Acesse https://oficinasculturais.org.br/ e saiba mais.


Workshop “Intensivo Menosum” - Reticências Escola de Dança

INTENSIVO MENOSUM - vagas limitadas. Inaugurando workshops na casa nova a dupla Italo Ramos diretamente de Curitiba e Matheus Almeida representam a escola Reticências com a Menosum. Quer saber como participar? Entra em contato pelo WhatsApp 32768781 ou nos chama no direct @dancareticencias


Mentoria artística e de produção cultural com Carini Pereira e Fabiana Saikoski - Art&Dança

Com o intuito de incentivar novos artistas a mentoria oferece 4 vagas para de imersão artística com Carini Pereira e de produção cultural com Fabiana Saikoski. As inscrições estão abertas de 12 a 26 de julho. A divulgação dos quatro trabalhos selecionados será dia 30 de julho. Dia 14 de julho, às 20h, vai ter live tira-dúvidas no Instagram @art.danca. Para maiores informações pelo WhatsApp 51 982256529 com Carini Pereira.


Acompanhe nossos canais digitais: https://linktr.ee/centrodedancasmc
Mais informações: Centro de Dança/SMC -  dancasmc@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário